O Chamado de Cthulhu e Outros Contos

H. P. Lovecraft

Resenhas - O Chamado de Cthulhu e Outros Contos

Carlos531 30/01/2022

Esperava mais...
Comecei a ler com altas expectativas, mas acabei me decepcionando um pouco. Não considero a obra ruim, entendo os seus méritos e até os reconheço em partes, mas infelizmente a maioria dos contos não clicaram comigo.

Apesar dos temas interessantes, o modo narrativo não me atraiu na maioria das vezes, salvo exceções aos contos ?A música de Erich Zann? e ?A verdade sobre o falecido Arthur Jermyn e sua família?, que apesar de terem conseguido me prender, não foram capazes de suprir minhas expectativas. O conto que dá nome ao volume, ?O chamado de Cthulhu?, mesmo sendo um dos mais aclamados do autor, foi o que mais me incomodou nesse quesito.

?Os gatos de Ulthar? e ?Dagon? são os mais curtos do livro e, talvez por esse motivo, os que menos me marcaram. Nutro somente um sentimento de indiferença por ambos, sendo minha opinião nem negativa nem positiva. ?A casa abandonada? possui em sua primeira metade o mesmo modo narrativo pouco atrativo mencionado anteriormente. Mesmo na metade final isso deixando de ser um problema e, consequentemente, tornando a leitura mais interessante até o encerramento da história, não foi suficiente tirar o gosto amargo de sua introdução.

A despeito disso, ainda pretendo ler mais de Lovecraft num futuro próximo. Tenho fé de que gostarei mais de alguns outros contos, principalmente os mais longos do autor.
Zephyr Goddess 30/01/2022minha estante
Gostos narrativos realmente é algo bem pessoal

jusqua 31/01/2022minha estante
Salvo os "contos grandes", o modo narrativo não muda.

Letícia Vincenzi 13/04/2021

Monstros marinhos não me assustam
Gostei muito da atmosfera que o autor cria em suas histórias e da narrativa que transparece o sentimento de que o que está sendo passado para o leitor é um documento histórico, com datas, nomes, relações de parentescos e etc. No entanto, não me senti cativada pelos aclamados contos "O chamado de Cthulu" e "Dagon", gostei muito de "A música de Erich Zann" e "A casa abandonada".
Krishna.Nunes 13/04/2021minha estante
"O chamado de Cthulhu" não dá medo mesmo, o mais legal são a atmosfera da história e a mitologia que ela cria. Aliás, nunca fiquei com medo lendo nada considerado de terror. "A música de Erich Zann" e "A casa abandonada" são ótimos e eu também gostei muito de "A cor que caiu do céu".

Letícia Vincenzi 14/04/2021minha estante
Irei começar a leitura do livro que tem esse conto agora! Eu sou da geração que cresceu lendo goosebumps, achei que Lovecraft me remeteu essa nostalgia desses livros que eu lia quando criança que me intrigavam com o clima de mistério. Até hoje o único livro que conseguiu tirar o meu sono por medo foi o primeiro do Ed e da Lorraine Warren da Darkside (ainda não li o 2° e 3°).

Ígor Peter 05/02/2021

Clássicos de H.P. Lovecraft
"O princípio literário orientador de Lovecraft foi o que ele chamou de 'cosmicismo' ou 'horror cósmico': a ideia de que a vida é incompreensível para as mentes humanas e que o universo é fundamentalmente estranho."

Esta passagem retirada da seção final do livro, que fala sobre o autor, reflete bem o que se pode encontrar em seus contos, um horror diferente do habitual "monstro no armário" ou "serial killer", algo que está além de nossa compreensão. Por vezes, os contos do Lovecraft podem ser melhor definidos como mistério do que como terror, pois o autor usa do desconhecido como sua maior ferramenta literária.

Quanto aos contos, o livro começa com sua obra mais famosa: O Chamado de Cthulhu. Pessoalmente eu achei um conto legal, mas nada muito extraordinário pra justificar a fama que tem. Porém, é importante destacar que parte do apelo dos "Mitos de Cthulhu" é que eles vão muito além de apenas um ou outro conto, criando um universo de mitologias a ser explorado.

