O Alienista Caleb Carr

Resenhas - O Alienista

1 | 2 | 3 | 4

Rosy 29/10/2018

Então eu terminei O Alienista, essa foi para mim uma experiência incrível, em um mês atribulado e onde várias vezes eu me vi dispersa na leitura e relendo a mesma parte para o entendimento da história.
Terminei o livro como um dos meus favoritos.
550 páginas de uma leitura intensa, com uma escrita perfeita, rica em detalhes e na minha opinião bem realista para a época de 1896. Aqui nós temos a caçada a um serial killer que matava, esquartejava, despedaçava, imigrantes jovens, crianças e/ou adolescentes que se prostituíam na época nos bordéis e ruas de NY.
Um Alienista(médico que estuda as mentes perturbadas, alienadas), um comissário da policia e um reporter vão se unir para encontrar esse assassino, mesmo com técnicas ainda ultrapassadas se comparadas aos tempos atuais, essas três mentes nos mostram como a inteligência e a perspicácia fazem toda a diferença.
É uma leitura mais lenta, devido a grande quantidade de detalhes, explicações políticas, que são necessárias para o entendimento do desfecho da história.
Eu gostei demais e super recomendo a obra. Dizem que a série também é ótima, vou assistir.
Fábio Nogueira 17/11/2018minha estante
Quero lê-lo.. Mas a fila tá grande. Deixei até de assistir a série pra ler o livro. ;)

Rosy 18/11/2018minha estante
Fabio, leia! É fantástico!

Fábio Nogueira 18/11/2018minha estante
Preciso! ;)

Anna 09/05/2019

Para um crime ser desvendado é necessário esmiuçar diversos detalhes.
Acredito que deve-se a esse fato a leitura ser tão maçante. São detalhes dos detalhes
de características, lugares e personagens, totalmente desnecessários. Onde a investigação do crime fica
em segundo plano, fazendo com que o leitor perca o interesse em uma história que tem tudo para prender o leitor.
A premissa que envolve os crimes à serem investigados, por quatro integrantes, para analisarem o que se passa na mente do assassino. O que o levou a cometer crimes tão brutais, com crianças que eram prostituídas. E, para no fim, o principal investigador - o alienista- não conseguir concluir seu principal objetivo com êxito, descobrir o que o levava a cometer os assassinatos, como foi sua infância e seu comportamento de modo geral.
Levei praticamente um mês para finalizar a leitura, pois perdi o interesse logo nos primeiros capítulos. Mas consegui concluir.
Dan 09/05/2019minha estante
pensei q fosse o alienista de machado kkk

Karebbean 17/05/2020minha estante
Tive a mesma sensação quando tentei ler, e até hj ele está parado em minha estante

Anna 17/05/2020minha estante
Demorei muitos dias para finalizar essa leitura e na marra :(

