Os Trabalhos de Hércules Agatha Christie

Resenhas - Os Trabalhos de Hércules

Lidiane 21/09/2023

Achei muito bacana como nesse livro ela traz uma forma diferente de apresentação dos casos e como fica dinâmico ler vários casos em livro só

Bekampos 14/09/2023

Doze histórias
O livro conta doze pequenas histórias de casos solucionados por Hercule Poirot. É uma maneira diferente de ler casos da Agatha Christie, já que eles tem menos detalhes e são resolvidos mais rápidos. Foi legal que a maioria deles eu desconfiei da pessoa certa, coisa que nos livros normais eu nem sempre acerto.
Não está na minha lista de livros preferidos, mas foi uma leitura bacana de fazer. A maioria das vezes li uma história inteira no mesmo dia.

Viviane 21/08/2023

Aqui nossa Hercule Poirot se propõe a fazer os 12 trabalhos do Hércules da mitologia grega, por puro capricho mesmo.

akemikkjk_ 14/08/2023

Agatha Christie nunca decepciona.
No livro, são retratados os "últimos" trabalhos de Poirot antes de se aposentar da carreira de detetive,e como o nome da lenda é Hercule Poirot, ele decide ir atrás de 12 casos para encerrar sua carreira. São retratados os 12 trabalhos de hercules, e cada capítulo é um mistério a ser solucionado.
Vale muito a pena a leitura, e como sempre, a nossa rainha nunca decepciona.

Marlonbsan 06/08/2023

Os Trabalhos de Hércules
Hercule Poirot nunca para, mesmo aposentado continua na ativa em casos desafiadores para solucionar. E em cada história, Poirot procura relacionar uma investigação com as façanhas de Hércules.

O livro é narrado em terceira pessoa e acompanhamos basicamente o que acontece com Poirot, a linguagem é simples e fluida.

A construção inicial da história faz com que o livro seja dividido em 12 contos curtos que coloca Poirot em situações diversas para descobrir o mistério da vez. Com isso, não há muito aprofundamento nas soluções, sendo muitas delas com desfecho de forma bem abrupta.

Mas a construção das histórias e as explicações são bem interessantes, apesar da simplicidade, assim como os diálogos, que sempre são fundamentais nos livros da Agatha, que interligam os personagens, motivações e suas peculiaridades, com os mistérios a serem analisados.

Quanto aos contos, Agatha cria situações e analogias com os próprios trabalhos realizados por Hércules, da mitologia grega, claro, trazendo alguns contextos que podem ser correlatos, ou referenciados. Algumas histórias são mais dinâmicas e interessantes, enquanto outras mais monótonas.

O ponto que achei mais interessante foi ver também situações que fogem um pouco do comum que seria ?corpo e culpado?, com elementos voltados às substâncias químicas e situações que as envolvem, então cria um dinamismo diferente.

