Quem tem medo do feminismo negro?

Quem tem medo do feminismo negro? Djamila Ribeiro

Resenhas - Quem Tem Medo do Feminismo Negro?

Ari Phanie 23/07/2022

"Se quiser ser negra, informo: o racismo faz parte do combo."

O livro é um apanhado de textos rápidos e objetivos publicados pela Djamila em um jornal onde ela exemplifica, recorda, destrincha e ensina sobre racismo e feminismo, e conceitos tais como interseccionalidade. É facílimo de compreender e essencial como leitura, no entanto é pouco aprofundado. Eu esperei bem mais dessa leitura. Para mim, não trouxe novidade, nada que eu já não tivesse lido de outras autores e filósofas. É bastante introdutório, então para quem quer começar a ler/conhecer sobre o assunto, é perfeito.

"Somos fortes porque o Estado é omisso, porque precisamos enfrentar uma realidade violenta. Internalizar a guerreira, na verdade, pode ser mais uma forma de morrer. Reconhecer as fragilidades, dores e saber pedir ajuda são formas de restituir as humanidades negadas. Nem subalterna, nem guerreira natural: humana."

"A pessoa achar que machismo não existe não muda o fato de que a cada cinco minutos uma mulher é agredida no Brasil."

"Não existe racismo de negros contra brancos ou, como gostam de chamar, o tão famigerado racismo reverso. Primeiro, é necessário se ater aos conceitos. Racismo é um sistema de opressão e, para haver racismo, deve haver relações de poder. Negros não possuem poder institucional para ser racistas."

"Um garoto negro pobre que estuda nas péssimas escolas públicas, come mal e não tem acesso a lazer terá mais dificuldades para passar em uma universidade, porque não teve as mesmas oportunidades. Cota não diz respeito a capacidade, porque isso sabemos que temos; cota diz respeito a oportunidade. É isso que nos falta."

"Criam categorias como 'literatura feminina', assuntos 'para mulheres'. A literatura produzida por eles é tida como universal, enquanto a feita por mulheres é 'literatura feminina'. Alguém já ouviu falar em literatura masculina? Essas subcategorias são criadas para hierarquizar arte e conhecimento. Julgam que falam do universo enquanto nós falamos do específico, do ‘nosso mundo’, quando é justamente o contrário."

"Ninguém fala do racismo por ser gostoso ou por não ter mais nada para fazer na vida. Ninguém gosta de bater na mesma tecla, mas a sociedade não dá outra opção."

MarianaD13 08/07/2020

O que te faz pensar no hoje e no ontem
Esse livro trouxe muitos ensinamentos, trouxe também conhecimento. Lendo as palavras de cada momento do livro, fui percebendo que, quando criança, aprendemos muitas coisas ruins com os adultos. Eu fiquei muito sensível com as histórias da autora, com tudo o que ela passou e entendi o quanto é importante nos mantermos atualizados sobre toda a questão racial. No geral, foi um livro claro e direto, que passou muito bem a mensagem que queria.

Carlos.Pery 10/10/2020

"Não cabe ao opressor dizer ao oprimido como ele deve reagir à violência."

"Nessa coletânea de artigos publicados entre 2014 e 2017, Djamila nos presenteia com diversos ensinamentos que parecem óbvios, mas que precisam ser ditos e repetidos à exaustão para que compreendamos o quanto o nosso país é racista e precisa mudar urgentemente.

Thaís 16/05/2021

Leio até pedido de ifood que a Djamila escrever.
Ganhei esse livro de presente de uma amiga depois de uma longa conversa sobre feminismo, nossas angústias e necessidades de construir nossos conhecimentos de forma mais aprofundada.
O livro é o pontapé inicial no profundo campo do feminismo negro. Djamila de forma clara, sensível e muito sincera mistura suas experiências com debates importantes sobre o tema.
Desde então, tenho assistido programas, vídeos e lido livros da autora. Virei fã!
Djamila é uma daquelas pessoas que vale nossa energia, tempo e que nos transforma após cada encontro.

KeylaPontes 13/07/2020

Quem tem medo do feminismo negro reúne artigos, e material publicado por Djamila Ribeiro no blog da revista Carta Capital. É um livro curto, porém cheio de conteúdo. Por isso mesmo não posso dizer que é um livro para se ler em um dia. É importante ler, refletir e pesquisar as várias referências que a autora coloca em cada tópico. Li esse livro até que lentamente porque em vários momentos eu parava, pesquisava, via vídeo no YouTube sobre algum evento, fato ou assunto que ela apresentava. Várias coisas já eram do meu conhecimento, mas muitos também foram fatos novos (ou em outra abordagem) o que me rendeu mais pesquisas. Djamila tem um jeito de narrar que deixa o livro bem leve, quase em um tom de conversa. Gostei bastante e pretendo ler mais livros dela no futuro.

