Se um viajante numa noite de inverno

Se um viajante numa noite de inverno Italo Calvino

Resenhas - Se um Viajante numa Noite de Inverno

Luana.Iannone 06/12/2023

Minha primeira experiência com Calvino
Um livro que me fez questionar qual o papel da leitura na minha vida, os motivos pelos quais eu leio e o que eu busco num livro quando o começo.
O início do livro te faz sentir como se o próprio romance fosse seu companheiro. Quando Calvino te convida a sentar, relaxar, desligar a tv pra aproveitar o romance que inicia, ele quer que você viva aquela experiência em plenitude. Quando descobri que o livro falava comigo eu tive que prosseguir, amo quando isso acontece.
Nunca li nada assim, e acho que essa experiência vai continuar sendo única, pois aqui a maluquice e a genialidade de Calvino constroem um romance dificílimo de replicar. Incrível.

camilabonse 24/03/2023

Metalinguístico sim
A metalinguagem do livro é sem dúvidas a melhor parte e felizmente está presente no livro todo. Entre os capítulos, gostei mais dos nomeados com número que os com títulos, justamente pela questão da metalinguagem que é sensacional. O desenvolvimento da(s) história(s) pode não ser tão bom, considerando que elas ficam todas confusas depois de um tempo, mas a ideia é muito interessante e a escrita é perfeita, o que me prendeu até o fim.

Debora411 17/01/2024

Esse foi meu primeiro livro do Italo Calvino e me surpreendeu bastante. Até o capítulo 3 eu pensei por várias vezes ?o que é isto que eu tô lendo???, mas a partir daí fui entendendo melhor a proposta e me vi cada vez mais envolvida com a narrativa inovadora e a busca sem fim pela continuação dos livros. O autor usa também de um tom cômico muito interessante, diferente de tudo que eu já li. Ótima leitura, me fez ter vontade de ler mais livros desse autor.

Pedro 01/04/2024

Se você lê livros, leia esse livro.
Um livro sobre ler, para todo aquele que lê pensar sobre as infinitas voltas que se dá ao abrir um livro.

Fer 04/04/2022

Histórias precisam de início e fim?
Uau, que jornada é a leitura desse livro! Um livro completamente diferente para quem, como eu, estava mais acostumada ao Calvino da leveza (As cosmicômicas, Visconde partido ao meio, ....). Aqui temos um Calvino exalando genialidade de uma forma densa, complexa e fascinante.
O livro nos traz 22 capítulos, sendo os 20 primeiros intercalados entre a história do Leitor (que se confunde com nós mesmos), e inícios de histórias diferentes, uma junção de varios primeiros capítulos, que deixam o Leitor sedento para ler mais.

Não consigo dizer nada sobre o livro além de: é uma aula de como se escreve e uma aula de como se lê. Como disse, não é uma leitura fácil: muits vezes nos arrastamos, paramos para pensar, para ir beber uma água. Nos sentimos mesmo escavando um tesouro. Mas sua qualidade é incontestável. Ainda possui um apêndice final em que o próprio Calvino fala sua opinião.
Ufa!

DIRCE 28/10/2011

Fora de cena
Em "Se um viajante numa noite de inverno", Ítalo Calvino ( o autor), pretende que nós, leitores e leitoras, incorporemos o papel de protagonistas .
Acredito que, apesar de não ser uma leitura muito fácil, graças a originalidade e refinado estilo: I. Calvino “brinca” com a temática do lugar que a leitura ocupa no mundo, ele deve ter atingido seu objetivo, entretanto, eu, no decorrer das 10 histórias inacabadas, me senti totalmente fora de cena.
Questão de entendimento? Creio que não e, aqui, me permito parafrasear Clarice Lispector: “Suponho que me entender não é uma questão de inteligência e sim de sentir, de entrar em contato.Ou toca, ou não toca".
Não consegui entrar em contato com “Se um viajante numa noite de Inverno”, sentimento algum tomou conta de mim, enfim, NÃO ME TOCOU.
Como não pretendo prejudicar a avaliação geral dos leitores amantes desse livro, abstenho-me da minha .