Fernanda631 31/07/2023

Os Trabalhos de Hércules
Os Trabalhos de Hércules foi escrito por Agatha Christie.
Trata-se de um dos livros de contos da Dama do Crime, que traz casos do detetive Hercule Poirot. Intrigante e divertido!
Hercule Poirot já havia se aposentado da polícia belga, mas ainda continuava sua carreira como detetive. Ele estava pensando em se aposentar desta também, porém estava na dúvida de como fazer isso, quando uma grande ideia lhe ocorreu ao conversar com um amigo seu, o Dr. Burton, professor de Oxford.
Eles estavam discutindo sobre o primeiro nome de Poirot, Hercule, e o Dr. Burton desejava saber por que haviam escolhido um nome pagão para ele assim como para o seu irmão, Achille, ambos com origem na mitologia grega.
Ele começou a falar, então, de como acontecia de várias pessoas terem um nome que significava algo, porém elas não se assemelharem em nada com ele, chegando a claramente inferir que Poirot era muito diferente do herói da mitologia, principalmente no aspecto físico, o que deixou o detetive cada vez mais indignado.
Hércules, cuja força descomunal foi sua maior aliada para realizar doze trabalhos que lhe garantiram a imortalidade. Poirot está disposto a amenizar tamanha diferença, resolvendo assim encerrar sua carreira com doze casos que remetessem à odisseia mitológica de seu colega de nome, contudo usando sua inteligência e astucia descomunal.
Após terem continuado ainda a conversar sobre aquilo por certo tempo, o professor decidiu ir embora, porém deixando algo que não esperava atrás de si: uma Ideia. No final da conversa, ele havia feito menção aos 12 Trabalhos de Hércules, dando uma brilhante ideia ao detetive de como ele poderia concluir a sua carreira antes de se aposentar.
E assim ele começa com O Leão da Nemeia, em que dois sequestros misteriosos de cães da raça pequinesa são relatados, com relativamente grandes quantias de dinheiro sendo pedidas para o resgate. Um caso que aparentemente nada tinha de especial, mas que acabou por desvendar uma série de mais de 15 sequestros de pequineses, além de possivelmente ter impedido um assassinato.
Depois desse e de vários outros casos que se seguem, Poirot deverá enfrentar diversas aventuras e perigos, e, talvez, chegar até As Profundezas do Inferno para solucionar cada um deles.
É claro que nem todos foram fantásticos, mas dentre eles, vários se destacaram por serem curtos e conterem ainda assim uma grande revelação no final, tendo mais profundidade do que imaginado anteriormente. O único problema era que alguns acabavam rápido demais e, às vezes, tinham uma conclusão deveras resumida, ou um tanto confusas, por terem sido deixadas em aberto em alguns aspectos.
Todos eles se relacionam com cada um dos 12 trabalhos, e seguem uma linha de desenvolvimento semelhante à de cada trabalho. Em alguns casos, tais semelhanças foram bem visíveis, combinando perfeitamente com a história do mito, enquanto em outros parece que foram um pouco forçadas, e só se conectavam em pequenas partes.
No início, Poirot disse que esses casos seriam bem selecionados e ele só aceitaria aqueles que verdadeiramente lhe chamassem a atenção, e que tivessem alguma semelhança com os de Hércules. Porém, ao longo da narrativa, percebemos que nem todos foram realmente grandiosos como o detetive esperava, e na verdade, o que realmente chamava a atenção em cada um deles era o fato de serem justamente simples e, muitas vezes, um pouco peculiares.
Todos os casos foram protagonizados por Poirot, com exceção de alguns que contaram com a participação de outro detetive da região, ou algum ajudante de sua escolha. A maioria é resolvida rapidamente, e com destreza pelo genial detetive, e somente uns poucos demoraram mais de um mês, o que mal dá para se notar em vista de que cada conto contém, mais ou menos, 20 páginas.
Um ponto a se destacar são os cenários predominantes em cada conto e a região em que eles se passam, além dos vários assuntos tratados (desde política até desaparecimento de cães, casos de loucura e roubos de obras de arte), o que garante maior diversidade e variedade na obra, sem deixar que esta se torne muito cansativa.
Outra coisa que achei interessante foi que, durante o decorrer desses contos, pudemos conhecer um pouco mais sobre Hercule Poirot, o que raramente eu via em outros livros da autora, apesar de ter lido apenas uma pequena parcela deles. Considerei isso algo fascinante, pois ele é um personagem bem curioso e de uma personalidade singular, que foi pouco explorado nas outras obras dela.
Ele é um pouco mais orgulhoso e arrogante do que eu imaginava, porém não posso deixar de admitir que esse é um dos fatores que deixa toda a história mais divertida.
A linguagem utilizada é como a da maioria dos livros da Rainha do Crime, simples, direta, e levemente cômica em algumas partes, e a leitura se dá de forma fluida e agradável, podendo esse livro ser lido em pouco tempo e sem dificuldade alguma.

Mary 31/07/2023

Diferente?
É minha primeira experiência lendo algo da Agatha e assim me surpreendeu bastante, eu achei que a leitura seria muito mais massante.

