Poesia que transforma

Poesia que transforma Bráulio Bessa

Resenhas - Poesia que transforma

Babi159 12/10/2020

Difícil!
Eu aguento firme um livro em prosa meia boca, podendo até me divertir com ele, mas dificilmente consigo terminar um livro de poesia se o conteúdo não for muito acima da média. Até aí nada de novo no front, pois poesia não é o tipo de texto fácil de apreciar e digerir, mas no caso específico de “Poesia que Transforma” praticamente nada me chamou a atenção positivamente, tirando as belas ilustrações presentes no livro.

Acabei abandonando a leitura lá pelo décimo poema. Não aguentava mais as rimas previsíveis e intragáveis, os temas bobinhos e moderninhos e todo aquele blá blá blá que se enquadra perfeitamente em um programa matutino da Globo. Aliás, honestamente, eu nunca ouvi falar de Bráulio Bessa até o lançamento do livro em questão e a celeuma que tal acontecimento causou. Lembro que observava esse livro em destaque nas livrarias por preços absurdos, minhas colegas citavam que estavam lendo o mesmo e era um dos presentes mais marcantes nas festinhas de “inimigo” secreto.

Outro fato que me incomodou no livro foi que Bessa discorre muito sobre o quanto queria que seu trabalho fosse reconhecido Brasil afora (leia-se eixo RJ-SP). Nada a salientar sobre isso, porém implicitamente neste ponto, o autor aponta que os escritores nordestinos sofrem muito por estar aquém do restante do Brasil. Fiquei pensando com meus botões o que leva este cara a pensar isto, tendo em vista que a literatura nordestina é, possivelmente, a melhor do Brasil. Bessa é fruto da mesma região que produziu alguns dos melhores e mais lidos escritores da história da humanidade (NÃO ESTOU EXAGERANDO! Vejam os dados sobre Amado, Ramos, Freire, entre outros) e se inferioriza porque demorou muito para ser reconhecido no eixo RJ-SP? Não sei se sou só eu, mas isso não soa ridículo? Óbvio que não estou tentando colocá-lo no mesmo patamar de um Ariano Suassuna da vida, mas falar de sua região de origem como se o local fosse inferior não tem o menor cabimento.

Em síntese, pessoalmente achei os poemas muito chatos e as narrativas do autor me causaram imenso incômodo. Não recomendo.
Paulo 12/10/2020minha estante
No começo da quarenta a amazon disponibilizou o ebook desse livro de forma gratuita, eu baixei para ver se eu ia gostar, li apenas algumas páginas e desisti, eu achei meio sem graça.

Babi159 12/10/2020minha estante
O curioso é que o livro é muito bem avaliado e recomendado. Talvez o teu conterrâneo seja um comunicador incrível. Talvez os poemas dele sejam realmente lindos se oralizados.

Peregrina 12/10/2020minha estante
Esse complexo de inferioridade mais me parece uma desculpa para sua falta de talento pelo que você falou. Algo do tipo "ah, eu sou nordestino e os nordestinos não são reconhecidos, então vocês têm que gostar do que eu escrevo". Mas isso é absurdo. O meu escritor brasileiro favorito foi nordestino e conheço mais uma porção de outros autores verdadeiramente talentosos que eram nordestinos como você bem apontou... beira o ridículo a declaração desse rapaz. Algumas pessoas hoje em dia querem obrigar os outros a aceitar certas coisas na base do vitimismo e do constrangimento em vez do talento e da simpatia. Aqui, não, meu caro.

Peregrina 12/10/2020minha estante
Esse complexo de inferioridade mais me parece uma desculpa para sua falta de talento pelo que você falou. Algo do tipo "ah, eu sou nordestino e os nordestinos não são reconhecidos, então vocês têm que gostar do que eu escrevo". Mas isso é absurdo. O meu escritor brasileiro favorito foi nordestino e conheço mais uma porção de outros autores verdadeiramente talentosos que eram nordestinos como você bem apontou... beira o ridículo a declaração desse rapaz, para não falar em uma tremenda falta de conhecimento da literatura nacional. Algumas pessoas hoje em dia querem obrigar os outros a aceitar certas coisas na base do vitimismo e do constrangimento em vez do talento e da simpatia. Aqui, não, meu caro.

