A princesa prometida

Escritor: William Goldman
Editora: @intrinseca
Páginas: 416
Tradutora: Alice Mello

Oie gente❤ Recentemente li esse livro e fiz uma viagem incrível!! Muita emoção 😮

🌸Buttercup uma camponesa, Westley um simples empregado, eles apaixonaram e assim descobriram o amor verdadeiro. Westley decidiu entrar em um navio e ir rumo a América com o objetivo de ganhar dinheiro para o futuro dos dois. Pouco tempo após ter indo lutar por esse objetivo, Buttercup recebeu uma trágica notícia. Westley havia morrido! O coração da guria ficou arrasado, e em relação ao amor, já não queria amar nunca mais...😔

👑De acordo com os médicos o rei de Florin, Lotharon, estava morrendo, então o príncipe Humperdinck, como sucessor de seu pai, precisava escolher uma esposa já pensando no seu próprio sucessor. Claro, tinha que ser a mais linda de todas! Não importava o amor, apenas a beleza e um herdeiro.

🌸Dita como a moça mais bonita de todas, Buttercup foi quem vossa alteza pediu em casamento! E como para ela o amor não era mais importante, ela fez o quê? Aceitou! Então os preparativos começaram para o grande casamento. Anos passam e Buttercup passou eles treinando para ser princesa e futura rainha. VÁRIAS coisas aconteceram! Sequestro😰 O homem de preto🙊 tubarões😓 veneno😬 piratas⚔ mortes😵 pântano de fogo🔥tudo isso e muito mais você encontra nesse clássico!

🌌Amei muito esse livro, esses personagens maravilhosos, essa grande aventura cheia de perigos, todo canto havia perigo, essa história é um misto de dores, mortes, milagres, duelos, reviravoltas... e o autor me fez ter paradas cardíacas. Aaa meu pobre coração! Cada vez ficava mais ansiosa para saber como iria terminar, e a verdade é que eu cheguei no final e não sei o fim de um personagem. Ele morreu mesmo??😳🤔 NÃO CREIO! Passei por muitas emoções lendo, ficava angustiada com os perigos e preocupada com o futuro dos personagens. E sem acreditar em alguns ocorridos. Espero que leiam e desejo uma ótima aventura para vocês 🤗 Indico muitíssimo 😉

site: https://www.instagram.com/p/CCRuSzwjYxh/?igshid=uuxvlak1f313

bruna.almeidalima.1 04/10/2020

Bom, com ressalvas
Clichês existem porque funcionam e nesse livro, o autor juntou vários clichês e o resultado foi muito bom. Temos a linda princesa, o bruto burro, o grande lutador em busca de vingança,... É um livro que foi feito pra ser levado a sério, uma leitura divertida pra relaxar depois daquele de ler aquele livro bem denso.
Infelizmente, o aitor levou o livro tão pouco a sério que decidiu tentar aparecer mais do que a própria história. Toda hora somos interrompidos para acompanhar o processo de escrita do tal trecho, no início é interessante,mas depois é um saco! Eu mesma cheguei a pular os primeiros 8% do livro porque nem sabia que as explicações do autor faziam parte do enredo,mas sinceramente nem me fez falta. Ainda bem que não sou muito fiel a capítulos e trechos partes, porque se não teria pulado nada e o livro seria bem menos agradável.
Um outro problema foi a Buttercup ter virado uma figurante de luxo da própria história após os eventos do sequestro. Eu realmente queria que o autor tivesse dado algo a mais para ela fazer do que perguntar pelo Westley.
No mais, vale a pena ser lido. Terminei de ver o filme e o livro ontem e já estou com saudades da ambientação da história. Apesar de clichê, Inigo Montoya virou um dos meus personagens prediletos, eu realmente queria ler um spinoff só dele. Recomendo a leitura, desde que pule esses trechos em itálico do texto.

