Um Amor Perdido

Um Amor Perdido Alyson Richman

Resenhas - Um Amor Perdido

Bella Negreiros 08/04/2023

Por mais que seja uma história muito narrativa, foi muito rápida a leitura, acho que os capítulos curtos favoreceram isso.
Gostei muito do desenvolvimento da história, Lenka sofreu muito assim como todos os judeus naquela época, não conhecia Terezím, achei fenomenal a história dos artistas e suas artes, como a autora descreve nas notas, foi real as pinturas.
Achei Josef um homem muito apaixonado, põe todos esses anos longe da sua amada, ele nunca desistiu de encontrá-la e nunca deixou de amá-la. Tive pena da Amália não ter recebido o amor que ela com certeza merecia, mas pelo menos ela criou uma família. Fiquei triste por ele precisar reprimir seus sentimentos e nunca ter contado para ninguém sobre seu amor perdido.
Lenka também nunca esqueceu Josef, mas por outro lado, ela pensou que ele estivesse morto e se permitiu ser amada e até mesmo se permitiu desejar outro homem. É muito forte ver tudo que ela viveu, ler o lado sombrio dos guetos, a fome, a desesperança. Gostei de ver as criancinhas pintando, trazendo um pouco de magia a suas vidas.
O fim da história, que é muito aguardado, foi tão simples que fiquei triste, queria com certeza saber o que mais aconteceu naquele momento.

Fernanda.Mara 26/05/2020

Quanta sensibilidade...
Não sou de escrever resenhas, aliás nem sei escrever rs, mas eu devo isso a esse livro, a essa autora! Que livro, que história! Eu sentia cada palavra da autora, tamanha sensibilidade de escrita! Gosto muito de histórias da segunda guerra, então esse livro está mais do que recomendado!

Fabi | @ps.leitura 29/11/2021

{resenha feita no blog}
Separados pela Guerra, ligados pela memória. Um Amor Perdido, escrito por Alyson Richman e publicado pela Bertrand Brasil, vai contar uma história envolvente, com acontecimentos de uma época tão trágica e marcante da nossa história.

Na Praga do pré-guerra, Lenka, uma estudante de arte, apaixonou-se por Josef, um médico recém-formado. Eles vivem cheios de sonhos para o futuro, mas com a Segunda Guerra, tudo pode ser ainda mais complicado.

Mas, mesmo com todos os eventos devastadores que estão se aproximando, eles não renunciam aos sentimentos e acabam casando-se. Porém, as escolhas impostas pelo destino os afastam, mas deixam marcas permanentes.

Tinha um bom tempo que eu não lia nada com essa temática, mesmo amando romance histórico. Quando iniciei essa leitura, já imaginava que ela me causaria uma avalanche de sentimentos e foi exatamente isso que senti ao longo da trama.

Cada capítulo é narrado por um personagem. Conhecemos o passado na visão da Lenka e no presente, os sentimentos de Josef. Então fica muito fácil se apegar ao enredo, aos acontecimentos. Tudo isso toca no coração de uma forma única e me faz refletir que, apesar de ser um livro de ficção, ainda assim muitas coisas podem ter acontecido em nossa realidade e nunca saberemos.

E chega um determinado ponto do livro onde meu coração ficou apertadinho, mas de uma maneira boa. Apesar de toda dor e sofrimento que ambos enfrentaram ao longo da vida, ainda assim mostrou que há esperança. Que nunca devemos desistir de algo ou alguém que amamos.

Então devo dizer que Um Amor Perdido é aquele livro realmente impactante. É aquele livro cheio de dor, sofrimento, mas que também traz esperança, afinal, os piores dias da nossa história foram encerrados, mas sempre com o desejo de dias melhores.

Para quem já curte o gênero, com certeza vai se apaixonar por Lenka e Josef, mas para quem ainda não tem o hábito, é um “prato cheio”.

site: https://www.psamoleitura.com/2021/11/resenha-um-amor-perdido-alyson-richman.html

katinha 10/03/2020

Um lindo e emocionante romance histórico
Resenha: "Um amor perdido" - Alyson Richman ?|| @literasorocaba .
"O primeiro amor: não há nada parecido."
1934 - Praga - Tchecoslováquia

Lenka é judia, leva uma vida de luxo e harmonia com sua família na cidade de Praga. Estudante de arte, ela se apaixona por Josef, um médico recém formado de família com nome e renome.
Mesmo em meio ao caos que está se formando no país pela angústia de que logo Hitler irá invadi-lo, Lenka e Josef se casam. A família do noivo conseguiu vistos de saída do país, mas Lenka teria que deixar seus pais e sua irmã para trás e seguir com o marido.
Banida de coragem, ela pede ao marido que siga viagem sem ela, mas que volte para buscar à todos assim que conseguisse os vistos.
Partindo para a América a família de Josef sofre um acidente que acaba causando um mal entendido dos dois lados. E cada qual pensa que o outro está morto. Pois, Josef recebe a notícia que os judeus que moravam em Praga foram transferidos para Teresí e assassinados.