Babi159 12/10/2020minha estante
"Algo do tipo "ah, eu sou nordestino e os nordestinos não são reconhecidos, então vocês têm que gostar do que eu escrevo"." Perfeito, Enza. É exatamente isso.
Fiquei curiosa para saber quem é seu escritor brasileiro favorito, rs

Peregrina 12/10/2020minha estante
É José Lins do Rêgo, que conheci este ano. Só li uma obra dele, mas já quero ler tudo que ele escreveu rs.

Babi159 12/10/2020minha estante
Que legal. ? Recordo que li e estudei alguns fragmentos de Fogo Morto no último ano do ensino médio. Meu professor o amava. Rs

Raquel.Paladino 17/04/2021minha estante
Concordo plenamente com a sua escrita de pensamento! Eu escrevo poesia desde 11 anos de idade hoje estou com 31 anos! A verdadeira poesia nunca foi clichê hoje em dia '' todo mundo é poeta'' por que? Poetas clichês de leitura rápida e medíocre. A verdadeira poesia é aquela que você lê e diz: nossa nunca havia pensado nisso antes, ou nossa quanto talento e criatividade. Espero que essa modinha acabe logo. E que as vozes na escrita criativa dos verdadeiros poetas, sem incrementar, estado como o mais pobre para tentar ganhar a comoção dos desorientados que não conhecem a verdadeira poesia e o verdadeiro poeta. Eu sou poetisa! E escritora. As rimas de bessa são clichês demais. Enfim. Lamentável. Eu não recomendo modinha a ninguém. Que surjam os verdadeiros poetas.

Rosangela Max 10/07/2022

Este livro deveria ter milhares de páginas.
As poesias e os textos do autor funcionaram, para mim, como um sopro de alegria, motivação e de esperança. Sopro este que eu nem sabia que estava precisando tanto.
Que delícia de leitura e que talento de Bráulio Bessa!
Me emocionei e me identifiquei (apesar de não ser nordestina), porque eu também sou do time que prefere a simplicidade das coisas lá do sertão, além de ter um profundo apreço e respeito pelo povo nordestino.
Todas as poesias são lindas, mas a que mais me encantou foi a ?Força de uma mãe? porque parecia que ele estava descrevendo exatamente a minha mãe que é a minha grande heroína.
Recomendo demais a leitura.
natzzzi 10/07/2022minha estante
linda resenha! :)

Rosangela Max 11/07/2022minha estante
Obrigada! ?

Spy Books Brasil 11/07/2022minha estante
Nunca li nada dele, mas sempre tive curiosidade e a sua resenha me incentivou! ?

Rosangela Max 11/07/2022minha estante
Achei maravilhoso! ??

Nilma 10/02/2021minha estante
Fiquei curiosa! Pensava que era só de poesia... ?

Genilce.Giani 10/02/2021minha estante
Nada, ele conta a história dele, entre uma poesia e outra... Deliciosa leitura!

Nilma 10/02/2021minha estante
Massa

Liv 07/01/2021

Tocante
Que livro lindo! Escutei pela primeira vez um audiobook hoje e o que recebi pelo app Skeelo foi esse livro, narrado pelo próprio autor. Chorei, ri e me encantei demais com essa leitura. Meus poemas favoritos foram Recomece e Se que deixaram lágrimas em meus olhos. Um livro tocante sem dúvida nenhuma. Recomendo inclusive para aqueles que não curtem muito poesia.
Ingredi.Lima 08/01/2021minha estante
Eu também. Meu primeiro audio book. Foi lindo

Liv 09/01/2021minha estante
Sim, foi lindo mesmo.

Bárbara 16/02/2021

Um ótimo audiobook
Guardo com carinho momentos dentro do carro ouvindo as poesias do Bráulio no audiobook enqunato as luzes de natal se ecendiam do lado de fora na praça. Suas palavras deixam a vida mais linda e mais leve, ainda mais na sua voz nordestina aconchegante.
Camila 16/02/2021minha estante
I love you bem lovado.

Bárbara 17/02/2021minha estante
bem lovado...

