A princesa prometida

A princesa prometida William Goldman

Resenhas - A Princesa Prometida

Dani 24/08/2018

2,5
Comecei a leitura gostando muito do tom satírico do autor e como ele misturou realidade e ficção na narrativa, mas logo a novidade me cansou e não via a hora de terminar ( o que parece ter levado uma eternidade...). Infelizmente não foi a leitura certa para mim : (
Ari Phanie 24/08/2018minha estante
Eita :(

Fernando Lafaiete 24/08/2018minha estante
Eita mesmo... Estou vendo muita gente elogiar. Agora lerei já sabendo que pode não ser tudo isso.

Dani 24/08/2018minha estante
kkkkk. Também só vi elogios. Tô na minoria na minha opinião. Espero que tenham uma experiência melhor que a minha.
Nunca vi o filme então não tenho a nostalgia que muita gente tem com a história.

Dani 24/08/2018minha estante
Comecei bem empolgada a leitura. Inicialmente achei que seria uma leitura 4 estrelas. Mas chegou um ponto que eu não aguentava mais e só queria terminar o livro ( o q nunca é algo bom . kkkk)

Aline Ramos 27/08/2018minha estante
Comigo foi exatamente assim tb!! ficou cansativo.. no final nao estava mais suportando..

day 14/09/2018minha estante
Esse livro veio na minha box da bem te li. Ainda não tive coragem de ler

Juliana.Veneruchi 20/12/2018minha estante
Ai concordo totalmente! A história até é interessante mas as interrupções do autor o tempo todo são um teste de paciência

Julia 04/07/2019minha estante
P/ mim também não funcionou a leitura.

Sibery 10/01/2020minha estante
Entrou Max Milagreiro e eu perdi a crença na história. Não parecia se encaixar naquele mundo. Me arrastei até o final.

Lucas 06/09/2022

O enredo é maravilhoso, o problema é o "autor"
Ok, vamos lá, "a princesa prometida" é uma história da fantasia muito interessante, com grandes lutas (o duelo de espadas entre o homem mascarado e Inigo é fantastico), os personagens são cativantes e eu dei muitas risadas durante o livro. Como uma ficção, temos nossa dose de exagero, como a força descomunal de Fezzik, mas isso só torna a história mais emocionante. Pela obra em si, eu daria 5 estrelas, eis porque dei 3....

O problema é o "autor" William Goldman (jája explico as aspas). Logo no inicio do livro, Goldman explica que seu pai lia para ele A princesa primetida quando pequeno, o que lhe despertou o gosto pela leitura. O livro havia sido escrito por Morgenstern, o verdadeiro autor da obra.

Com isso, Goldman explica seu carinho por essa história e que, quando grande, resolveu públicar uma versão editada da mesma, pois seu pai pulava varias partes do livro quando lia para ele, focando-se apenas na ação e aventura. Então, Goldman publica sua versão editada, que faz inúmeras alterações na obra, e deixa estampado que é uma versão editada "só com as partes boas", o que acho algo horrivel de se dizer, pois é um desrespeito a autor original da obra.

Enfim, o livro vai seguindo e, o tempo todo, Goldman aparece e interrompe a narrativa, dizendo coisas do tipo "aqui tem uma sequência que acontecia isso, uma descrição exaustiva de 70 paginas sobre arrumação de malas! Só um masoquista leria isso, por isso cortei" faz varias afirmações desse tipo, o que em minha opinião é um desrespeito ainda maior ao autor original. Chatas ou não, ele é o autor da obra e as colocou com um proposito...

Agora, vem o "plotwist" (reviravolta), que eu nem sei se é verdade, só li sobre. Lendo uma resenha na internet soube que não existe nenhum Morgenstern, a obra foi toda escrita por Goldman e, consequentemente, não exisitia nenhuma versão "completa" da obra a qual foi editada. Goldman criou essa trama toda para... sei la... se meter na narrativa? Contar uma história legal sobre ele mesmo?? Não sei, não sei se existiu ou não um Morgenstern, mas se isso for verdade, desgosto mais ainda do Morgenstern, pois me senti enganado por ele. Presumo que o que o autor diz sobre a vida dele é real e não uma invenção. O que mais é uma invenção então? O filho dele Jason existe ou Goldman também o inventou? E a esposa, Helen? E o Stephen King que aparece... ok, esse eu sei que é real, escreveu um monte de livros kkkk (ou talvez não seja, e Stephen King seja um Pseudonimo de Goldman kkkkkkkkkkkkk).

