Ruptura

Ruptura Manuel Castells

Resenhas - Ruptura

Rob 07/03/2024

Uma boa reflexão
Muito bom! Vai ser ser muito útil! Apresenta uma análise direta, muito bem fundamentada e será uma das argumentações principais do meu TCC.

Jessica1248 08/10/2023

É um livro bem escrito e que explana de forma clara os vastos trabalhos/percepções do autor sobre a crise identitária da democracia. ?(?) Qual é essa nova ordem que necessariamente deve existir e substituir aquilo que morre? Ou será que estamos numa situação historicamente nova, na qual nós, cada um de nós, devemos assumir a responsabilidade de nossas vidas, das de nossos filhos e de nossa humanidade, sem intermediários, na prática de cada dia, na multidimensionalidade de nossa existência??

Maria Clara 20/06/2023

Exposição da ruptura da democracia liberal.
É fato que a democracia liberal já não é mais como outrora. Está desgastada e se quebrando por meio de rupturas que por muitas vezes passam despercebidas, mas nos tempos de crise suas falhas se sobressaem.

Em Ruptura, é explicado detalhadamente de maneira objetiva os motivos da ruptura da democracia liberal, dando exemplo a situação política na Espanha. O livro entregou o que propôs abordar e soube de maneira sucinta desenvolver um tema tão complexo e analisar de forma direta e objetiva, entretanto, não darei 5 estrelas porque tinha outras expectativas com o livro e o posicionamento do autor, retirando isso, recomendo a leitura deste livro caso você queira entender a democracia do século XXI.

Karisma 18/05/2023

Leitura interessante sobre o panorama político.
Devo dizer que resolvi realizar essa leitura devido ao subtitulo da obra: "A crise da democracia liberal". A democracia sempre sofreu suas críticas e é interessante ler sobre o tema.

Essa é a primeira obra de Castells que tenho contato, não li seus artigos e não conheço seu trabalho como sociólogo e devo dizer que gostei da leitura e do modo como se expressa, apesar de alguns momentos parecer um jornalista de tabloide. Ele faz uma análise provocativa e crítica, e que de alguma forma é acessível para o cidadão médio, o que acredito ter sido seu intento.

Um bom livro e uma boa leitura.

Att.
Kárisma

Vitória 22/04/2023

Um livro muito bom para se discutir sobre política e democracia. O autor tem uns questionamentos que eu também já tive e foi muito bom ter as respostas para eles.

trebeca 26/05/2022

Livro muito bom pra qualquer um que tenha interesse pela discussão política, de democracia e representatividade. Uma crítica clara e bem construída ao meu ver, ainda que o capítulo dedicado à Espanha seja mais difícil de compreender, pra nós que não temos conhecimento prévio especifico.
Além de tratar, perfeitamente, da influência que a internet e as redes sociais vem exercendo nas crises mundiais e na queda da democracia.

Felibalex 02/03/2022

Uma leitura distante
O livro é bom, não dá para negar. O autor, um grande sociólogo não deixa dúvidas de que consegue trazer o tema de maneira vem ilustrada e fácil. Acredito que em alguns pontos ele se perde e acaba sendo repetitivo, o que cansa. No mais, por ser uma realidade que foge da realidade brasileira só nos resta buscar formas de relacionar os aprendizados dos países europeus com a nossa vivência aqui. Se fosse para indicar uma leitura, não estaria no meu top 10 (nem em nenhum top), mas tem seu mérito.

Danielle.Duca 06/01/2022

A abordagem do autor sobre o processo de desgaste global da democracia é bem interessante, apontando algumas causas para esse fato tais como a descrença da população na política, que se assevera a cada dia diante de crises econômicas, migratórias, efeitos da globalização, bem como as fake News. A obra traz ainda uma análise sobre a eleição de Trump (EUA), o Brexit (UK) e o caso da Espanha. O ponto focal, a meu ver, mais uma vez é a crise de legitimidade do cidadão que não consegue mais se sentir representado pela classe política, momento a partir do qual figuras populistas e políticos outsiders começam a crescer e ganhar espaço no mundo político.

Leal 01/11/2021

Comentario
A análise que Manuel Castells faz da atualidade politica é muito boa, mas a conclusão mesmo pouca que seja, é fraca e evidencia como ainda esta preso à maneira antiga de interpretar o que existe de novo nos movimentos sociais.

