Razão e sensibilidade

Razão e sensibilidade Jane Austen

Resenhas -

Lany.Silva 22/08/2020

Mais um livro da Jane Austrália que fiquei encantada. Uma família composta por mulheres fortes e destemidas, onde Elinor e Marianne tinha um amor fraternal muito grande, eram parceiras, uma movida pela razão e outra pela sensibilidade sofreram desilusões, onde cada uma encarou de uma forma. Apesar de toda reviravolta elas encontraram o caminho do amor e da felicidade.
Elinor foi feliz com seu grande amor e Marianne aprendeu amar um homem que no começo ela achou velho de mais pra se casar, mas ela nasceu com um destino extraordinário, nasceu para descobrir a falsidade de suas próprias opiniões...
daniela742 03/09/2020minha estante
Estou com muuuita vontade de ler mas tenho 14 anos, tem alguma restrição de idade?

Lany.Silva 03/09/2020minha estante
Não pode ler, muito bom recomendo

daniela742 06/09/2020minha estante
aaa obgdd

Glaucia Evelin 07/07/2020

Embora a história seja boa, foi uma leitura extremamente arrastada e cansativa para mim. Seria injusto dizer que o livro é ruim, pois ele não é. Apenas acredito que não tenha sido o melhor momento para a leitura. Espero que um dia eu o possa reler e sentir mais prazer!

O livro relata a história das irmãs Elinor, a racional, e Marianne, a sentimental. Vivendo em uma sociedade cheia de convenções e sonhando com um grande amor, cada uma encara tais situações à sua maneira, porém, ambas passam por situações que as fazem amadurecer e as mudam para sempre.
kassialais_ 07/07/2020minha estante
Já vi alguns comentários sobre essa leitura ser cansativa mesmo, um pouco arrastada. Você leu nessa edição? Gostou dela?

Glaucia Evelin 07/07/2020minha estante
Sim, li nessa edição. Bom, a letra tem um tamanho bom e as páginas são amareladas, gosto assim. Quanto à tradução, não sei se muda de uma edição para outra, então, gostei sim!

kassialais_ 07/07/2020minha estante
Ótimo saber. Vou procurar essa edição também. Obrigada!

Indria 16/05/2020

Não gostei muito
Apesar de amar o estilo de escrita da Jane Austen, esse livro não me cativou, arrastado e muito monótono.
Ana 19/06/2020minha estante
Também não gostei muito, embora tenha amado "Orgulho e Preconceito"

Iran Rosa 23/07/2020minha estante
Estou lendo, e também não estou conseguindo me envolver na história.

Laynara.Coutinho 07/08/2020minha estante
Também achei, estou há uma semana empacada na leitura, não consigo ler mais de 10 páginas por dia, está muito tedioso.

Rafaelly.Alves 28/04/2020

SIMPLESMENTE AMEI!!!!!
Foi o primeiro livro da Jane Austen que li, de inicio fiquei com medo por não ser muito fã de romances de época, mas olha!! Confesso que esse livro superou todas as minhas expectativas. A cada capítulo uma nova reviravolta
Renata1004 06/05/2020minha estante
Acabei de adquirir o e-book. Nunca li nada dela

Rafaelly.Alves 10/05/2020minha estante
Recomendo viu... Muito bom! Esse tbm foi o primeiro livro dela q li

Renata1004 10/05/2020minha estante
???

Eliza.Beth 06/06/2021

Mais ?????????? para Jane Austen
Eu tenho a tendência de gostar dos livros de Jane. Dos 3 que li, gostei de todos. Mas confesso que pode ser uma leitura um pouco mais maçante para pessoas imediatistas e demandantes de níveis frenéticos.

Dos 3 que li, esse livro é, de longe, o que tem mais crítica social, com uma pitada de ironia e até uma certa graça, que me fez das umas boas gargalhadas.

Achei que ela conseguiu inserir nesse livro a dinâmica da surpresa. Por muitas vezes, ela me enganou. Quando surgia um personagem do nada na casa de alguém, na minha cabeça eu já sabia quem era e do nada, era outra pessoa. Gostei desse mecanismo que me surpreendeu algumas vezes.

