Quem tem medo do feminismo negro?

Quem tem medo do feminismo negro? Djamila Ribeiro

Resenhas - Quem Tem Medo do Feminismo Negro?

Lopes74 28/05/2024

O óbvio precisa ser dito
Esse livro é importante de se ter em escolas ou para quem está iniciando esse tipo de estudo, conta com o esclarecimento de alguns tópicos que vemos no nosso dia a dia.

Andrezza.Guanabara 24/05/2024

Quem tem medo do feminismo negro?
O livro relata bastante sobre o quanto a mulher negra é erotizada, esquecida e em outras coisas não legais de ser pronunciadas. Consegui me ver em vários momentos, pois já passei por bastante situações similares. Devemos reforçar a importância de termos nosso espaço, oportunidades e de mostrar quem de fato somos.

Georgia Laurentino 20/05/2024

Os escritos de Djamila Ribeiro são importantes principalmente quando você está se iniciando nos estudos raciais e de gênero, porém imaginei que o livro fosse algo continuo e não uma junção de textos publicados no Carta Capital. Muitas coisas se repetiam e acabavam sendo redundantes.
Aguardando ansiosa por um livro inteiro dela

Nicolas 15/05/2024

Necessário
Necessário demais esse livro.
A maioria das coisas que li não me deixaram surpreso, não eram coisas que eu nunca tinha ouvido falar, mas ao mesmo tempo fiquei muito surpreso kkkkkk (não sei explicar).
E a filósofa e autora do livro escreve de uma forma que acredito que qualquer asno (?) conseguiria entender, então é perfeito, e deveriam colocar no currículo nas escolas do Brasil.

Alice 06/05/2024

Que livro!!!
Livro indiscutivelmente necessário, deveria ser lido por todos. me emocionou e me representou demais em muitos momentos, traz muitas reflexões importantes e pautas essenciais. a djamila é uma autora incrível, escrita maravilhosa! já quero ler outros livros dela.

Emilly473 25/04/2024

É um livro muito educativo, onde vemos a diferença entre o feminismo branco e o negro, que é algo que não vemos na notícia quando se fala do assunto.
A forma como a autora coloca sua própria experiência nas explicações, torna mais real o horror que é viver no Brasil sendo uma mulher negra.
Esse é um livro para refletir e pensar o que podemos fazer para que essas mulheres possam ter voz para conseguir muitos direitos que deveriam ter, mas que sabemos que não são seguidos.

JoAo.Nhan 19/04/2024

O livro é naquele estilo coletânea de matéria que torna ele muito mais dinâmico, o livro trás muitas coisas que aconteceram entre 2014-16 que eu nem lembrava como que a Kefera fez blackface.

ela faz muitas referências a outras autoras negras e feministas e trás muitas vivências dela que deixou o livro bastante dinâmico. O livro é mais conscientização por meio de informação do que através do choque, a única parte chocante é a introdução que ela conta relatos bastante fortes.

medo desse livro virar um escudo pra homens brancos usarem depois de serem machistas/racistas, como o pequeno manual virou.

Arlete.Lety 17/04/2024

Uma leitura necessária
Excelente livro. Argumentos muito necessários. Djamila é muito cirúrgica em seu posicionamento. Recomendo a leitura.

Danic.Danic 12/04/2024

Ouçam o que Djamilla tem a falar ??
Um livro extremamente importante para despertar as pessoas. Djamilla é uma voz lúcida e assertiva. Que sua voz continue ecoando.

Jess 04/04/2024

O óbvio ainda precisa ser dito!
Durante toda a leitura, tive a sensação de que o óbvio ainda precisa ser dito. É triste que uma autora brilhante como a Djamila Ribeiro precise gastar tempo para explicar temas tão comuns e presentes no dia a dia.

Infelizmente, somos um país com uma herança escravagista que não assume a sua ferida central e enquanto não olharmos para essa problemática com o devido compromisso, não avançaremos.

Ps.: A leitura é bem dinâmica por conta da divisão dos capítulos.

It's Gi (Taylor's version) 02/04/2024

Sobre racismo e misoginia
Pelo título eu achei que se trataria de um livro mais teórico, falando sobre conceitos do feminismo negro etc. Porém, é mais uma reunião de artigos publicados em revistas.
Dessa forma, todos os capítulos são curtinhos e os assuntos não são muito aprofundados, mesmo quando olhado como um todo. Esse foi o motivo de eu ter tirado meia estrela.
Fora isso, não há como não dizer que é uma leitura imprescindível para todas as pessoas, pois é inaceitável que haja racismo e ainda mais que o racismo não receba punição, além de toda misoginia da sociedade patriarcal. Só o conhecimento tem o puder de curar essa sociedade doente.

itsthamy 30/03/2024

é um ótimo ponto de partida
A autora traz apontamentos bem interessantes sobre a temática, mas para quem já tem um pouco da base do que ela traz fica repetitivo. recomendo o livro para quem quer iniciar nas leituras sobre racismo, gênero e feminismo!

iMahxy 26/03/2024

Que livro incrível
Eu gostei muito desse livro, os capítulos são curtos e claros. Eu tinha um pouco de medo de ler esse livro e ele ser bem técnico e no final eu não entender nada, porém é totalmente o contrário, é um livro bem construído que te explica com clareza cada capítulo, descreve e te mostra de forma clara, objetiva e coesa tudo aquilo que a autora quis passar.
Aprendi muitas coisas importantes nesse livro. E corrigi o auge da minha ignorância, eu nunca pesquei o termo mulata, mas achava a palavra bonita, até o momento que esse livro me vez vê a minha ignorância quanto à isso. Recomendo a leitura para todos, pois esclareci muitas coisas e como mulher teve momentos que achei que a Djamila foi bem dura com as palavras e algumas referências, mas certamente não mentiu em momento algum e sim mostro a realidade de muitas mulheres negras.

gyrosstar 26/03/2024

Autora maravilhosa, com certeza quero aprender mais sobre as obras dessa mulher
a história de vida dela é muito interessante, é uma reflexão muito importante para trazermos ao nosso cotidiano

Cat 05/03/2024

Livro de muito conhecimento e de capítulos curtos que acabam ajudando para fluir a leitura. É um livro necessário e informativo, recomendo demais