Vidas Secas

Vidas Secas Graciliano Ramos

Resenhas - Vidas Secas

Lice75 11/05/2024

Clássicos são clássicos
Intenso. Intrigante. Angustiante. Maravilhoso. É difícil definir esse livro em palavras, mas acho que essas transmitem bem as sensações que tive ao decorrer da leitura.

Poucas falas, muita coisa é dita. A comunicação dos personagens principais não é essencialmente verbal, e isso torna a história bem interessante, devido ao contexto. Mesmo com um vocabulário diferente do meu usual, perdendo umas expressões aqui ou ali, entendi muito bem os sentimentos que estavam sendo passados, me identifiquei com cada um dos personagens.

Vidas secas merece a fama que tem. Com poucas páginas conseguiu me conquistar.

Gui Atreides 11/05/2024

Vidas secas; personagens secas; sentimentos secos
Não poderia iniciar esta resenha sem citar que Vidas Secas foi a melhor experiência com clássicos brasileiros e obras clássicas no geral que eu já tive. Personagens secos; estória seca; sentimentos e atitudes secas ? é uma completa secura.

Uma obra totalmente ousada, contendo os pensamentos avançados que até mesmo resultaram na prisão do escritor, por irem contra seus princípios na época, levando em consideração do momento em que vivíamos.

É surpreendente como, em cada trecho, cada frase, cada palavra, o autor consegue transmitir todo o tipo de sentimento que queria transparecer: seja dor, angústia... enquanto lia tive sentimento que sequer consigo descrever nesse momento. É completa secura.

Esse foi meu primeiro livro do Graciliano Ramos, não poderia ter escolhido um melhor, que obra incrível. A escrita dele é tão apaixonante, tão bem produzida. É perceptível o amor que ele sentia por escrever. Uma das melhores experiências literárias que já tive.

Não vou guardar elogios a este livro, tenho muitos; mas preciso digeri-lô ainda, exatamente por ser seco demais. Tratar os humanos da maneira como são, crus. O título mais renomado do escritor é uma completa obra de arte. Obras-prima. A perspicácia de Graciliano Ramos é admirável a um nível indescritível. Incrível como o leitor compreende o porquê de tal livro ser um clássico após lê-lo, e, após a leitura de Vidas Secas, percebe-se que vale toda a notabilidade e mais um pouco. Uma pena tantos brasileiros não se interessarem por obras literárias; esse é um dos muitos que são indispensáveis e que foram escritos por brasileiros, mas que acabam sendo ofuscados por grande parte atualmente negligenciar tanto a leitura.

Alice 10/05/2024

N é minha praia
A linguagem seca e direta, embora seja uma escolha do autor para refletir a aridez do ambiente, torna a leitura ainda mais árida e cansativa. No geral, não atingiu minhas expectativas e me deixou desinteressado pela história e seus personagens.

João 10/05/2024

O CONHECIMENTO LIBERTA!
Li para um trabalho da faculdade e por ser obrigatório poderia resultar em uma experiência negativa. AMEI o livro! Amo forma como é representada essa realidade que parece ser atemporal no Brasil (infelizmente).
No trabalho analisei a relação afetiva da família sob aspectos sociais (de fora pra dentro) é libertador como eles vêem a Educação como uma das ferramentas de sobrevivência!

Felipe.Bonilha 09/05/2024

Livro certo na hora errada
A narrativa acompanha a jornada de Fabiano, Sinhá Vitória, seus dois filhos, mais a cachorra Baleia, em busca de melhores condições de vida. O livro mergulha no cotidiano árido e desolador do sertanejo, abordando temas como a fome, a sede, a exploração e a falta de perspectivas.
Graciliano utiliza uma prosa enxuta e precisa para descrever as lutas diárias dessa família, revelando suas fragilidades e anseios. Através de personagens como Fabiano e Sinhá Vitória, o autor denuncia as injustiças sociais e a desigualdade presente na sociedade brasileira.
Eu entendo toda a importância desse livro, porem só li ele porque foi pedido pelo meu professor então automaticamente se torna uma leitura mais pesada em que nao tenho vontade alguma de ler, a escrita como um todo é mais difícil onde nao entendi todas as palavras e o que estava sendo dito.
Por isso nao gostei muito da leitura em si, mas enquanto debatíamos sobre o livro e professor explicava melhor sobre ele mudei um pouco minha visão e quero ler ele novamente em outro momento para que possa ter outra visão sobre esse livro.