Lucas Leite 12/03/2021

Livro necessário!
O livro compila uma série de artigos publicados pela autora. Djamila Ribeiro aborda o tema do feminismo negro de forma contundente e didática. Recomendo bastante!

lella 22/09/2020

Sintético e prático
Das raizes e dos reflexos algozes da escravidão, objetificação e animalização dos corpos negros: assim é exposto, sob argumentações claras e bem fundamentadas, a situação massante dessa sociedade machista e racista, alicerçada no sexismo, que não só oprime, como mata mulheres cotidianamente. A autora traz com fervor a voz de nossas ancestrais e pincela pontos reflexivos acerca da necessidade de um feminismo que seja antirracista, através de um recorte não só de gênero, mas de raça e de classe. Temas como a imposição de lugares preestabelecidos socialmente às mulheres negras, abusos e assédios sexuais e morais, aborto, cotas raciais, lugar de fala e a objetificação do corpo negro são bem trabalhados pela autora, levando à reflexão, através de exemplos práticos do cotidiano, que chegam a ser assustadores de tão reais.
Essa leitura é indicada a todos aqueles que almejam o fim das múltiplas opressões que permeiam a nossa sociedade. Para aqueles que não almejam: essa leitura é necessária!
Léo 22/09/2020minha estante
Como não ter vontade de ler depois de uma resenha tão minuciosa e tão bem escrita?

Brunaavargas 01/06/2022

Uma leitura mais que necessária e reflexiva como feminista, bem como pra expandir o pensamento crítico social da atmosfera politica que vivemos. Djamila é brilhante a cada texto e colocação. Que aula.

Renata 24/09/2020

Me identifiquei com muitas coisas que a Djamilla disse e acho importante que esse livro chegue a muitas pessoas. Único ponto que não gostei foi o fato de ser um compilado de textos dela já publicados.

Ábia Costa 18/02/2020

Bom para leigos
Comecei agora a estudar o feminismo negro e comecei por um excelente livro. Reunindo vários artigos publicados na Carta Capital, este livro aborda temas como sexualização da mulher negra, falta de oportunidades, interssecção e muitos temas relevantes para mulheres negras. Amei conhecer a escrita de Djamila Ribeiro e entender um pouco dessa luta que é minha tbm

Marina 25/09/2021

Unindo vários textos relevantes (escritos no blog da CartaCapital), apresentando fatos notórios da mídia dos últimos anos e com uma linguagem clara e direta, a autora é bastante didática ao explicar por que o feminismo negro é necessário e por que certas situações (machistas e racistas) já não podem ser naturalizadas.

Djamila Ribeiro é fantástica e argumenta super bem. Livro obrigatório.

Elba 20/01/2021

Pensar feminismos é pensar projetos
A leitura é tudo o que ela realmente é, necessária, urgente, acessível, transformadora, inclusiva, acolhedora, reflexiva.
Eu sinto que descobri tarde demais o quanto precisava ler Djamila Ribeiro. Não só ela, mas tudo o que ela acarreta, a mudança que preciso fazer nos livros que consumo, o olhar atento aos lugares que pertenço, a predominância branca nas pessoas que sigo e por ai vai. A leitura abriu caminhos pra eu seguir.

"Reconfigurar o mundo por meio de outros olhares pode ser uma perspectiva poderosa..."

adanibello 13/11/2021

“Por que se tem compreensão com quem está oprimindo e não com quem está sendo oprimido?”
O livro é uma coletânea de breves artigos de Djamila Ribeiro para o blog da Carta Capital, escritos de 2014 a 2017. São reflexões da filósofa diante de acontecimentos cotidianos que escancaram como o racismo se materializa em nosso dia a dia e a importância de dar voz e espaço ao feminismo negro.
Por serem textos curtos e voltados a um blog jornalístico, os conceitos não são muito aprofundados; mas, são feitas importantes conexões entre as situações e conceitos e obras e falas de grandes nomes do feminismo negro. Com isso, apresentam boas referências a quem quiser se aprofundar nessa discussão.
Além dos artigos, o livro também conta com um ensaio autobibliográfico, no qual a autora fala de sua trajetória no mundo enquanto mulher negra e as várias formas de silenciamento que ela e outras mulheres negras enfrentam nos diferentes espaços por onde passam.
Leitura muito importante e necessária.

Sara277 03/01/2022

Leitura Necessária
Djamila Ribeiro reuniu em sua obra uma série de textos publicados pela autora ao longo dos anos, são textos de fácil leitura e compreensão onde a mensagem é clara: o protagonismo branco, herança de nossa sociedade escravocrata, já passou da hora de ter seu fim. Em um país com sua população majoritariamente negra, é vergonhosa a falta de representatividade em novelas, jornais e demais meios de comunicação.

Leitura NECESSÁRIA para toda e qualquer pessoa.
Finalizo este livro com muitas anotações e pensamentos a respeito de meus privilégios e como trabalhar neles.

Jess 10/02/2022

Bem interessante este livro, acho que todos deveriam ler pois a autora descreve diversas situações que abrem os olhos, pois eu mesma, como branca, não sabia que eram tão frequentes e pesadas e quanto impacto tem na vida das vítimas.