The Poppy War

The Poppy War R.F. Kuang

Resenhas - The Poppy War

Bia 31/07/2022

a saga da anne ta diferente ne
para ser bem sincera eu não tinha expectativa nenhuma pra esse livro, na realidade eu não tinha nem ideia do que ele se tratava tinha colocado ele na lista por conta da capa ser parecida com os livros da kyoshi e muito bom de ter terminado o livro gostando dele

ele é bem diferente de tudo o que eu li. Primeiramente pela história não ter um rumo específico até o fim do livro mas isso não é um problema pois o foco do livro está no crescimento da personagem principal, acompanhamos ela desde os 12 até se tornar um soldado do exército e também (leve spoiler) se rebeliar.

uma das melhores coisas definitivamente foi o comprometimento com a personalidade de cada personagem, que cada decisão fazia sentido com o desenvolvimento de cada um por mais estúpida que ela fosse sabe

não irei ler o segundo agora mas me preparando psicologicamente para ele!

Maria 20/12/2022

Perfeito
A escrita desse livro é incrível. A história é impecável, muito bem feita, os personagens são maravilhosos, cheios de detalhes e complexos. Amei a forma com que as coisas se desenrolaram, apesar de passar a maior parte do livro triste, ele foi ótimo.
Não esperava gostar tanto pois prefiro livros com subplot de romance ou coisa assim, mas esse livro foi espetacular. 10/10 vou recomendar para todo mundo agora(junto com os gatilhos do livro, muito importante ver os gatilhos antes ler)

Soterradaporlivros 12/03/2023

Poppys
Se eu fosse ser justa e pensar mais um tempo, talvez a nota desse livro baixasse...

A primeira metade do livro é genial e eu preferia que mais coisa fosse desenvolvida, talvez um livro inteiro pra ela.

Mas a segunda metade foi lenta e enrolada demais na minha opinião. O foco da história muda e a gente sabe como guerras são e o sangue escorre das páginas. Daí se vc se incomoda com gatilhos, esse livro vai ser um pesadelo. Eu sou ok, entao pra mim ele só foi pesado demais, porém nada inesperado afinal, como eu já disse, guerras né?

A Rin não é um personagem amável... Eu mesmo antipatizei demais com ela, mesmo entendendo de onde vem tanta raiva, esse primeiro livro é quase uma involução da personagem. Me pergunto se isso muda nas continuações. Agora é esperar ter tempo pra encaixar eles na tbr.

Bea 31/12/2021

Very interesting storyline with characters that really intrigue the reader. Recommend but be warned that this book has some pretty violent stuff.

01/10/2022

o villain arch dela eita como massacra como mata como mutila como comete crimes de guerra sem dó essa rin

Roger 13/01/2022

The Poppy War
Eu estava enrolando para ler esse livro desde o ano passado, mas resolvi finamente ler agora e nossa que livro bom. Essa é uma série que todo mundo que eu vi falando dela falava a mesma coisa, que ela é uma série que tinham inúmeros gatilhos e que era muito pesada e esse livro realmente tem inúmeros gatilhos e cenas bem pesadas.

A primeira parte desse livro é bem leve, todo o plot dessa primeira parte parece muito de um livro de fantasia jovem com a exceção de uma cena/acontecimento, esse é o primeiro momento onde da para perceber que essa história talvez que seja tão leve quanto parece. Com o final da primeira parte e o início da segunda o livro tem uma virada muito grande, o cenário da história muda completamente o plot também e grade parte do núcleo de personagens também muda fazendo com que de todas as pessoas do começo do livro apenas a protagonista e um ou dois personagens continue na história por um tempo, essa virada na história também abrir portas para a introdução de novos personagens que são bem legais. Essas viradas da história fazem com que a Leitura se torne extremamente rápida por que sempre vai está acontecendo coisa no livro.

A terceira parte é onde tem a quantidade maior de cenas pesadas, principalmente o capítulo 21 eu acho que é um capítulo que deveria vim com aviso de gatilho de estupro por que é muito forte, e quando você ler o capítulo e descobre que tudo que tem ali aconteceu na vida real só piora mais as coisas. A maneira como a autora abordada essa situação no livro é muito boa, em momento nem um ela Romantiza nada e é sempre contado pelo ponto de vista das vítimas e isso é uma coisa muito legal.