Lenka não morreu, mas ela e sua família são realmente enviados para um campo de concentração. E ela irá sofrer todos os males que a guerra pode trazer, mas carregando sempre em seu coração o amor pelo marido.
Josef reconstrói sua vida na América, mesmo incapaz de amar novamente e sempre em busca da verdade sobre a morte de Lenka, ele segue em frente anos depois e acaba se casando.

A guerra pode deixar marcas infindáveis, porém mesmo um grande amor perdido nunca será esquecido. .
[?#OPINIÃODAKAH?] .
Eu ja disse o quanto AMO romance histórico? Só umas 30 vezes hahaha!
Como não amar uma história cheia de romance, drama, e muito conhecimento? Melhor ainda, história com fatos reais.
A autora foi super delicada em dar vida aos detalhes dos acontecimentos da época.
Sabemos o quanto essa parte da história foi horrível, quantas pessoas morreram nas câmaras de gás e o quanto sofreram os sobreviventes com o psicológico totalmente destruído.
Mas ela tratou todos os acontecimentos com uma força invejável. E tornou a história, mesmo sendo drama com fatos reais, muito linda!
Foi uma leitura coletiva com o grupo @literasorocaba e eu não poderia ter amado menos.
Super indico!
#resenhadodesequilibrio ??

Jeanete 06/07/2020

Emoção
Muito choro mas muitas emoções um livro que prende a atenção sem querer parar de ler até que chegue o fim...

Simone de Cássia 30/07/2018

Lindo livro. Apesar de fictícia a história retrata bem os sofrimentos do Holocausto e, exatamente por tratar-se de ficção, foi possível dar pinceladas à mais que coloriram uma história de amor. Até eu, que não sou adepta a romances, me empolguei. Também gostei da narrativa sob o ponto de vista ora de um ora de outro personagem, o que deixa bem claro a visão de cada um sobre os mesmos aspectos. O final é que me incomodou um pouco... pela força da história eu esperava algo mais concreto. Mas, romances nunca são mesmo perfeitos... rs rs Bom livro.

Janise Martins 30/04/2024

Um Amor Perdido

Esse livro… o leitor tem que ter coração forte, coisa que não tenho, mas fui ousada, por isso meu coração ficou em pedacinhos. Fujo de histórias que se passam na guerra, mas vira e mexe eu me envolvo com alguma. Eu amei e recomendo: esmigalhe seu coração também.

Lenka e Josef se conhecem pouco antes da Segunda Guerra, e se apaixonam. Quando a guerra passa a ser mais que ameaça, a família de Josef consegue passagens para fugirem para os Estados Unidos, mas para levar Lenka eles precisam se casar. Eles se casam, mas ela não seguiu Josef, pois não queria deixar a família.

E assim eles são separados, e, como não bastasse, as notícias falsas levam a pensar que eles morreram.

A narração é feita na primeira pessoa por Lenka e Josef, sendo que ela narra o passado e os horrores da guerra e, ele o presente e o fato de nunca ter esquecido seu primeiro amor.

E a história é narrada até que haja um ponto em comum no presente. No dia do casamento dos netos deles.

E foi isso.

Bjoo.

site: https://www.instagram.com/p/C6ZJ9ETLLn5/?utm_source=ig_web_copy_link&igsh=MzRlODBiNWFlZA==

danda 19/07/2020

Indico
Muito emocionante,um relato que nos reporta a um momento tão trágico e triste de nossa história.O livro é contado entre o passado e presente,narrado pelos dois principais personagens.Me emocionei e consegui me imaginar passando por cada momento relatado.Indico a leitura. Dei 4 estrelas.

Tycianna 25/06/2020

Perfeito
Eis aqui um dos melhores romances que li, sem sombra de dúvidas, um livro muito intenso. Onde expressarei minhas opiniões nas dicas que trouxe hoje:

1- AMOR QUE ATRAVESSA OS TEMPOS
Conhecemos Josef e Lenka, dois jovens judeus que vivem no período anterior à guerra, são apaixonados,e com a proximidade das batalhas, decidem se casar. Entretanto, com a perseguição aos judeus, ambos são separados e acham que o outro morreu durante a guerra e o reencontro, só acontece mais de 60 anos depois!

2- REALISMO
A autora colocou uma história de amor em meio a realidade dos horrores da Guerra e do Holocausto, dando um toque de realismo que nos deixa emocionados a cada página.

3- JUDEUS
Nessa obra, vemos os dias de glória e a decadência na vida dos judeus antes da guerra. É bastante triste ver vidas construídas a tanto trabalho e suor serem roubadas por uma ideologia preconceituosa e criminosa.
E na trama, a autora retrata até mesmo como os judeus nem sabiam de fato o que estava acontecendo com eles.

