Pequenos incêndios por toda parte

Pequenos incêndios por toda parte Celeste Ng

Resenhas - Pequenos Incêndios Por Toda Parte

Michela Wakami 04/02/2023

Incendiou foi minha cabeça.
Livro problemático, cheio de personagens chatos e egoístas.
Perdi meu tempo é minha paciência lendo esse livro.
Ana Brolio 04/02/2023minha estante
Nossa kkkk e eu estava pensando em ler pra depois assistir a série.

Michela Wakami 04/02/2023minha estante
Kkkkk. Tem muita gente que gosta, Ana. Pode ser que você venha a gostar.

Ana Brolio 04/02/2023minha estante
Amiga to te achando muito exigente kkkkk.

Brincadeira. Rsrs

Michela Wakami 04/02/2023minha estante
Amiga, leia e depois me conta o que achou.

Regis 04/02/2023minha estante
Já vi muita gente que não gostou muito desse livro. Vejo que também não curtiu muito.

CPF1964 04/02/2023minha estante
Eu gostei. 90% dos livros são problemáticos, Michela.....

Michela Wakami 04/02/2023minha estante
Regis, nenhum pouco kkkkkkkk.
Acho que ele dividi muitas opiniões.

Michela Wakami 04/02/2023minha estante
Mas tem uns que são mais do que outros kkkkkkkk.

Bit 24/06/2020

O fogo destrói, mas também traz vida, e novos recomeços
Pequenos incêndios por toda parte foi um daqueles livros que comecei e não consegui parar de ler até acabar. A leitura me prendeu muito, daquela forma que você precisa saber o que vai acontecer, qual é o passo seguinte, o próximo virar de página... É uma leitura divertida, leve e fácil, mas escondido no meio de tudo isso podemos encontrar reflexões profundas sobre a vida e o ser humano. O livro aborda muitas questões polêmicas e delicadas, como o aborto, barriga de aluguel, o racismo e a adoção. Ele nos mostra todos os lados de todas as histórias, mostrando que não existe um jeito certo ou um jeito errado de viver a vida, existem apenas jeitos; cada um tem sua história, seus problemas, seu passado, sua mente e vida, não podemos julgar ninguém por suas escolhas sem saber todo contexto envolvido. O livro é narrado em terceira pessoa e vai acompanhando o rumo de cada personagem em determinado ponto da história. Achei que poderia melhorar mais na dinâmica do livro que as vezes se perde e se prende em coisas não tão relevantes para a história, mas ela em sí é bem desenvolvida, contando os dramas de cada família e pessoas viventes naquele bairro de Shaker Heights, a princípio tão perfeito, tão tranquilo, mas nem tudo é o que aparenta ser. E principalmente, nos mostra que não importa o quanto tentarmos tomar o controle de nossas vidas, a vida é como o fogo: segue o próprio curso. O livro também é sobre recomeços, não importa o quanto a vida pareça final, sempre tem como recomeçar. Vamos sempre carregar dentro de nós as escolhas que fizemos ao longo da vida, mas não quer dizer que vai ser sempre tão difícil e doloroso, pelo ao contrário, com o tempo vai ficando mais fácil, mais leve, vamos ter que continuar convivendo com elas, mas a cada dia novas escolhas surgirão, novos amanhãs e novos recomeços.
Julia Rezende 24/06/2020minha estante
Estou cogitando começar essa leitura! Ansiosa

Recomendo((:
A escrita não é muito elaborada, mas o livro traz muitas questões importantes e reflexões para a vida(:

Julia Rezende 24/06/2020minha estante
Acho que vou começar então! Obrigada (:

De nada!(:

Bit 24/06/2020minha estante
Espero que goste da leitura

Dara.Bittencourt 25/06/2020minha estante
abalou

Luiz 27/04/2020

Aconchegante
Primeiramente gostaria de dizer que esse livro já estava parado na instante a um bom tempo, já havia ficado antes sem coisa para lê e ainda assim não fui até ele. Durante essa quarentena estava passando pela estante e vi o titulo do livro "Pequenos incêndios por toda parte" e não sei porque, mas esse titulo falou tanto comigo nesse período que estamos vivendo. Comecei a leitura com um pouco de receio, visto que o prefacio não me instigou. Após algumas paginas, fui me envolvendo e ao decorrer da historia, a Celeste vai nos envolvendo cada vez mais na vida dos personagens, nos fazendo sentir uma empatia tão grande que começamos a duvidar de questões éticas e sociais que estão presentes no enredo. O livro terminou e estou com uma sensação de vazio, como se faltasse algo, como se estivesse me despedindo de amigos que já conheço a muito tempo. Num todo, a leitura de Pequenos Incêndios por Toda Parte, é extremamente envolvente e aconchegante, um livro que com toda certeza entrará na minha lista de favoritos.
YisraelC 28/04/2020minha estante
Muito bom! Adorei esse livro os assuntos abordados pela autora estão na minha mente até hoje. Achei a leitura muito envolvente mesmo! Eu entendi que os pequenos incêndios são pequenas situações não resolvidas que se tornam grandes incêndios.

