Vidas secas

Vidas secas Graciliano Ramos

Resenhas - Vidas Secas

Gabrielle 28/05/2024

Um livro é um livro
Obviamente não é um livro muito objetivo,
mas é bom, narra uma história interessante de uma família que enfrenta os desafios da seca no nordeste.

(Baleia????)

anathyleu 28/05/2024

Perfeito!
É uma obra de extrema importância para adquirir consciência da desigualdade social e ambiental que afeta a família de retirantes protagonista do livro, e muitas outras.
Graciliano retrata de forma nua, a verdadeira essência dos personagens: pai, mãe, dois filhos e até a cachorrinha da família, jamais abandonada.
delaise 28/05/2024minha estante
que capa linda

lAvia279 28/05/2024

Em ?Vidas secas?, acompanhamos uma família nordestina lutando contra a seca, a fome, a pobreza, a miséria e a morte.
Infelizmente, esse livro é um dos retratos de famílias nordestinas que sofrem e sofreram com as grandes secas.
Maick 28/05/2024minha estante
Saudades da Baleia !

Thaina308 28/05/2024

Vidas secas
Graciliano. Sei nem o que dizer.
Acho que nenhum outro autor vai me traumatizar tanto e me tocar tanto.
A escrita é surreal e o que dói quando ele escreve também.
O que eu chorei nesse livro não ta escrito kkkkkkkkjjkkj e nem preciso dizer por que.
É um dos maiores escritores já existentes sim, sem mais.

Bruno236 28/05/2024

Uma baleia num mar de areia
Vidas secas é uma breve narração do que foi, e talvez ainda seja, a realidade de muitos sertanejos. nela, acompanhamos a jornada de fabiano e sua família, pessoas simples, endurecidas pela vida, que buscam de todas as formas sobreviver ao terror causado pela seca e suas companheiras inseparáveis: a fome, a doença e a morte.

Jasmito 27/05/2024

Curto, mas passa sua mensagem
Um clássico né. Faz a gente pensar muito e ser grato pelas pequenas coisas. Baleia no meu coração sempre
Deise.Maria 27/05/2024minha estante
Eu nunca fiquei tão triste com um animal narando a própria morte

Luiz358 27/05/2024

Clássico.
Leitura simples, que passa rápido. Apresenta várias perspectivas sobre um mesmo assunto. Além de emocionar e deixar uma reflexão, mesmo após quase 90 anos de sua publicação.
Clássicos se fazem assim: quando a mensagem passada resiste a passagem irrefreada do tempo.

Tiago 27/05/2024

Chocante, você sente raiva, fica revoltado e depois chora...
Que livro bom cara, eu não vou dar um 5 só porque eu acho que em alguns poucos momentos (contos específicos) temos muito blablabla, mas dá pra perceber que é pra construir a narrativa do livro. E meu deus, que história!
Ler esse livro foi algo meio místico, eu não sei explicar direito pq eu senti, demorei 2 meses praticamente para ler um livro com menos de 100 páginas, porque você não consegue ler esse livro de uma vez só. Ele é pesado, ele tem uma força inexplicável, ele te toca no fundo da alma, vai lá dentro, da um sacode e vai embora, é bizarro...
Enfim, recomendo pra krl, é isso

Perla.Campos 26/05/2024

Graciliano Ramos descrevendo o secura do ambiente, das pessoas, da vida nordestina, mas sem perder a sensibilidade e a esperança. Belo!

Ratinhaaa 26/05/2024

Vidas Secas
Bem...coloquei muita expectativa,pensei que ia ser um livro UAU,mas não foi tudo isso. Mostra toda a realidade do sertão nordestino, realmente,mas me apeguei muito a certo personagem,e não gostei do final do mesmo. Então, é só isso, não funcionou para mim.

Ajcque 26/05/2024

Clássico, porém ?.
Temos que concordar que Vidas Secas é um clássico da literatura brasileira. O livro conta com uma história forte de uma família do sertão, mas com uma escrita difícil, que para quem não está acostumado com esse tipo de leitura, deixa a história exaustiva. Um livro curto mas que não te deixa engolir rápido.

iamatilda 26/05/2024

Top livros da literalmente brasileira que eu amei e favoritei

gente que livro BOM, 🤬 #$%!& nossa literalmente é boa demais, não tem como

a Baleia é a personagem mais querida que eu conheci, os outros personagens do livro também são excelentes de bom, tudo aqui é perfeito e dá a impressão de secura e angústia sempre (faz jus ao nome)

muito bom MESMO, eu amei demais

Crislane 25/05/2024

Graciliano
Foi minha primeira leitura de Graciliano Ramos e achei um pouco enfadonho. Vale a pena a leitura por se tratar da realidade do nordeste brasileiro.

fzvrae0 25/05/2024

O herói tinha-se tornado humano e contraditório.
O livro é curtinho e traz um grande impacto com a vivência sofrida dos personagens. Não achei a leitura cansativa, mas não tem grandes plots, clímax ou coisa do tipo. É mais sobre a vida "monótona" da família.
A linguagem é um pouco mais complexa e rebuscada, por isso tive um pouco de dificuldade em ler por usar muitos termos que já não são mais popularmente conhecidos. Li pelo kindle o que me ajudou bastante por já ter um dicionário integrado me ajudando. De qualquer forma super recomendo a leitura, pois vale a pena e possui um ponto de vista da vida no sertão que vale a pena conhecer.

Jujuba 25/05/2024

"Vidas Secas" de Graciliano Ramos é um retrato nu e cru do povo brasileiro nordestino. Durante a narrativa é denunciado ao leitor a miséria e principalmente as injustiças estatais vivenciadas por aqueles que não tinham voz. A obra parece ter como contexto histórico A Grande Seca, mas não tenho certeza.

Minha família é majoritariamente nordestina e nunca foi de possuir muito dinheiro e luxo. Ler esse livro foi como se eu estivesse entrando em contato com coisas que meus antepassados que não conheci enfrentaram com a sociedade da época, vivendo no sertão.