Vidas secas

Vidas secas Graciliano Ramos

Resenhas - Vidas Secas

01/04/2024

Conta a vida de uma família de sertanejos que é obrigada a se deslocar de tempos em tempos devido a seca. Composta por Fabiano o pai, sonha vitória a mãe e o filho mais velho e o mais novo. A família é acompanhada pela cachorra baleia.

João 01/04/2024

O Brasil que não enxergamos
Vidas secas trás ao leitor uma realidade extremamente comum no Brasil. Realidade esta que, apesar de aparentar ser muitos distantes, está mais próxima do que pensamos. Tanto em quilômetros, quanto em tempo.

A história de Fabiano, sinha Vitória, os dois meninos e baleia é comovente. Comovente pois trás ao leitor a perspectiva de miseráveis que sonham. Que tentam não se permitirem sonhar, para a realidade não tornar-se mais cruel do que já é, mas o fazem a todo momento. Fazem nas mais simples coisas, que, para eles, já seriam os mais belos sonhos realizados.

Seja numa pinga, numa cama nova, ou até mesmo num pedaço de carne. Os sonhos da família trazem ao leitor a reflexão sobre como a vida feliz pode ser mais simples se a valorizarmos.

Claro que o livro não se resume apenas em mostrar como a felicidade pode ser encontrada nas coisas mais simples. Trata-se de uma obra psicossocial que explora a falta de auto-estima de um homem que, mesmo sendo injustiçado - e sabendo disso - abaixa a cabeça por sentir-se menos humano que outros. Um homem que exaure pensamentos de vingança, rancor e raiva mas que, em questão de segundos, policia-se pensando nao ter o direito de enfrentar nada nem ninguém.

Vidas secas adentra na seca do sertão, explorando a falta de dignidade vivenciada por muitos, explicitando, por exemplo, como o Estado abandona este lugar. E, quando faz-se presente, chega ao cidadãos por meio de truculência, abuso-de-poder e despreparo, decorridos no capítulo do guarda amarelo.

Do sonho de sinha Vitória, aos julgamentos de baleia, o livro escancara ao Brasil sua verdadeira face, que nós, povo brasileiro, muitas vezes fingimos não enxergar. O Brasil enxergando-se.

Leandro 31/03/2024

Sertão nordestino
Obra publicada em 1938, e que conta a história de luta de uma família de retirantes em busca de sobrevivência no sertão nordestino. Triste saber que nesse sertão pelo brasil afora ainda existam muitas famílias que passam pelas mesmas situações de miseria e abandono nos dias de hoje.

Livro super recomendado. essa edição da editora antofagica está muito bonita, cheia de gravuras e capadura
Regis 03/04/2024minha estante
Pobre da Baleia, Leandro. ?

Leandro 04/04/2024minha estante
Verdade regis! achei o fim da pobre um poco tragico, mas se ela tivesse sido poupada ia sofre muito mais

Lívia 30/03/2024

A literatura
Não há palavras para descrever o sentimento que é ler Vidas Secas. O livro acompanha uma família de retirantes nordestinos, com um ciclo fixo perceptível quando se lê a obra completa. É um excelente repertório para diversos temas, como por exemplo a desigualdade social e a exploração da mão de obra do trabalhador (Fabiano)

Dora ð 30/03/2024

Vidas Secas, um clássico nordestino
Que livro absurdo! Sou fã de carteirinha da literatura brasileira, mas sempre tive um receio de ler Graciliano Ramos, e agora que li vi que não era nenhum bicho de sete cabeças! Ele é genial e a narrativa, o ambiente, principalmente os personagens são mágicos! A construção da figura do sertão, do vaqueiro e do que significa viver essa vida é tão bem escrito que nem sei porquê demorei tanto pra ler.

Confesso que o vocabulário regional do livro me perdeu um pouco algumas vezes e minha edição antiga não ajudou nada, pessoas que não estão familiarizadas com esse dialeto com certeza vão ter certa dificuldade. Então posso dizer que ser nordestina me salvou nessa leitura (rs)!

De todo modo, recomendo horrores esse livro, não só por ser um clássico nacional, mas também por abordar alguns temas que todos deveriam ter conhecimento um dia!

Keth 30/03/2024

BALEIAAAA ?
Sempre ouvi falar muito bem desse livro, queria ler mais nacionais e acabei nele. É muito bom, queria mais dele. Conta a realidade de uma família no sertão que tem pai, mãe, dois filhos, um pássaro e baleia, a cadelinha. Dramático. Real. Leiam!

Vitoria Maria 29/03/2024

Apesar dos pesares e tristezas de uma realidade tão difícil e cruel, a leitura foi tocante e emocionante.

1milhaodesapos 29/03/2024

Me perdoa graciliano não foi tão ruim assim
"Iriam para diante, alcançariam uma terra desconhecida [...] E o sertão continuaria a mandar gente pra lá."

Realmente o livro vai melhorando muito, tinha me perdido bastante nos primeiros capítulos de apresentação, mas ele vira uma outra coisa bem melhor .

Pedro murangu 29/03/2024

Um livro muito importante para se ambientar melhor no cenário brasileiro da seca e sofreguidão, porém mais do que isso é também ver a força de um povo brasileiro que diante dos piores cenários ainda vive o amor, a luta é também segue a vida na esperança de um futuro melhor. Aliás, amei a Sinhá Vitória, na minha opinião ela é uma personagem que eu não esperava muito, mas ela se mostrou desafiadora, inteligente e uma mulher de garra e coração grande (Baleia também está em meu coração haha).

Cida 29/03/2024

Gente, que leitura! A morte da Baleia é sem dúvidas a mais triste que já li.
A leitura é muito boa, te envolve muito. A história é muito triste, acompanhar seus dias.

Victor 29/03/2024

Infelizmente li "obrigado" pela faculdade, felizmente é um livro incrível. Páginas cheias de esperança, sonhos, desgraça, tragédias. Muito bom pra refletir sobre comunicação (o objetivo do meu curso). O último capítulo é uma das coisas mais lindas e tristes que eu já li na vida

Felipe1503 29/03/2024

Vidas Secas
Não tem como não gostar de Vidas Secas. Graciliano Ramos é gigante e traz uma abordagem muito criativa sobre o tema.
A secura não está apenas no título e na seca em si do Nordeste. Você sente a seca na falta de descrições minuciosas, na falta de conversa entre as personagens.
Eles até conversam, mas se uma maneira muito rústica.
Sem palavras
Baleia? Nossa, nem se fala. Perfeito!