Enfim, verdade ou não,, as intervenções do Goldman fazem parte da obra, me irritam, e me fazem desgostar dele. Então, não me sinto mal em tirar 2 estrelas do livro por causa disso.

Concluindo, adorei a aventura (merecia 5 estrelas), odiei o autor se metendo, falando coisas que eu achava desrespeitosas. Sério, tem uma hora que ele reclama que o Morgenstern cortou uma cena importante e diz que, indignado com isso, ele mesmo fez a cena, pedindo para os leitores mandarem cartas para a editora pedindo a tal cena (por problemas de direitos autorais creio, não colocou no livro, ou era só invenção mesmo, já que a obra era dele e os direitos autorais também). O ponto é que ele fala que as pessoas nem precisavam ler a cena,só pedir, pois assim ia fazer o povo da editora ter prejuizo enviando as cenas pelos correios para os leitores. Acho uma atitude muito desrespeitosa com a editora que é uma parceira literária dele. E, sim, eu sei, pode ser tudo invenção isso que ele falou, mas foi uma invenção com o intuito de mostrar algo, e esse algo foi uma pessoa que eu não gostei, então pra mim da no mesmo.

Desculpem o desabafo, mas me estressei muito com o Goldman, a enredo do livro, porém, é lindo e vale a pena!

Também sou escritor, leiam meus livros de fantasia e terror no link abaixo!

site: https://www.amazon.com.br/Lucas-Vitoriano/e/B09S5LVD8F/ref=dp_byline_cont_pop_ebooks_1
gabriella904 19/09/2022minha estante
é tudo inventado mesmo kkkkkk

Emily 17/03/2023minha estante
Eu to achando um sarro isso, vi altas resenhas do povo acreditando que a historia do autor e do livro editado é real mas é tudo inventado kk

Lucas 18/03/2023minha estante
Pois é, como ele não explica a coisa toda eu acreditei nele kkk. Falta de comunicação ai rsrs

Emily 19/03/2023minha estante
Acho que valia um prefácio explicando, mas enfim é engraçado de ver. Eu inclusive acreditei, mas logo na "introdução" achei que seria interessante ler a versão integral do livro, não a editada, e ai pesquisando no google vejo que é tudo parte da história kkkk muito bom

Cass 12/10/2021

História épica com background maravilhoso
Eu me encantei por esse livro, é fato. Mas não foi somente pelo conto (autodenominado clássico) de Morgenstern, sobre a incrível história de amor entre a bela Buttercup e o destemido Westley. Eu tbm fiquei completamente rendida pela narrativa paralela de William Goldman, contando como descobriu esse livro, a importância que ele teve na sua infância e como essa história mudou sua vida.
O povo de Florin que me perdoe, mas essa versão me pareceu muito mais atrativa. O foco maior nas aventuras enfrentadas pelos protagonistas, e não em uma história massante sobre Florin e suas conquistas, tiveram toda uma magia e me prenderam completamente. O ritmo da leitura é muito gostoso e os comentários de Goldman, explicando o motivo de suas edições e recortes, deixaram tudo ainda mais divertido.
Para mim, o livro não seria o mesmo sem Goldman. E agradeço Stephen King por tê-lo aconselhado a descrever os fatos por trás de sua decisão de lançar essa versão só com as "partes boas".
Genial e muito divertido!
Favoritado ??
AllineP 12/10/2021minha estante
Aaaaa está na minha estante tem um tempo. Ainda pretendo ler esse ano e criei altas expectativas :') Feliz de saber que você gostou!

Suka 12/10/2021minha estante
Esse livro é a coisa mais maravilhosa que eu já li

Cass 12/10/2021minha estante
É muito bom!!!

