O Diário de Myriam

O Diário de Myriam Myriam Rawick
Philippe Lobjois

Resenhas - O Diário de Myriam

BangoBook 02/06/2024

A História de uma tr4g3dia humana.
Perfeita a leitura, livro flúido e muito rápido. A historia é muito emocionante e bem interessante a passagem do tempo já que Myriam começou a escrever o diário aos 6/7 anos.
Carregado de contexto histórico que vemos ate no dia de hoje, o livro traz a reflexão de como o ser humano se destrói por poder.

Whellen 05/05/2024

Uma guerra que ainda não acabou
O Diário de Myriam é um livro que traz a história da guerra na Síria, narrada através dos olhos de uma criança.
É brutal e esmagador. Esse ano é o quarto livro que leio nesse sentido: guerra narrado por criança. E esse sem dúvida é o que mais mexeu comigo.
Pesquisei e a Síria ainda está em guerra, já são 14 anos, me pergunto como eles sobrevivem e como nós sobrevivemos seguindo outra realidade que parece até que são mundos e épocas diferentes, queria que fosse ficção. Mas, infelizmente, é real.

Myletters25 01/05/2024

???
Chorei horrores,e não tenho coragem de reler até hoje,a realidade dói demais .Pensar que milhares de pessoas passaram por isso me deixou impactada

jessica1248 14/04/2024

O diário de Myriam | Myriam Rawick
A tragédia e o banho de sangue continuam.
O livro é envolvente e comovente, visto que relata uma guerra na visão de uma menina com cerca de 7 anos.
Vale a leitura

Nai 10/04/2024

O diário de Myriam
Apesar de ter lido O diário de Anne Frank há pouco tempo, gostei do Diário de Myriam! São histórias de guerras diferentes e inclusive relatos diferentes! É uma leitura mais superficial em termos de detalhes dos acontecimentos, ela não faz anotações com a mesma frequência que Anne porém tem mais fatos sobre a guerra em si oq acabando deixando a leitura mais interessante.

Eu sempre soube muito pouco sobre a guerra na Síria então gostei de ler a história apesar de tbem ter ficado muito triste ao perceber que ela teve sua infância prejudicada por mais uma guerra nesse nosso planeta caótico.

? A guerra era minha infância destruída sob essas ruínas e fechada em uma caixinha?

?Para mim, era só medo, tristeza, angústia. E as lembranças de uma vida de antes que não recuperarei nunca mais?

Walisson 10/04/2024

Esses um daqueles livros em que a leitura está além das páginas. A visão de uma criança na Síria presenciando sua guerra e anotando seu dia a dia nos trás um panorama dos acontecimentos de alguém que estava inserido naquelas cidades em que houveram os maiores confrontos. Minha nota a referente a escrita e visão da obra, pois é um livro de certa forma simples, mas que se sobressai pelo contexto.

Gessyka.Loyola 03/04/2024

A inocência da visão de uma criança sobre a guerra.
Neste diário acompanhamos o dia a dia de Myrian, sua vida feliz e tranquila, e como tudo isso muda com a guerra da Síria.
É bem interessante ver o posicionamento dos adultos tentando proteger as crianças das informações e tragédias desta guerra.
E percebi também como no decorrer do diário há um amadurecimento precoce de Myrian com o desenrolar da guerra.

Michele.GaviAo 23/03/2024

Um livro que dilacerou meu coração. Vi nas linhas desse diário esperança, esperança de continuar a viver como sempre e pensar que tudo acabaria o mais rápido. Myriam nos mostra sonhos, e um olhar infantil em meio a tanta brutalidade. Simplesmente sem palavras para descrever essa leitura.

Aylane Nunes 02/03/2024

Mais um diário em tempos de guerra
Não tem como avaliar negativo o diário escrito por uma criança, principalmente em tempos difíceis.
No início, foi emocionante ver como que esta obra chegou em nossas mãos.
Aqui acompanhamos a trajetória de uma família que se arrisca e tenta sobreviver em meio a bombardeios e tiros.
Não foi nada fácil e nunca é quando a liberdade é extinta.
Com uma ótima diagramação, a leitura é fluida e bem vira-página.

Recomendo!!

Bia* 05/02/2024

Livro pra ler num fôlego só. A história de uma guerra relatada por uma criança de 8 anos. A rotina de medo, bombardeios, desesperança? a destruição da cidade, das famílias e dos sonhos de toda uma geração.

Myria.Viana 16/01/2024

Inocentes
Esse livro conta os relatos de uma criança que em sua infância e inocência começa a viver em meio aos conflitos provocados por pessoas que incialmente queria melhores condições para a população, mas que ao longo do tempo passou a ter uma grandiosidade geopolítica. E a criança ou as crianças que não pediriam nada disso, as quais queriam apenas viver a infância que tinham direito perderam a inocência e ganharam sofrimento, medo, família, amigos. É incrível como essa guerra continua, mas parece que não afeta ninguém no ocidente. ??

arielzombiee 14/01/2024

Tocante.
Este livro é um diário de uma menina que viveu o tormento da guerra siria, e realmente mexe com o leitor ao pensar que esses acontecimentos de fato ocorreram, assim a gente se emociona e tem uma empatia com ela por conta do ponto de vista de uma criança.

pra mim, nao merece menos que 5 estrelas.

Calorinevic 13/01/2024

4?
"Sei reconhecer as armas, sei reconhecer as bombas, mas, principalmente, sei reconhecer a morte?.

O livro é fruto das memórias de uma menina de 13 anos, chamada Myriam Rawick. Entre os seus seis e 12 anos, ela anotou em um diário tudo o que via ? e vivia ? em sua rotina na cidade de Alepo. A guerra da Síria fez parte de sua infância, e sua história compartilha com o resto do mundo como é vivenciar os primeiros anos de vida em um país sitiado pela violência, sem direitos garantidos nem espaço para ser criança.

Tatynha - @cantinho_datati 12/01/2024

Emocionante!
Myriam, uma criança, nos mostra como sua vida era antes da guerra...depois, como ela vai saindo de controle e devastando tudo ao seu redor.

Não achei os relatos repetitivos, a escrita é boa, por isso, a leitura fluiu bem. Porém, recomendo ler devagar, para absorver todas as emoções que ele traz.

Eu fiquei bem emocionada e revoltada também, não tem como não se sentir assim tendo conhecimento de tantas atrocidades.

Enfim, acho que todo mundo deveria ler esse livro.