Aline 07/09/2016

Vim, LI, venci!
Diria alguns: "loucura, loucura, loucura".
Brincadeiras à parte, leitura desafiadora de um livro que não há lógica a começar pelo título. De um leitor incansável de cansado de tanto começar tantas histórias e sempre ter seus fins surripiados de formas mais inusitadas possíveis. De ler sobre si mesmo: o Leitor.
De ver diversas gêneros literários em uma única narrativa e ao mesmo tempo múltipla. De ver as diversas facetas da leitura: o livro, o leitor, o autor, tradutor, processo editoral, processo criativo, angústias, fracassos, paixões literárias, partilha de experiências e preferências literárias, idealizações de personagens e ilusões. Realidade quase que extraterrestre que te faz pensar que seres alienígenas estão regendo o enredo.
Leitura desesperadamente desesperadora que te fazer sofrer, sentir raiva, ansiedade por terminar um livro. E ao mesmo tempo arder de curiosidade por começar outra história.
De xingar o autor e chamá-lo de louco e fanfarrão por zombar de ti bem na sua cara nas linhas do texto.
De se apaixonar pelo Eu Leitor ou pela Eu Leitora.

Lucas 30/06/2021

Livro sobre a leitura
"Se um viajante numa noite de inverno" é um romance do escritor Ítalo Calvino, publicado em 1979, que narra a história de um Leitor em busca do final dos romances que começa a ler e nunca consegue terminar, impedido por causas diversas, umas prosaicas, outras fantásticas.
O livro foi escrito dentro da lógica da "escola" OuLiPo, ou seja, ele foi escrito obedecendo uma regra estabelecida previamente. É parte do prazer deste livro descobrir a regra com a leitura, por isso não a revelo nesta resenha.
Calvino é mestre em realizar uma escrita fluida e muito gostosa de ler com denso conteúdo reflexivo sobre diversos aspectos da vida (outro exemplo é o livro Palomar, que também recomendo muito). Neste caso, a proposta é uma reflexão sobre a leitura no mundo moderno e sobre a própria literatura.

Helena Dias 28/05/2013

Desafio vencido com inteligência!
Nesta obra publicada originalmente em 1979, o inquieto escritor italiano une as preocupações complexas da vanguarda literária com a fluência narrativa de um bom romance tradicional. O personagem principal é o Leitor que compra este livro e se instala confortavelmente para lê-lo. É uma história cheia de mistério que se inicia numa estação ferroviária enfumaçada, mas quando o Leitor começa a se empolgar, ela se interrompe - há um erro de encadernação no livro, que repete até o fim as mesmas páginas iniciais. É preciso voltar à livraria e trocar o exemplar para prosseguir a leitura. O exemplar seguinte, conta uma outra história, que tal como a primeira, se interrompe por problemas de encadernação. Nessa busca da satisfação do prazer da leitura, o Leitor enfrenta situações absurdas, personagens bizarros, vive situações cômicas e conhece uma misteriosa Leitora, por quem se apaixona.

É um livro complexo, que necessita de muita atenção para lê-lo e entendê-lo. Ao mesmo tempo que é denso, é inovador. Tem uma qualidade inesperada, muito bem escrito e elaborado.

Parece confuso e, de certa forma, deve ser. É composto por histórias que se intercalam entre a busca do Leitor pelos exemplares completos e os primeiros capítulos dos livros que caem em suas mãos. E, posso dizer com convicção que Calvino soube muito bem como mesclar essas histórias paralelas.

Arrisco dizer que essa obra não tem um começo, meio e fim. Tem apenas meios. É um tipo de literatura desafiante, que o autor soube trabalhar com uma enorme inteligência e astucia, tornando o livro engraçado, inteligente e criativo.

Contudo, senti falta de duas coisas. Se a intenção de Calvino era fazer com que os leitores se sentissem o protagonista, isso não aconteceu comigo. Basicamente, me senti um espectador assistindo e viajando por mundos diferentes.
Outra coisa foi que senti falta de um pouco mais de empolgação. Algumas partes do livro, pode-se sentir essa empolgação. Mas, contando a história como um todo, deixou um pouco a desejar.

Enfim, é um livro bom e, para aqueles que curtem uma leitura "meio maluca", é uma ótima escolha.

Tiago sem H - @brigadaparalela 13/11/2016

Essa é minha segunda incursão nas obras do italiano Italo Calvino e assim como aconteceu da primeira vez com Por Que Ler os Clássicos, acabei me surpreendendo com a escrita do autor. No entanto, foram vias totalmente opostas. Enquanto que no primeiro livro eu me surpreendi negativamente, talvez até mesmo por ser mais um livro teórico, nesse segundo o prazer da leitura foi excepcional, mesmo que arrastado em alguns pequeníssimos pontos.

Se Um Viajante Numa Noite de Inverno é um livro totalmente diferente de tudo que já li na vida. É um livro que segue uma linha de pensamento, e se você perder esse direcionamento fica complicado de entender e até mesmo para explicar sua história. Eu seria ousado em dizer, mas essa obra se trata talvez de um livro 3D composta de várias camadas.