Wagner Fernandes 18/08/2022

Um dos melhores livros que li este ano!
"O ALIENISTA".
Demorei para ler este livro. Não, não por ser ruim, mas por querer lê-lo com calma, absorver a trama, entrar no clima de um ambiente que simplesmente adoro: o século 19 e início do 20. Especialmente entre 1840 e 1910. Não entendo o porquê, mas aquele período tem um charme irresistível. A "Era Vitoriana" (1937-1901) exerce um encanto sem precedentes na História, e a literatura desses anos é riquíssima. Basta uma rápida pesquisa para conferirmos quantos autores consagrados e gêneros literários surgiram nesse tempo fértil. Os relatos de guerras coloniais na África, Ásia e Américas, descobertas científicas, explorações marítimas, estudos na área da psicologia, arqueologia...
Não é de admirar que histórias ambientadas naqueles anos fascinem o leitor.
Em "O ALIENISTA", de Caleb Carr, nos vemos transportados à Nova York de 1896, onde John Moore, um repórter do jornal Times que mora com a avó após ser rejeitado pela família por motivos que não exporei aqui, acorda no meio da noite por batidas fortes na porta.
Ainda sonolento, ele vai atender temendo ser algum cobrador de dívidas de jogo (afinal, John é um jogador e boêmio inveterado que passa noites bebendo e em jogatinas), mas quem o espera à porta é um garoto assustado com uma caleche (carruagem pequena), que está ali por ordem do dr. Laszlo Kreizler, o alienista (uma espécie de psiquiatra) para levar John até o doutor. Curioso, John embarca na caleche e parte pelas ruas de Nova York às 2h da madrugada acreditando estar a caminho do instituto onde Laszlo trabalha, porém o destino não é o instituto, mas uma ponte próxima a um rio. Ali, John se depara com a mais aterrorizante cena que seus olhos já viram.
Esse é o ponto de partida para um dos thrilers de mistério, suspense e ação mais incríveis que li este ano.
O assassinato brutal de um garoto leva John Moore, o dr. Kreizler, Sara Howard, a secretária de polícia que sonha ser detetive, os sargentos Marcus e Julius e o comissário de polícia Theodore Roosevelt (sim, ele mesmo! Aquele que viria a ser o presidente dos EUA) a embarcarem numa aventura aterrorizante para desvendar o caso (ou casos, pois sangue inocente rola nessa trama!). O maníaco tem um padrão, e Laszlo, John, Sara e a equipe precisam descobrir os motivos do criminoso para entender qual será seu próximo passo. E além do assassino, precisam enfrentar gente poderosa, que não quer publicidade dos crimes, a população revoltada com as mortes e as quadrilhas que povoam a Nova York do final do século 19.
Temos lutas no trem, tiros, emboscadas na estrada, tavernas sombrias com sujeitos truculentos e mal encarados, subornos, pesquisas em bibliotecas e escritórios do governo em Washington, soldados na fronteira do oeste enfrentando índios Sioux, porões imundos, uma velha cheia de gatos num cortiço e cenas de arrepiar os cabelos!
Além de tudo, uma AULA de história da criminalística. Quase um CSI de 1896! (Na verdade, está mais para "Criminal Minds").
Enfim, "O ALIENISTA" é um dos melhores livros que li (eu já disse isso, né? Repito, então. Recomendadíssimo.).
Quer passar algumas horas ou dias desfrutando uma boa aventura? Este é o livro.
Lygia 17/09/2022minha estante
Já quero na minha estante!

Silvana137 23/09/2022minha estante
Muito bom essa leitura ?

Debora 07/08/2020

Enredo maravilhoso, livro que te prende do início ao fim.
Recomendo!
little beesly 07/08/2020minha estante
Sou apaixonada pela série ??

Debora 07/08/2020minha estante
Agora que li vou assistir rs

Gabi 17/06/2021

Pecou pelo excesso
Um suspense bom!

A construção do serial killer é muito interessante. Adorei ler como, tanto o alienista, como seus companheiros de equipe, formaram um perfil praticamente do zero. Por essa parte vem a nota que dei...

Por outro lado, quanta enrolação!!! Puts... li em doses paliativas para não desistir da leitura. São MUITAS descrições e divagações.

Quando terminei a leitura a sensação foi de dever cumprido!

Não indico essa leitura para todos.
anaclaraleitegomes 06/08/2022minha estante
Concordo

Rodrigo 24/01/2021

Nota 9 de 10
Livro incrível, bem escrito, empolgante e forte.

Assisti apenas a 3 episódios da série para que eu pudesse fixar os rostos dos personagens e suas vozes, o que me garantiu uma imersão muito maior ao ler este livro.

A narrativa é muito boa, apesar que o escritor poderia ter melhorado os textos para incluir mais diálogos ao invés de contá-los através de narrativas o que deixou a leitura muito mais demorada, e o fato de que os parágrafos são muito extensos.

Livro recomendado.
Micaeli11 25/01/2021minha estante
A série é incrível, já quero ler.