4- NARRAÇÃO
O livro é contado sob a perspectiva de Josef e Lenka. Intercalando o presente na narrativa de Josef, relembrando sua trajetória, a busca por Lenka e a tentativa de se reerguer emocionalmente. E, Lenka nos mostra uma volta ao passado, onde acompanhamos sua trajetória junto a sua família durante o todo período de guerra.

5- ROMANCE HISTÓRICO
Para as pessoas interessadas em livros que se passam na Segunda Guerra Mundial, precisam ler esse livro, com uma pesquisa histórica expetacular, a história de amor é um pano de fundo para uma verdadeira aula de história sobre como foi o Holocausto.

É isso, a autora escreveu um dos melhores romances que li, ambientado na segunda guerra mundial. Me emocionei em muitos momentos, que história temos aqui meus queridos.
Só o que posso fazer além de tercer elogios é indicar a leitura!

Paula1735 27/07/2022

Forte, sensível e maravilhoso!
Pelo título não me chamou a atenção, parecia ser mais do mesmo. Li por recomendação da Reniére do canal Palavras Radioativas e amei! Uma leitura forte, melancólica, que me fez chorar em vários momentos, ainda mais com a costura das informações de dados históricos, que sempre chocam, por mais que já tenha lido muito sobre o holocausto.
A única coisa que senti falta foi de um diálogo maior entre os dois no final, para esclarecer algumas coisas. Mas de resto achei a escrita sensível e viva, consegui ter muitas sensações ao longo da leitura. É um livro muito lindo. Recomendo demais.

Raquel del Valle 14/07/2022

O primeiro capitulo ja nos prende.
É um drama histórico que se inicia em Praga um pouco antes da segunda guerra.
Na história tem personagens que foram verídicos mesclado aos fictícios.
Profundo!

Muito bom, indico!!!

* não leia a contra-capa
Andre.Vieira 23/07/2022minha estante
Pq não ler a contra capa?

Raquel del Valle 16/10/2022minha estante
Spoiler, a contra-capa fala demais.

@bibliotecadadi 25/04/2020

Uma história tocante, linda, de um amor que perdurou por toda a vida. Diferente de alguns livros que se passa nos campos de concentração, esse se passa no gueto, uma região, espécia de bairro, em que os judeus eram enviados pelos alemães durante a segunda guerra. Mesmo não sendo um campo de concentração, as atrocidades cometidas se igualavam. Através da voz de Lenka vemos como foi viver durante esse período trágico da história, e que em meio todo ao horror ainda existia esperança e amor.
Um livro que merece ser lido!

Ceci (@umcantinhosomeu) 30/09/2021

Como uma tragédia pode trazer felicidade?
Josef e Lenka dois jovens que estão descobrindo os prazeres e as alegrias do primeiro amor na Praga da década de 40. Quando a iminência de uma guerra surge, e particularmente ameaçando suas vidas, pelo simples fato de serem judeus, todas suas convicções serão colocadas a prova.

Por anos eles ficaram separados, Josef conseguiu exílio nos EUA, já Lenka não conseguindo deixar sua família para trás, eles são mandados para o Gueto de Terezín. A partir daí uma sucessão de acontecimentos, colocam cada vez mais esses dois apaixonados em distância. Será que o destino será tão perverso é os manterá assim até quando?

Eu sou apaixonada por histórias que tratam de Segunda Guerra, e essa com certeza entrou para os melhores dos ano. A história de Josef e Lenka é sensacional. Claro que o amor que dividem é inspirador, mas a trajetória de cada um após o anúncio da guerra também conquista. Lenka se mostra uma mulher extremamente forte, mesmo em meio a tanta atrocidade, ela se mantém firme em suas convicções. Josef mesmo conseguindo escapar de tudo, não podemos chamar de sortudo, pois o homem ainda vai sofrer viu.
Se prepare para muito drama, romance e segundas chances.

Eduardo Ogalves 23/03/2022

Separados pela guerra, ligados pela memória: uma história envolvente e instigante no rastro da Segunda Guerra Mundial Na Praga do pré-guerra, Lenka, uma jovem estudante de arte, apaixona-se por Josef, um médico recém-formado. Eles vivem cheios de ideais e de sonhos para o futuro, mas também são judeus e muito ligados à família. Casam-se, mas, pouco tempo depois, como tantas outras famílias, são separados pela guerra. As escolhas impostas pelo destino os afastam, mas deixam marcas permanentes: o caos e as informações truncadas dos tempos de guerra os levam a crer que o outro morreu. Na América, Josef torna-se um obstetra bem-sucedido e constrói uma família, apesar de nunca esquecer a mulher que acredita ter morrido. No gueto de Terezín, Lenka sobrevive graças aos seus dotes artísticos e à memória de um marido que julgava nunca voltar a ver. Apesar de todas as provações e dos infortúnios, mantém a chama daquele primeiro amor acesa, guardada em seu coração. Da glamorosa vida em Praga antes da ocupação aos horrores da Europa nazista, Um amor perdido explora o poder do primeiro amor, a resiliência do espírito humano e a eterna capacidade de recordar.