Zofii 07/10/2020

A Princesa Prometida
Para mim, esse livro foi mais de aventura do que de romance (não que isso seja ruim). Mas acho que a relação amorosa do casal poderia ter sido desenvenvolvida de uma forma melhor, pois, não consigo me envolver quando as justificativas do amor dos personagens são mais "superficiais", como se fossem baseadas apenas na beleza de cada um, já que quase não se conheciam.
Então, o que mais gostei foram as cenas de aventura, que na minha opinião, não são maravilhosas, mas são divertidas. Também não gostei muito do final...
Acho que o que mais gostei foi da edição MARAVILHOSA.

Recomendo para quem gostaria de uma leitura leve e divertidinha.

Lanny 27/10/2020

Não julgue o livro pela capa
sabe quando você sonha com um livro por muito tempo? Você vê a capa e a sinopse de tirar o folego e sempre que abre o serviço de streaming, a adaptação tá lá, só esperando por você.
Isso aconteceu com A Princesa Prometida, mas eu tive uma decepção tão profunda que não consegui terminar
Primeiro que esse livro tem um diferencial: é um autor reescrevendo o livro de outro autor, tanto é que na primeira capa tem "versão com as partes boas". E o Willian Goldman começa a tecer comentários meio que contando o que ele modificou da verão original. E você compra isso e começa a achar isso algo legal... nas primeiras 50 páginas. Depois vira um saco e você ou pula ou perde o ritmo da leitura.
Depois vem o casal principal. E olha... acho que eu não via um casal tão chato em muito tempo. Eu não consegui comprar o romance de "ela faria tudo por ele e ele tudo por ela". Algumas situações são tão forçadas e os dialogos tão chatos que você fica "ah, tá bom então, morram logo" e revira os olhos.
E acho que a pior coisa DO LIVRO é a Buttercup. A gente tenta respeitar a época e tal, mas ela é IN SU POR TÁ VEL. Sua submissão e falta de atitude para sair das situações é enfurecedor. As pessoas falam na cara dela que estão enganando ela e ela fica "ta tudo bem. Vou esperar o Westley me salvar" ou "o principe vai me salvar" e você quer dar dois tapas na cara dela. Poxa, nem a Aurora que tem 18 falas no filme dela é tão chata.
As cenas de luta e alguns conflitos são até interessantes, mas a leitura é tão arrastada que você perde vontade de ver eles se desenvolvendo.
Capa e sinopse são os melhores pontos desse livro, infelizmente.

Zé Guilherme 03/08/2022

Qual a sua história favorita?
Que livro divertido!! Sério, poucas vezes peguei um livro que inspirou filme-filme que inspirou livro tão bom. Nos anos 90 eu cresci vendo A Princesa Prometida e adorava brincar de Inigo com os amigos da minha rua. Se o texto de Goodman já era bom no filme, aqui ele vai além.

Existe todo um exercício de metalinguagem que cai como uma luva!!! Então prepare-se por se apaixonar pela história de amor de Buttercup e Westler, torcer por Inigo e Fezzik e temer os planos da dupla Conde Rugen e príncipe Humperdinck! Um deleite para quem ama histórias e a paixão que é passá-las para as pessoas que a gente ama.

Angra - @angra_pio 09/07/2022

Chato! Chato! Muito chato! E confuso!
Sendo bem sincera! Eu tentei e muito, mas desisti na reta final na página 354! E sim estou fazendo resenha, para deixar registrado minha frustração por esse livro!

A história em si é contada até a página 302 o resto na minha opinião, é só ladainha do autor. Muitos chamam de clássico e adoram esse livro e eu respeito! Porque faz parte da vida de muitos, por causa do filme que passava na sessão da tarde. Um filme que pra ser sincera eu não lembro, e olha que eu era fã da sessão da tarde, vários filmes marcaram minha infância, mas esse não rolou...

A história em si é legalzinha, mas o resto nossa! O autor conseguiu fazer o livro se torna confuso, sempre se metendo no meio, e o final muito nada a ver. Tem uma passagem sobre o Stephen King que não sei se é real ou não, mas o próprio King crítica o livro e eu super concordo com ele.

