Vidas secas (eBook)

Vidas secas (eBook) Graciliano Ramos

Resenhas - Vidas Secas

Nicole 07/06/2024

"A primeira coisa que nos diz uma obra de arte é que o mundo da liberdade é possivel, e isso nos dá força para lutar contra o mundo da opressão"
Vidas secas foi o primeiro contato que tive com a escrita de Graciliano Ramos, e me supreendi bastante com a forma que ele abordou temas tão recentes em um século diferente do nosso.

O livro em si tem pouca comunicação entre os personagens, que, em meu ver, não se falavam muito devido a luta diária para sobreviver na seca. A história começa quando os cinco membros da familia: Sinhá Vitoria, Fabiano, a cachorrinha Baleia e o Filho mais velho e o mais novo (cujos nomes não são ditos no livro), procuram alguma sombra no meio da seca, famintos e cansados. Por sorte acham um pequeno sitio, onde moram de favor e ,em troca, Fabiano se oferece a ser Vaqueiro do local para o proprietário.
Durante todo o livro, é perceptível o sofrer dessa familia, sendo eles submetidos a fome, escassez de água, desprezo e enganação, tornando o enredo um baque para o mundo literário idealizado que a maioria consome.

"...mas como vivia em terra alheia, cuidava de animais alheios, descobria-se, encolhia-se na presença dos brancos e julgava-se cabra. Olhou em torno, com receio de que, fora os meninos, alguém tivesse percebido a frase imprudente. Corrigiu-a murmurando:

— Você é um bicho, Fabiano."

O trecho acima mostra Fabiano se autodenominando de ´bicho´. Isso nos mostra que Fabiano passava por uma insegurança habitacional, morava de favor e, por esse motivo, era um bicho, pois era incerto quando iria possuir ou não uma moradia e uma vida digna para o conforto de seus filhos e sua mulher.
Fabiano sonhava em dar uma vida melhor para sua familia; Sinhá Vitória sonhava em ter uma cama igual a do Seu Tomás da Bolandeira, pois dormiam desconfortavelmente em uma cama de taipo; O Filho mais velho era muito interessado em palavras, e o Mais novo queria ser vaqueiro igual o pai; Baleia sonhava em um mundo cheio de preás, os quais poderiam encher sua barriga esquelética.
E durante todo o livro é assim, uma familia esperançosa tentando sobreviver à seca e a fome, com sonhos e desejos igual todo ser humano, porém, sem o direito basico de uma alimentação garantida e uma vida digna.

“Pois não estava vendo que ele era de carne e osso? Tinha obrigações de trabalhar para os outros, naturalmente, conheciam o seu lugar. Bem. Nascera com esse destino, ninguém tinha culpa de ter nascido com um destino ruim. O que fazer? Você poderia mudar uma espécie? Se você dissesse que era possível melhorar a situação, espantar-se-ia. Tinha vindo ao mundo para amansar brabo, curar feridas com rezas, retornar cerca de inverno a verão. Era sina. O pai vivera assim, o avô também. E para trás não existia família. Cortar mandacaru, ensebar látegos — aquilo estava no sangue. Conformava-se, não pretendia mais nada. Se você dissesse o que era dele, estava certo. Não davam. Era um infeliz, era como um cachorro, só recebia ossos. Por que seria que os homens ricos ainda lhe tomavam uma parte dos ossos? Fazia até nojo pessoas importantes se ocuparem com porcarias semelhantes.”
Graciliano Ramos, Vidas secas

Ray 06/06/2024

Criei muitas expectativas em relação ao enredo desse livro e acabei me decepcionando um pouco. Tendo em vista que, o período da seca e a peregrinação dos personagens só é explorada nos primeiros capítulos, sendo relatada depois apenas por meio de flashbacks. Além disso, os capítulos quase não apresentam ligação entre si e os devaneios de Fabiano são sempre sobre os mesmos assuntos, o que torna tudo meio monótono. No entanto, gostei da criação imagética e de como o narrador consegue passar a angústia que acompanha a família a cada minuto do dia por causa da seca. A abordagem sobre o uso da linguagem e a importância da escolarização como forma de ser e estar no mundo também é um ponto alto na obra. Enfim, é um bom livro, mas sinto que faltou desenvolvimento.

