Um Amor Perdido

Um Amor Perdido Alyson Richman

Resenhas - Um Amor Perdido

Alessandra Leandro 12/12/2023

Que história intrigante
Se a gente imaginar que a premissa da história foi baseada num fato real, torna toda a história intrigante e gera muita curiosidade. O texto começa falando que o avô do noivo, durante o casamento dele, encontra a avó da noiva e identifica como sendo sua esposa que ele acreditava estar morta.

O desenrolar da história ocorre contando todos os momentos da vida dos personagens até chegar naquele momento.

A escrita é fluída e mostra sensibilidade em momentos de drama.

Denise 01/05/2018

Bonzinho
O livro está super bem avaliado aqui e ele tem uma ótima escrita,mas não me conquistou.A autora focou muito mais na parte da arte do que no drama e no romance somente no final ela fez umas cenas mais tristes. Comigo não funcionou,não é ruim,mas nada para ficar gravado no coração.

Glauci 08/05/2018

Leitura Concluída: Um amor perdido - Alyson Rickman.

Não tenho palavras. Apenas lágrimas.
Em um outro livro que falava sobre perdas de guerra, eu me perguntava "como o ser humano é capaz de suportar tanta dor?" E nesse, o questionamento é: "como o ser humano é capaz de produzir tanta dor!". Eu sempre corri de histórias que falavam sobre o sofrimento do povo judeu, e hoje vejo que corri com razão. É muito triste. E dói mais, por que sabemos que isso foi real.
Classificação no skoob: cinco estrelas.
Valeria 18/05/2018minha estante
E tão triste assim??? Não gosto de livro triste. Acho melhor eu não ler.

Kelly.Christinne 29/11/2023

Um bom livro que nos traz uma visão diferente sobre a vida antes, durante e depois de uma guerra. Amores perdidos, vidas perdidas, sonhos que não podem ser realizados.

Stitcha 19/03/2023

Sem palavras
Gente, demorei 3 semanas pra chegar na metade do livro porque achei bem arrastado, mas depois disso foi só ladeira abaixo e não conseguia largar, foi tão doloroso, tão triste que quando terminei senti um vazio enorme.
Conta a história não só de Lenka mas de várias pessoas tão injustiçadas quanto ela, e só de saber que algumas pessoas ali dentro foram reais me dá vontade de chorar.
É doloroso, cruel e devastador.
É difícil acreditar que pessoas tinham coragem de fazer isso com outros seres humanos, é um nível de maldade absurda.
É difícil acreditar que pessoas conseguiram sobreviver a isso tudo.
Um dos livros mais dolorosos que já li na minha vida.
Não tem palavras pra expressar e não consigo imaginar sequer por 1 segundo o que é sentir na pele o que eles sentiram.
O que a arte fez por essas pessoas, o protesto de cada um deles foi GIGANTE.

Michele.GaviAo 29/03/2020

Sem palavras para esse livro. Triste e emocionante ler as linhas sobre sofrimento e coragem desses personagens. Um livro que com certeza ficará em minha memória e meu coração.

Debyh 25/06/2018

Eu não sou muito fã de ler histórias que aconteceram em algum momento histórico ou que nos remetem a realidade, e neste livro temos isso já que se passa no holocausto. Então não me vi muito empolgada no início, mas aí li o título e todo o resto parecendo tão dramaticamente romântico me deram um pouquinho mais de vontade de ler. Romances dramáticos (ficcionais, é claro) são o tipo de história que eu curto ler.
Lenka é uma jovem que ama pintar e pretende se formar na faculdade de artes em breve. Possui uma boa vida, estável e tem uma boa família, uma jovem com muitos sonhos e uma enorme vontade de realizá-los. Quando conhece Josef se apaixona perdidamente e os dois desejam ter uma vida juntos. Mas então a realidade acontece e tudo ao seu redor parece estar mudando para pior, agora cabe aos dois tentarem juntos pensar no que fazer com todo o caos da guerra que está se iniciando na vida deles e dos outros judeus.
(continua no link)

site: http://euinsisto.com.br/um-amor-perdido-alyson-richman/

beta leitora 11/08/2018

Resenha: "Um amor perdido"
“Um amor perdido” é uma narrativa sobre amor, lembranças e destino.

Diferente de muitos livros, essa trama se inicia 70 anos depois em uma festa de noivado. Então, através de um desenho a protagonista transporta o leitor para Praga, antes do começo da Segunda Guerra Mundial.

Conhecemos a história de Lenka e Josef, um casal que vivenciou a guerra de duas maneiras diferentes. Eles se conheceram ainda jovens e eram apaixonados um pelo outro. Até que recebem a notícia de que os nazistas ocupariam Praga em breve. Isso faz muitas pessoas quererem se mudar dali e procurar um novo lugar para morar. A família de Josef arranja vistos e passagens para irem para os EUA e conseguem para Lenka também. Contudo, ela não aceita, porque nunca seria feliz com a ideia de que está deixando seus pais e sua irmã para trás, então ela decide ficar. O casal faz uma promessa de um dia se reencontrarem e que Josef iria conseguir passagens para levar Lenka e sua família para os EUA. Porém, a 2ª GM começa e tudo fica mais difícil.

