Dança Macabra

Resenhas - Dança Macabra

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Walter 13/07/2015

UMA INCRÍVEL EXPERIÊNCIA
Quando via certas resenhas escritas ou em vídeo acerca deste livro achei que exageravam ao falar que SK praticamente dialogava conosco.Nunca fui muito fã de livros de não ficção.Mas quando iniciei esta leitura pude expressar com satisfação a expressão do título:uma grande experiência de fato.
King praticamente abre as portas,te convida pra papear e o livro se desenvolve como um papo cabeça,com pitadas de humor,fatos históricos e lembranças da infância do autor,comparações e curiosidades até mesmo engraçadas (como a forma que os estúdios antigamente podiam conceber uma aranha gigante em seus filmes) ou sobre os terrores da bomba atômica...etc etc.Tudo com a mais absoluta naturalidade,sem poupar palavras,risos e citações que nos faz perceber: "sim,ele está falando comigo".A grande prova se encontra na última frase do livro quando ele se despede de nós (leitores fiéis ou não).
E,como leitor fiel,fiquei maravilhado com esta dança e super recomendo como leitura obrigatória.Não exclusivamente para você que é fã de Stephen King,mas sim,pra você,que é fã do gênero horror e fantasia em qualquer mídia.

Rusbis 27/04/2015

Confiram a vídeo-resenha de "Dança Macabra" no canal Ler Vicia:

site: https://www.youtube.com/watch?v=eB6RuGIg7AY

Doug 20/03/2015

Stephen King nos presenteia com uma viagem ao cinema e à literatura de horror que permearam entre os anos 1950 a 1980. Claramente uma análise crítica de suas preferências e julgamentos sobre cada obra, o autor ainda fornece uma lista dos principais trabalhos do gênero do terror que discute neste livro. É indispensável para quem acompanha a carreira de Stephen King. É possível perceber com muitos detalhes a visão que ele tem e como cada uma das obras comentadas influenciou a sua longa carreira. Um livro interessante, mas que deixa pessoas da nossa geração um pouco perdidas principalmente a respeito dos filmes aos quais ele se refere ao longo do livro. Muitas obras eu não conhecia, mas valeu a pena saber como cada uma delas definiu ou ajudou a construir a personalidade deste incrível escritor.

Nerd Book's 29/01/2015

Viagem ao Mundo do Suspense
King, nos leva a uma viagem por 30 anos de histórias de horror, ele começa falando brevemente da necessidade que as pessoas têm de achar que um escritor de terror deve, obrigatoriamente, ter algum distúrbio psicológico que o levou a escolher este gênero. Aceitando esta ideia, procura, em seu passado, o ponto onde se tornou “essa pessoa diferente”. Também faz uma ótima análise sobre os protótipos do terror, como o vampiro, o lobisomem, monstro e o fantasma.

Os capítulos são separados por formas de horror, aqueles que falam sobre cinema, os que falam sobre a televisão, os que falam na rádio e o mais natural, os que falam em livros, onde são analisados muitos dos clássicos como O Bebê de Rosemary, O Massacre da Serra Elétrica, Psicose, O Exorcista, Os Mortos-Vivos, O Incrível Homem que Encolheu, etc. O livro foi publicado em 1981, e esta é uma informação que deve ser lembrada a todo momento. Além disso, o material analisado (o terror produzido entre 1950 e 1980) tem como base a realidade dos EUA.

“Dança Macabra” é perfeito para quem realmente gosta do gênero do terror e pode ser mais bem aproveitado ainda por quem conhece bem o assunto. No final, Stephen King passa uma lista de sugestão de aproximadamente 100 filmes e 100 livros, para a qual eu digo “amém” de olhos fechados.

site: nerdbooksblog.wordpress.com

Luciano Luíz 09/08/2014

DANÇA MACABRA, é uma detalhada pesquisa acerca do terror na mídia, entre as décadas de 1950 e 1980.

Foi o primeiro livro não ficção de KING.
E ele se mostrou extremamente habilidoso ao nos conduzir pelas páginas de forma primorosa.

Mas, há destaques que vão além, como a biografia no capítulo 2, onde sabemos mais sobre a vida do autor.

Porém, também existem momentos onde a narrativa se arrasta, como em citações longas de algumas obras.

Não é um livro que faria falta em sua coleção, a não ser que você seja um grande fã de King e de cinema (de terror).

Mas, o que mais vale mesmo aqui, é aquele capítulo 2.
Não que o retante não compense.
Pelo contrário.
Mas é um livro que você disseca melhor, depois de ler outros livros do autor.

L. L. Santos

site: https://www.facebook.com/pages/L-L-Santos/254579094626804

Vida em Série 24/03/2014

Mestre da Dança.
Dança Macabra é a visão de um especialista, sobre os próprios contos e sobre tudo que envolve o universo de terror. Stephen King passeia conosco pelos programas de rádio que o deixava assustado quando criança, pela sensação de ver um filme tarde da noite no cinema, pelas diferenças entre horrores e por tudo que envolve seu gênero de domínio.

