Economia básica

Economia básica Thomas Sowell

Resenhas - Economia Básica

Moreira 01/02/2024

O básico sobre economia, mas também uma ode ao livre mercado
Economia Básica, do conhecido economista americano Thomas Sowell, tem a proposta de facilitar o entendimento com relação a economia sem a utilização de gráficos, jargões ou equações complexas. O autor diz não defender uma proposta ideológica, mas apresentar conceitos sobre princípios econômicos inerentes a qualquer modelo de economia. Ainda assim, para quem se propõe a entender economia, o livro se assemelha a uma ode ao livre mercado.

Particularmente, confesso que achei o livro muito arrastado, com capítulos que poderiam ser menores se não apresentassem exemplos em demasia, que acabam por torná-los longos e enfadonhos em alguns momentos. Diversas vezes, o autor também menciona exemplos práticos para elucidar os princípios a serem explicados, mas sem citar fontes ou algo que que possa facilitar a checagem das informações.

No geral, o livro cumpre o papel de guia de economia voltado ao senso comum, mas sem conseguir esconder o viés voltado a uma economia sem regulações. Facilita o entendimento sobre o básico em economia e pode servir como ponto de partida para qualquer um que queira iniciar nos estudos de um campo tão importante para toda a sociedade.

Thiago.Silva 24/05/2023

Livro excelente!
Pra quem gosta de ler sobre economia, o livro de Thomás Sowell é um prato cheio,uma leitura imperdível. A leitura vale a pena tanto para aqueles que estão começando no estudo de economia,como para aqueles já familiarizados com o tema. Isso pq Sowell tem uma forma de ensinar economia como eu nunca tinha visto antes. Extremamente didático,voltado mesmo para o senso comum.

Aline 09/10/2021

Essencial!
Mais um livro de Economia Básica para não economistas. Sim, deveria ser lido por todos. O autor traz até, no final, algumas perguntas (com indicação das páginas em que tratou do assunto) para auxiliar na fixação do conteúdo.

Incrível, simplesmente incrível.

"Não existe almoço grátis em uma economia, socialista ou capitalista." Pg. 229.

O autor apresenta ali as bases da economia e define sua função como alocação de recursos escassos. Ele inicia com a apresentação da importância de preços e mercados, aqueles como a informação mais relevante da economia, que informa a oferta e demanda. Para manter a informação real, o autor destaca a não intervenção estatal, bem como a importância da competição livre.

Na Parte II, o autor fala sobre a indústria e o comércio, sobre a relevância de lucros e prejuízos, sobre a inovação a partir da competição, sobre a eficiência com a redução de custos e maximização da produção. Ele fala também sobre monopólios, cartéis... ou como estas falhas ocorrem mais facilmente quando há intervenção estatal.

Na Parte III, ele trata sobre o trabalho e remuneração. Ele menciona a produtividade e analisa o trabalhador como um recurso escasso, na âmbito da economia. Assim, o salário mínimo, como o tabelamento de preços ou estabelecimento de piso, estimularia o desemprego - resultado esperado a partir de diversas intervenções estatais.

Por fim, na Parte IV, o autor fala sobre investimentos em geral. Mas, aqui, o que me chamou atenção foi a descrição do problema brasileiro da previdência social. Em síntese, promessas bem intencionadas foram descumpridas diante do reconhecimento de que não há dinheiro para custear tudo. E isto acontece em vários cenários... promessas bem intencionadas são feitas, mas os resultados são outros.

Por isso, para mim, a compreensão da Economia Básica e acompanhamento, ao menos superficialmente, do orçamento e gasto público são tão importantes.

Bruno 24/02/2021

O Brasil que insiste em dar errado
Economia Básica de Thomas Sowell é tudo o que o Brasil precisa para dar certo.
Distribua nas escolas, dedique-se a ensinar os princípios da economia para os jovens.
Sowell escreveu um volume inteiro de economia sem uma única fórmula. Repleto de exemplos e extremamente preocupado em comprovar sua fala com dados, Sowell é ao mesmo tempo um dos mais brilhantes e didáticos economistas da nossa era.
A edição brasileira sofre com a aberração de um revisor técnico que interfere no texto original e inclui notas de rodapé que discordam do próprio autor.
Bola fora de editora, mas não tira o brilhantismo da obra.
O ensino da economia poderia salvar este país.

Marcio527 11/07/2020

essencial
leitura obrigatoria pra quem quer começar economia, mostra o desastre que são as leis criadas pelo estado para a economia

léo 30/03/2019

Atinja o nirvana econômico, se ilumine com esse livro
Só as 40 primeiras páginas já valem a pena, e não terminei de ler, e imaginar que tem o segundo volume. Conceitos que parecem complicados e são explicados de forma tão simples. Que esse livro se popularize nos colegiais e em faculdades para que muitos não caiam em falácias econômicas.