Todas (as) distâncias

Todas (as) distâncias Beatriz Nascimento...

Resenhas - Todas (as) distâncias

Adriana Scarpin 06/08/2022

Estou fazendo um curso na USP ministrado pela maravilhosa @taiemachado sobre essa figura enorme que foi Beatriz Nascimento.
Não vou mentir, sabia muito pouco sobre ela, mas o suficiente para querer fazer o curso e poder aprender mais e não tem nada melhor do que aprender o que não se sabe, por exemplo, eu sequer sabia que ela era poeta!
Prontamente fui degustar sua poesia e é de uma grandeza só equiparável a sua persona de militante, gostei tanto de tantas presente nesse livro que me foi difícil escolher apenas algumas porque o Instagram não permite publicar o livro inteiro!
Há também outros textos em prosa nessa edição, tanto dela (atentem para o maravilhoso encontro com um analista), quanto de estudiosos de sua obra.
Foi uma leitura tão intensa e maravilhosa que me espantou como ela não ser mais conhecida como poeta, pelas datas das poesias ela teria começado a escrevê-las depois dos 40 anos, não que Beatriz não tenha escrito poemas antes, mas talvez não tenha sobrevivido aos seus próprios critérios pessoais.
O que fica é que devemos ler e ouvir as mulheres pretas, a gente aprende muito com elas, tanto dessas mulheres gigantescas que sofreram epistemicídio no passado, quanto dessa mulherada jovem empoderada que está surgindo agora e tomando o espaço que lhes é de direito na academia.
Stefanie Macêdo 08/08/2022minha estante
Ahhh que maravilha que você conseguiu fazer esse curso! Fiquei interessadissima!