Amy 26/05/2020

Minha nossa
Antes de mais nada, quero dizer que assisti primeiro à série, assim que lançou.
Não consegui ver os personagens como eram descritos, mas sim como eram na série em si.
Tive a oportunidade de emprestar o livro, tanto tempo depois, aceitando o desafio de conhecer a origem dessa história.
O seguinte ocorreu: a série foi, em sobremaneira muito fiel ao livro. Mas aí é que está o "problema".
Sou o tipo que tenta ler sempre antes da adaptação, dentre outros, para não ocorrer o que sentir ao ler este livro.
Não haviam muitas surpresas. Eu me arrastava para ler em seus detalhes e ansiava por ação (que veio a ocorrer com mais frequência faltando 130 páginas para o fim). (Acabo de lembrar, também, que a série também se arrastou, para mim, em algumas partes.)
Compreendo que com o caráter de pesquisa criminal torna-se inevitável partes mais "arrastadas", digamos assim.
Por fim, creio que o número de páginas aliada à falta de surpresas tornou lenta a minha leitura dessa obra.
Enfim, é um livro muito bom, recomendo.
Mas a série é recomendável também, caso não queira enfrentar o calhamaço, ou ambos, quem sabe.
Nogueira 26/05/2020minha estante
Nossa perfeita a série o livro deve ser top

Shion.De.Aries 10/10/2020

TODO MUNDO PRECISA LER THE ALIENIST/O ALIENISTA
O que foi esse livro?
Como eu vi a série antes de ler o livro eu já estava mais que ansiosa para saber de tudo que aconteceria no mesmo e poder fazer minhas comparações para tirar conclusões.
Posso declarar com toda a certeza que o livro não me decepcionou em nada, muito ao contrário, me surpreendeu em muitos de seus detalhes.
Acho que nunca um livro me puxou tanto e me deixou ansiando pra ter tempo de lê-lo. É uma leitura envolvente e com um ar meio sombrio, alguns detalhes podem ser um pouco pesados para algumas pessoas e por isso é bom tomar cuidado antes ler. Enfim, se eu pudesse fazer um outdoor pra colocar em todas as ruas do mundo indicando esse livro pra quem pudesse ver eu com certeza faria.
Denise Ximenes 10/10/2020minha estante
Parece bom.... já inseri na minha meta! Obrigada pela resenha empolgante! ?

Tiago.TMG 31/10/2018

Livro Clássico
Muitas pessoas podem achar o livro maçante por retratar os anos 80 de Nova Último, então tem muitos termos específicos da época. Contudo, se você gosta de ficção policial como eu, dá para "levar".

@pedro.h1709 20/10/2019

O Alienista
Meu conhecimento do título "O Alienista" deu-se através da série de streaming, antes mesmo de descobrir que este tratava-se inicialmente de uma obra literária, e portanto, o livro foi também meu primeiro contato com um dos trabalhos de Caleb Carr.

A narrativa é uma ótima adaptação de ficção policial com personagens, contexto social e localizações reais, além do fantástico desenvolvimento sobre a ciência forense.

Os assombrosos assassinatos seguidos de mutilação dos corpos de jovens garotos prostitutos fazem com que uma equipe pouco comum, liderada pelo Alienista Laszlo Kreizler, se mobilize e junte esforços para impedir os futuros ataques de um criminoso nada convencional. Como se não bastasse a dificuldade em desvendar a identidade do misterioso homicida, ainda há muitos membros da sociedade e da polícia que irão se esforçar para impedir o bom andamento da investigação.

Diferentemente dos livros de detetives clássicos, a caçada a um assassino em série, que muitas vezes comete seus crimes sem um motivo evidente, faz com que o foco principal da  investigação deixe de ser compreender a cena do crime com o intuito de descobrir seu responsável e passe a ser compreender o criminoso para antecipar as suas ações e evitar sua próxima investida fatal. Ideia que, por sinal, foi extremamente bem desenvolvida na obra.