A Rin é uma o protagonista que eu gosto muito mas que ela é o tipo de protagonista que faz o leitor passar raiva muitas vezes ao longo da leitura, ela toma inúmeras decisões ao longo desse livro que eu vou ainda não tenho uma opinião formada sobre elas, ela é uma protagonista que me assusta e eu tenho medo do que ela vai se tornar ao longo dos 2 próximos livros, ela é extremamente focada no que ela quer e ela toma qualquer atitude não importa o preço para atingir o objetivo dela e isso nem sempre é bom.

Quero ler o próximo livro o mais rápido possível, já vi pessoas falando que é maravilhoso e muito violento e triste então estou bem animando, acho que essa trilogia promete muito.

Byfeferreira 20/03/2023

Muito bom!
Assim como prometido, uma fantasia muito bem escrita, com um universo bem rico, personagens complexos, e muito mais.

Com todo o hype em cima dessa trilogia eu tinha medo de que fosse me decepcionar, mas bem longe disso. Eu amei o livro, achei a escrita séria, mais adulta (inclusive a classificação é +18) e muito bem feita.

Gostei muito do enredo, achei que se desenrolou muito bem, com um ritmo bem interessante. Os personagens são bem desenvolvidos e que me fizeram gostar/desgostar deles o tempo todo.

Um início ótimo de série, com um final empolgante e que me fez querer continuar a série.

Eluana.Caroline 01/02/2023

Pelos 64 pilares do Panteon
Esse livro é realmente tudo que falam sobre ele. O desenvolvimento dos personagens é realista e muito bem trabalho, e espero que isso reflita nos próximos dois livros. Estou triste que saíram da Academia tão cedo, porém entendo que era necessário para a expansão do mundo.

fyveer 06/03/2022

The Poppy War, R. F. Kuang
Essa não vai ser uma resenha bem elaborada, porque existem muitos pontos para abordar e eu não tenho estrutura emocional para fazer isso agora. Então, em suma: o livro é muito bom, de longe a melhor fantasia que eu já li.

? Worldbuilding espetacular, a autora se preocupou em estabelecer todo um mapa geográfico e ideológico para os países Nikara, Mugen e Speer ? tem outros que eu acho que serão abordados nos próximos livros.

? Os deuses dão poder, mas não possuem os corpos dos shamans livremente. Isso faz com que as ações dos personagens sejam escolhas próprias.

? Personagens complexos. Rin e Altan são vítimas, mas também são algozes e nada justifica tamanha violência que eles demonstram.

? Esse livro tem todos os gatilhos possíveis. A autora não poupou na descrição das consequências de uma guerra, por isso o capítulo 21 é digno de uma leitura lenta e revezada com momentos para assistir vídeos de gatinhos no YouTube.

? NÃO TEM ROMANCE. Pelo amor de Deus, se vc veio procurar romance eu sinto muito. O que tem é o companheirismo entre pessoas no meio de uma guerra, tem muita amizade envolvida.

? O livro é +18. Não recomendo de jeito nenhum para adolescentes, sério. Tem coisas ali que vai mexer com a sua cabeça por um bom tempo.

Enfim, vale super a pena ler essa obra, mas tenham em mente qual o seu tipo de leitura antes de pegar um livro desses.

theskymaid 12/02/2022

Esse é um livro com muitos gatilhos, é importante ter ciência disso antes de se começar a leitura, ele é uma fantasia com ficção histórica, então os momentos mais sangrentos dessa história carregam um peso muito forte, pois são inspirados em acontecimentos reais (inclusive é bem fácil achar quais são esses momentos na internet, recomendo muito ler um pouco sobre eles como leitura complementar após terminar o livro).
É um pouco difícil de comentar sobre esse livro de forma breve, acontece muita coisa nele, mas é realmente muito bem escrito, o tom da história muda conforme as páginas passam e é possível sentir as emoções que a autora está querendo passar ao leitor. Ela trabalha muito bem o tema guerra, ela escrancha todas as crueldades que a guerra traz e todas as feridas, tanto físicas como psicológicas, causadas por ela.
No mais, vale muito a pena a leitura, por mais que seja um primeiro livro, é realmente possível crescer e se conectar com a história nessas 500 páginas.

