Asterix: Gladiador

René Goscinny

Resenhas - Asterix: Gladiador

@vaisetratarleitora 18/03/2023

Ótimo divertimento
Dando continuidade ao meu projeto pessoal de leitura dos álbuns de Asterix, chegamos ao seu 4º álbum, publicado originalmente na revista Pilote em 1962, e em formato de álbum em 1964.

Como sempre, os autores conseguem misturar fatos históricos com comédia, gerando uma história muito interessante. Nesse álbum já temos algumas notas de rodapé explicando alguns contextos (diferentes dos álbuns anteriores onde não tinha), mas senti falta de mais. Como eu sempre digo aqui, eu adoraria que fizessem uma edição desses álbuns comentada, pra entender melhor o contexto histórico e as curiosidades inseridas na história pelos autores. Nesse sentido a resenha desse álbum do site Plano Crítico me ajudou bastante, mas seria legal se tivesse isso no próprio álbum.

Quanto a história em si eu adorei as paródias de músicas brasileiras colocadas na voz do bardo pelos tradutores. Algumas eu conhecia e foi até possível cantar junto hsauhasuashuash

Eu achei muito engraçado a confusão no prédio em Roma, Asterix e Obelix ao longo da história arrasando tudo e sem nenhuma pretensão.

Sem dúvida é uma história muito divertida e que vale a pena ser lida.

Fimbrethil Call 14/10/2009

Ótimo
Muito bom, A&O precisam virar gladiadores pra salvar o bardo Chatotorix, engraçado, mas não é um dos melhores, não.