Aru Shah e o fim dos tempos

Aru Shah e o fim dos tempos Roshani Chokshi

Resenhas - Aru Shah e o Fim dos Tempos

@vaisetratarleitora 24/08/2023

A altura de Percy Jackson, Magnus Chase e As Crônicas dos Kane
Descobri esse livro muito por acaso fuçando a internet procurando por outro livro. Quando vi que era do selo do tio Rick, tive que ler a sinopse e aí não teve jeito, tive que pegar pra ler.

A saga Pândavas é composta por 5 livros e esse é o primeiro. Ao longo da história, vamos acompanhar Aru Shah, uma pré-adolescente de 12 anos, que ao tentar conquistar o respeito de seus colegas de escola, libera no mundo um demônio que tem o dever de despertar o deus da destruição. É assim que ela descobre ser a reencarnação de um dos 5 pândavas da mitologia indiana e agora, ela deve tentar consertar a bagunça que causou.

Só por esse resumo já dá pra perceber que esse é mais um livro que segue a fórmula da jornada do herói que consagrou Rick Riordan, ao trazer mitologias antigas para o mundo moderno. Aru Shah segue o mesmo estilo, mas agora, com mitologia indiana, que pra nós no ocidente é bem desconhecido (pelo menos, é muito menos conhecido que as mitologias grega e romana, a única outra saga, nesse estilo adolescente, com temática indiana que eu conheço é A Maldição do Tigre).

Como eu amo história e adoro mitologias, eu amei o livro.

As aventuras foram ótimas, as personagens foram muito boas e tiveram um bom crescimento ao longo da história, o desenvolvimento foi muito bem feito e pelo menos eu, fiquei morrendo de vontade de ler a continuação e saber o que vai acontecer.

A autora, por ser de origem indiana e filipina, consegue trazer todas as informações sobre a mitologia, os costumes e cultura da Índia, além de trazer muita representatividade sem ser forçado.

Confesso que senti falta de ter lido o glossário primeiro, pra ter uma ideia melhor de quem eram os personagens da mitologia e acho que seria super legal se no glossário tivessem ilustrações (mesmo que em preto e branco) deles. Acho que pra quem não conhece muito da mitologia indiana (meu caso) ajudaria bastante e quem já conhece poderia pular essa parte. Porém esse foi o único "defeito" pra mim, fora isso, tudo foi perfeito e já vou começar a ler o segundo livro.

Vi notícias falando que os direitos do livro foram vendidos para a Paramount (a Netflix também estava interessada) e que vai virar filme tendo a mesma diretora da saga Crepúsculo (fico pensando se isso é bom ou ruim), porém desde a venda dos direitos em 2018 não houve mais nenhuma notícia sobre esse filme, infelizmente. Sem dúvida dá pra fazer uma adaptação incrível no mesmo nível de Harry Potter e eu super assistiria. Espero que um dia esse projeto saia do papel e seja um sucesso, porque esse livro merece.

Maria 24/06/2021

5/5?
O livro mais perfeito do mundo. Como disse Kirkus (da Starred Review) "mescla perfeitamente mitologia hindu, cultura tradicional e feminismo, num diálogo cheio de vida" essa frase resume o livro e é tudo q tenho a falar sobre essa obra prima.

Mila 09/03/2020

Aru Shah e o fim dos tempos...
O epítome da mitologia hindu, atrelado a uma trama divertida e envolvente, esta obra é início de uma série aterradora e conta a história de Aru Shah, uma indiana pré-adolescente sagaz e espontânea, mais especificamente sua incersão como pândava, constatação de que os mitos hindus são reais, e que a mesma é peça substancial para manter o mundo como conhecem intacto. Em contrapartida foi Aru que, incrédula acerca das conseqüências, libertou Sono, um demônio que está destinado a libertar Shiva ' o deus da destruição', logo ela está decidida a reverter o seu erro, com a ajuda de Mini, também pândava e sua irmã de alma, e Buu, pombo/tutor de ambas, eles irão embarcar em aventuras extraordinárias e reviravoltas emocionantes, em busca das armas celestiais para derrotar Sono antes que ele complete seu destino.

Aru Shah e o fim dos tempos mostrou-se uma leitura leve e bem humorada, a trama fluida e brilhantemente escrita por Roshani Chokshi, composto por 440 páginas, brilhantemente editado, e publicado pela editora Plataforma 21.