Não gostei do final. Achei que as protagonistas mereciam mais por tudo que passaram, por serem mulheres fortes e com a inteligência suficiente para melhores escolhas.
Não é um final ruim, apenas agridoce.
Mesmo assim, cinco merecidas estrelas!
Carolina.Gomes 08/06/2021minha estante
Jane e sua ironia elegante. Preciso ler esse.

Eliza.Beth 09/06/2021minha estante
Gostei muito Ana... divertido e cheio de ironia

Karollinesg 26/10/2020minha estante
Eu gostei também do final da Elinor, e da Mariane por mais que o Coronel fosse uma boa pessoa, queria que ela tivesse se apaixonado por ele antes. Foi muito aquilo ?é oq tenho?.

Tati.Tatiana 27/10/2020minha estante
Também achei isso

@estantedamolina 21/01/2023

O mais fraco da Jane que eu li.
Não é todo ruim mas quando tudo da errado, vc desgosta dos personagens e só fica bom nas últimas páginas, é difícil avaliar bem.
Demorei para finalizar pq foi muito arrastado.
Deborah.Farias 21/01/2023minha estante
demorei meses para finalizar. Li "na força do ódio" kkkkk

Ju Alves 21/01/2023minha estante
Tb tô lendo há um tempinho mas arrastadoooo

Lari 12/06/2022

Bom, mas esperava mais.
Foi meu primeiro livro da autora e, por Jane Austen ser uma lenda da literatura internacional, acho que coloquei expectativas demais na leitura. Achei a história extremamente arrastada, a escrita pesada, cansativa ,e os personagens secundários muito mal explorados. Por exemplo, Edward, que é tão importante na história, quase não consegui visualizá-lo, o personagem é pouco descrito e quase não fala por si só, a maioria das coisas que fiquei sabendo sobre ele foi a partir do narrador do livro.

Gostaria que a história focasse mais na relação das duas irmãs e menos em seus interesses amorosos, mas claro que entendo o foco em relacionamentos e casamentos dado o contexto histórico.

O livro traz sim muitas críticas à sociedade inglesa da época e o humor da autora é muito sarcástico, me peguei rindo várias vezes (inclusive, amo o fato de todos os personagens serem tão obcecados por dinheiro e NENHUM trabalha kkk).

Amei demais a Elinor, me identifiquei muito com ela e até me apeguei um pouco a ela. Já Marianne, demorei um pouco a simpatizar, no início eu não a suportava, mas é nítido que é a personagem com o melhor desenvolvimento ao longo do livro. Gostei muito do Coronel Brandon também, mas gostaria de ter lido mais sobre ele.

O final me decepcionou bastante, e confesso que fiquei frustrada por meu casal favorito não ter ficado junto kkkk.

Não vou desistir de Jane Austen, quero tentar "Orgulho e Preconceito" e "Persuasão" pra ver se, de repente, acho esses mais interessantes. Não recomendo que quem também estiver começando agora a ler as obras da autora comece por Razão e Sensibilidade como eu fiz, pois corre o risco de ficar traumatizado rsrsrs.
Sarah 12/07/2022minha estante
orgulho e preconceito é bom, mas razão e sensibilidade é mesmo uma leitura cansativa, eu não aguento mais ler esse livro kkkk ainda estou na página 183

Lari 12/07/2022minha estante
nossa eu demorei demais pra ler, quase desisti.
quero tentar orgulho e preconceito e tbm persuasão, todos elogiam mt esse

Rennatha 10/04/2022

Sem dúvidas uma das minhas leituras mais demoradas, pois, apesar da autora ser a mesma de "Orgulho e preconceito", senti essa leitura muito mais pesada em relação a escrita, enquanto "Orgulho e preconceito" me proporcionou uma leitura mais fluida. No entanto, o intuito não é comparar as obras. Vale a pena a leitura, porém não recomendo começar a conhecer as obras da autora por ele.
Lari 10/06/2022minha estante
nossa, justamente o que eu fiz kkkk primeiro livro que leio dela e nossa... ta sendo difícil. Tô há quase 2 meses tentando e não saio do lugar pq, além da escrita complicadinha, nao é muito o meu gênero