Samysx 21/01/2023

E viveram felizes para sempre
O que falar de A princesa prometida? É o típico romance clichê medieval. O livro é perfeito, do começo até a sua leitura final. O jeito que o Goldman fez essa versão foi incrível! Já no começo ele explica que essa versão de A princesa prometida era uma versão que só continha as partes "boas" da história. Ele soube bem tirar muitos capítulos desnecessários na história oq provavelmente se não tivesse feito isso acabaria sendo uma leitura chata e nem um pouco fluida.
Goldman conseguiu me prender nesse livro com os personagens maravilhosos sendo eles Buttercup, Westley, Fezzik e Inigo Montaya. Inigo sem dúvidas foi o personagem que mais me marcou na história inteira. Não só pelo seu passado mas sim, sua determinação para honrar a morte de seu pai que um dia foi morte por um homem de 6 dedos de quem Inigo nunca se esquecera.
Amei lei o livro ainda mais por causa dos comentários que o próprio Goldman faz dentro dele, contando como se sentiu quando seu pai lia aquelas páginas para ele ainda criança. Muitas partes são engraçadas desses comentários e foram importantes para eu entender bem a história. Claro, ele explica que os comentários não são necessários a serem lidos, nn deixaria nada importante neles e quem quisesse poderia pular e continua sua leitura. Mas aos que forem ler, não pulem! Contem coisas legais para se saber da história e como ela seria.
(Obs.: Uma coisa que me incomodou na história foi de Buttercup que era uma menina forte e não dependia de ninguém para salvá-la, mas ao se apaixonar loucamente por Westley ela perdeu isso e acabou dependendo muito dele)

?Não estou tentando desanimar ninguém, veja bem. Quer dizer, eu realmente acredito que o amor seja a melhor coisa do mundo, mas também devo dizer, pela enésima vez, que a vida não é justa. Ela só é mais justa que a morte, e nada mais.?

??Frases do livro??

Buttercup
- Como alguém poderia se importar em ser ou não a mulher mais bonita do mundo? Que diferença faria ser apenas a terceira mais bonita? Ou a sexta?

-As pessoas se apaixonam repentinamente, depois piscavam e ja não sentiam mais nada.

-Não espere muito da vida. Aprenda a se contentar com o que tem.

Buttercup e Westley:
- você me ama, Westley? É isso?
- Se eu a amo? Meu Deus, se seu amor fosse um grão de areia, o meu seria um universo de praias.

Inigo e o Conde:

- Consegue adivinhar o que estou fazendo?
-Arrancando o meu coração.
-Você arrancou o meu quando eu tinha apenas dez anos. Agora, eu quero o seu. Somos amantes da justiça, eu e você... O que seria mais justo que isso?

Goldman, comentários:

-A vida não é justa, Bill. Nós dizemos aos nossos filhos o contrário, mas é uma coisa terrível de se fazer. Além de ser mentira, é uma mentira cruel. A vida não é justa, nunca foi e nunca será.

- Esse livro diz que "A vida não é justa" e estou dizendo a você, de uma vez por todas, que é melhor acreditar.

-Algumas pessoas erradas morrem, e o motivo é que a vida não é justa. Esqueça todas as besteiras ditas por seus pais.
Dr4k1n 21/01/2023minha estante
??????

Dr4k1n 21/01/2023minha estante
Mutcho foda

Vitoria 29/01/2023minha estante
incrível.

Cristiane.Rocumback 28/05/2021

Leitura divertida
Pra quem assistiu o filme posso afirmar que é bem fiel ao livro.

Envolvendo o romance e a mudança de vida de Buttercup, somos levados numa aventura onde há o rapto da moça que de plebeia passa a ser princesa. Os três homens responsáveis pelo sequestro, que intercalam inteligência e tolice. O Príncipe ordinário que quer começar uma guerra. E o homem de preto que vai em resgate da princesa...

Vários personagens envolvidos num cenário de estilo medieval, lutas de espada, pântano de fogo e animais estranhos. Uma história com situações absurdas e impossíveis, mas que é proposital da parte do autor(afinal na fantasia tudo é possível rsrs).

