Ressurreição

Ressurreição Machado de Assis...

Resenhas - Ressurreição

fev 10/02/2023

Eu simplesmente amei a narrativa. E estou surpreso por ter gostado tanto dessa história.

Félix é um frouxo incorrigível que no fundo mesmo nunca quis amar ninguém e o final da história arremata essa minha opinião.

Foi uma leitura super gostosa. Achei até divertida. Fica a recomendação.

igor 24/03/2015

ressurreição
Foi meu primeiro contato com uma obra do Machado de Assis e mesmo sem conhecimento, acabei escolhendo sua primeira obra de romance. achei extremamente envolvente devido a todo cenário que é criado, apesar de uma linguagem bastante complexa e cheia de adornos ao meu ver não é de tão difícil entendimento pois por mais complexa que sejam as palavras utilizadas elas por si propiás criam um entendimento superficial. adorei a leitura e a recomendo a todos que gostam do estilo.

Cris 24/03/2021

Ressurreição
Ressurreição foi o primeiro romance de Machado de Assis, publicado em 1872, encaixa-se na fase romântica do autor. No geral, este livro não tem nada de extraordinário.
O típico boêmio como personagem principal, aqui apresentado como Felix que trata seus amores como passageiras aventuras, apaixona-se pela recém-chegada à cidade Lívia, jovem viúva detentora de uma beleza estonteante; o que no decorrer da trama aflorará as inseguranças de Felix que passa a desconfiar da fidelidade de Lívia que é constantemente cortejada pelos homens de seu convívio, tendo em vista que seu romance com Felix é mantido em sigilo pelos dois.
Como de praxe, o casal passará por altos e baixos, desconfianças, idas e vindas, enfim... nada de novo sob o sol.
Não compreendo o que leva Machado de Assis a mostrar uma visão deturpada da mulher em suas personagens que sempre são postas como potenciais traidoras, fúteis e superficiais, enquanto os homens são heróis galanteadores que quanto mais machistas, mais "vitimizados" são. Não sei, pode ser uma tendência da época, mas observo muito isso nos livros de Machado de Assis e principalmente neste senti um grande incômodo quanto a essa questão.
Apesar do desagrado acima descrito, julgo válida a leitura, principalmente para balancear situações similares, afinal, Machado tem uma escrita única com um humor implícito, quase ácido, que instiga o leitor a apreciar suas obras e tirar delas os pontos que lhe interessarem.

Anderson916 12/06/2020

Otimo passatempo

Bárbara 09/04/2022

Releituras das obras Machadianas em ordem cronológica.
Resolvi fazer as Releituras das obras de Machado,mas em ordem cronológica.
E pude constatar toda magnitude desse autor!
Escrita sólida, inteligente,personagens bem elaborados e temáticas que abordam os mais diversos conflitos humanos.
Ler Machado é sempre um deleite! Não é à toa que é meu autor favorito da vida,o que me deixa até repetitiva quando o assunto é tecer comentários ao seu respeito.
Resta- me então recomeda-lo,relê-lo e disseminar seu legado e seguir encantada com tamanha genialidade.

Elyene 29/03/2022

Leve e viciante
Que leitura gostosa! Muito mais fácil e fluida do que minhas experiências anteriores com o autor (que apreciei muito, mas não foram tão tranquilas de ler). Sinto que é uma história para agradar muitos públicos, especialmente fãs de Jane Austen e também os que não gostam dos livros dela pelo excesso de informações kkkk Ainda que direto, o autor suscita reflexões e críticas bem contundentes. Parece-me uma ótima leitura de entrada para quem nunca leu Machado!

Gianny 27/08/2020

Não gostei muito da história, porém achei bem agradável a leveza com o qual foi escrito, acredito que essa leveza seja uma marca do próprio Machado.