Recomendo àqueles adoradores de ficção infanto-juvenil, ademais àqueles que amam livros que abordam mitologia de forma excêntrica e divertida.
Boa leitura!

Leonardo Rasseli 05/12/2021

Confesso que terminei o livro sem entender quase nada da mitologia indiana em si. O livro é ótimo, a história é muito boa, fiquei perdido no começo mas depois o conto se desenvolve bem. Aru e Mini são ótimas personagens e tem muito a entregar nos próximos livros ainda.
Indico a leitura, vale muito a pena.

vitoria209 15/09/2021

divertido e envolvente
Adorei esse livro! Demorei um pouquinho para entrar no ritmo, mas da página 100 em diante não conseguia parar de ler. A narrativa é muito envolvente e cheia de acontecimentos, o que sempre faz a gente ficar jurando que vai ler só mais um capítulo quando sabe que serão uns dez. Mesmo com tantas cenas, todas tinham uma função e se conectavam, e a abordagem da mitologia foi impecável. Tudo foi explicado sem ficar maçante e para atiçar a curiosidade do leitor. E as personagens são incríveis! Sério, a Aru é maravilhosa. A Mini também. A amizade das duas é muito fofa! Outro ponto positivo do livro é o bom humor: ele tem um tom muito leve, então a leitura é super divertida. Já estou animada para ler o próximo!

Niki-Hildebrand 04/12/2019

"Podia não ter gostado dos livros que teve de ler para a escola, mas amava as histórias que a mãe lia em voz alta para ela. Aqueles contos haviam destravado coisas que chaves metálicas comuns jamais conseguiria. Um livro particularmente bom tem a capacidade de abrir novos espaços nas mentes das pessoas."
Esse livro definitivamente abriu novos espaços na minha mente, como disse Aru. Eu aprendi tanto com Aru e Mini! A leitura foi muito leve e fluída, me trouxe tantas alegrias e foi a minha luz em tempos escuros.
A escritora, Roshani, conseguiu equilibrar bem as cenas cômicas e alegres com os momentos mais profundos e tristes. Inclusive, seu estilo de escrita me lembrou bastante o do Rick Riordan o que, para mim, é uma coisa boa pois eu adoro os livros do Riordan.
Os personagens são ótimos, muito bem desenvolvidos e muito relacionáveis. Quem nunca se sentiu a segunda opção de todo mundo como Mini? Um peixinho fora d'água solitário como Aru? Rebaixado como Subala (ou 'Buu')? Aliás, adorei que uma figura tão poderosa quanto Buu reencarna num pombo. Não só é engraçado como nos faz refletir sobre o nosso próprio ego haha.

Millene 06/04/2023

Vocês não são novas demais pra salvar o mundo? Somos sim
A nota foi baixa mas vale lembrar que eu não sou o público alvo dessa história

Aru e Mini tem 12 anos e uma das coisas que mais me surpreendeu é que elas realmente parecem ter 12 anos, tanto nas brigas, nas conversas, e nas lutas, o que até pode ser um bom diferencial se fosse balanceado mas tinha tanta piada na narrativa que só consegui lembrar daquelas crianças que não levam nada a sério.

Aru é extremamente irritante e ela mente muito mas aí fica tendo a desculpa de "não é mentira, é imaginação" e aí não tem moral nenhuma no fim e eu consigo imaginar as crianças lendo e usando isso na vida real

A relação das duas com Buu é tão fraca que no fim é até difícil de acreditar que elas realmente se importam com ele pra salvar

Acho que "raso" é uma boa palavra pra resumir o livro. Eu tava esperando umas perguntas serem respondidas nesse livro mas parece que vou ter que ler o resto pra saber.

Muita coragem da autora de escrever sobre uma religião vivíssima de uma forma infantil e cômica

Alguém sabe se vale a pena contínuar lendo?

Re_maldonado 17/04/2020

Leitura leve
O livro é um infanto juvenil, a leitura é muito leve e rápida, achei perfeita pra quem gosta dos livros do Rick Riordan, pois é na mesma pegada. Recomendo o livro pra quem quer sair de uma ressaca literária, foi o que eu fiz e deu muito certo, foi uma leitura bem bobinha mesmo.