Liv =) 04/11/2022

lembrei de ter lido
essencial,todos deveriam ler,amei tudo,a história é cativante,perfeito!!???
Amo as narrativas do Bráulio e apesar de já fazer alguns anos q li,nunca vou esquecer uma das minhas primeiras leituras poéticas.??
Anne 04/11/2022minha estante
EU AMO

Liv =) 05/11/2022minha estante
DMSS

Suellen 22/07/2021

Ô homi pra escrever bonito
Esse livro é um calmante pro coração, principalmente pra quem ta lendo pela primeira vez agora em 2021 diante de tudo que estamos vivendo. Li em ebook mas bom mesmo deve ser ter a versão física para ler e reler sempre. Recomendo demais!
profuilma 22/07/2021minha estante
Adoro!

netuno 22/07/2021minha estante
Bráulio Bessa é supremo!

Marlonbsan 02/03/2021

Poesia Que Transforma
Inspirado em sua cidade natal, a cultura nordestina, o amor de seus familiares e tudo o que viveu, Bráulio Bessa expõe em sua poesia mensagens otimistas e motivacionais para seguir em frente e apreciar o que é importante.

O livro é divido entre poesias e narrativas autobiográficas. A linguagem é simples e fluída. Enquanto os poemas são estruturados e seguem uma métrica bem definida.

Os poemas falam sobre temas bem importantes, questões culturais nordestinas, preconceito, como também motivacionais. Outros já são mais específicos e direcionados, para a mãe do autor, seu pai entre outras situações corriqueiras.

Dentre os poemas motivacionais, senti um pouco de repetição em algumas rimas entre diferentes poemas, o que mais parecia ser continuações dos anteriores, com aquela ideia de cair e levantar.

A minha parte preferida foi saber mais da história do Bráulio, sobre sua vida, trajetória, partes bem interessantes mesmo, assim como a forma que ele conta suas lembranças e fala sobre a importância das pessoas em sua volta e do orgulho que sente em ser nordestino.

Foto e resenha no meu Ig @marlonbsan, segue lá
Grazi Caneschi 20/04/2021minha estante
Eu adorei

Marlonbsan 21/04/2021minha estante
Ah que ótimo ?

Manuh 02/06/2021

Encontro
Foi uma delícia poder ouvir o áudio book do Bráulio, é como estivesse assistindo ele no programa encontro.
O livro é lindo, e a maneira que ele recita faz toda diferencia na experiência de desfrutar essas belíssimas poesias. É um livro que merece ser lido e ouvido.
Rebeca 02/06/2021minha estante
Manuh, eu também achei o audiobook uma delícia! Quero ouvir o terceiro na plataforma Autibooks.

Manuh 02/06/2021minha estante
Também pretendo dar continuidade nos livros de Bráulio no audiobook. Amei a experiência. rs

manu_menezes 11/09/2020

Perfeito!
Perfeito pra quem ama poesias! Além das poesias, Bráulio Bessa também conta um pouquinho da sua trajetória, de como começou no mundo dos poemas. Escritor do Nordeste, é nítido seu amor pela sua terra em cada página.
É fato que ele tem o dom de transcrever sentimentos em cada estrofe, e tudo o que ele escreve toca a gente de uma forma que poucos autores conseguem.
Apenas leiam essa obra de arte!
Duda1576 11/09/2020minha estante
Minha leitura atual ?

Mayara Belém 11/09/2020minha estante
???

Aline 28/02/2020

Eita orgulho da pleura!
Poderia ter lido esse livro em pouquíssimas horas, mas preferi alongar o tempo pra poder aproveitá-lo bem mais.
Livro gostoso demais de ler (até porque você lê do jeitim que você fala: meio arrastado, meio cantando, daquele jeito que cearense sabe fazer mas não sabe explicar) e lê parecendo um pombo de tanto que o peito tá estufado de orgulho de saber que quem escreveu foi um filhote do Ceará.
Gostei muito, só não mais do que seriguela verde com sal porque aí já é querer demais, né?! Mas super recomendo.... os dois!!! ?
Omom 28/02/2020minha estante
Adorei como explicou, realmente Cearenses tem um algo muito interessante na entoação. Agradeço por partilhar

Aline 28/02/2020minha estante

Doni dom 28/02/2022

Excelente
Gostei muito desse livro não gosto muito de poema mas os poemas do braulio bessa são muito bons to animado pra ler um carinho na alma
Katia Rodrigues 28/02/2022minha estante
Carinho na alma é maravilhoso ?