Nessa edição comemorativa de 25 e 30 anos, há textos do autor interrompendo a história da princesa para falar um pouco de si mesmo, família, personalidades famosas e sua carreira como roteirista. Mesmo esses trechos ele são cheios de "zoeira" intercalando fatos e ficção. No geral gostei de muito da leitura.
bia 29/05/2021minha estante
vc sabe a classificação indicativa?

Cristiane.Rocumback 29/05/2021minha estante
De acordo com o que li, eu considero a partir dos 10 anos. Mas no livro não tem a informação.

bia 29/05/2021minha estante
obrigada

aninha 09/04/2023

fazia muito tempo que eu enrolava pra terminar esse livro, fico feliz de ter seguido em frente. é muito divertido e do meio pro fim eu fiquei mais investida na "vida" do autor do que na história.
Naty Alves 09/04/2023minha estante
O filme é tão bom quanto ? apesar de ter algumas partes lentas no início, eu amo esse ??

aninha 10/04/2023minha estante
vc acredita que eu nunca vi?? viu ter que assistir esse fim de semana

Naty Alves 10/04/2023minha estante
Acredito, tem no YouTube eu acho .. ?

Nath @biscoito.esperto 06/12/2018

Eu não sabia nada sobre A Princesa Prometida, exceto por aquela famosa frase: “Olá. Meu nome é Inigo Montoya. Você matou meu pai. Prepare-se para morrer”.

O livro começa quando o próprio autor, William Goldman, nos conta sobre quando ficou muito doente na infância e seu pai leu para ele o livro A Princesa Prometida, que conta a história do seu país de origem, Florin. O livro era uma história muito louca cheia de esgrima, lutas, tortura, amor verdadeiro, vingança, gigantes, caçadores, belas mulheres, homens bons e maus, animais bestiais terríveis, segredos, conspirações, magia, milagres e mais (o autor faz uma lista no início do livro).

William ficou melhor, cresceu, se casou, teve um filho e, quando seu menino tinha mais ou menos a mesma idade que ele tinha quando ouviu A Princesa Prometida do pai, ele decidiu dar o livro de presente pro garoto. O problema é que o livro é um tomo histórico gigantesco e raro, e ele teve que se lascar muito para conseguir um exemplar. Pior: quando o livro chegou, ele descobriu que seu pai havia lido apenas as partes boas do livro, e que o original era um livro de história enfadonho e nada interessante.

Ultrajado, o autor decide pegar o livro original e transformá-lo no exemplar de A Princesa Prometida que temos hoje, que é um resumo da história, contendo só as partes boas (com todas as coisas que eu listei ali em cima, e mais).

A Princesa Prometida é Buttercup, uma plebeia que era a mulher mais linda do mundo em sua época. Ela se apaixona perdidamente por Westley, um ajudante que trabalhava na humilde fazenda dos pais de Buttercup. Eis que ele decide sair de Florin e viajar para a América, recém descoberta, e promete voltar para buscar Buttercup.

O problema é que Westley morre na viajem. Buttercup cai numa terrível depressão, mas o príncipe de Florin, Humperdink, conhecido como o melhor caçador do mndo, decide que Buttercup é bela demais e que ela deve ser sua futura rainha. Buttercup aceita se casar com o príncipe, já que pensa que sua vida não faz mais sentido.

Tudo parece correr bem. Buttercup não está feliz, mas sabe que a vida de rainha será confortável, e Humperdink é gentil. Eis que, no dia em que ela vai ser apresentada ao reino como noiva prometida de Humperdink, três homens misteriosos a sequestram. Esses homens são Vizzini, um siciliano genial e cruel; Inigo, o mais habilidoso espadachim do mundo, e Fezzik, um gigante que é o homem mais forte que existe.

Enquanto Humperdink caça os três sequestradores, uma outra pessoa entra na jogada. Tão inteligente quanto Vizzini, espadachim habilidoso páreo a Inigo e forte e obstinado como Fezzik, o Homem de Preto também quer sequestrar Buttercup.

Esse é só o início desse livro. Ele tem mais de 400 páginas de reviravoltas, mortes, traições e revelações. Mas o livro não é uma história épica de aventura. Na verdade, é quase como uma esquete cômica do Monty Python.