A partir daí, a história se divide em duas perspectivas. A de Josef, que teve a oportunidade de recomeçar em outro continente, mas nunca esqueceu do seu primeiro amor e a de Lenka, que é levada para um campo de concentração e vivência a guerra, mas usa a arte como escape.

Apesar de separados e tendo experiências completamente diferentes, o amor dos dois sempre esteve vivo em suas lembranças.
Tudo é contado pelos olhares dos protagonistas, então é muito detalhada a percepção deles ao que está acontecendo. O que deixa a narrativa forte e emocionante.

Essa história mexeu muito comigo. Personagens que presenciam o medo na guerra, perdem suas famílias, têm a chance de recomeçar e quando menos esperam o destino prepara uma surpresa (muito) emocionante para eles. No final, eu só queria abraçar a Lenka e o Josef.

site: https://betastories.wordpress.com/2018/08/10/resenha-um-amor-perdido/

Maria.Luiza 05/06/2024

Livro fenomenal
Li esse livro como quem lê a melhor história que já teve contato. Não sei se foi meu livro favorito, mas que livro bom. Vale a pena se envolver nessa história de amor separada por décadas e dores

Carolina 21/12/2018

Um sentimento que não da pra explicar
Meu deus ! Que livro ! Que leitura mais gostosa. Voce começa a ler e nao quer parar. Uma narrativa facil, cheia de acontecimentos, descriçoes, maravilhosa ! A parte que envolve a realidade dos judeus durante a guerra eh de fato tenebrosa e triste. Mas esse fim, ai meu coraçao. Um romance bem gostoso de ler e um sentimento inexplicavel.

Camila Justi | @JustiBooks 07/01/2019

Um Amor Perdido
✨Separados pela guerra, unidos pelas lembranças✨⠀⠀⠀⠀⠀
⠀⠀⠀⠀
Josef e Lenka se apaixonaram ainda jovens. Ela recém aceita na Academia de Artes de Praga e ele cursando medicina em um período pré-guerra. Ambos com um futuro promissor pela frente mas que com a ameaça que estaria por vir, sentem a necessidade de casar-se o quanto antes.⠀⠀⠀⠀
⠀⠀⠀⠀
Fizeram seus votos ao pôr do sol e foram felizes por poucos dias. Josef partiria com sua família com vistos comprados no mercado negro e Lenka recusara veemente a deixar seus pais e sua irmã a mercê dos alemães. Despediram se cheios de promessas e com a esperança de um reencontro o mais breve possível.⠀⠀⠀⠀
⠀⠀⠀⠀
Josef acreditando ter perdido sua amada, refaz sua vida e torna-se um médico bem sucedido, mas carrega no peito uma saudade imensa e o arrependimento de não ter sido mais incisivo em suas atitudes. ⠀⠀⠀⠀
⠀⠀⠀⠀
Lenka sente na pele o horror do Holocausto. Vivendo um tempo em Terezin, sua arte é o que a mantém viva nos dias mais difíceis e nas piores situações que uma pessoa é capaz de passar.⠀⠀⠀⠀
⠀⠀⠀⠀
💭Um Amor Perdido é um livro que retrata a vida de dois personagens separados pela guerra que sofreram cada um à seu modo os efeitos causados por esse período. A protagonista é uma mulher forte e que tem o desejo de proteger sua família a todo custo, mesmo que pra isso ela precise sacrificar sua própria vida. Ler sobre todos os horrores e atrocidades cometidas, me deixaram com um nó na garganta e de coração apertado, mas sobretudo, me ensinaram a dar valor ao mundo em que vivemos e às pessoas que amamos.

site: https://www.instagram.com/justibooks/

nayanebrito 24/02/2019

Resenha originariamente postada no IG @sentencaliteraria
❝Tudo era negro. Não havia imagens, memórias ou pensamentos sobre o futuro. Quando você sonha com o escuro, está praticamente morto.❞

Um Amor Perdido / @bertrandbrasil / 5⭐️’s + ❤️

A história acontece na Praga do pré-guerra. Lenka, uma jovem estudante de arte, e Josef, um médico recém-formado, se apaixonam secretamente e juntos resolvem se casar. Pouco tempo depois, ambos são separados pela guerra, como tantas outras famílias.

Após essa separação, Josef torna-se um obstetra bem sucedido na América e consegue construir uma nova família. Lenka não teve a mesma sorte. Ao decidir ficar com a família em Praga, a ocupação nazista acaba levando-a junto com a família para o Gueto de Terezín, onde sobrevive graças ao seu dote artístico e à memória do seu marido. Só que o destino é imprevisível, e o futuro talvez seja ainda mais surpreendente que o passado.