YisraelC 28/04/2020minha estante
Inclusive tem a série, super recomendo você assistir. Estou gostando.

luquescunha 07/05/2020minha estante
Eu comecei a sentir falta dos personagens na hora que acabei de ler também

Luiz 07/05/2020minha estante
Yisrael, eu vou procurar a serie, só tenho receio de estragar a imagem que tenho do livro!

Luiz 07/05/2020minha estante
Luque, sim, me apaguei bastante aos personagens, o pior é que me apaguei num modo geral a todos.

Aline 02/08/2021

Quase 5 estrelas
Esse livro me prendeu de uma forma absurda, uma fofoca atrás da outra, com reviravoltas e revelações importantíssimas.

Cada personagem era bem desenvolvido, sem nenhum foco principal.

Não mereceu 5 estrelas porque queria que falassem mais sobre os Ryan e como seguiu a vida de Mia, Pearl e Izzy depois de tudo.

Precisava de um capítulo extra ou um segundo livro.

Eu necessito de mais!!!!!!
Andresa 02/08/2021minha estante
Então vc tb vai amar o outro livro dela

João (Taylor's Version) 02/08/2021minha estante
sou maria fifi, devo ler?

Aline 02/08/2021minha estante
Já tô ansiosa Andressa!!!

Aline 02/08/2021minha estante
Deve ler muito, chega da nervoso com tanta fofoca

Ike 04/01/2021

Melhor livro de 2017?!!
Mas não teve nada melhor em 2017??!! Hahaha.... que chatice! Eu dormia lendo ele... foi assim até metade do livro.... quando a história de Mia começa a ser revelada. Desse ponto em diante, tive até a impressão de ter trocado de livro.
Enfim, da metade pra frente desenrola-se o tema relações humanas, que é igual a mal-entendidos de todas formas que se possa imaginar... mentiras que mudam tudo, às vezes, pra sempre e de modo irreparável. Julgamentos, ameaças, arrependimentos, amarguras, medos, desilusôes, decepções, loucuras... tem tudo isso. Mas não vale um "muito bom", apenas "bom".
Drickasouza 06/01/2021minha estante
Hahaha indignada kk

Ike 08/01/2021minha estante
A indignação é com o que??? Com a minha nota? Com o livro? Com a premiação? Kkkkkkk

Drickasouza 10/01/2021minha estante
Não, indignada vc, eu não hahahaha

Ike 13/01/2021minha estante
Ah tb... cada coisa que é premiada viu kkkkkk

Juliana 12/07/2020

Gostei
Muito bom o livro, a leitura flui facilmente, a história te prende e te instiga para saber o que acontece no final!
Alana 12/07/2020minha estante
É muito bom mesmo! Já assistiu ou pretende ver a série?

eduardabuainain 12/07/2020minha estante
Queria ler tb!! Mas pq 3,5??

Juliana 12/07/2020minha estante
Ah Eduarda pq sempre comparo com os livros q mais gostei rs! E tem outros q acho melhor

Juliana 12/07/2020minha estante
Oi Lana! Eu n assisti ainda não mas quero ver sim!

Rocky Noboa 28/01/2021

Ai esse final...
Quando eu leio um livro com final em aberto eu sinto um gosto meio amargo na boca. Tudo bem algumas histórias terem finais em aberto, em algumas funciona, ok. Mas quando você termina o livro e a história não entrega a resolução da própria trama que ele aborda, me deixa bastante frustrado. A história me prendeu demais, os personagens são muito bons, a escrita da Celeste é excelente, mas o final deixou a desejar, na minha opinião. Não é um livro ruim, acho que apenas esperava um final diferente. Na verdade, esperava um final kkk. É como se fosse a primeira parte de uma duologia e eu estivesse aqui esperando a continuação ser lançada. O que provavelmente não vai acontecer.
Não sei se recomendo ou não, escrevendo essa resenha nem sei ao certo qual nota dar, vou ter que pensar por alguns dias, mas é um livro que muita gente gosta, então, pode ser que para muitos esse detalhe que eu citei não faça tanta diferença na experiência como um todo.
Guxta 28/01/2021minha estante
Esse livro tem algo a ver com a série da Amazon? Nunca assisti, nunca li, mas já tive vontade.

