Deus

Deus Reza Aslan

Resenhas - Deus

1650715228 28/12/2023

Uma expansor de visões
Depois de um ano com pouquíssimas leituras, pude acabar o ano de forma espetacular. "Deus: uma história humana" trata do olhar humano das religiões, ou melhor, dos deuses ou Deus da religião. Passando por um trajeto desde o início do Homo Sapiens, passando pelo agricultor, a criação da sociedade e sua modernização, a obra aborda como o homem cria e vê deus, como a questão psicológica e da atualidade pode traçar a visão do homem sobre talvez "sua criação"?. Ele expande está discussão utilizando dados e dá um novo olhar, junto com o seu olhar - no posfácio - para inserir o leitor na história de deus.

Gertrudes 22/04/2023

Uma escrita maravilhosa
O autor é muito bom ao apresentar o seud argumentos. Mesmo que você não concorde com sua conclusão, não poderá negar a qualidade de seus argumentos e sua lógica ao apresentá-los. Sua prosa é limpa, rica em conteúdo e vai direto ao ponto. Eu super indico.

BetoOliveira_autor 23/10/2022

Interessante e oportuno para o momento
O autor se utiliza das mais recentes descobertas da ciência, desde o campo arqueológico até a neurociência, e traça uma impressionante linha evolutiva da ideia de um ser supremo. Parecendo munido do método materialista, apresenta ao leitor a ligação entre as relações sócio-politicas com o modo de se construir a "imagem" do divino. Trata-se do conceito do "politicomorfismo".

Um livro importante para trazer luz a esse nome mórbido em que a religião como ordem passou a trazer sérias implicações na política, com seu viés intolerante e excludente.

Huan Carlos 01/07/2021

Deus uma história humana.
Um dos melhores livros que já li. O autor faz uma ótima abordagem histórica e psicológica a respeito de como surgiu as primeiras crenças espirituais e como elas se transformaram com o passar da história e do desenvolvimento humano. Cumpriu com excelso o objetivo almejado do livro, nos mostrou como a crença foi humanizada e como criamos os deuses " A nossa Imagem".

"-Acredite em Deus ou não. Defina Deus como você quiser. De qualquer forma, tire uma lição de nossos ancestrais mitológicos, Adão e Eva, e coma o fruto proibido. Você não precisa temer a Deus. Você é Deus."

regifreitas 03/12/2020

DEUS: UMA HISTÓRIA HUMANA (God: a human history, 2017), de Reza Aslan; tradução Marlene Suano.

O iraniano Reza Aslan é mestre e doutor em estudos teológicos e sociologia das religiões, formado pelas Universidade de Harvard e Universidade da Califórnia, esta última onde atualmente leciona. É também o autor de ZELOTA: A VIDA E A ÉPOCA DE JESUS DE NAZARÉ (2013), que figurou entre os “best-sellers” do New York Times, e fez um relativo sucesso por aqui há uns anos.

Em DEUS: UMA HISTÓRIA HUMANA ele nos faz ver que a crença do ser humano no sobrenatural, no mundo espiritual, em algo para além da existência física, é característico da nossa espécie, vindo desde os primórdios, quando ainda éramos caçadores-coletores. Partindo dos homens pré-históricos até chegar aos modernos, e ao surgimento dos três grandes credos monoteístas (judaísmo, cristianismo e islamismo), somos apresentados à evolução do conceito do divino ao longo da história humana.

A constante nesse longo processo, segundo Aslan, e em praticamente na grande maioria das tradições religiosas, é a nossa necessidade de humanização da figura do divino ou das divindades. Segundo o autor, para que a ideia de uma entidade superior tivesse sucesso e se fixasse foi fundamental que tal figura tivesse características próximas do ser humano. Assim, se no relato bíblico Deus criou o homem a sua imagem e semelhança, o homem também sentiu a necessidade de criar um Deus à sua feição - algo diferente disso causaria estranhamento e seria de difícil assimilação para o nosso cérebro.

Em seu trabalho, Aslan não discute religião ou a existência ou não de Deus. Interessa-lhe sobretudo o processo evolutivo da ideia, do conceito do divino entre nós. Crer ou não crer, acreditar ou duvidar, é matéria de fé. E segundo ele: “A fé é uma escolha; quem disser o contrário está fazendo proselitismo”.

Para o Desafio Livros & Sabores do mês de novembro: Oriente Médio/Irã.

DarcioGeo 12/06/2020

Esclarecedor.
Como sempre Reza Aslan escreve divinamente bem, perdoem o trocadilho haha. Aqui ele se debruça sobre as origens das nossas crenças em seres sobrenaturais (principalmente nos deuses e espíritos sagrados) traçando um panorama para isso desde os primórdios de nossa espécie como caçadores-coletores até as sofisticadas elucubrações helenisticas. Leitura recomendadissima!

Fagner 23/10/2019

Fenomenal
Reza não decepciona nesse livro. Assim como em Zelota, nos trás informações que nos levam a questionar tudo que conhecemos. Muito bom.