❝Procuro por ela no olhos das velhas senhoras que atravessam a rua. Minha segunda esposa, a quem eu aninhava todas as manhãs, na cama, não eram o esteio do meu sono; era Lenka quem me visitava em meus sonhos.❞

Esse pode parecer mais um livro sobre guerra ou sobre um período histórico. E é. Mas vai além. A grande história vivida pelos personagens e a forma como foi escrita com cada sentimento deles destacados, foi uma surpresa. Uma bela surpresa. Eu senti tudo nessa história. E saber que são histórias reais, me surpreendeu ainda mais, porque me aproximou dos personagens.

O sofrimento que a Lenka vivenciou durante os longos anos que esteve separada de Josef, foram um mártir e deu pra perceber cruamente. Josef não sofreu menos e nunca, em nenhum momento, deixou pra trás ou esqueceu a mulher que amou. É uma história que trata da dor, em suas diversas formas, e do amor, em sua plenitude.

site: https://www.instagram.com/p/BoxOalDHPaQ/

Cláudia - @diariodeduasleitoras 04/12/2019

Um amor perdido
"Separados pela guerra, unidos pelas lembranças"

No livro conhecemos Josef e Lenka, dois jovens que vivem com suas famílias no período anterior à guerra em Praga, na Tchecoslováquia. Os dois se conhecem e se apaixonam perdidamente e com a proximidade das batalhas decidem se casar. Porém, com o início da perseguição aos judeus ambos são separados e simplesmente um acha que o outro morreu durante a guerra. O reencontro, e isso não é spoiler, só acontece mais de 60 anos depois com todas as feridas de uma vida que jamais poderá ser recuperada e os traumas de todas as perdas que a crueldade humana foi capaz de proporcionar.

O interessante desse livro é que apesar do romance entre Lenka e Josef ser o eixo central da história apresentada pela autora, ele acaba sendo apenas um pano de fundo para navegarmos nos acontecimentos da guerra.

Já li muito sobre Holocausto - ficção e não ficção - e, para mim, essa obra é uma das melhores. Os horrores da guerra servem de pano de fundo para um amor que dura por toda a vida, e essa história é daquelas que permanece com a gente mesmo após terminar a última página.

O livro é contado intercalando a perspectiva de Josef e Lenka. Ele já vivendo nos dias atuais e lembrando toda a sua trajetória no período pós guerra, na sua busca por Lenka e a decisão de formar uma nova família. Por outro lado, temos Lenka narrando sua trajetória junto a sua família durante o período de guerra. Da expulsão de Praga, ao anos no Gueto de Terezín, até a libertação após o final da batalha.

Fica a indicação para os fãs (assim como eu) de romances históricos e/ou pessoas interessadas nas temáticas que se passam pela Segunda Guerra Mundial ..

Ps: o livro foi vencedor do prêmio Long Island Reads em 2012.

Ps 2: há rumores de adaptação cinematográfica em breve, então corre para lê-lo.

@bibliotecadedramas 16/12/2019

Uma história de amor separada pela guerra
Essa é a história de amor de Lenka e Josef que a guerra separou. A narrativa é contada em primeira pessoa pelos protagonistas e alternando entre os dois. O romance se inicia no começo da guerra e então temos uma noção de como era a vida das pessoas em Praga antes de tudo começar. Essa parte inicial livro foi um pouco morna para mim, se arrastou bem lentamente, mas voltou a engrenar nos 40% em diante da leitura. Não vou entrar em muitos detalhes para não soltar nenhum spoiler, mas a história conta as vidas completamente diferentes que esses personagens tiveram separados pela guerra e o rumo distinto que se deu aos dois: Josef nos EUA e Lenka no gueto de Teresín.

Embora a história de amor dos dois tenha tido essa ruptura cruel por conta da guerra (afinal essa é a base principal do livro), fica claro que apesar de todo o sofrimento do amor perdido de Josef, é Lenka quem sofreu muito mais. Emocionalmente e fisicamente falando. Ela é quem VIVEU a guerra, ela é quem viu todos os HORRORES, ela é quem quase morreu. Então em praticamente todo o livro, eu tive muito mais empatia por Lenka a Josef (que em muitos aspectos eu o achava um pouco egoísta principalmente enquanto ele se referia a Amália, enfim… Foi esse meu sentimento, as vezes me irritava um pouco certas coisas que ele detalhava).

Embora essa história de amor seja uma ficção, há fatos e pessoas reais que existiram nesse período tão cruel da nossa história mundial: os desenhos das crianças do gueto que estão em um museu judaico de Praga, alguns nomes importantes, como era a vida no gueto de Teresín. Não foi uma das melhores histórias que li sobre esse tema, na verdade, acho que fica até um pouco longe disso, mas é um bom livro sim! Eu só acho que aquele comecinho e o final (pois um liga ao outro e só lendo pra saber) foi um pouco surreal e óbvio demais, eu teria dado um outro fim mais condizente com a realidade que uma guerra causa.

site: https://shejulis.com/livro-um-amor-perdido/