O Fim do Mundo

O Fim do Mundo Lamees Alhassar

Resenhas - O Fim do Mundo

z..... 22/06/2021

A obra enfatiza a relação agressiva que a humanidade tem tido com a natureza, geradora de consequências desastrosas, instigando a importância de medidas sustentáveis.
Além do racionalismo ambiental, há destaque para as relações desarmônicas entre os povos.

Em linhas gerais, a Terra entra num superaquecimento global que inviabiliza a existência da vida, por conta das intervenções danosas do homem e, sobretudo, por um estranho desalinhamento da órbita terrestre, que gradativamente se aproxima do sol. Kristen é a capitã de nave da NASA que ruma desesperadamente pelo universo em busca de nova morada para os terrestres.

A proposta em si é interessante, mas até aqui.... Daí em diante a ficção é ruim, sem fundamentos minimamente lógicos, com os tripulantes em contato com civilização "mais desenvolvida" que mais parece a humanidade no estágio medieval, destituída de empatia fraterna e voltada apenas a seus interesses.
Tosqueira a "carraspana" que deram nos tripulantes, o desenrolar surreal em busca de uns tais criadores (selvagens também) e o final abrupto em que o narrador é na prática um "deus ex-machina" tentando trazer lucidez para desfecho tão nonsense.
A história se perdeu tanto que nem citaram mais qualquer coisa sobre o desalinhamento orbital.
Na real, encontraram povo que era faceta da própria humanidade e não precisava ir tão longe para aprender coisas que nosso passado, presente e futuro visceralmente alertam...
Não gostei! Deixa a desejar no que poderia ser legal.

Leitura em Macapá, contexto da pandemia...

Fabiano 13/04/2018

Nao entendi porque "Best Seller"
# ## ### ATENCAO! Meu teclado nao possui teclas de acentuacao ou outros caracteres brasileiros. Desculpem-me por isso... ### ## #

A sinopse me chamou a atencao. O aviso de Best Seller na capa me fez decidir a le-lo. Mas nao achei que valeu a pena.

Eu sei que e apenas uma ficcao, mas acredito que o escritor deveria ter se esforcado um pouco mais para tentar fazer com que algumas coisas do enredo fizessem mais sentido.
Ficaram tantas questoes em aberto em minha cabeca que nao considero que o livro teve um fim.

Bom, eu tenho muito o que falar (ou reclamar, nao tenho certeza) deste livro, mas como nunca escrevi uma resenha ou comentei sobre um livro antes, entao estou meio perdido sobre o que devo ou nao falar. Nao quero deixar spoilers demais aqui, mas se voce esta esperando (assim como eu estava) um livro com mais detalhes (tecnicos ou nao) a-la Perdido em Marte, este nao e o livro que voce esta procurando. Ou talvez o livro seja bom, e sou eu quem estou me mal acostumando com livros ricos em detalhes, tipo os do George R. R. Martin ou do Stephen King, que sao meus escritores favoritos.

Se voce o ler, deixe sua opiniao tambem. Preciso mesmo saber se meus gostos literarios mudaram ou se realmente este livro ficou devendo algo ao leitor.