Sendo o primeiro livro de não-ficção do autor, tem tudo que é considerado importante pelo autor, porém, por ter sido escrito nos anos 80, sua visão de terror não alcançou os video games da nossa geração, muito menos a evolução das tecnologias aplicadas no cinema. Mas isso não desmerece o obra, pelo contrário, nela temos uma analise detalhada do que era o terror para ele e para todos que acompanharam as mídias durante a Guerra Fria.

Stephen King não fala só de filmes ou livros, ele envolve gibis, seriados, terror coletivo e ainda separa as formas de assustar alguém, o incomodo que o gênero deve provocar, no próprio livro ele confessa ter se sentido um pouco intimidade por isso e chega a classificar a própria obra e narrativa, embora não se avalie como avalia os outros.

Distinguindo o terro de horror e criando uma categoria “rebaixada” – a repulsa – ele consegue explicar grandes obras da literatura como O Drácula e a sensação de medo que teve quando estava no cinema e avisaram que os russos haviam atacado em algum lugar em plena Guerra Fria.

O que se lê em Dança Macabra é o especialista do gênero, falando e desmembrando o mesmo, mostrando que a fantasia se relaciona tão bem em sua vida quanto qualquer outra coisa. Além disso, podemos ter uma proximidade com o autor e sua narrativa, a mesma que sentimos ao ler seus prólogos, nessa obra singular Stephen King se mistura ao terror e a magia, puxando-te para uma dança de pesadelos.

“Em algum lugar, um homem mau – um bicho papão – está caminhando, corcunda, pela noite cheia de neve com seus olhos amarelos e brilhantes. Garotos pisam pesadamente nas folhos outonais em seu caminho pra casa, saídos da biblioteca às quatro da madruga, e, em outro lugar, em algum outro mundo, nesse momento exato, Frodo e Sam estão indo em direção a Mordor, onde as sombras repousam. Eu tenho certeza.”

site: http://pormaisuma.com/2014/03/resenha-literaria-danca-macabra/

Joy 07/03/2013minha estante
Nunca li nada sobre terror, mas este livro parece interessante.

Vida em Série 18/03/2013minha estante
É sim, embora meio ultrapassado por ter sido escrito no século passado.

Larissa.Goya 18/02/2014

Comprei esse livro sem saber que era a única obra de não-ficção do Stephen King, e foi uma grata surpresa descobrir que nele, King analisava alguns dos seus livros/filmes favoritos do gênero horror dos últimos tempos. Foi particularmente interessante pra mim ler algumas de suas interpretações, já que ele mesmo sempre foi um fã de histórias de terror, já que todas as interpretações sobre o gênero que eu já tinha lido, tinham um forte grau de análise psicológica, então foi interessante poder ver esse outro lado.
É lindo como o livro é descrito, para ser uma valsa, e realmente o é. Stephen King nos leva de um lado a outro em suas referências a histórias de terror, fazendo ótimas conexões entre elas e dessa forma, também falando um pouco sobre a sua própria bibliografia. Fiquei surpreendida com algumas de suas opiniões, e por vez ou outra me incomodei com o que parecia ser um criticismo exacerbado, mas de modo geral o livro foi válido para conhecer um pouco mais sobre ele e suas inspirações, além de nos fornecer muito material (o apêndice de livros e filmes indicados) para "investigarmos".

Bruno Pereira 30/11/2010

Sem palavras
Simplesmente excepcional!!! Para quem aprecie estudar as literaturas de uma forma mais estética e artística,também filmes e seriados, vai adorar este livro!

murilo 18/11/2010

O terror como fenômeno social e entretenimento de massa
Este livro não é para aqueles leitores que só buscam um momento de diversão em suas páginas. É para fanáticos pelo mais maldito dos gêneros, seja na literatura, no cinema ou no rádio. Os que não conseguiam dormir a noite por causa de algum filme ou que sentia calafrios a cada página de um bom livro de suspense. E sobretudo para quem quer ver a visão do mais popular autor do gênero ainda vivo.

Livro obrigatório para aspirantes a escritores de horror e fãs deste gênero.

Cel 22/08/2009

Bom, mas prefiro dele os de ficção
Stephen King recebeu em novembro de 1978 uma proposta para escrever um livro do fenômeno do terror da forma como ele entendia; nos livros, cinema, rádio, televisão. Ou seja, seria um livro diferente de todos os outros por ele já escritos, um livro de não-ficção. Eis que surge DANÇA MACABRA!

Saber mais, no Blog:

Claire Scorzi 11/02/2009

Um ótimo estudo não acadêmico sobre o imaginário do gênero "terror" (ou fantástico) incluindo o cinema americano dos anos 1950 em diante. Como a obra é antiga, precisaria ser atualizada; os trechos em que King analisa "Drácula", "O Médico e o Monstro", "Frankenstein" e algumas das obras de Richard Matheson (o mesmo de "Eu sou a Lenda") valem bem o livro. A linguagem é boa: sem ser hermética, nem por isso é um estudo superficial da literatura (e cinema) que causa arrepios na espinha.

1 | 2 | 3 | 4 | 5