A Vida Compartilhada em Uma Admirável Órbita Fechada (e-book)

A Vida Compartilhada em Uma Admirável Órbita Fechada (e-book) Becky Chambers

Resenhas -

Ay 26/07/2022

Xícara de Mek
Que livro incrível!!! Super fluido, leve, divertido, emocionante.. muito bem escrito, com detalhes de tirar o fôlego (sem falar que essa edição está linda, não é mesmo??!)

Os personagens são super bem construídos e muito cativantes, amei cada um e amei que a autora intercalou os capítulos entre duas protagonistas, isso nos faz ficar mais dentro da história de cada uma, gostei demais!!

Tá afim de se emocionar com uma história nada convencional?? Esse livro é o certo para você

Julia.Goulart 26/07/2022

Vida e histórias que vão mexer com o coração do leitor
Foi um livro diferente de ler, os capítulos com histórias de Sidra e Sálvia se intercalavam. Senti que foi uma escolha muito inteligente de contar a história dessas duas personagens: enquanto o momento presente era narrado aos olhos de Sidra, você passava a entender o que tornou Sálvia quem ela é hoje nos capítulos sobre seu passado.

Foi um leitura muito gostosa apesar das várias situações dolorosas que as personagens passaram. É um livro sobre o desafio que é se adaptar à sociedade, sobre família (ainda que não hajam laços de sangue) e sobre a perseverança na busca de um lugarzinho só seu no mundo. Também são levantadas questões morais a respeito de inteligências artificiais, alterações genéticas em humanos e burocracias que priorizam leis acima do bem estar das pessoas.

Alessandra @euamolivrosnovos 22/07/2022

Instagram @euamolivrosnovos
Antes de possuir um corpo próprio, Lovelace era a inteligência artificial de uma nave. Agora, já com outro nome, ela precisará conviver em sociedade e encontrar uma maneira de não chamar a atenção das autoridades.
Entretanto, não será fácil para Lovelace se adaptar a uma existência mais limitada, sem toda a consciência de que antes dispunha.
Sálvia também teve um começo de vida difícil. Presa a um sistema onde o trabalho era impositivo desde pequena, ela conseguiu fugir e teve uma ajuda inesperada para conseguir sobreviver, até encontrar Lovelace.
Uma jornada sobre solidão, autoconhecimento e reencontros, com personagens inesquecíveis.
Embora tenham capas similares, o segundo volume dessa série escrita por Becky Chambers guarda pouquíssima conexão com seu livro anterior. Aqui acompanhamos diretamente Lovelace depois dos acontecimentos ocorridos na primeira história.
Transitando entre passado e presente, a trama aborda a trajetória das duas protagonistas até seu encontro e carrega muitos momentos emocionantes, mesmo quando teve cenas introspectivas, na qual as personagens discorrem sobre suas dificuldades e medos.
Foi uma das minhas melhores leituras do ano, o que me surpreendeu bastante, já que eu não tinha gostado tanto do livro anterior.
Sálvia e Lovelace me proporcionaram excelentes momentos e se tornaram memoráveis, protagonistas que vou levar para sempre comigo.
Espero que você leia e se apaixone por essa história, assim como eu.

site: https://www.instagram.com/euamolivrosnovos

Lidiane 21/07/2022

Amei o livro, uma história super gostosa de ler com aventuras e é sempre bom se aventurar em gêneros diferente do comum

Soares 02/07/2022

Pertencimento.
Me apaixonei por Viajantes logo no primeiro livro. Não vou mentir, são livros que levei um pouco mais de tempo para realizar a leitura, tendo em vista que precisei de um tempo para conseguir pegar o ritmo do livro, da escrita em si ? foi algo novo para mim, jamais tinha lido um livro deste tipo. Mas, talvez por já ter lido o primeiro e adorado, me acostumei mais rápido com este, situação diferente do ocorrido com o primeiro.
Ouso dizer que o segundo volume é ainda melhor que o primeiro, e olha que o primeiro é SENSACIONAL.
Não vou negar, quando percebi que os personagens recorrentes do primeiro livro não estariam de volta aqui, fiquei chateada, queria muito acompanhá-los por mais tempo. Mas não demorou até que eu me me apegasse a Sidra e Jane 23, não conseguia mais parar de ler. Foi o famoso caso ?Só mais um capítulo? e nunca era só mais um.
Acho muito interessante a mensagem sobre pertencimento que a autora passa aqui. Família também. Coruja tem um espaço especial em meu coração. Incrível!