"Chegariam a uma terra desconhecida e civilizada, ficariam presos nela. E o sertão continuaria a mandar gente para lá. O sertão mandaria para a cidade homens fortes, brutos, como Fabiano, sinha Vitória e os dois meninos."

Jorge 05/06/2024

Vidas Secas (Graciliano Ramos)
Vidas Secas é um retrato árido e cruel do sertão nordestino.
O livro tem sua narrativa em volta de uma família que vive na miséria, com fome, sede, e o autor descreve isso da forma mais cruel e dolorosa possível, mas mesmo assim querendo alimentar as esperanças de seus personagens.
A cachorra Baleia foi o que mais me marcou, a persistência dela chegando à um trágico fim é terrível, sendo um dos momentos mais tristes do livro.
A história contém uma linguagem típica da região, que me deixou um pouco confuso, embora não há como negar, é um grande clássico da literatura brasileira.
NOTA 4,5

BArbara.Petry 05/06/2024

Estiagem do intelecto
A questão climática como algo palpável para chamar a atenção da vida vazia, sofrida e sem perspectivas.

A falta de intelecto dos persongens é retratada de uma maneira cômica. A desconfiança de Fabiano que sempre está sendo enganado pelos outros e os filhos que tem menos vocabulário que o ex papagaio da família.

O capítulo da Baleia toca profundamente a relação dos animais como membros da família. É momento que você fecha o livro para pegar uns lenços e só volta a ler no dia seguinte.

AmyLivros 04/06/2024

Resenha @Amylivros I Bookgram e Booktok
A crueldade da seca e a vida miserável fazem com que uma família de retirantes sertanejos seja obrigada a se deslocar de tempos em tempos para áreas menos castigadas do sertão brasileiro nordestino.

Fabiano e Sinha Vitória, seus dois filhos, "o menino mais novo" e "o menino mais velho", e a cachorra Baleia tentam fugir de uma situação de extrema pobreza e carência.

Esse é um livro bem cru, eu que ainda não conhecia a escrita do Graciliano Ramos fiquei fascinada sobre como ele consegue passar a aridez do lugar e a tristeza e ignorância da família de forma tão clara durante a escrita do livro. }

Antes de começar a ler, me disseram que a Baleia é a melhor personagem do livro e de fato, ela é. A cachorrinha tem tanta personalidade, é pra mim a alma da história, não é atoa que o autor começou a escrever o livro pelo capítulo que mais foca na cachorra.

Esse é um livro triste, que de certa forma ainda me arrancou algumas risadas, mas é realmente de cortar o coração. Me arrependo de não ter feito essa leitura antes e quero te convencer agora a não cometer o mesmo erro. Vidas Secas merece realmente a relevância que tem e é um livro muito bom.

Gabi 04/06/2024

Vidas secas ...
Esse livro me surpreendeu de uma forma genial , o livro que narra a história de uma família composta principalmente pela mãe Vitória, pelo pai Fabiano , por seus dois filhos e a cachorrinha Baleia , que vivem no sertão nordestino e enfrentam problemas como a fome , a pobreza e , como o próprio nome do livro diz , a tão temida seca , mas não apenas secura física , mas também secura moral dos personagens, que não conseguem se expressar e se comunicar direito , a secura local , leva a secura por dentro...
Eu gostei muito do livro , e sim , ele surpreende no final (do começo ao final , eu dia kkk) .
Eu particularmente amei o livro e recomendo demais!
*Aviso : ter um lencinho junto ler o capítulo da Baleia kkk ?