Primeiro de tudo, quero que o leitor dessa resenha fique tranquilo. A Princesa Prometida não é uma história real, pois Florin nem existe, a família toda do Goldman é dos Estados Unidos e ele sequer teve um filho, mas sim duas meninas. Tudo é invenção. A questão é que A Princesa Prometida ser um livro de história dentro do mundo do livro é muito importante, mesmo que eu não tenha percebido isso a princípio.

O livro é muito divertido. O ritmo é alucinante, a todo momento o cenário muda e novos perigos e aventuras aparecem para os nossos personagens.

O mais interessante é que, mesmo que o autor tenha propositalmente escrito suas personagens para que elas fossem clichês, elas passam longe disso.

Buttercup é a mulher mais linda do mundo, mas ela também é uma moça cheia de força de vontade que não tem medo de brigar por seus direitos e por sua vida, mesmo ela sendo bem caipira (ela é da roça). Inigo é o melhor espadachim do mundo, mas também é um rapaz ferido pelo assassinato do pai, e que busca vingança a todo custo enquanto se abriga na bebida. Fezzik é um gigante e o homem mais forte do mundo, mas ele adora rimas e é bom com crianças. E assim por diante. Todas as personagens desse livro, até as mais secundárias, eram interessantes e cheias de nuances.

É raro que um livro tenha uma boa história ao mesmo tempo em que suas personagens são bem desenvolvidas. Alguns livros se apoiam em um roteiro alucinante e deixam as personagens de lado, ou desenvolvem bem as personagens e seus relacionamentos, criando uma trama mais simples, mas A Princesa Prometida consegue unir um roteiro intrincado com personagens redondas, e entrega uma história completa.

O problema para mim, e que foi algo que pesou muito, é que o livro é mais longo do que deveria ser. Depois do fim da história nós temo 50 páginas de posfácio e conteúdo extra, que não acrescenta quase nada à história e deixa a leitura enfadonha. Eu estava adorando o livro, mas a história de A Princesa Prometida acabou e eu ainda precisei ler mais de 50 páginas do autor falando dele, dos contratos que ele teve que assinar para resumir o livro (todos falsos, já que o livro é criação dele) e da família fictícia que ele criou. Devo admitir, ao menos, que o momento mais chocante do livro todo estava num dos posfácios, e tem a ver com Stephen King.

Eu gostei do livro, apesar de ter demorado um pouco para lê-lo. Demorei dois meses inteiros (se bem que eu lia ele bem de vez em quando), mas foi um tempo muito bem gasto. Mal posso esperar para ver o filme, que até Oscar de melhor roteiro adaptado ganhou (nenhuma surpresa, o próprio autor escreveu o roteiro do filme pois, adivinha, ele era roteirista. E essa parte nem é invenção).

site: www.nathlambert.blogspot.com
Cristian 06/12/2018minha estante
kkkkk! Muito bom! Gosto dessas ficções que se pretendem real. Ocorreu o mesmo comigo sobre as alegações do U.Eco no prefácio de O Nome da Rosa, estava crente que várias coisas ali eram reais, mas outras que pensei "ah, deve ser tudo ficção então" eram baseadas em fatos. Gosto dessa brincadeira entre realidade e ficção.

Nath @biscoito.esperto 06/12/2018minha estante
Eu comecei a ler O Nome da Rosa e pensei o mesmo, achei que tudo era real até o capítulo dois ksksksksks. Eu quero voltar a ler o livro, mas acho que vou ler por e-book, a edição física que eu emprestei era ruim demais de levar aos lugares.

Cristian 11/12/2018minha estante
pois é, tenho a edição física e é muito grande mesmo. Ruim de manusear. O bom do ebook que dá pra consultar as frases em latim online bem rápido, kkkkk!
Abraço!