Rennatha 10/06/2022minha estante
Ah, poxa. Eu ficava muito perdidas nos personagens, sempre tinha dificuldade de lembrar quem era, se já havia aparecido em outro momento. Mas tenta, se não der, lê Orgulho e Preconceito, esse é muito bom e eu li com bastante tranquilidade

folklorereader0 29/11/2022

Duas pessoas, dois modos de agir e sentir diferentes
Razão e Sensibilidade foi o livro que me introduziu a um nível mais profundo na leitura, o livro que me abriu todo este universo. Para mim, este livro, é o segundo melhor das obras de Jane Austen. É muito interessante ver o contraste entre as duas irmãs (Elinor e Marianne), como ambas sentem o amor do mesmo jeito, mas lidam com ele de formas bem distintas.E embora muitas vezes elas não concordem com a forma uma da outra de agir, elas se respeitam e se apoiam (é muito bonito a parceria das duas no livro). Achei a trama bastante envolvente e a história romântica de ambas as personagens maravilhosas.
maltrapilha 29/11/2022minha estante
Exímio livro. Vale a sua leitura!

Liliane 28/01/2022

Nunca fui de ler romances românticos, pela melosidade com que eles se apresentam. Porém, a narrativa de Austen apresenta-se de forma irônica com uma pegada crítica. Austen se lança em seus textos, de forma que conseguimos observar bastante de sua vida particular, quando paramos para conhecer um pouquinho mais da autora. Verdadeiramente, uma mulher à frente do seu tempo. Suas protagonistas, mostram-se como mulheres fortes, com atitude e inteligência. Neste livro em questão, a autora trabalha os relacionamentos amorosos de forma com que toda expectativa de um romance clássico e uma paixão ardente, esbarram em frustrações e infortúnios cotidianos das relações interpessoais, principalmente pra época retratada.
Rafael Kerr 28/01/2022minha estante

Priscila.Bagatim 28/02/2021

Razão e Sensibilidade
Devo revelar que o enredo do livro e a forma como se desenrola não me causou o entusiasmo esperado. Tampouco seu desfecho trouxe aquela sensação de final feliz e romântico. Achei razoável.
Fernanda.Calixto 06/03/2021minha estante
Concordo com você, li esse livro super empolgada e achei uma decepção. Achei a história bem cansativa, e os personagens bem tediosos.

samy.calore 22/05/2020

Nunca imaginei que leria um livro da Jane Austen pois até já tentei ler "Orgulho e preconceito" mas não terminei.
O livro "Razão é sensibilidade" assim como os outros de Jane Austen,traz duas personagens principais(também tem outros mas vou focar nelas)fortes e que nos cativam e dividem nossas opiniões do começo ao fim. Elinor e Marianne são as duas personagens principais,e a forma como cada uma lida com os problemas durante o livro são totalmente diferentes e o título representa bem as características de cada uma. Elinor foi a personagem que mais me cativou pois a forma como ela lidava com os problemas dela e sempre pensando no próximo é com certeza um exemplo de como ela sempre usava a razão em seus atos.
O livro também aborda o tema de casamento e sua importância na época,principalmente a importância de se casar com alguém de uma renda alta. Em todos os momentos do livro podemos ver o casamento sendo citado,principalmente sendo direcionado para as irmãs que não tinham uma renda alta depois da morte do marido de sua mãe.
"Razão e sensibilidade" é um livro que tem diversas reviravoltas que nos cativam do início ao fim,querendo a cada capítulo mais respostas sobre diversos acontecimentos e sobre os personagens.
Damião 19/07/2020minha estante
Ótima leitura

Marina.Milani 12/07/2019

Razão e Sensibilidade
Romance do século XVIII, como as pessoas se relacionavam e se respeitavam! Incrível o tanto que mudamos e regredimos em alguns aspectos!