O detetive Hércules é um cara meio egocêntrico demais porém é personagem legal. O livro é dividido em 12 contos referentes aos 12 trabalhos de Hércules (o deus grego) alguns contos foram mais legais, outros foram confusos e outros foram bem chatos e sem graças

No geral foi bem legal a experiência e me deu curiosidade para conhecer as outras obras da autora

Dani 29/07/2023

Mais um da Dama do Crime concluído. Fazia tempo que queria ler esse para conferir quais seriam as semelhanças entre os 12 trabalhos auto impostos por Poirot e os do herói grego. Adorei a forma como a Agatha pincelou elementos do clássico, "modernizando" algumas partes, mas mantendo bem evidente as referências. Gostei muito do livro, contos curtinhos, de leitura rápida e fluida, e, como sempre, um belo plot na resolução. Minha favorita é a última história. Longe de ser o meu preferido dela, mas ler Agatha é sempre um prazer!
Fabio 30/07/2023minha estante
Concordo contigo, Dani!
Ótimo livro!

Dani 30/07/2023minha estante
Agatha é sempre Agatha! ????

Sofia.Eternal 19/07/2023

Exceção
Gosto muito de Agatha Christie, mas esse livro de contos não me cativou. Prefiro os romances com as tramas mais complexas.

Fael 10/07/2023

Poirot na fila do INSS
Brincadeiras a parte, aqui vemos um Poirot no " fim da sua jornada" querendo apenas cultivar seus legumes. Mas como já sabemos que n irá parar por aqui, ele aceita esses casos aonde ele vê situações analógicas com o trabalho dos seus homônimo kkk.

Mas no geral, é um livro de conto legal até.

Sendo o último conto meu favorito ??

Well.Machado 22/06/2023

Fraco, como qualquer conto da Agatha!!
Agatha Christie sempre vai ser minha autora favorita, mas nos contos não dá. Raramente consigo gostar de algum conto dela, nesse acho que gostei de um só mesmo. Infelizmente contos nunca foi o ponto forte da Rainha do Crime! :(

Gleiciane.Aline 14/06/2023

Os trabalhos de Hércules
Finalmente, eu terminei! Não via a hora de poder pegar outro livro pra ler. Achei as narrativas cansativas e sem conexão nenhuma com Os trabalhos de Hércules. E como sempre, nos livros de Poirot, nunca temos como adivinhar o final, Agatha Christie tem em sua escrita a "mania" de esconder do leitor ações e pensamentos do detetive e revelar apenas no final para gerar um grande plot..

Nati 11/06/2023

Se você nunca leu Agatha Christie...
Pode começar por esse livro!

"Os trabalhos de Hércules" é bem interessante para começar e conhecer o trabalho de Agatha Christie!!

No livro o detetive Hercule Poirot está pensando em como encerrar seus trabalhos como detetive... E inspirado em Hércules, vai realizar doze trabalhos (quer dizer, investigações) para então poder curtir sua aposentadoria e ainda realizar grandes feitos!

Esse livro é bom, porque são vários mistérios resolvidos em cada capítulo... Então é bem rapidinho para você ler e entender a história!

emiliapsouza 04/06/2023

12 casos para um detetive que quer se aposentar.
"Desejava apenas explicar que, antes de me aposentar, impus a mim mesmo determinada tarefa. Decidi aceitar doze casos - nem mais, nem menos. São doze "Trabalhos de Hércules" auto impostos, por assim dizer."

Decidindo repetir os feitos de seu homônimo, Hercule Poirot embarca numa pequena missão de solucionar casos com características similares aos "Doze trabalhos de Hércules". Temos então 12 pequenas histórias, onde Poirot tem a oportunidade de exercer seus dons, resolvendo mistérios e mostrando toda sua astúcia e inteligência.

Adorei a leitura, foi um livro super curtinho, mas Agatha com toda sua genialidade conseguiu trazer uma atmosfera maravilhosa para todas as histórias, sempre fazendo a conexão com o trabalho original que Hércules teve que enfrentar, de forma muito simbólica, claro.

Gostei muito! ??

BeBia 02/06/2023

Legalzinho
Comprei o box desse livro apenas pelos livros do Crimes ABC e do Mistério dos sete relógios. Como gosto bastante dos livros da autora, resolvi dar uma chance para este livro.
É um livro que contém 12 contos, em que cada um se encaixa com os doze trabalhos de Hércules, cujo nome pertence ao detetive Hercule Poirot.
É um livro divertido, e por mais longo que seja, é até rápido de se ler, pois os contos são curtos.
Há contos que são bem interessantes e outros que são "legalzinhos", mas nada muito inovador.