Haury.Silveira 09/05/2024

Um livro que dá sede ao leitor
Enquanto acompanhamos a trajetória da família sertaneja na caatinga, nos damos conta de como é sofrida a vida dos retirantes. A seca mata não só o gado, mas a esperança da família de nordestinos. Num cenário tão árido, melhorar de vida seria sonho ou delírio?
Graciliano Ramos com sua escrita marcante e regionalista, constrói cada personagem com um ponto de vista único porém congruentes na sequidão da vida. Fabiano, vaqueiro bruto e ignorante. Os dois meninos sem nome e sem instrução. Sinhá Vitória, mãe inconformada. E a cachorrinha Baleia que, ironicamente, é o ser mais amoroso e pensante da família.
Não há como negar que este é um clássico da literatura brasileira, que retrata uma realidade distante para muitos mas importante de ser entendida. Vale a pena a leitura!

?Pouco a pouco uma vida nova, ainda confusa, se foi esboçando. Acomodar-se-iam num sítio pequeno, o que parecia difícil a Fabiano, criado solto no mato. Cultivariam um pedaço de terra. Mudar-se-iam depois para uma cidade, e os meninos frequentariam escolas, seriam diferentes deles.?

aliciaviturino 08/05/2024

Tão triste... Mas tão bom!
Quero ler esse livro desde os meus 17 anos e finalmente aconteceu! :')

Esse foi um dos primeiros livros de romance brasileiro que li (senão, o primeiro). E simplesmente gostei muito!

A ambientação do livro é tão boa que consegui imaginar praticamente tudo ao longo da leitura. Senti como se estivesse vivendo a história junto com os personagens.

Eu até sonhei por causa desse livro, então com certeza ele me impactou bastante.

Quem leu essa obra sabe o quanto é triste. Mas, particularmente, achei muito bem escrito e além disso, não deixa de ser um retrato de uma triste realidade.

E, com certeza, recomendo esse livro!

Para mim, certamente foi uma das minhas melhores leituras. ?

Isabel 08/05/2024

Necessário
Uma leitura rápida, e acredito que o melhor adjetivo para esse livro é NECESSÁRIO.
Me emocionei com o capítulo da Baleia

Educez 07/05/2024

Vida Sofrida
Primeiro livro de Graciliano Ramos que leio. Vidas Secas traz a sofrida vida no sertão, com uma escrita um tanto antiga, com algumas palavras difíceis de entender

Kauann.Kalinski 07/05/2024

Secas são as vidas...
Reflita sobre a amargura da vida, das perdas e angústias. O texto literário narra a história de uma familia vivendo na seca do sertão nordestino, e encarando as diversas provações e aflições de uma vida "Seca".

NathAlia.Kiper 07/05/2024

Vidas secas
O nome do livro trás diversos significados, sendo eles vidas secas, em relação as chuvas, mas também em relação ao afeto da família, e como era a vida naquela situação.
Sobre o autor, ele tem como forma de escrita um modo bem direto. O alagoano quer denunciar a realidade de forma dura, explicita, com a intenção de deixar o leitor sempre desconfortável com os acontecimentos. Segundo o mesmo, a palavra não foi feita para enfeitar, foi feita para se dizer.
O livro retrata muito uma vida sem complexidade, baseada na necessidade, sem perspectiva de futuro, causada pela insegurança em que viviam. Para Fabiano, a intelectualidade se distinguia da força bruta, que era necessária na realidade dele, não percebendo que os estudos são tão necessários para se defender quanto a força. Para ele, quando a seca chegasse as pessoas estudadas sofreriam tanto como as que não são. A historia retrata muito esse cenário de desumanização que Fabiano sobre, não se considerando gente por não ter terras ou gado, também por não ter uma linha de pensamento desenvolvida, se aproximando mais dos bichos. A opressão social é um outro ponto muito latente na escrita, ocasionada por vários personagens na trama, como pelo soldado amarelo, que o prendeu injustamente e Fabiano não tinha como se defender. Ou pelo patrão, quando recebia pagamentos injustos. O fiscal e o soldado amarelo representam a opressão institucional, mostrando também uma falsa idealização do governo.
Em relação aos filhos, se mostra muita falta de identidade, uma generalização, visto que os meninos se chamam como menino mais velho(que era muito interessado em aprender, e na intelectualidade) e menino mais novo (se inspirava em Fabiano, força bruta). Entre eles, não se vê muita conversa, nem afeto.

Larissa.Vieira 06/05/2024

Baleia ?
"Baleia queria dormir. Acordaria feliz num mundo cheio de preás." É assim que Graciliano Ramos consagrou na literatura brasileira a morte mais dolorida daquela que é lembrada por todos nós.

Juba 05/05/2024

Uma verdadeira obra de arte
Com poucas palavras o autor cria uma experiência de emersão na vida dos personagens que é ao mesmo tempo uma aula de empatia, história, sociologia, literatura e arte.