Junior 04/06/2024

Obrigatória a Leitura
Graciliano escreve uma obra seca, assim como a vida dos retirantes que, seca após seca, se deslocam e com fé buscam um futuro melhor para si e para seus filhos.
A forma da escrita é um tapa na cara, pois, embora seja uma ficção, milhares de pessoas passaram por isso nas secas do Nordeste. Com um futuro incerto, seus sonhos se tornam coisas tão banais para nós que muitas vezes esquecemos de agradecer por coisas simples, como uma cama, e pelo fato de que nossos filhos podem estudar.
A terminologia linguística da região em que se passa o livro às vezes me deixou sem entender muito, porém é isso que faz dessa obra um marco na literatura brasileira.

Paulo1844 04/06/2024

Foi angustiante ler esse livro. Ao longo da leitura, me senti como se estivesse vivendo na roça. Lembrei de quando eu ia para a roça do meu avô, onde não havia energia e usávamos candeeiros.
"Vidas Secas" retrata bem a desigualdade social e cada humilhação que o trabalhador precisa enfrentar para ter ao menos um lar para morar. Fabiano é um homem bruto, desconhecedor das coisas, constantemente enganado pelo patrão. Isso reflete a realidade de quem lida com a força de trabalho na roça: o trabalho é árduo e nunca acaba. Baleia vai ficar na minha memória para sempre; não irei esquecer deste livro.
A leitura desse livro foi uma experiência transformadora para mim. Graciliano Ramos capturou com maestria a vida no sertão nordestino, e através de sua narrativa simples e direta, me senti transportado para o universo de Fabiano, sua família e sua luta pela sobrevivência em um ambiente tão hostil e árido. Baleia, a cadela da família, me tocou profundamente com sua lealdade e amor incondicional, mesmo nas piores circunstâncias.
Ao ler "Vidas Secas", me vi confrontado com a dureza do sistema social e a opressão sofrida pelos menos favorecidos. Fabiano, com suas poucas palavras e gestos rudes, é uma vítima da exploração e do descaso, representando tantos trabalhadores rurais brasileiros. Cada capítulo me fez sentir a realidade nua e crua da seca, da fome e da miséria, mas também a resistência e a esperança que persistem mesmo nas condições mais adversas.
Este livro me provocou uma profunda reflexão sobre as questões sociais e me fez sentir a dor e a resiliência dos personagens. A leitura de "Vidas Secas" foi inesquecível para mim, marcando-me profundamente e lembrando-me da importância da empatia e da justiça social.

Maria 03/06/2024

Por causa da escola.
Um livro não é horrível, mas não é a melhor coisa do mundo.

Li somente por causa que a escola pediu

Flá 03/06/2024

VIDAS SECAS
A obra retrata a vida miserável de uma família de retirantes sertanejos obrigada a se deslocar de tempos em tempos para áreas menos castigadas pela seca. Os personagens partem com a esperança de encontrem condições mais favoráveis de vida.

Tay 03/06/2024

“Vidas Secas” faz jus ao seu status de clássico. Uma narrativa realmente seca, que descreve as opressões sofridas pelos retirantes, que muitas vezes não conseguem se defender das injustiças por não terem domínio da linguagem. Isso ilustra muito bem o fato de cada participante da família, incluindo a famosa cachorra Baleia, ter um papel de importância igual nesta história. Todos são vistos como animais, mas que em seu círculo íntimo se tratam como iguais. Graciliano Ramos é um excelente contador de histórias. Tive uma experiência prévia com sua escrita para uma disciplina da faculdade, lemos “São Bernardo”, e afirmo como temos um autor talentoso e capaz de tocar as pessoas com suas obras. Minha nota se deve exclusivamente a algumas dificuldades que tive durante a leitura, especialmente de compreender certos trechos, algo muito pessoal. Isso não interfere em nada na qualidade desta grande obra.