O livro varia em termos de qualidade em seus contos. Dagon, por exemplo, não despertou muito o meu interesse. Talvez pelo fato de ser uma de suas primeiras obras publicadas, elas talvez não tenha o mesmo refino que obras posteriores. Por outro lado, A Música de Erich Zann é sem dúvida meu conto favorito da coletânea e eu o recomendo para qualquer um que goste do gênero. De forma geral, os contos foram bons e intrigantes.

Fica aqui, porém, alguns avisos a quem pretenda ler. Embora o mistério seja parte preponderante dos contos de Lovecraft, não espere que todas as suas perguntas sejam respondidas. O autor deixa certos aspectos, conclusões e teorias para a imaginação do leitor, o que, para alguns, talvez não caia tão bem.

Não se pode ignorar também as passagens por hora racistas e xenofóbicas que encontra-se em meio aos contos. Fica a seu critério atribuir tais passagens à mente do autor ou como um produto da época em que a obra fora escrita, mas sua existência é inegável.

Por um lado mais editorial, notei também em minha edição, feita pela Pandorga, alguns problemas de formatação, e talvez até uns de escrita, durante a leitura. Eles são poucos, esporádicos e, de forma geral, não atrapalham a leitura.

Com isso, fico animado para ler o segundo livro no box e recomendo a todos lerem o conto "A Música de Erich Zann" por H.P. Lovecraft.
Rafaela Medina 11/02/2021minha estante
Que baita resenha! Vou querer esse emprestado iguito ?

Ígor Peter 11/02/2021minha estante
Com certeza, só pedir. ?

Lena ;) 25/09/2022

Primeiro livro de Lovecraft que tive contato, são três contos curtos que o compõem todos focados em mistério e suspense. O autor conseguiu descrever os horrores das criaturas em sua escrita de maneira que fui levada pela curiosidade a ler ainda mais sobre, ele explora o medo em alguns personagens mostrando que apesar de sobreviverem não quer dizer que a existência da criatura não impactou neles.
LarissaDa'Neer 26/09/2022minha estante
toma vergonha fêmea

Lena ;) 26/09/2022minha estante
O livro é bom juro, só me desanimou que até o demonio sabe nadar e eu não, mas considerando que o bicho é tipo um polvo saber nadar é o mínimo

Tatiana.Nagano 16/04/2020

Livro rápido de ser lido
É um livro bem tranquilo de ler, cheio de contos bem construídos. Gostei bastante
JP 24/04/2020minha estante
Lovecraft é incrível, né? A obra dele é muito criativa, visionária e tensa (não podendo ser resumida ao lastimável preconceito racial q o autor evidencia em trechos de alguns contos, num contexto mais conservador e racista q o nosso).

Tatiana.Nagano 24/04/2020minha estante
Concordo plenamente... ele é maravilhoso, e não há nada que diminua isso, mesmo esse lado preconceituoso dele. Era outro contexto né, pra época era normal esse tipo de comportamento, não da pra julgar a partir dos princípios de hj

Lucas 31/12/2018

Decepcionante. É bom, mas esperava mais do Lovecraft. Esperava mais do Cthulu. O destaque vai para A música de Erich Zann, melhor conto do livro.
Just Mike 09/09/2019minha estante
Concordo Lucas, esperava mais dos contos. No entanto, A Música de Erich Zann tbém foi meu preferido dentre todos.

cupidosz 18/02/2023

é?.
Gostei apenas de duas histórias, a principal e a música de Erich Zann ? que mesmo com os comentários desnecessários (racistas) do autor acredito que sejam histórias que merecem ser lidas pelos amantes do gênero que desejam conhecer ?o pai do terror?.

A construção do ambiente é fenomenal, faz alguns anos que li o livro mas até hoje as imagens que o autor me fez imaginar permanecem na minha mente e me perturbam de vez em quando.
gabrielle.brambilla 18/02/2023minha estante
Também foi minha história favorita quando li
O pior de tudo é que gosto muito do gênero de horror que o H.P é pai, mas quando comecei a ler as obras dele fiquei muito decepcionada por conta do racismo e xenofobia em praticante todas as histórias :(

Pedro Ramos 24/01/2023

Bom para passar o tempo
É um conjunto de contos do hp lovecraft bem divertidinhos e que pode render uma boa leitura no entanto não achei nada demais dado o histórico que eu conhecia do autor, talvez esses contos não sejam seus melhores ou eu simplesmente não esteja muito acostumado a ler contos.
karolina 24/01/2023minha estante
recomendo ler "o modelo de pickman", "na cripta" e "hypnos"que são contos bem curtinhos dele que podem melhorar tua experiência com a escrita do autor, as vezes realmente tem alguns contos que não são tão interessantes