Gabriela.Beckenbach 04/10/2021

Sentimental
Esse livro foi uma mistura de sentimentos pra mim. No início, achei que seria mais um romance meio chato, e não gostava das interrupções que Will faz nas partes mais importantes. Mas ao final do livro, isso se fez tão importante para mim que sinto que se não existisse, eu simplesmente leria o livro e o deixaria ir. Mas ele acrescenta sentimento. Sentimento humano, passível de identificação. E agora carrego este livro no coração. Ganhei ele da Marina, e sabia que ela queria me dizer algo. Hoje, entendo que esse livro era mesmo pra mim. Indico totalmente. Goldman é um cara muito inteligente e um ótimo escritor.

Mourão 02/05/2020

O amor verdadeiro...
Um conto de fadas diferente, essa historia temmuitas aventuras, mestres espadachins, gigante, rei e rainha, intrigas, sequestro,heróis e uma princesa linda. Parecem todos clichês, mas o livro é uma boa historia de conto de fadas, com muito humor, narrada de uma forma leve e gostosa de se ler.

Ana 20/05/2020

A princesa prometida narra a história de amor entre Buttercup e Westley, e todos os desafios que enfrentaram para conseguirem estar juntos, afinal o verdadeiro amor vence até a morte.

Pamela Florentino 30/11/2020

Gostei, mas esperva mais.
Uma leitura que não me agradou muito, mas não foi uma total perda de tempo.

Achei que autor falou demais de sua jornada pessoal e como entrou em contato com a história de deixou de lado o desenvolvimento dos personagens. Tudo tinha potencial para ser bom, consegui ser cativada pela trama.

Achei que Buttercup devia ter mais atitude e correr atrás do que ela queria, mas ela apenas ficou parada esperando Westley procurá-la.

A leitura compensa pela edição da intrínseca que é muito linda e acaba sendo uma boa história para passar o tempo.

Confesso que esse foi um daqueles livros que não li todas as páginas, pulei os capítulos finais em que o autor falava sobre as edições comemorativas, tenho em torno de 40 livros para ler o preciso termina-los, então é bom correr e não ler partes que não agregam na história.

Larissa | @paragrafocult 21/12/2020

" - A vida é sofrimento. - retrucou a mãe. - Se alguém lhe disser o contrário, é porque está tentando vender algo."
Adoro filmes e livros antigos. Costumam me trazer um ar de nostalgia enorme mesmo que em muitos dos casos eu nem era nascida na época de seus lançamentos. Assim como muitos leitores, passei várias tardes quando criança, assistindo aos filmes da Sessão da Tarde, que era recheada de pérolas oitentistas como Os Goonies, Conta Comigo e claro, A Princesa Prometida. Esses filmes me lembram da minha infância e por isso, fiquei muito feliz quando o exemplar do livro chegou para mim aqui em casa. Não sou a maior fã de romances mas a Ley está de prova do quanto eu estava empolgada para começar a leitura.

Porém, apesar de amar o filme por conta da nostalgia, vou tentar ao máximo separar as duas obras (livro e filme) uma da outra para não me deixar ser influenciada em nada durante a resenha, então não vou citar o filme aqui, ok?

O livro é narrado pelo próprio William Goldman que aqui diz não ser o próprio autor da obra e sim um tal de S. Morgenstern e que essa história lhe foi contada durante a infância. Ele mesmo diz que está apenas recontando a história (só as partes boas, segundo ele) para quem quer que estiver lendo o livro. Por conta disso, a narrativa da história é bem naquele estilo de algo contado por alguém mesmo, como uma história para dormir.

A protagonista da história é Buttercup, uma jovem bonita e livre que de início não parece ter muita ideia de sua beleza que só aumenta com o passar do tempo. Seus pais são donos de uma fazenda e é lá que a garota que adora correr livre com seu cavalo chamado Cavalo, acaba se apaixonando por Westley, um rapaz que não parece ser tão inteligente e que trabalha para seu pai há alguns anos.

