O crime do cais do Valongo

O crime do cais do Valongo Eliana Alves Cruz

Resenhas - O crime do Cais do Valongo

GIZ 06/02/2024

Livro com muitas camadas, muitas histórias, que traz a escravidão brasileira através das vivências e pensamentos das personagens.
Tenho me surpreendido muito com essa autora e estou apaixonada por sua escrita.

Camila1856 19/01/2024

Simplesmente incrível
Nossa eu não esperava absolutamente nada do que eu senti lendo esse livro.
Meu Deus
Eu senti tantas coisas que vou ficar de ressaca por uns dias.

taypyx 14/01/2024

Incrível
Li este livro por sugestão de uma das minhas melhores amigas e fiquei feliz por ser uma leitura que eu jamais iria escolher sozinha.
História incrível, bem escrita, com personagens encantadores. A descrição dos horrores da escravidão no Brasil me pegavam de surpresa às vezes, pois por mais que a gente estude sobre isso nas escolas, nunca saberemos realmente o horror que foi.
Adorei algumas reviravoltas que o livro deu, bem como o desfecho. Recomendo!

Vitoria 12/01/2024

É possível sepultar para sempre passado tão tenebroso?
Sob o argumento de discorrer sobre o assassinato de um comerciante estabelecido no Cais do Valongo, Eliana nos fala do real crime: o desembarque de milhares de pessoas trazidas à força de terras africanas.

E a autora nos deixa uma missão: não esquecer dos horrores ali ocorridos, não deixar que o tempo sepulte a memória dos tantos que chegaram, e dos muitos que sequer desembarcaram.

Jacqueline 29/12/2023

Uma ficção da realidade
Uma ficção histórica que é enriquecida com fontes históricas que não sei se são reais, mas enriquecem muito a narrativa. Gostei demais como a história foi construída, um crime que é também uma espécie de reparação histórica para aqueles personagens que são figuras que refletem a Diáspora Africana no Brasil.

pi 22/12/2023

Livro 44 de 2023
Mais uma incrível descoberta que o clube de leitura me proporcionou. Ler autores brasileiros desconhecidos para mim tem sido um grande privilégio. Sou muito grata pela oportunidade.

Lucy 19/12/2023

Este livro é simplesmente ótimo!! A linguagem é leve, escrita em um ritmo de relato pessoal, dividindo a visão entre duas personagens que conversam conosco contando, uma delas, o relato dos acontecimentos do crime do cais, e a outra sobre sua trajetória pessoal e suas dores.

Nina 11/12/2023

"Calei- me e desceu um peso no ar e sobre o peito quando me lembrei de meus irmãos: os de sangue e os de sina."

Uma história de ficção com um contexto real. Contexto esse importantíssimo e que precisa ser mais lido. Personagens fortes, principalmente as mulheres. Vale a leitura.

Doug 04/12/2023

Obra de arte
Infelizmente é um livro curto. Queria muito mesmo q fosse, sei lá, uma trilogia!

Personagens cativantes, muitas referências históricas e um cenário pouco explorado pelos romances e ficções BRs.

O tema é pesadíssimo, pois trata de um passado brasileiro horrível.

Julia.Martins 23/11/2023

Texto muito vibrante da escritora Eliana Cruz e que faz um resgate histórico do Brasil / Rio de Janeiro joanino no começo do século XIX. Embora fale de tema tão doloroso para a história do Brasil, a autora consegue deixar o texto leve. A obra é um romance histórico policial e traz inclusive algumas notícias de jornal da época referenciadas pela autora no final do livro. A história dá visibilidade a indivíduos historicamente apagados na história do Brasil, como os escravizados advindos da África. A história é contada sob dois pontos de vista: a de Muana, escravizada de Moçambique, que apesar de ter vindo forçosamente para o Brasil não perde sua ancestralidade, suas crenças e sua relação com a espiritualidade africana; e o do Nuno, brasileiro, pardo, filho de negra com um português branco, livre, descrito como cachaceiro, malandro e bastante divertido. Acompanhamos o assassinato do comerciante asqueroso, Bernardo Vianna que acontece no Valongo, região hoje reconhecida como sítio arqueológico no Rio de Janeiro, em que escravos eram negociados e enterrados no cemitério dos pretos novos e que começa a ser estudado e revitalizado no final da década de 1990. A história tem reviravoltas interessantes e acho que valem muito a leitura, porque consegue trazer além da subjetividade brutalizada e oprimida de pessoas escravizadas, dando agência e voz a essas pessoas. Gostei bastante. Recomendo.

MariAngela15 10/10/2023

Livro
??mas o condenado estava de caso com um sinhozinho branco, embora no caldeirão tivesse apenas uma cor.?

Layla.Ribeiro 28/09/2023

Um corpo é encontrado em um beco. A vítima é um comerciante português em ascensão, malquisto por muita gente na cidade do Rio de Janeiro. Seu primo, um inspetor influente na corte, começa a investigar quem poderia ser o assassino. Os capítulos do livro são divididos em duas partes: a primeira narrada por um mestiço comerciante que era devedor do morto, que mostra ao leitor sua vida, como o comerciante era visto pela sociedade e parte da investigação do mistério; a segunda parte é narrada pela Muana ,mucama escravizada do falecido, que conta como ele era em casa na vida privada e a reconstituição da vida dela no continente africano, sua captura e chegada ao Brasil. Achei muito interessante que cada início de capítulo é introduzido com uma manchete de jornal real, o que nos aproxima mais da história. Além disso, a narrativa e a escrita da autora são muito boas, transportando-nos visualmente para a trajetória da Muana. Entretanto, o que me desapontou foi o mistério que leva o título ao livro, pois ele é deixado de lado e quando retomava era bem desinteressante também achei a conclusão muito apressada, para mim se tornou desnecessário ao livro, mas o romance histórico em si é muito bom.

Rosana.Montenegro 17/09/2023

O Crime do Vais do Valongo
Uma boa leitura. Achei que seria sobre um assassinato (meu assunto preferido), mas na verdade é sobre a condição dos negros no Brasil na época de D. João VI. Condição essa muito triste, diga-se de passagem. Uma mancha na nossa história.