Karliani.Godoi 03/06/2024

Emocionante...
"Ainda na véspera eram seis viventes, contando com o papagaio. Coitado, morrera na areia do rio, onde havia descansado, à beira de uma poça: a fome apertara demais os retirantes e por ali não existia sinal de comida. Baleia jantara os pés, a cabeça, os ossos do amigo, e não guardava lembrança disto. Agora, enquanto parava, dirigia as pupilas aos objetos familiares, estranhava não ver sobre o baú de folha a gaiola pequena onde a ave se equilibrava mal."

Rique Oliveira 02/06/2024

Vidas Secas - Graciliano Ramos
O romance "Vidas Secas" escrita por Graciliano Ramos e publicada originalmente no ano de 1938, é um dos mais importantes e influentes obras da literatura brasileira. O livro explora temas como a miséria, a seca, o descaso social e a exploração humana na região Nordeste do país, retratando a vida árdua e miserável de uma família de retirantes sertanejos que ao longo da história atravessam o sertão nordestino fugindo da seca e da miséria da região, buscando uma vida melhor. O autor Graciliano Ramos de Oliveira nasceu no ano de 1892 na cidade de Quebrangulo, Alagoas e faleceu no ano de 1953 no Rio de Janeiro. Foi um dos escritores mais influentes do segundo movimento modernista brasileiro, denunciando fortemente as mazelas do povo brasileiro, principalmente na região Nordeste, mostrando a vida de uma forma muito realista e pessimista.

Ao longo da leitura, do início ao fim, o enredo da história me chamou bastante atenção, principalmente por causa do local onde a trama se desenvolve e os personagens como Fabiano, Sinhá Vitória, Filho Mais Velho, Filho Mais Novo e a Cachorra Baleia ( que tem nomes bem diferenciados, sendo bem sincero), apesar de não ter muito diálogo entre eles por causa da dureza de seus corações por causa da situação que vivem. Como estou começando a ler obras genuinamente brasileiras, a linguagem do livro algumas vezes não foi fácil para entender, porém aproveitei a oportunidade para enriquecer ainda mais o meu vocabulário na língua portuguesa. É um livro tão envolvente que eu sentia que eu estava vivendo todos os momentos ao lado dos personagens, passando por todos os momentos de dificuldades, miséria e pequenas felicidades que encontravam pelo caminho. A obra é maravilhosa, mas quando cheguei na última palavra do livro senti falta de uma continuação. O que achei mais interessante é que Graciliano Ramos traz uma riqueza de detalhes em cada momento que os personagens vivem ao longo da trama, e isso é um ponto muito positivo e interessante, além de fazer com que o leitor queira saber o que vai acontecer após cada situação.

A obra "Vidas Secas" é bastante relevante nos dias atuais porque retrata a desigualdade social e o descaso dos governos em algumas regiões do Brasil, principalmente, é claro, na região Nordeste do nosso país. É uma obra atemporal que vale muito a pena fazer a leitura, principalmente aqueles que querem conhecer ainda mais a literatura brasileira, que é tão diversificada! Além disso, é um romance que apresenta um tema que persiste em questões de ENEM, concursos e vestibulares e cada personagem seja os principais ou secundários, os ambientes e cada momento da trama torna esse livro único e incrível que com certeza expande a nossa mente e nos torna mais empáticos ao observar que ainda há vários problemas sociais existentes no Brasil que precisam ser resolvidos, gerando mais interesse em ler outras obras do autor. Gratidão Graciliano Ramos!

valentino16 02/06/2024

...
Ele é um livro pequeno, pensei que leria rapidinho mas tive uma certa dificuldade de terminar ele por não ter sido uma leitura tão fluida e empolgante pra mim.
Decidi ler por influencia da minha mãe que leu ele a muitooos anos atrás e queria que eu lesse também, a história é realmente muito triste e infelizmente reflete a realidade de descaso de muitas famílias.