Esse amor é correspondido por Westley com a mesma intensidade, que decidido a melhorar de vida para dar a Buttercup uma vida melhor, parte em busca de algo mais promissor do que teria por trabalhar na fazenda. O problema é que Westley acaba morrendo nessa busca, deixando Buttercup devastada pela perda. Ela então decide não se apaixonar mais, já que o amor a machucara muito. Os anos se passam e a jovem que antes era apenas uma das mais belas do mundo, se torna a mulher mais bonita que um dia já existiu e por conta de sua beleza, acaba chamando a atenção do Duque e do Príncipe Humperdinck, um cara sádico, mimado, apaixonado por caça e de temperamento detestável.

Ela e o príncipe então entram em um acordo para terem um casamento sem amor, com a única finalidade de apresentar um herdeiro para o reino já que o rei está definhando por conta de sua saúde. Buttercup passa a estudar na escola da realeza e se preparar para ser apresentada para o povo como a sua nova rainha.

Claro que Buttercup com toda a sua beleza, acaba se tornando o centro das atenções e agradando o povo. Isso parece algo muito bom, até ela acabar sendo sequestrada por uma pequena quadrilha de três homens que está sendo seguida de perto por um misterioso Homem de Preto. Essa pequena quadrilha é comandada por Vizzini, um cara corcunda de grande inteligência, Inigo, que é um mestre na luta de espadas e Fezzik, um gigante de imensa força porém sem muita inteligência.

Os três podem não chamar muita atenção de início mas além de importantes, acabam roubando toda a cena do livro. Inigo e Fezzik se tornando facilmente os meus personagens preferidos (e vi que muita gente que leu o livro, acabou achando a mesma coisa). Eles dois são carismáticos e quando desenvolvidos, nos conquistam rapidamente. Fezzik é um gigante amante de rimas que sempre foi julgado pela aparência e força, o que acaba o tornando meio estabanado, às vezes. Já Inigo só quer se vingar da morte do seu pai, que era um mestre na fabricação de espada e que foi morto por um de seus clientes, um homem com seis dedos que foi responsável por deixar duas enormes cicatrizes em seu rosto.

É um romance, claro. Com muitos momentos de juras e juras de amor entre Westley e Buttercup mas ao mesmo tempo, é bem difícil de não dar algumas risadas porque o próprio autor escreveu de forma que fica parecendo que a sua intenção ali era justamente a de fazer piada com as histórias do gênero.

O autor em vários momentos se mete na narrativa para fazer alguns comentários sobre suas mudanças na história original do "autor original" da história, para falar o que pensou na primeira vez que a escutou e para enfatizar em vários momentos que apesar de ser uma história que à primeira vista pode parecer romântica e divertida, a vida não é justa. De início os comentários me deixaram meio cansada mas conforme fui me acostumando com a narrativa, tudo ficou mais fácil.

Tenho que admitir que só uma coisa me incomodou na história: a Buttercup do início do livro é bem diferente da que aparece no final. Sei que a vida e acontecimentos nos mudam mas fiquei triste de sua mudança não ter sido positiva. Apesar de sempre ter sido mostrada como uma garota caprichosa e até um pouco mimada, ela sempre teve um jeitão mais livre, sem se importar muito com como as pessoas a viam. Ela era ela, sem ligar se era a mais bela ou não. Porém depois que se apaixona por Westley, ela se torna uma mulher tão vazia, passiva e que parece só se importar se está bonita para ele ou não. Já não tinha mais aquela aura livre de antes, era apenas uma princesinha tipicamente vazia das histórias de romance (não sempre, mas em vários momentos). A coisa boa é que apesar disso, ela manteve a sua língua afiada, o que era divertido de ver em suas discussões com Westley.

Também tenho que falar da obra que chegou aqui. Estou apaixonada até agora pela edição da Intrínseca. A capa dura tem as imagens dos personagens do famoso filme oitentista dispostos de forma muito bonita. Ah, quanto ao filme, ele é no geral bem fiel ao livro, com algumas mudanças pequenas que quem leu o livro pode sentir falta. Senti que era como se um completasse o outro, então amei demais a leitura. A Princesa Prometida é um romance divertido e com um final de te deixar apreensivo. Uma leitura muito divertida, principalmente para os fãs do filme.

site: https://www.imersaoliteraria.com.br/2020/11/resenha-princesa-prometida.html

Daniela.Danna 30/12/2020

clássico. Muito bom