Valentina. Os Subterrâneos - Volume 2. Formato Convencional

Valentina. Os Subterrâneos - Volume 2. Formato Convencional Guido Crepax

Resenhas -

Lucas Muzel 26/11/2023

Cansativo
A leitura não é muito fácil de ser feita. O autor se baseia um pouco nas tiras do Flash Gordon, e em muitas referências a filmes, artistas e livros. Nesse sentido, é quase um Rick e Morty na década de 60. Fora isso tem a personagem que fica com a cabeça no mundo da lua. E mais o autor dando vasão a cenas sadomasoquistas, ao amor livre e ao comunismo soft.
O uso de uma linguagem obscura para representar um povo subterrâneo foi interessante. A princípio achei que tinham palavras totalmente inventadas, o que o tornaria tedioso. Mas depois deu para notar alguns padrões.
A tal teoria antiga da "terra oca" foi reformulada para mostrar a tal alegoria do inconsciente clamando pela exploração. O carinha que deveria ser o protagonista acabou sendo abandonado pela tal Valentina.
Sobre a edição, a L&PM fez um ótimo trabalho. Vale a pena pelo menos para saber do que se trata o material. Para mim a primeira impressão não foi positiva.

Dudu 27/01/2021

De todos os quadrinhos que li, esse foi um dos mais difíceis e acredito não apenas pela data pela qual foi feito que é da década de 60, mas sim pela narrativa adotada pelo autor.
Suas transições de quadros me geravam estranhamento, pois as vezes voltava ao quarto anterior ou a página anterior pra tentar ver o que deixei passar desapercebido, mas não era bem comigo era pela fluidez estática ou elíptica que supunha que os personagens haviam feito algo que eu ainda não percebo retornando a outras leituras.
A linguagem utilizada pelos povos subterrâneos foi acertada, mas a forma como a edição apresentou o vocabulário ou tradução me tirou da obra pra valer. Só não desisti porque era questão de honra ler este quadrinhos de um mestre do erotismo mundial, mas que o que era confuso e estático apenas piorou com aquela língua tão pobre e diferente.
Os textos entre capítulos é tão confusos e sem explicação de o porque estão ali quanto o próprio quadrinho.

Realmente, vou ter que ler muita coisa ainda pra um dia tentar entender está obra de Crepax.