ClaudiaNaiNeves 26/04/2022

Demorei, mas terminei.
Depois de muita enrolação e de quase apanhar da minha melhor amiga, enfim terminei esse livro. Não é o estilo que costumo ler, a ausência completa de falas me incomodou, mas isso não tira o fato de ser um livro incrível e assustador. Meu conto favorito com certeza foi "O Chamado de Cthulhu", pois foi o que mais me assustou.
Kess 27/04/2022minha estante
Aeeee ???

Carla 02/07/2021

Eu confesso que, por Cthulhu ser tão famoso, esperava que a história fosse melhor. Não que seja ruim, só acho que criei expectativas demais. E quanto ao resto, é aquele negócio, eu não consigo aproveitar Lovecraft completamente porque os preconceitos dele me incomodam demais e prejudica minha leitura.
jonatan7 03/08/2021minha estante
Acabei de ler e concordo totalmente com você.

Ianna 25/08/2019

Envolvente
Meu primeiro contato com o autor,gostei muito dos contos e da escrita.
São contos ricos em detalhes e que dão asas a imaginação.
A música de Erich Zann e A verdade sobre o falecido Arthur Jermyn e sua família foram meus preferidos.
Martins 21/05/2021minha estante
Mas nota 2? Kkkk

Lorena 31/12/2022

Enfim, lovecraftiando
Primeiro livro que li de HP Lovecraft, mas sua fama o precede. Sempre tive admiração pelos feitos do autor, imergi em seu imaginário sombrio e pude entender melhor as referências inúmeras que existem na cultura pop vindas de suas obras. Mesmo não sendo meu gênero preferido de ficção, dei uma chance e fui surpreendida em contos como "O Chamado de Cthulu" e "A Música de Erich Zahn".
Anny Campos 02/01/2023minha estante
Esse é um dos meus favoritos dele. Recomendo também o Caso de Charles Dexter Ward meu favorito dele ?

Yohan.Barbato 30/01/2023

O Conto escondido que amei
Eu como um bom leitor de terror, já havia ouvido muito sobre H.P. Lovecraft, e sabia que tinha que tomar vergonha na cara e ler suas obras.
Então para começar com pé direito, comprei um box com suas principais histórias, o que nos leva a resenha do primeiro deles, o Chamado de Cthulu e outros contos.
Acho que até quem não gosta de terror, já ouviu falar no temível Cthulu, um deus cósmico criado pela mente de Lovecraft. Devo admitir que sua reputação o procede, as histórias contidas nesse livro que estão ligadas a ele, mostram sua face poderosa, perturbadora e imensa.
Não houve um conto dele que não me deixou impressionado com essa criatura que tanto amedronta os sonhos dos indivíduos.
Porém, dentre todos os contos elencados nesse livro o que mais amei, foi a Casa Abandonada.
O Conto é cativante, misterioso e bem construído.
Os conceitos criados por Lovecraft são muito interessantes, não são o que normalmente se espera de uma história sobrenatural, e a investigação para se desvendar o mistério é bem legal.
Me pareceu até um aventura com terror.
Gostei de todos os contos esse mais do que todos, agora vamos ver se alguma das outras histórias do autor me impressionam mais.
Cuidado ele está a pronto de renascer e levar o mundo a ruína!!!
Viva Cthulu!
Aldemir.Filho 30/01/2023minha estante
Uma das minhas favoritas tbm ???

Diego.Rates 24/08/2020

Desapontado.
Comecei esse livro, esperando uma história completamente diferente. O livro se inicia com um comunicado, informando sobre o passado racista, do escritor Lovecraft. A ênfase que o criador dá a pessoas negras em uma forma muito negativa, me tirou completamente da leitura.

A mitologia que foi criada pelo escritor merece o reconhecimento, a atmosfera realmente é assustadora, essa foi minha primeira experiência no gênero de terror (nesse caso, terror cósmico), mas senti que a história deveria ter tomado rumos diferentes.
Lise 24/08/2020minha estante
puts tenho ele aqui e ainda não li, to com medo agora