Rodrigo 09/08/2020

Vale a leitura.
Não vou mentir, comprei esse livro meramente pela capa e acredito que a capa seja melhor que o livro em si. Não, ele não é um livro ruim, o William Goldman fez um ótimo trabalho com a "edição" do livro ( o livro original de Morgenstern tem mais de mil páginas e essa versão tem 410 páginas, sendo q 100 delas é sobre o próprio William). Enfim, os comentários do William durante o livro e as explicações e resumos das partes retiradas são muito boas, porém deveria ter se mantido somente nisso. Ele insere inúmeros capítulos falando sobre sua vida pessoal relacionada ao livro que simplesmente não agrega em nada na história, o que deixa o livro muito chato nessas partes ( eu poderia ter pulado, mas não tem um aviso falando " olhe isso é sobre mim, se quiser continuar a história do livro leia o próximo capitulo" ) .

Em resumo a história da princesa prometida entrega o que ela diz ser, um romance com aventura (exceto a parte do humor, não vi nenhuma piada no livro). Aquele romance brega e clichê, mas ninguém falou que seria diferente. Não reclamo da história ser atropelada justamente pelo fato de ser uma edição cortada somente com as melhores partes.

A história da princesa ( por mais chata que essa Buttercup seja ) em si diria 4 estrelas, mas pela biografia intrometida do William eu dou 3 estrelas. Ou seja a princesa prometida é uma história boa mas o livro em geral fica chato em algum momento.
Vinicius39 13/04/2021minha estante
Uma pena que vc não entendeu que as partes sobre a vida dele na verdade também faziam parte da história.. tudo foi ficção para o universo da história..

Morgenstern não existe, Florin não existe, Will Goldman do livro não existe...

Stephen King ser de Florin... Kkk muito bom se fosse verdade.

Sua experiência teria sido mais divertida se olhasse para o livro com esses olhos..

Ele conseguiu criar um universo totalmente crível, tamanha tangência com a realidade.

Rodrigo 15/04/2021minha estante
Não acho, seria bem melhor sem essas partes sobre a vida dele. E todos meus amigos que leram esse livro simplesmente pularam todas as partes dele.
E não entendi a comparação do SK.

Emily.Laura 22/06/2020

Quando fui ler este livro não sabia q se tratava de um filme e um pouco da vida do autor, ja q na sinopse q vi n era dito este fato. E bom, não gostei da história principal e as partes a respeito do autor não me fez gostar dele tb, portanto o livro para mim foi maçante e acabei desistindo de termina-lo mais ou menos no penúltimo capítulo após dias de luta pra chegar até ali na leitura
Dani 22/06/2020minha estante
Não sei se ajuda, mas 99% sobre o que ele fala da vida dele é ficção ( você já ouviu falar do país Florian, onde teoricamente é de onde o pai dele veio?) Algumas coisas são o que ele gostaria que tivesse acontecido, no livro ele relata que o pai dele teve uma morte tranquilo enquanto estava dormindo já na realidade o pai dele se suicidou.

Emily.Laura 24/06/2020minha estante
nossa n sabia disso n, obg por contar ? ( n ouvi falar)

Malu 08/07/2021

Um clássico é um clássico, mesmo que você possa vir a discordar de inúmeras coisas apresentadas no livro. Os quatro personagens principais, são muito interessantes, confesso que Inigo, Fezzik e Westley são incríveis a sua maneira, não gostei muito de Buttercup, mas nada que atrapalhe o desenvolvimento da historia. Senti falta de um pouco mais de romance entre o casal, mas acredito que esse não era bem o foco da história.
Bianca 08/07/2021minha estante
Amg, tenho esse livro aqui e confesso q eu tô meio desinteressada por ele, mas tipo, ele é bom? Te prende na história?

Malu 08/07/2021minha estante
A leitura é bem fluida, exceto pelas interrupções do Goldman, ele para bastante para explicar as coisas, porque ele editou o livro original e tirou muita coisa rsrs

Ariane Lanser 25/02/2024

O livro é muito chato! Não é atoa que tem 3,8 estrelas (Lembrando que são as minhas opiniões).O motivo é que o livro começa com muita ''falaceira'' sobre a vida do autor e eu achei isso meio chato, mas isso não quer dizer que você não gostaria da leitura dele. Também tem muita confusão durante a leitura, a gente não consegue dizer quem é o autor e quem é o pai dele e quando tudo aconteceu, eu se fosse o autor faria o mesmo que todos, resumiria minha vida na capa/contracapa do livro e não em, sei lá, 150 folhas! Olha, eu não gostei, mas se quiser, experimente.
Ariane Lanser 25/02/2024minha estante
Porém o filme é muito bom e me arrancou muitas gargalhadas. O gênero é comédia e romance, na minha opinião os melhores gêneros quando se misturam. O filme é excelente !

lucyinmars 26/02/2024minha estante
Também gostei bastante do filme!