glhrmnc 13/02/2022

gente não tô bem
tive que pensar um pouco antes de escrever essa pra juntar meus pensamentos de uma forma coerente porque assim que marquei como lido passei 15 minutos em silêncio olhando pra parede refletindo sobre essa leitura. eu posso resumir apenas dizendo que poppy war foi uma surpresa ENORME. faz uns anos que tô adiando ler esses livros porque imaginava que era mais uma fantasia genérica que se passava numa academia militar com o clássico "escolhido" que de alguma forma chegava na liderança de um exército. MAS UAU COMO EU TAVA ERRADA. foi como ler três livros num só, já que as divisões que a autora fez foram perfeitas e realmente consigo ver o livro em três partes de forma clara. foi uma experiência maravilhosa, os personagens são incríveis, o plot maravilhoso, o sistema mágico, os temas discutidos, os momentos de ação e violência são muito bem escritos (e deixo claro que tem MUITO gatilho de todo e qualquer tipo de violência que você imaginar, de uma forma nem um pouco mascarada e teve um capítulo em especial que eu fiquei enjoada de verdade com as descrições então né) e o livro como todo e muito bem escrito na verdade.

o que me prendeu mais, como na maioria das vezes que eu leio alguma coisa foram os personagens que são muito bons e você consegue ver claramente o crescimento de todos eles, o jeito como a guerra muda as pessoas sendo bem explícito nessa leitura. me fez questionar se eu tomaria as mesmas atitudes duvidosas que alguns personagens tomaram se tivesse na posição que eles estavam. vi crescimento em todos os personagens que começaram o livro e esse é apenas o primeiro volume, imagino que o que vira nos próximos.

terminei esse sem acreditar no que tava lendo sério mesmo eu não esperava o final.

recomendo demais, mas lembrando que é cheio de gatilhos e toca em pontos muito pesados.

Sofi 06/10/2022

Ópio e História
Para quem quiser começar o livro com o mínimo de base, posso citar algumas representações mais superficiais da obra. Nikan é o império chinês (unificado pelo Imperador Vermelho, vulgo Qin Si Huang); Mugen (a pequena ilha em forma de arco, A Federação) é o Japão desenvolvido pela Era Meiji; Speer é Taiwan (conquistado no auge da Era Qin, além de certa referência à Hong Kong) e Hesperia é provavelmente o império britânico (ou a Europa em si), como podemos ver pela religião monoteísta abraâmica e pela sua posição geopolítica.
Bom? o livro em si é um show de história, principalmente para quem não teve tanto contato com a formação da China anteriormente. A obra trata a guerra de forma realista, brutal e explícita, ao mesmo tempo que foca na psique da protagonista. Momentos como o capítulo 21, onde a analogia ao estupro de Nanquim é mais do que óbvia, te fazem sentir e refletir melhor sobre as tragédias da história, transformando números e fatos em pessoas e atrocidades tangíveis. Muitos argumentam que o livro, a partir da sua segunda parte, se torna demasiado sombrio e por isso abandonam a leitura nessa ?violência gratuita?. Porém é nessa parte que a obra mostra o seu poder de denúncia social.
Outro tema recorrente da história é o ópio. A China que hoje conhecemos é profundamente conectada com essa droga. Particularmente, senti que, apesar de ser inúmeras vezes mencionada como algo extremamente destrutivo, faltou a mesma representação nos personagens principais que compõem a história (algo que acredito ser mais explorado na sua continuação).
Em geral, eu amei a história e mal posso esperar para ler a sua continuação. Devo dizer que a experiência do leitor é ainda mais interessante quando se já tem alguma ideia da filosofia, religião e cultura da Ásia Oriental, mas o livro faz um bom trabalho em explicar a si mesmo. Recomendo bastante a leitura para todos dispostos a enfrentar seus tópicos mais difíceis.