Vidas secas

Vidas secas Graciliano Ramos

Resenhas - Vidas Secas

Mary Baratela 07/08/2023

A narrativa não rolou pra mim...
Apesar de ser um bom livro que retrata a triste realidade de muitos, a leitura acabou não rolando muito pra mim. Acredito que tenha sido pela dificuldade na interpretação da narrativa.

Fora isso, é uma história reflexiva, que gera desconforto e angústia pela situação na qual a família se encontra. A parte mais triste (sem mencionar a capa), no meu ponto de vista, é o capítulo da Baleia, a cachorrinha da família.

Vidas Secas mostra o pior da miséria e da pobreza, e se faz uma leitura necessária. Mesmo tendo postergado por muito tempo, valeu a pena.
Fabio 09/08/2023minha estante
Adorei a resenha, Mary!???
Concordo com você em todos os pontos, principalmente a parte que a obra nos leva a uma profunda reflexão !

Obrigado Fabio!!! ????
Realmente um livro bastante reflexivo né...

Fabio 09/08/2023minha estante
É sim, Mary, reflexivo até demais ... demora para digerir tudo...
Da literatura nacional, é um dos meus preferidos, atrás só de Dom Casmurro?

Mary Baratela 09/08/2023minha estante
Bom saber que Dom Casmurro é um dos seus favoritos, está na minha lista, era pra ter lido na época da escola, mais eu enrolei por tanto tempo que agora estou correndo atrás do prejuízo ??

Fabio 09/08/2023minha estante
Normal, Mary, eu só fui ler Dom Casmurro, na faculdade kkkkk, a força mesmo! Kkkk

Faz parte kkkkkk

beatrizs 03/02/2024

Angustiada, foi assim que me senti em boa parte desse livro.
Que história triste, e pensar que, infelizmente, é um retrato fiel de um povo que vive às margens da sociedade. Muitas vezes menosprezados e esquecidos.

Me apeguei muito à cadela, já começar pelo nome Baleia sendo uma grande ironia dada a situação em que se vive. Acompanhar a trajetória dessa família, desejos que podem ser considerados bobos, como adquirir uma cama. Ou até mesmo o remorso ao cometer um ato pensando na família.

Li através do audible, foi uma experiência muito boa, a narrativa consegue nos envolver além de ser uma história que vale a pena ser lida.

Clara 21/04/2023

Baleia...
Para mim, a cadela é a representação de uma parceria entre um animal e seu dono.
Se transformam em família. Há reciprocidade e sentimentos muito puros.

wel - @nanquimcomleite 02/06/2021

Baleia baleia baleia!
Um livro fininho mas com uma história gigante. Chegou com tudo, furando a fila de leitura deste ano para aplacar de vez minha curiosidade de conhecer a tão famosa cachorrinha Baleia. Curti demais! =)

site: https://www.instagram.com/p/BKrPZGOj2id/?utm_source=ig_web_copy_link

Cayo.Fellype 28/11/2021

Ótimo livro onde é criticado as dificuldades de vida em que retirantes nordestinos vivem, como por exemplo pobreza, ainda é rico em detalhes. RIP Baleia. Particularmente ainda tenho um pouco de dificuldade para ler obras clássicas, mas quando pega o ritmo a leitura se torna maravilhosa.

U.F. 24601 20/11/2010

Morte da Baleia
Mais um livro que denuncia os estado paupérrimo dos habitantes do nordeste, nas secas, um livro "preto e branco", não há cor dessa história tudo é lúgubre, e a sobrevivência humana é colocada em prova a cada dia, em um local sem água, sem comida, sem terra para plantar, seca e mais secas, e além disso um velhaco para explorar esses habitantes desditosos, o que obriga o homem a viver como nômade, sempre peregrinando pelo sertão ignoto. Demais, não podemos deixar de falar da mais triste morte do livro, a da cachorra Baleia.

Dificuldade: Nenhuma, recomento para todas as idades.

Recomendo: Assistam o filme, acho que é o único filme baseado em livro que mostra fielmente a história em todos os aspectos.
Lucia Sousa 28/11/2010minha estante
Eu nem me lembrava de já ter lido esse livro!Foi bom pra mim ler sua resenha!

Camila 30/03/2013minha estante
Spoiler!!!

rodrigo963 09/04/2023

"Vidas secas" é uma obra do autor nordestino Graciliano Ramos, que nasceu no Estado de Alagoas. O livro é curto, 142 páginas, onde são apresentados aspectos naturais e sociais da região, nesse caso, é um retrato das várias “vidas secas” de moradores do sertão. A narrativa tem como foco os familiares de Fabiano que vivem situações desumanas de exploração e problemas relacionados ao período de seca. O narrador é apresentado em terceira pessoa no livro, dessa forma, possibilitando explorar os pensamentos e atitudes dos personagens.

Um excelente livro, pois apresenta temas relevantes para nossa sociedade, além da linguagem fácil.

JAssica68 09/04/2023

Animalização do homem e humanização de Baleia
Em "Vidas Secas", de Graciliano Ramos, acompanhamos a dura vida de uma família do sertão. Fabiano, sua mulher, Sinha Vitória, e os dois filhos, literalmente, enfrentam dia após dia a vida. Além dos seres humanos, a família também tem uma cachorrinha de nome Baleia.

Uma coisa curiosa, a qual inspira o título dessa resenha, é que devido às diversas adversidades que a família enfrenta, para que sobrevivam nas condições em que estão, vivem como animais. Duros e brutos, sem poder sonhar, sentir e se expressar de forma humana. Em certo capítulo, ao fazer algo que lhe deu orgulho Fabiano diz: ?Fabiano, você é um homem?, contudo, logo inverte a frase e diz: ?Você é um bicho, Fabiano?. Enquanto isso, Baleia, a cachorrinha, o animal, é mais sensível. Ela sente, consola, se alegra. Um lembrete para que sejamos assim: mais humanos.