André Hausmann 19/10/2021

Continuando minha proposta de (re)ler alguns autores na ordem da publicação de seus livros, aqui estou para falar sobre o primeiro romance do Bruxo do Cosme Velho.
Numa trama curta, aqui já podemos ver os primeiros traços que seriam aprofundados em seus próximos trabalhos. Temos um narrador desconhecido que acompanha os protagonistas, analisando, julgando, fazendo comentários sobre suas atitudes e emoções, mas com aquele perfil psicológico no estilo machadiano.
O título do romance fala da ressurreição do amor no coração do personagem principal, Félix, um solteirão namorador, inseguro e desconfiado. Sua amada Lívia, já começa mostrar as características das subseqüentes mulheres criadas por Machado. Logo no inicio da história, no primeiro parágrafo já temos uma idéia do enredo desse drama romântico, cheio de ciúmes e arrependimentos. Onde um promissor e esplêndido dia de sol pode ser “também um passo para a morte”.
Além dessa história curtinha e agradável, essa versão vem acompanhada por um prefácio escrito pelo próprio autor, que por si só vale sua leitura, onde nos apresenta o que veremos no texto principal, bem como seus métodos de trabalho e suas considerações sobre sua própria obra. Uma verdadeira aula.

Dai_tck 25/02/2020

Meu coração dói...
Não poderia ter um final diferente, o livro me envolveu de tal forma que entendo totalmente o pensamento do autor em finalizar a obra desta forma.
Um romance conturbado e cativante.
Simplesmente me destruiu a história, mas amei completamente cada palavra deste livro.

Leticia Garozi 23/03/2020

O enredo criado por Machado é extremamente simples e pouco criativo, no entanto o prazer de ler o livro está na forma em que ele estrutura as frases, no seu pessimismo e sarcasmo inconfundíveis e na análise profunda que faz da personalidade dos personagens, sempre mostrando o dualismo de caráter

Jéssica Libranumo 29/08/2022

"Este é um romance que marcará época na nossa literatura e será para Machado de Assim o começo de uma carreira triunfal", escreveu Joaquim Serra, para um jornal de Porto Alegre (RS), em 1872. Décadas mais tarde, um dos maiores biógrafos do autor: Jean - Michel Massa, professor emérito da Universidade de Rennes 2 (França), afirmou " É indispensável conhecer as fases iniciais do escritor Carioca e não se concentrar de maneira de maneira excessiva e exclusiva em sua maturidade". Sem pretender um livro de costumes, o autor expõe neste seu primeiro romance o contraste entre duas personalidades, Lívia e Félix, este considerado por alguns estudiosos o rascunho de Bentinho, um dos personagens - chave da literatura nacional.

Carrara 30/04/2020

Romance super açucarado, com passagens engraçadas de tão românticas. O final é fantástico.

Damien Willis 13/04/2017

Não foi a melhor experiência que tive ao ler Machado de Assis, mas gostei principalmente da lição sobre a malignidade do ciúmes e do desfecho que, acredito, não é muito comum para o gênero.

Também o protagonista Félix, homem complicado e ciumento, lembrou-me de criações de Fyodor Dostoyevsky.

Zanza 14/12/2021

Admiravelmente Machadiano
Sem palavras para esse romance. Muito bom e bem "Machadiano".

Esse foi o primeiro romance de Machado e nele a gente já pode perceber algumas características que aparecem em outros livros dele, como por exemplo (a minha preferida) que é a interação com o leitor.
Também há em certo momento do livro uma pequena pitada de mistério que vai levar ao desfecho do livro.

Sobre o protagonista desta estória, Felix é uma personagem muito intenso. Ora frio demais por causa de seus ciúmes desvairados, ora apresentava-se com demasiado amor, muito semelhante à "Bentinho" (Dom Casmurro). Concluo que este possuia um amor sufocante.

A amada desse romance, Lívia, me pareceu uma mulher forte e decidida no início, mas a paixão tirou um pouco dessa personalidade dela. Não irei mais comentar sobre ela para não dar spoiler, rsrs.

Outra personagem que gostei muito foi Raquel, que embora fosse jovem apresentava uma certa maturidade e um contentamento impressionante a ponto de abdicar de sua felicidade. É uma personagem admirável.