Annabiasouza 17/03/2022

Estou tendo várias leituras ruins esse ano.
Quando eu chego num ponto que fico muito entediada com o livro, eu vou só folheando mesmo para acabar. Porque eu realmente não gosto de abandonar livros.

Esse foi um que fiz isso. Desisti no terceiro capítulo e fui até o final nesse esquema.
No último capítulo que ainda dei uma lida que deu uma animada, mas, ainda assim, bem fraquinho. Não gostei e é isso.
Jucilene 17/03/2022minha estante
Para mim, esse é um dos poucos casos, que o filme é melhor que o livro.?

Annabiasouza 18/03/2022minha estante
Nossa, vou até assistir o filme, para ver se eu me animo kkkkk

Sarinhah 13/09/2021

Esse livro me impressionou em diversas formas, primeiro pelo formato dele que é algo que eu não estava familiarizada, segundo pela história incrível e cheia de reviravoltas. Honestamente, comprei ele mais por conta da belíssima capa mas a história é tão boa quanto. A única parte que eu não gostei muito foram as interrupções longas do escritor, em algumas partes foram necessárias para compreender melhor o que estava acontecendo, mas ele se delongava demais o que me fazia "travar" na leitura. O desfecho ficou meio que aberto, o que de certa forma é interessante pois podemos ficar imaginando o que aconteceu em seguida.
Belleð 13/09/2021minha estante
Mds essa capa ??

celiabowen 03/01/2021

Cômico
O livro em si é muito engraçado e satírico. Eu achei a ideia de "edição do livro original" genial, a forma que o autor se intromete no livro é divertidíssima. Porém umas coisas me irritaram um pouco, por isso 3,5... mas acho que 4 seria bom também para avaliar.
julha 04/01/2021minha estante
tô até agora pensando se acho essa capa extremamente linda ou extremamente estranha

Ester.Frerichs 04/11/2021

O que há de mais forte que as lembranças da infância?
Comprei o livro pela capa maravilhosa (edição em capa dura sempre ganha meu coração), mas os diálogos e os comentários do autor me renderam boas risadas.

Nunca li a versão original da história, mas pra mim, o livro não seria o mesmo sem Goldman. Os comentários dele, explicando os motivos dos cortes e edições, deixaram a história muito mais divertida.

No começo, achei que seria um livro recheado de romance, o que me fez criar uma expectativa gigantesca. Mas estava enganada (e isso não é de fato uma coisa ruim). O autor acrescenta sentimento. Um sentimento humano, que se acentua quando Goldman conta a importância que esse livro teve em sua infância e como essa história mudou a sua vida.

Os personagens são donos de um carisma e uma humanidade tão grandes, que me senti amiga íntima desse quarteto. Westley começou sendo meu favorito, até Inigo aparecer e dividir essa posição. Em muitos momentos, ele repete a frase: "Olá, meu nome é Inigo Montoya. Você matou meu pai. Prepare-se para morrer" e é impossível não ficar repetindo essa frase pelos cantos durante a leitura. Fezzik também foi uma grande surpresa. Um gigante - que normalmente é tratado como bruto e sem sentimentos - é o personagem mais humano e cheio de empatia da história.

A relação entre Inigo e Fezzik é a melhor coisa do livro, já que foi muito mais desenvolvida do que o romance entre Westley e Buttercup. Os dois amigos me ganharam mais que o casal.

Um livro sobre lutas de espadas, piratas, princesas, casamentos, aventuras e romance. Me despertou vários sentimentos ao mesmo tempo!
Bruna.Apolinario 07/12/2021minha estante
O livro é maravilhosa mas a melhor parte foi quando eu tentei procurar a versão original ?