Jaylan 14/01/2021

Uma leitura introdutória sobre a crise da democracia liberal
O livro aborda uma temática bastante atual sobre a crise da democracia liberal, que vem atingido diversos países ao redor do mundo, incluindo o Brasil. Mesmo passando a impressão que a obra abarcará essa discussão de maneira mais geral, o autor acaba focando a sua análise no caso espanhol e de outros países europeus- talvez pelo fenômeno ter se iniciado lá de maneira mais relevante. Mesmo sendo uma leitura importante para entender o contexto que levou a crise da democracia liberal - e também representativa - há alguns momentos que o autor se deixar levar pelas suas paixões pessoais, o que acaba deixando a obra limitada para quem deseja uma explicação mais clara, tendo em vista que o fenômeno atinge os governos dos mais diversos espectros políticos. De toda forma, como uma leitura introdutória, o texto cumpre o seu papel.

JVBF 10/01/2021

Interessante
Castells é considerado um dos filósofos mais influentes da atualidade, focando sua produção atual nos impactos do desenvolvimento da rede nas democracias e nas relações sociais.

Em ?a ruptura?, o autor analisa a recente crise da democracia liberal que, ao redor do mundo, garantiu espaço ao nacionalismo e o escalonamento de líderes populistas da extrema-direita.

Como toda obra do Norte Global, o autor foca em três exemplos principais alheios à periferia: a eleição de Donald Trump (EUA); o Brexit (UK); e o caso espanhol. O livro é bom para apontar alguns aspectos que levam à desconfiança da população no establishment e a ascensão de outsiders, mas para aqueles que buscam teorizar e compreender a ascensão de Jair Bolsonaro, leituras extras serão necessárias para sair do senso comum que insiste em reafirmar que o problema é mais brando do que demostra ser.

Gabslareine 08/01/2021

Outra política é possível
Ruptura - A crise da democracia liberal é um livro que se propõem a tentar responder que tipo de crise da democracia liberal do século XXI estamos passando.

Um dos motivos centrais é a crise de legitimidade em relações aos políticos. O cidadão não consegue mais se enxergar representado - agravado pelo globalismo - e isso acarreta em uma desilusão na política vigente e os deixa a margem de populistas de fora da política tradicional, como o exemplo dado no livro pela figura narcisista de Trump nos EUA, mas não posso deixar de citar o narcisista brasileiro Bolsonaro.

Apesar do autor se propor a não dar soluções para a crise da democracia liberal, o mesmo o faz com o exemplo da própria Espanha, o que é deixado pro final do texto e dá aquela sensação de esperança. Apesar disso analisa muito bem que o vácuo no poder pode ser desastroso e que a política pode sim ser modificada.

Nada é para sempre. Somos uma sociedade orgânica em constante mudança, podemos mudar algo desastroso para algo bem melhor. Há sempre luz no fim do túnel e a esperança é a última que morre.

Glauber 28/10/2020

Sinopse: Manuel Castells analisa os recentes abalos políticos do começo do milênio nas principais democracias do mundo.

Análise de Castells é interessante em se tratando de um livro bem curto. O autor oferece um panorama das principais mudanças políticas recentes em países como, Espanha, França, Reino Unido, Estados Unidos.

Mostra como as populações buscam novas alternativas frente as crises que se estabeleceram nos anos recentes. Seja por populistas, radicais de esquerda ou direita e por medidas extremas como o Brexit. Como reflexão introdutória o livro cumpre seu papel, mas peca por falta de profundidade e de precipitadas análises, como no caso de Jeremy Corbyn. Isso era de se esperar, já que o autor trata de questões do presente e sem o desfecho claro ainda.

Outro ponto, é o autor, como quase toda a esquerda, considerar qualquer responsabilidade fiscal e reforma econômica como (neo)liberalismo predatório e anti-povo. Esperava uma opinião um pouco mais refinada de Castells.

Bersa Mendes 19/07/2020

Essencial explanação política dos nossos tempos
De maneira bastante fluida e dinâmica, Manuel Castells consegue montar um panorama dos descontentamentos políticos em todo mundo, que nos levam a desacreditar no sistema político - a crise da democracia liberal, que ele destaca no subtítulo - e na representatividade das decisões de uma casta já viciada pele sistema.

Dessa forma, apesar de agitações populares de caráter progressista em todo o globo, essa crise por vezes faz com que sejam eleitos antigos atores populistas conservadores, ou políticos outsiders que se aproveitam dessa pecha para se estabelecerem baseados em práticas que se revelam falaciosas.

O livro é uma verdadeira aula, com linguagem acessível, sobre os acontecimentos recentes do mundo e demonstra como tudo está interligado. O sinal dos tempos que reverbera na Europa, nos Estados Unidos, na América Latina, etc, tocando na questão da eleição de Trump, pós-verdade, fake news, do Brexit, da eleição de Macron na França, da crise da Espanha com a Catalunha. Reflexos de um comportamento global que podemos enxergar e criar paralelos, facilmente, com o que vem acontecendo também no Brasil nos últimos anos. Ótima leitura. E bastante elucidativa.