Synthia 29/06/2022

Prefiro o primeiro
A história deste livro começa de onde acabou o primeiro, focando em duas personagens (o que eu não gostei muito e fiquei querendo um capítulo do ponto de vista de Azul pelo menos). Resumindo, como eu AMEI o primeiro e sua tripulação, ficou meio difícil não exigir muito deste, mas não o achei ruim, só mais... básico acho.

Carol 27/06/2022

A vida compartilhada
Terminei o livro com o coração quentinho.

Todos os personagens são muito cativantes e suas evoluções são gigantes! Os capítulos são intercalados entre a história de Jane e Sidra. Dessa forma podemos entender as motivações de cada uma.

A escrita da Becky Chambers é minuciosa. Ela deixa pequenos detalhes implícitos no texto. Como o motivo que levou ao novo nome adotado por Jane. São detalhes pequenos que estão presentes em alguns diálogos.

Fiquei apaixonada por Tak. Através desse personagem a autora continua trazendo temas importantes, como gênero e paternidade.

Já a Sálvia muitas vezes é dura, mas sempre é boa e generosa com a Sidra. Gostei muito de saber sobre o seu passado com a Coruja e entender seus motivos para ser assim.

É um livro incrível e sensível, que fala sobre família e amor. Recomendo para todos!

Luciara 13/06/2022

Uma história de ficção científica nada estrondosa. Becky Chambers sabe fazer uma história leve, mas ao mesmo tempo, existencialista. Não há explosões, perseguições no espaço, vilões a lá Vader. Porque a historia em si não precisa. A Lovey (agora Sidra) é tão complexa quando foi mostrada em a longa viagem, e agora com um corpo, ou nas suas palavras, um kit, que alterna entre seu propósito e o não encaixar na sociedade (essa questão existencial não se limita a uma IA, todos nós passamos por isso, humanos ou não). E que delícia de leitura essa saga. Sálvia passou por poucas e boas, e por isso é tão badass. A divisão do livro alternando a historia dessas duas personagens foi uma forma bem interessante de apresentar e desenrolar essa história que tem um desfecho muito quentinho. Obrigada por mais uma aventura Becky Chambers, assim que possível, irei ler outra das suas viagens.

Jóice 31/05/2022

Incrível!
O mundo que é criado e nos mostrado aqui é maravilhoso!
Mesmo não sendo os mesmos personagens do primeiro, nos envolve igual e nos mantém preso.
Tem algumas partes meio enroladas e demora pra deslanchar, mas depois que nos envolvemos só vai.

Nando Borges 29/05/2022

O livro é lindo!
A autora deixou a Jane sem desfecho. O que houve com ela e com o amigo dela? Bom, de qualquer forma eu amei toda a jornada dia personagens, acho que gostei ainda mais do primeiro livro dessa trilogia, não esse é um favorito com certeza!
Isis 25/08/2022minha estante
Oi Fernando, a Jane é a Salvia e o amigo é o Azul. Não sei se essa foi a dúvida, ou se você sentiu falta de contar mais sobre como ela chegou no onde está a partir de onde a Becky parou de contar a história. :)

Nando Borges 07/09/2022minha estante
Quer dizer dizer que a história da Jane se passa no passado? Eu tinha entendido que a Sálvia era uma Jane, mas não A Jane. Entende?

Lucas1429 22/05/2022

Sublime.
Mais uma vez Becky Chambers nos entrega um presente. Ao invés de usar a ficção científica para grandes jornadas épicas e grandiosa, nesse segundo volume entra mais ainda na intimidade dxs personagens, que de alguma forma conversa com nossos mais profundos questionamentos que de alguma forma sempre nos deparamos. Uma história sobre aceitação, encontrar seu lugar, sobre amizade, família e propósito.