Temos então no decorrer do livro, três teias narrativas: i) a história do Leitor e de Ludmila que após encontrarem um defeito na impressão de um livro, tentam encontrar o restante da história para ler; ii) temos as histórias desses livros lidos pelo Leitor e por Ludmila; e por fim, iii) Calvino permeia uma rica discussão sobre o livro (o objeto livro), sobre a leitura, sobre tradução, sobre o leitor e ao fazer isso, ele quebra a quarta parede (recurso em que algum personagem, interage com o leitor), mais que isso, ele joga o leitor para dentro do livro que ele está escrevendo.

Logo no primeiro capítulo, ele irá descrever o leitor e das duas uma: ou você irá obedecer os comandos dele ou irá parar para ver se está da forma como ele diz que você está (melhor posição de leitura, a melhor forma de segurar o livro), e caso você esteja da forma que ele disse que você estaria, talvez até role um pensamento do tipo: estou sendo observado! como ele, como autor, sabia como eu estaria? E ai já começa o inception rsrsrs.

A história do Leitor é escrita em segunda pessoa, logo, Calvino já coloca você (leitor) como o Leitor personagem. Acompanhamos então o Leitor que vai a livraria comprar o novo livro do Italo Calvino, o Se Um Viajante Numa Noite de Inverno e ao começar a ler, ele descobre que a partir de determinada página, o livro começa do início novamente em um looping até o final do livro, não contendo o final do livro. Para corrigir esse erro de impressão ele vai até a livraria para a troca do livro e lá conhece a Ludmila que também comprou uma edição danificada.

O livreiro informa que houve, além desse erro, um erro nas capas, que o livro que eles estavam lendo era de um polonês e não o do Italo Calvino, contudo, como eles se apegaram a história desse novo livro, eles resolvem adquirir o livro polonês mesmo. Ao começar a ler o livro polonês, eles percebem que este possui um começo diferente, e além de também ter erros de impressão, a história não tem nada a ver com a do livro polonês que estava com a capa do livro de Calvino. Eles passam a correr atrás de uma edição verdadeira do livro para terminar de ler a história que tanto os cativaram, mas sempre algo irá acontecer que irá direcionar eles para um outro livro.

Os capítulos irão se alternar entre a história do Leitor e de Ludmila em busca do livro verdadeiro e os começos desses livros que são cortados abruptamente. Temos então dez começos de romances que irão cada um, sempre terminar de forma repentina o que acarretará para os personagens a busca pelo restante da história e com isso obtendo um livro diferente. Diferente de um conto em que você tem início, meio e fim, aqui isso não ocorre. Quando você começa a se apegar na história, o autor já corta e começa outro capítulo.

Se Um Viajante Numa Noite de Inverno é um livro fragmentado e denso que exigirá do leitor uma atenção a mais e por isso, talvez não seja aconselhável para quem está iniciando em leituras que nos tire da nossa zona de conforto.

Por fim, como segunda leitura de Calvino, ainda não posso afirmar que reconheço sua escrita e/ou que gosto do seu estilo, ainda mais quando fui do inferno ao céu com as duas obras que li, mas uma coisa tenho certeza: Se Um Viajante Numa Noite de Inverno é um livro incrível e totalmente diferenciado. Dificilmente você verá uma obra que alie essa estrutura narrativa e qualidade, isso só Calvino ao que sabe, consegue.

site: http://brigadaparalela.blogspot.com.br/2016/11/bora-ler-se-um-viajante-numa-noite-de.html

Laura 02/07/2023

Foi uma leitura maravilhosa que prendeu do início ao fim, tanto pela curiosidade com o que viria pela frente, quanto pelo prazer que o autor provocou ao brincar com a experiência da leitura. Colocar o leitor como personagem central foi uma jogada de mestre, e imagino que torne a experiência uma coisa única a cada um que leia o livro.

Jadoki 14/05/2024

10 livros dentro de 1
Meu primeiro contato com a escrita do Calvino e ainda estou refletindo sobre o que eu li.
É tudo muito interessante, e eu senti a frustração do leitor em todos os dez romances.
O único porém é que o livro foi se desenrolando de um jeito que me fez perder a conexão com a história.
Um livro pra quem lê livros. E pra quem escreve também, eu acho.

Fabio Henrique 07/06/2017

Instigante
Uma homenagem à literatura e um afago na inteligência do leitor.