Fabricio 28/01/2021minha estante
Mas a casa pegou fogo. Fim. Jahahahajahajahajahah
A série deixa ainda mais coisas em aberto, mas eu achei melhor que o livro

Rocky Noboa 28/01/2021minha estante
Guxta, sim sim. A série foi inspirada no livro. Tô querendo assistir.

Rocky Noboa 28/01/2021minha estante
Fabricio kkkkkkk. Eu gostei muito da historia.
Mas esperava um desfecho melhor. Uma arco de redenção ou consequências para muitos dos personagens ali. Me pareceu que a casa pegou fogo, aí eles consertaram e ponto. Nada mudou significativamente. É difícil explicar, mas pra mim faltou hahaha.

Alcione13 15/05/2018

Como um lago tranquilo, porém...
Leitura lenta,que se aprofunda e que é muito mais do que aparenta de início.
Personagens fortes e ao mesmo tempo, humanos.
Passíveis a erros tanto quanto qualquer um de nós.
A narrativa sem vilão ou mocinho, apenas com ações e suas consequências,faz surgir em nós reflexões a cerca de cada ato e o que isso pode gerar.
Hallef 04/06/2018minha estante
Heya... ja foi pra lista

Alcione13 04/06/2018minha estante
Pra mim,a descoberta foi maravilhosa. Não conhecia a autora.

Monique 23/01/2019minha estante
é bom ou ruim?

Vitor.Hofstetter 30/09/2018

Passável, não ruim.
Uma amiga minha descreveu esse livro com precisão:

"Eu li uma temporada de Malhação"
patriciaboechat 01/10/2018minha estante
??

Vitor.Hofstetter 02/10/2018minha estante
qual a dúvida?

patriciaboechat 03/10/2018minha estante
hahaha era um emoji, mas acho que o skoob não aceita

amanda 13/01/2021

Maravilhoso
Esse livro é muito bom principalmente pra quem gosta da área do jornalismo.
Eu saí um pouco da minha zona de conforto com ele mas não tive vontade de parar de ler, vale a pena demais.
Ariane_kelly 13/01/2021minha estante
Assisti a microserie na Amazon. Fui pesquisar e vi que tinha o livro, estou com vontade de ler agora ! Pois gostei muito da série !!!

amanda 14/01/2021minha estante
ahh eu não vi ainda, espero que você goste do livro ?

Ariane_kelly 17/02/2021minha estante

Bru 19/07/2020

sinônimo de fogo no parquinho
amei o título e essa idéia de pequenas faíscas abordada, tanto na questão de problemas familiares quanto na abordagem de temas como sexualidade, racismo, machismo e outros assuntos polêmicos.

o que me decepcionou mesmo foi apenas o final, ficou meio confuso e deixou umas pontas soltas (espero realmente que tenha continuação )
Marinilsa0 19/07/2020minha estante
Terminei esse livro hoje e tb achei que o final deixou muito a desejar.

Bru 19/07/2020minha estante
simm, criei esperanças de uma possível continuação

Marinilsa0 19/07/2020minha estante
Pois é. Agora vou assistir a série. Mas o final permitia inúmeras possibilidades e a autora escolheu o mais sem sentido( na minha opinião ).

Helder 12/04/2020

Escolha seu lado, se possível!
Pequenos Incêndios por Toda a Parte é um bom livro, mas que demora a engrenar, o que  acredito, acabe infelizmente espantando muitos leitores.
Mas acreditem em mim: Vale a pena investir nesta história.
Até quase a metade do livro a autora vai nos mostrando os dois núcleos de personagens e o cidade americana onde a história se passa.
A cidade chama-se Shaker Heights, no estado de Ohio nos Estados Unidos.
Esta cidade foi construída por um grupo religioso há mais de 200 anos  de uma maneira completamente planejada, desde o formato das ruas, até a pintura das casas, e muitas famílias vivem lá desde as primeiras gerações.
Este é o caso da Família Richardson.
Elena Richardson faz parte da terceira geração desta família a morar ali e sempre prezou a vida controlada.
Ela saiu da cidade para fazer faculdade, onde conheceu o seu marido e o convenceu que o melhor lugar para ter uma família era em Shaker Heights. Eles voltaram para a cidade e ali fizeram suas vidas. Ele como advogado, ela como jornalista do periódico da cidade, onde escrevia noticias locais, que lhe permitiam ter um emprego, mas ainda assim cuidar dos 4 filhos: Lexie, a patricinha, Tryp, o atleta, Moody , o bom garoto e Izzy, a caçula revoltada.
Além de sua bela casa, Elena possui uma pequena casa num subúrbio próximo que aluga para Mia Warren, uma mulher com uma vida completamente diferente da sua.
Mia é mãe solteira.
Sem emprego fixo, é uma artista especializada em fotografias.
Ela chega a Shaker Heights com Pearl, sua filha de 16 anos e uma promessa: Ali elas fixarão residência, algo que nunca aconteceu na vida de Pearl, que sempre soube que logo sua mãe de cansaria daquele lugar e seguiriam para um próximo, carregando somente aquilo que coubesse no carro.