Mateus.Caixeta 12/05/2022

A Vida Compartilhada em uma Órbita Fechada
"É muito bonito, é muito silencioso, é muito discreto, é muito contido e eu amei" - Isabela Buscov

Tenho que começar a resenha dizendo que esse livro não superou o primeiro livro pra mim. Contudo, isso não tira em nada o mérito que essa leitura teve, sendo um livro sensacional do seu próprio jeito. Quem espera uma sequência "fiel", aos assuntos abordados no primeiro livro, pode acabar se decepcionando nesse segundo. Ele se difere muito na história que quer contar, e isso está longe de ser um problema. Digo que o maior ponto positivo está nessa diferença, onde a gente acompanha personagens diferentes, em uma localização diferente e com uma história que difere da anterior. Não é sequência cheia de ação, alguns podem achar o livro bem parado na verdade, mas eu gostei mesmo assim.

Achei genial a forma que a autora estruturou a narrativa, tanto o ponto de vista Sidra, como o ponto de vista da Sálvia, foram super necessários pra entender a motivação de ambas. São personagens que começam no ponto A e terminam em um ponto C de tanta evolução que ambas passaram. O passado da Sálvia... ela passou por tanta coisa, teve que lidar com várias perdas e mudanças, foi uma personagem excepcional. Uma menção também pra Coruja, que pra mim é a melhor personagem do livro. Inclusive, acho incrível que eu acabei gostando mais dos personagens que não eram humanos, do que dos próprios humanos.

Enfim, é um livro que fala mais sobre pertencimento e família de um jeito diferente. Enquanto o primeiro trouxe diversidade e o convívio entre espécies. A escrita da autora continua muito boa, eu queria marcar várias partes de tão bom.
ranacstll 13/05/2022minha estante
quero muito ler essa série (principalmente porque a Bea vive panfletando)

Mateus.Caixeta 13/05/2022minha estante
Amg, acho que vc vai amar

Italo Amorim 03/05/2022

A Longa Viagem a uma Grande Relação Gentil
Sequência de "A Longa Viagem a Um Pequeno Planeta Hostil", "A Vida Compartilhada em Uma Admirável Órbita Fechada" traz consigo uma série de elementos presentes no primeiro livro da obra, ainda que de maneira bastante autoral. Bem como foi no livro que abre a trilogia, a segunda obra revela novamente uma ficção-científica com uma rica relação interpessoal por trás.

Firme na sua principal narrativa, consegue atrair o leitor para as tramas secundárias com uma sutileza e riqueza de detalhes invejável. Algo visível, por exemplo, na diferença das capas: a segunda mais escura, com uma tonalidade mais quente (do amarelo mais claro para um vermelho mais denso) e mais um personagem na capa, fugindo da ideia de "solidão" no livro um.

Os elementos do livro se correlacionam, e isso vai da maneira que a história é narrada até os elementos visuais do livro (como a já supracitada capa). Pode não ser o livro de transição dos sonhos, tem sim suas falhas no terceiro ato (conclusão) da obra, porém é magnífico na maneira que trata relações humanas como... humanas. Algo sutil, é verdade, mas também muito gentil para nos mostrar uma realidade não tão nossa assim.

Por fim, digo que a leitura vale por cada página. Becky Chambers em sua essência.

Tassiaperesf 01/05/2022

Muito melhor do que eu esperava
Comecei esse livro meio perdida, pq não lembrava mais do fim do 1º. Mas assim que me achei, ele ficou incrível. Super recomendo, não tava esperando um livro tão interessante

Anaju 01/05/2022

Sensacional (como sempre)
Os livros da Becky Chambers são a aventura de reconstruir e repensar a humanidade. Eu juro que não sei como explicar a experiência desse livro.

Por meio de viagens planetárias, espécies totalmente desconhecidas (por você leitora, mas definitivamente não pela autora), muita tecnologia e ciência, a autora vai te levar a questionar dezenas de coisas que você tinha como certas e vai fazer você querer enxergar as diferenças. E tudo de um jeito extremamente confortável.

Uma leitura perfeita pra se compartilhar com alguém queride.

Ps.: se vc ver isso um dia, saíba que eu teria amado dividir essa leitura com você
Italo Amorim 03/05/2022minha estante
achei fofo (e concordo)