Ao longo das páginas, o passado e presente do assassino são cuidadosamente desenvolvidos, de maneira a explicar os tortuosos caminhos que o levaram a ser o que é atualmente. Apenas o detalhe da retirada dos olhos das vítimas me pareceu merecer uma explicação mais detalhada do motivo de serem o objeto de tamanha atração, visto que assumiam uma importância maior para o assassino do que as demais mutilações, pois foram guardados como troféus. Ainda assim, devo dizer que as evidências foram planejadas e calculadas para se adequarem bem ao criminoso.

As descrições do livro são bastante dinâmicas e fluidas, os personagens são cativantes e a leitura é muito intrigante, do forma que se torna extremamente difícil parar de ler. Devo, portanto, dizer que estou ansioso para encontrar logo uma edição de "O anjo das trevas", livro sequência de "O Alienista".

Camila Mombelli 10/02/2020

O Alienista
O Livro é melhor que a série!

Jhones 15/02/2020

Crimes brutais na Nova York vitoriana
Nova York, 1896. Um crime brutal é cometido. O corpo de um garoto em condições macabras é encontrado numa ponte em construção. Para pegar o assassino é preciso abrir uma investigação paralela, já que a polícia parece não se importar em resolver esse caso. Para isso, integram o time de investigadores: O alienista Dr. Lazlo Kreizler, a secretária da policia Sara Howard, os detetives Marcus e Lucius Isaacson e o repórter John Moore, além da assistência do comissário policial Theodore Roosevelt (que no futuro se tornaria o presidente dos EUA).
Temos um vislumbre do submundo de Nova York do final do século XIX, em especial a prostituição masculina de menores já que o alvo do assassino são os meninos que trabalham nesses estabelecimentos. É chocante a maneira que a polícia e a sociedade em geral trata essas crianças. Numa época em que não existiam leis para protegê-las, a sociedade preferia ignorar essa situação.
O livro é muito bem escrito. A história é contada sob a perspectiva do jornalista John Moore. É um livro de investigação, suspense e ficção histórica. O grupo tenta descobrir quem é o assassino investigando o que o faz cometer esses assassinatos ao mesmo tempo em que poderosos da alta sociedade tentam impedir a investigação.

Sobre a série: Como sempre, em uma adaptação há algumas mudanças na história e nos personagens, mas de modo geral achei muito bem retratada. O interessante é ter um vislumbre da perspectiva do assassino, o que não acontece no livro. O final foi o mais diferente. Não tem nada de extraordinário mas é uma boa série, que assim como o livro se fecha. Sei que existe uma continuação (de um outro caso) que se encontra esgotada aqui no Brasil mas que leria com certeza se estivesse disponível.

JSGuedes 22/05/2024

Desfecho um pouco broxante, a leitura tem esse realismo que funciona bem, pra mim pelo menos, mas o final não funciona muito bem, fica tudo meio jogado.

@isabellajanis 01/05/2020

Riquíssimo em detalhes investigativos!
O livro é bastante rico em detalhes, mas isso não o faz ser entediante. Os detalhes transitam entre as características físicas, emocionais e culturais das vítimas e do assassino. O interessante desta história é que a intenção do autor não foi simplesmente nos fazer “chegar” em um assassino, mas sim entender os motivos que o levaram a cometer tamanhas atrocidades. Recomendo!

Douglas Ribeiro 20/07/2020

Uma ótima pesquisa sobre psicologia
O livro é bom, mas poderia malhar para perder a famosa "barriguinha".

Entre os tantos passeios de fiacre extremamente descritivos por Nova Iorque, muitos leitores certamente desistem da obra. O ritmo é muitas vezes enfadonho.

O ponto forte são os ricos detalhes psicológicos para traçar o perfil do assassino durante a investigação, frutos de um trabalho excelente de pesquisa pelo autor.

Autor que, diga-se de passagem, escreve muito bem! E é graças à sua ótima narrativa que conseguimos terminar de ler esta trama um tanto arrastada.

1 | 2 | 3 | 4