Vidas Secas

Vidas Secas Graciliano Ramos

Resenhas - Vidas Secas

Esther190 19/06/2024

Uma obra-prima de Graciliano Ramos
Vidas Secas conta a história de uma família que passava por uma série de mudanças para sobreviverem a seca. A obra mostra não só a seca em relação ao clima, mas também, em relação a vida deles. Os personagens têm vidas difíceis e desgastantes, especialmente quando eles não sabem como ou quantas a seca vai terminar.

Graciliano Ramos conta e retrata muito bem a vida de milhares de nordestinos que todos os anos tem que se mudar por conta do sol escaldante. Os desafios que os protagonistas passam mostra a realidade de muitos, como não ter dinheiro suficiente para pagar as contas, ou ter um problema com álcool. Além de que os filhos dos protagonistas não tem nome, simbolizando o fato de não terem uma identidade, igual vários nordestinos.

A história me fez enxergar esse problema de um aspecto diferente e entender melhor a perspectiva das pessoas que passam ou passaram pelas mesmas circunstâncias. Recomendo para todos esse livro.

huntzbergf 18/06/2024

Enrolei bastante para terminar esse aqui e nos últimos dias apenas voltei a ler para não ficar com peso na consciência por ter abandonado.

Eu achei a narrativa super tranquila de acompanhar, mas meus capítulos favoritos foram os dos meninos. Principalmente a do menino mais velho. Achei super interessante ler a mesma história e o mesmo cenário a partir de diferentes pontos de vista, até mesmo o da cachorrinha.

Apesar de ter demorado bastante para terminar, gostei bastante de ler esse livro e fiquei com vontade de conhecer outros trabalhos do Graciliano. Eu só não dei 5 estrelas porque o final do livro é um pouco massante e me deu vontade de parar de novo, mas ainda bem que não parei. A carta do Graciliano para o Portinari no final do livro foi uma peça perfeita, tanto que está na minha cabeça até agora. Enfim, é a literatura brasileira, não tem jeito.

Samara 18/06/2024

Como imaginar o inferno se tudo que conheces é bom
-Vidas Secas é o primeiro contato que eu tenho com a escrita de Graciliano, carregado de sentimentos e significado, o autor nos presenteia com uma escrita crua e visceral.
- Através de uma família de retirantes, somos lançados a encarar a dura realidade da vida dos sertanejos e a dualidade da alma humana, em que ao mesmo tempo que tenta agradecer pelas bençãos alcançadas também se resigna a praguejar pelos infortúnios.
- Apesar do livro ser curtinho, eu recomendo ler ele em doses homeopáticas, ele tem um excesso de sentimentos que torno quase impossível não se emocionar e, principalmente, refletir sobre como para cada pessoa a visão de mundo é única.
- Em definitivo esse livro ganhou o meu coração, principalmente pela emoção da cena final, que deixa tudo muito mais emocionante por ser carregada de esperança???

_.Alleeh._ 18/06/2024

Vidas Secas
Vidas Secas é um profundo retrato da sociedade brasileira, sobretudo de seus problemas sociais.

Dessa forma, Graciliano traça uma crítica social retratando as dificuldades encontradas por uma família pobre de retirantes. Eles têm de conviver constantemente com a miséria e a seca que assola o sertão nordestino.

Ewellin1 18/06/2024

"E o sertão continuaria a mandar gente para lá."
Eu terminei essa leitura com um aperto no coração. V.ou colocar aqui uma citação do posfácio que eu acho que exprime perfeitamente oq o livro passa:

"vive o mundo de opressão, mas também o sonho de liberdade. O sonho termina em delírio porque não há lugar para ele, só pode ser realizado com a transformação do mundo"

A linguagem para os personagens de vidas secas era um problema. Em um dos capítulos narrados da perspectiva de Fabiano ele pensa: "Era bruto sim senhor, nunca havia aprendido, não sabia explicar-se. Estava preso por isso? Como era? Então mete-se um homem na cadeia por que ele não sabe falar direito?" O personagem passa por muitos apertos por não saber como se expressar, ou por não entender os cálculos do patrão. Sem nunca saber se estava sendo enganado.
Isso me lembra daquela frase que nós costumamos ouvir de algum professor "conhecimento é poder". Sinhá Vitória sonha com um futuro onde seus filhos tenham a oportunidade de estudar e que tenham o poder de escolher um caminho diferente do dos pais.

Italo 18/06/2024

Vidas secas
Graciliano Ramos narra a história de uma família de miseráveis que vaga pelo sertão, acompanhada de uma doce cadelinha chamada Baleia, em busca de melhores condições de vida, que para eles é simplesmente ter o que comer. É um livro representativo da miséria do sertanejo no século XX que produz efeitos até hoje. Uma classe de gente renegada pelo governo em nome dos grandes proprietários, sofrida, mas que jamais se resigna. O capítulo mais doloroso é a morte de Baleia.

Marcos 18/06/2024

Graciliano é um mestre das palavras. O fato de usar termos regionais como parte da estrutura narrativa é muito inteligente e marcante. A humanização de Baleia frente à desumanização da família é tocante.

Larissa804 17/06/2024

Glaciano Ramos vai nos mostrar nessa obra a verdadeira brutalidade do sertão Brasileiro, e para isso vai contar com Fabiano e Sinhá Vitória com seus filhos e,claro, nossa Baleia. Desvendando as Secas do sertão vamos nos deparar com uma família tentando sobreviver, e em dados momentos tentando adentrar na sociedade. Cada capítulo é único,cada mente mais ainda, nos mostrando a dura realidade. E claro,o oficial amarelo.
Eles tem sua forma única de se comunicar e sobreviver,muito o que temer e,poderão sempre se lembrar de Tomás da Boiadeira para se inspirar.

A escrita é super fluida e cativante,a humanização em contraste com a brutalidade de muitas cenas é de mover qualquer coração.

AlAcia 17/06/2024

A dura realidade de uma família de retirantes
Personagens tão reais que nos emocionam e nos fazem refletir sobre a desigualdade e a natureza humana.
A tão repetida, aflituosa, triste e angustiante jornada de retirantes em busca do básico...de quem sabe só uma cama para descansar e poder não se preocupar com a seca.
É tão perto da minha realidade que chega a doer.
"E o sertão continuaria a mandar gente para lá. O sertão mandaria para a cidade homens fortes,brutos,como Fabiano, sinhá Vitória e os dois meninos"
"Chorou mas estava invisível...e ninguém percebeu seu choro"
"Esforçava-se por esquecer uma infelicidade, e vinham outras infelicidades"

Zuno 17/06/2024

Quem não ficou triste com essa cachorrinha morrendo, boa pessoa não é, ler esse livro é um teste de caráter e bom senso, valorize as pequenas coisas da vida, pois sempre existirá uma pessoa que não tem nada e queria ter o que você julga como normal.

poxa_del 16/06/2024

Li com 16 anos. Não tive maturidade, nem repertório cultural para compreender a genialidade da obra.

Contudo, penso que para leitores intermediários é uma obra interessante. Principalmente para quem gosta de clássicos, ao menos eu o classificaria assim.

Ah! A cachorra Baleia com certeza faz o livro valer cada página!

Leetsmary 15/06/2024

Um bicho,Fabiano
Lendo um dos clássicos da literatura brasileira e ele merece todo o hipe q recebe.O livro trabalha bem cada personagem e de como eles são vistos na sociedade injusta,a qual frequentemente continuamos ver nos dias atuais.Recomendo