Liv.b3e 09/01/2024

Uma boa surpresa
Eu esperava a mesma fórmula simples de livro pré - adolescente, pessoa aleatória tendo que lidar com um destino q n é culpa dela e resolver um problema pro mundo não acabar. E embora o livro tenha isso como base, os personagens e a maneira como a história é construída é muito boa.
Em geral a leitura foi bem fluída e os capítulos curtos ajudam muito, tanto que eu li tudo em um dia.
Foi bem legal ficar caçando referências e entender grande parte delas até mesmo as que não são tão explícitas.
Recomendo o livro mas vá esperando uma história bem simples.

Sky 04/08/2021

Um bom começo
O livro é bem leve e fácil de ler, possui personagens que você simpatiza rápido, a construção do mundo é entendível, a reviravolta é um pouquinho confusa, tem tiradas geniais e um bom começo pra quem desconhece a mitologia hindu

Patrício 22/12/2020

Aí é um livro mt bom e o selo de Rick Riordan dar uma autoridade para aqueles que não conhecem a autora, pq é um livro que lembra mt a escrita dele. A mitologia é MT bem trabalhada e reinventada, para o primeiro livro deu um gostinho do q está por vim. Mas o ponto alto desse livro é a relação criada entre as personagens, as protagonistas realmente parecem ser irmãs. É um livro mt engraçado, mt cômico para todas as idades

SueSouza 23/08/2021

Muito Bom
Olá Pockets!
Hoje venho falar sobre um livro que estava ansiosa para ler, pois é apadrinhado pelo Rick Riordan, pois amo seus livros, e simplesmente me diverti com a leitura, pois é infanto-juvenil, com ação, mitologia e pré-adolescentes se descobrindo.

Na história vamos conhecer Aru Shah, que mora com a mãe em um parte do museu em que a mãe administra. Ela é cheia de imaginação e estudando em uma escola onde seus colegas sempre vão para lugares chiques nas férias, e para não ficar atrás sempre inventa viagens imaginárias e faz isso mais uma vez no seu recesso escolar. Porém, seus três colegas querem pega-la na mentira e aparece de surpresa no museu.

Aru sem saída e querendo não ficar por baixo, acaba fazendo algo que não deveria, ela acaba acendendo a lâmpada de Bharata (onde Sono está preso, um demônio ancestral cujo objetivo é despertar o deus da destruição), e é quando a aventura de Aru começa. Ela vai descobrir que os mitos que conhece e as histórias de sua mãe são verdadeiras e que ela tem um grande papel nessa jornada.

Aru agora terá que correr contra o tempo para salvar o mundo e salvar sua mãe de ficar congelada para sempre, ela terá a ajuda de um pombo crítico e rabugento, e de sua irmã de alma pândava Mini. Aru com seu pijama de Homem-Aranha e Mini com seus toques e inteligência terão apenas 9 dias até a lua nova e parar Sono, na verdade menos, pois no outro mundo (mágico, o tempo passa diferente). Veremos alguns deuses Indianos e suas histórias.

Essa é uma história gostosinha de ler e mesmo parecendo muitos páginas dar para ler em um dia, pois os capítulos são fluidos e os acontecimentos da história bem desenvolvido. O que mais gostei além de trazer a mitologia Indiana, é que nessa nova encanação temos heroínas, em vez de sempre trazer os heróis de sempre. Embora seja incomodo ler como as meninas não são levadas a sério por ser mulher e muito novas. Vemos como elas estão em processo de amadurecimento e aprendizado, isso é algo natural nessa fase.

Estou encantada com essa história e ansiosa para ler os próximos livros. Super recomendo.

Inae 07/06/2020

Uma estória bem divertida e diferente do que normalmente é proposto devido ao uso da cultura indiana como mitologia base, sendo esse o ponto forte do livro. A estrutura de narrativa é quase idêntica à fórmula já meio batida de Percy Jackson, mas funcionou muito bem dentro do proposto pela autora.

Nathi 06/01/2022

?????
Este livro é muito bom, gostei muito de ler. As personagens são incríveis principalmente a Aru e Mini. No início não estava entendendo muito mas mesmo assim continuei lendo, aos poucos fui entendendo melhor a história, os personagens..

É muito bom que ao longo da história a gente consegue ver a evolução dos personagens, cada obstáculo novo que tenham que passar.