Elena é a regra. Mia é o improviso.

Ambas vivem bem em seus mundos, até que eles se chocam.

E ai o livro começa.
Moody, um dos filhos de Elena se apaixona por Pearl e a menina simplória passa a frequentar a casa milionária dos Richardsons. Já Izzy a filha mais nova de Elena  encontra um novo horizonte desconhecido na maneira quase hippie de Mia viver.
Tudo poderia seguir no prumo, se a autora não tirasse da manga um dilema moral e colocasse no meio da sala, obrigando o leitor a tomar partido de um dos lados.
E ai a leitura passa a ficar interessante, porque os dois lados tem razões que combinam com o leitor.
Mas quem está mais certo?
Neste momento, Mia toma uma atitude que evidencia seu ponto de vista, e ali Elena percebe que nem sempre é possível conviver com as diferenças.
Mas quem é Mia? O que esta vida aparentemente libertária esconde?
Ao buscar coisas do passado, Elena vai acabar encontrando coisas escondidas em seu próprio armário, lhe mostrando que não existe planejamento que segure o destino e o livre arbítrio.
A segunda metade do livro tem um clima de que algo vai dar errado, e percebemos que muitas pessoas vão se machucar, e assim ficamos presos à leitura querendo devorar o livro e saber como tudo aquilo irá acabar e quem sairá mais queimado.
O livro discute muitos temas pertinentes, como racismo velado, diferenças sociais e principalmente  a maternidade, de muitas maneiras que fazem o leitor pensar como agiria nas situações aqui colocadas.
O livro nos mostra que o mundo seria muito melhor se realmente cada um aceitasse seu vizinho sem questionamentos.
O que seria do amarelo se todos gostassem do vermelho.
Pequenos incêndios por toda Parte é um livro necessário e doloroso, escrito por uma autora realmente muito talentosa que nos mostra que o mundo não é dividido entre vilões em mocinhos, mas sim entre humanos e humanos, cada um com seus erros e acertos.
Leiam!
Fernando Lafaiete 13/04/2020minha estante
Tenho esse livro desde que ele foi lançado. Mas diante de tantos elogios, achei melhor esperar minha expectativas baixarem. Talvez agora eu o leia, e espero gostar tanto quanto você Helder.

Helder 17/04/2020minha estante
Como eu disse na resenha, no começo eu estava estranhando o hype neste livro. Ele demora para engrenar, mas depois valeu bastante a pena.

Stelinha5 28/06/2021minha estante
Amei sua resenha.O livro foi uma surpresa, Ele trata de assuntos que nem desconfiava que seriam abordados. É incômodo em muitas partes, mas é uma experiência que vale a pena ser vivida em uma leitura.

Cami @leiturizar 04/08/2022

Esperava mais, bem mais, muito mais
Assim que soube que esse livro ganharia adaptação pela Reese Witherspoon pensei que precisava ler o quanto antes pra poder comparar com a série e dizer: "no livro não é assim." Sou dessas que ficam criticando as adaptações. Pois é.

Então imaginem que eu estava com boas expectativas sobre ele, afinal, virou uma série! Embora tenha visto resenhas negativas sobre ele eu pensei: virou uma série! Vai ser bom!

O livro começa agitado já com a casa incendiada e depois ele volta no tempo, mas você não sabe exatamente há quanto tempo atrás, se foram dias, meses ou anos. As coisas começam a acontecer e você fica se perguntando se é um suspense ou um drama familiar porque até quase metade da história você não consegue ligar os fatos, fica tudo muito confuso. Sem falar na escassez de diálogos e um diálogo ligado a uma mudança de cenário, ou seja, completamente perdida.

No meio para o final o livro dá uma guinada interessante, principalmente sobre a batalha na justiça sobre a guarda de Mirabelle, entre outras coisas interessantes que acontecem. O tempo todo fiquei tentando entender o que fez Mia e Pearl irem embora de Shaker mesmo depois de Mia ter prometido que aquele seria o lar delas.