Concha Literária 27/03/2022

Retratos do Brasil
Talvez esse livro seja um dos maiores da Literatura nacional.

Ele está dentro da segunda geração modernista, nos chamados romances de 30 (por serem da década de 30 do século passado).

Nele conhecemos a dureza da seca e da fome, mazelas que, em maior ou menor medida, ainda assolam o povo brasileiro.

A partir dessa geração, temos o povo como efetivo protagonista das narrativas, falando por si e contando suas histórias.

Esse livro é primoroso. Leitura obrigatória pra vida.
Letícia 27/03/2022minha estante
Sou apaixonada por ele! ??

Fernando Campos Kanigoski 17/04/2020

Curta, porém muito forte. A história nos leva em uma jornada de persistência e luta de uma família que nos comove em seus desejos e perdas.

tatsu 29/10/2023

(Escrito no dia 25/08/2021)
Assim, eu tinha comprado o livro antes por curiosidade, mas o que atiçou a leitura foi o colégio ter colocado como paradidático. Não queria ter lido AGORA, sabe? Mas foi uma ótima leitura. Tipo, a história não tem uma LINEARIDADE por assim dizer e eu achei que isso fosse uma característica negativa em livros, mas a real é que achei interessante. É tipo um retrato do cotidiano da família de Fabiano. Achei uma narrativa bem forte e tocante, de opressão social e sofrimento, alienação...
Uma boa representação da importância da educação na intenção de contestar e questionar as autoridades. Importante pra redação KKKK dá pra encaixar em muitos temas já que é uma grande crítica social e relaciona trabalho, seca, educação, opressão, pobreza e fome, etc.
Fora o vocabulário regional, que várias vezes me pegou sem entender nada KKKK
Mas gostei muito no geral, além de ser uma leitura rápida e relativamente fácil.

kellen.ssb 08/08/2020

É a Baleia que tem que estampar a nova nota de 200 reais!
Uau! Que livro!
Quando eu comecei a ler eu não consegui pegar outro livro para ler, a não ser Vidas Secas. Eu sempre fico lendo mais de um livro "ao mesmo tempo". Mas quando eu peguei Vidas Secas para ler, eu não consegui dar vez a outro livro. Seria um sacrilégio da minha parte abandonar Fabiano, Sinha Vitória, seus dois filhos e Baleia. Eu queria ficar ao lado deles o tempo todo, "escutá-los" em seus pensamentos, em suas questões internas... queria torcer o pescoço do soldado amarelo pelo que ele fez com Fabiano, mas logo depois já queria torcer o pescoço de Fabiano (Ah! Baleia, como eu te amei!). E quando pensa que não eu já estava bem com Fabiano de novo, e me deixando sonhar com Sinha Vitória...

Que sensibilidade de Graciliano em perscrutar o interior de cada integrante dessa família tão sofrida de forma tão brilhante.
Simplesmente, amei.

ps.: Baleia, te desejo muitos preás...

Fer Paimel 29/07/2022

Muito bom!!
Li alguns livros clássicos com a temática das ?agruras? da vida no sertão, mas Vidas Secas foi a história que eu mais gostei.
Os personagens têm muita personalidade, a Baleia então? a história é simples e muito bem narrada e é possível visualizar cada momento: a fome, a seca, a luta pela sobrevivência.
Com poucas páginas, Graciliano diz muito! Quantas pessoas são representadas nesse enredo? Gostei do texto de apoio no final também!!
Não entendo apenas como passei pelo ensino médio sem ler kkkk texto fundamental para entender nosso Brasil!
Joao 29/07/2022minha estante
A história de Baleia me traumatiza até hoje rsrsrs.

Alane.Sthefany 29/07/2022minha estante
Reli O Quinze
Quero ler Os Sertões: Veredas e Vidas Secas (que já li tbm)

O primeiro a publicar foi Euclides, com Os Sertões: Veredas, mas que o livro era muito difícil.
Depois foi Rachel de Queiroz, com O Quinze, bem mais acessível a escrita. E logo depois o Graciliano Ramos, com Vidas Secas, aliás, ele e Rachel de Queiroz se conheciam e discutiram sobre a obra um do outro.

Recomendo para você, caso não tenha lido ainda, Morte e Vida Severina, tem uma animação (ilustração) no YouTube tbm. Muito bom ?

Fer Paimel 29/07/2022minha estante
João, a história da Baleia é diferenciada mesmo kkkk acho que nunca tinha lido um personagem animal com tanta personalidade, eu sinto que a conheço kkk

Fer Paimel 29/07/2022minha estante
Alane, eu já li Morte e Vida Severina, muito bom mesmo!
O quinze li, mas não me envolveu muito? Os Sertões ainda não li, mas pretendo!!

Joao 30/07/2022minha estante
Fernanda, sinto que ela era a mais humana daquela família. Realmente dá pra sentir que a conhecemos hehehe

Fer Paimel 30/07/2022minha estante
Com certeza, João! No texto de apoio, foi comentado sobre a ?humanidade? da Baleia, como o autor foi feliz em fazer esse paralelo? eu amei!!

loracy.y 14/08/2022

Vidas Secas
É uma obra espetacular!
É incrível como Graciliano Ramos nos faz sentir uma empatia enorme por cada personagem.
Mais uma vez, agradeço a escola pelo incentivo de ler os clássicos maravilhosos (principalmente nacionais).