Agora o final me deixou frustrada, principalmente por ser um final aberto. Finais abertos me incomodam profundamente. Fiquei com a sensação de que tiraram um doce da minha boca. E aí o que aconteceu com Izzy? Entre outras perguntas rodearam minha mente. Por quê? Como assim? Não faz sentido!!

O livro fala sobre a maternidade em muitos aspectos e o respeito dos filhos pelas mães. Além disso, fala também sobre os perigos da perfeição. Um tema bem importante, principalmente nos dias de hoje, mas achei que faltou algo mais para incrementar a história. Enfim, agora vamos assistir a série.
Núbia Cortinhas 05/08/2022minha estante
Amei a resenha! ?? ?? ??

Aline Maia 13/08/2022minha estante
A série é diferente? Tem final fechado kkkk? Odiei o final em aberto

Cami @leiturizar 17/08/2022minha estante
A série eu ainda não sei, eu comecei a ler o livro pra depois assistir a série.. mas depois disso dei uma desanimada.

Roberta 27/07/2020

Envolvente
A história é carregada de intrigas, relações e situações complicadas, além de um certo suspense. Impossível não se envolver com as personagens e sentir empatia por elas, traz alguma uma reflexão sobre o certo, o errado e o que está no meio do caminho. O final não foi muito surpreendente, algumas situações são surreais e parece que, no universo desse livro, ninguém exige documento em situação alguma, seja para registrar o nome de uma criança, seja para viajar de avião com uma criança, mas é impossível não devorar a leitura.
Laví 27/07/2020minha estante
Você sabe me dizer com quantos anos seria indicado ler esse livro?

Roberta 28/07/2020minha estante
Não tenho a mínima noção de classificação etária. Mas não é um livro para criança.

Laví 28/07/2020minha estante
Vc acha que com 15 anos dá pra ler?

Pandora 09/07/2018

Imaginem um lugar onde tudo é planejado: da localização das escolas à cor usada na pintura das casas: assim é a cidade de Shaker Heights, onde a família Richardson é uma das mais influentes e a matriarca Elena segue à risca as regras da comunidade. Até que chega Mia, uma artista itinerante e sua filha adolescente Pearl, e aquela rotina previsível e tranquila é totalmente abalada.

Não tenho como não comparar este livro com o primeiro de Celeste Ng, “Tudo o que nunca contei”, primeiro porque eu AMEI o seu livro de estreia e foi por isso que fiquei tão empolgada em ler este; segundo que há algumas semelhanças entre eles que me agradam muito: são sobre relações familiares em cidades pequenas; sobre frustrações e expectativas de futuro; os personagens são bem humanos, com qualidades e defeitos e o foco se divide entre eles. Porém, a narrativa deste “Pequenos incêndios...” não me agradou.

Eu gosto da escrita da autora, mas aqui ela pecou pelo excesso: muitos detalhes desnecessários, umas situações que poderiam ter sido suprimidas ou mais resumidas. Apesar do interesse que senti pelo que estava por vir, achava que terminaria a leitura bem antes; parecia que a cada página que eu lia, outras eram acrescentadas, enfim, foi cansativo. Não consegui gostar genuinamente de nenhum personagem, ter alguma espécie de conexão com eles.

Outro ponto foi o foco excessivo na arte de Mia: talvez - e provavelmente - porque Celeste é mestre em Belas Artes, toda aquela dissertação sobre paisagens, tomadas, projetos e câmeras que a empolgam me deixou tão entediada como aos Wright. É uma questão de identificação que não existiu para mim.

E pra completar... aquele final ok, sem significado, tão morno...

Dei três estrelas pela escrita da autora, pela premissa e porque em vários pequenos momentos eu fiquei interessada na história, esperançosa de que algo me cativasse. Mas não aconteceu.
Ferdy 10/07/2018minha estante
acho que por não ter lido ainda o primeiro livro da Celeste, não senti tanto essas coisas que vc descreveu...eu curti mto esse livro, e agora estou ainda mais curiosa pra ler Tudo o que nunca contei!

Pandora 10/07/2018minha estante
Ah, lê! Mas acho que é questão de identificação, vi que este aqui muita gente gostou. Sinceramente, acho o outro bem melhor.

Alessandra 29/07/2020minha estante
Também não tive empatia com nenhum personagem que se mostraram todos egoístas e um final sem nenhum fechamento das histórias, acabou como começou e vida que segue.... Achei o livro totalmente biográfico, pelo fato da escritora ser chinesa, ter morado nesta cidade e ter estudado na Belas Artes.