Camila 27/12/2020

Estou apaixonada por esse livro.
Escutei o audiobook que é narrado pelo próprio autor, o que dá um charme todo especial. O cordel me encanta, então cada detalhe do livro me fez gostar ainda mais dessa experiência. Indico que todos escutem, é lindo.
Bárbara 29/12/2020minha estante
Apaixonante :)

Nina 08/10/2018

Nesses tempos sombrios em que vivemos é muito bom quando encontramos algo que nos dê um pouco de alento e otimismo e é isso o que Poesia que Transforma, do poeta e cordelista cearense Bráulio Bessa, representou para mim. Em meio a tanto discurso de ódio e intolerância, desprezo aos valores humanos e incitação à violência, ler suas palavras tem sido um bálsamo para minha alma cansada.

Bráulio Bessa ganhou notoriedade logo depois das eleições de 2014, quando a polarização política começou a se espalhar pelo país e uma onda de mensagens de ódio aos nordestinos se espalhou pela redes sociais (coisa que, vergonhosamente, vemos se repetir agora). A defesa veio da própria internet, por meio da página Nação Nordestina, criada pelo poeta em 2011, onde ele com seu carisma e talento chamou a atenção do país para a riqueza dos cordéis nordestinos. Não demorou para que ele chegasse à televisão e agora tem um quadro fixo no programa Encontro com Fátima Bernardes.

Apesar de estar aqui me rasgando em elogios, admito que nunca fui muito fã de poesia. Tenho muita dificuldade para entender o que os poetas dizem e não consigo me conectar. Tenho uma amiga que sempre diz que poesia não é para ser entendida e sim para ser sentida, que eu não devo ficar tão presa ao que o autor quer dizer e sim ao que aquele texto me fez sentir.

Mas acho que sou muito pragmática para conseguir me desprender do lógico com tanta facilidade, por isso, evito os poemas. Mas com Poesia que Transforma a leitura flui com uma facilidade impressionante, e isso acontece por duas razões. Primeiro por já ter visto Bráulio Bessa declamando, assim, eu lia ouvindo sua voz, no mesmo ritmo que ele usa. E segundo pela sua linguagem simples e cotidiana. Então, ler o livro foi quase como bater papo com um amigo querido sobre assuntos que o mundo todo precisa urgentemente discutir.

Outro motivo que me fez amar o livro foram os temas que ele traz. Bráulio fala sobre amor, diversidade, medo, saudade, fome, RESPEITO! Esses e outros temas essenciais à vida em sociedade permeiam seus textos carregados de sentimento e orgulho de sua origem. O livro entremeia poemas e crônicas que estão sempre interligados, e um reforça o sentido da outra e aos poucos Bráulio consegue transmitir toda a simplicidade de sua infância e adolescência até chegar ao estrelato de hoje, sem perder sua essência e bom humor.

Me emocionei muito com essa leitura e sinto que a poesia pode realmente transformar e melhorar o mundo, principalmente se nos abrirmos para mensagens tão belas e verdadeiras, se estivermos dispostos a acreditar. Então, se você como eu não é muito chegado em poesia, peço que dê uma chance a esse livro e garanto que não vai se arrepender!
Vanessa.Souza 14/10/2018minha estante
Quero muito esse livro e também Poesia com rapadura. *-* em Janeiro irei a uma congresso onde terá a presença de Bráulio! Estou muito empolgada n

Lorrane Fortunato 25/11/2018

pra poder se levantar.
Nem sempre engatar a ré
significa voltar."
Recomece

Há pessoas que parecem ter nascido com o dom das palavras, pessoas que sempre encontram as palavras certas, que conseguem colocar em palavras todos os sentimentos confusos e contraditórios que nos habitam. Bráulio Bessa, sem dúvidas, é uma dessas pessoas.

Ler seus poemas sempre é uma experiência incrível! É possível se enxergar no que ele diz, seus poemas fazem com o leitor se identifique. Ler um poema do Bráulio Bessa traz uma sensação de não estar sozinho, pois outra pessoa se sente exatamente da mesma forma.

"Que o medo dos tropeços
não lhe impeça de correr.
Que o medo de errar
não lhe impeça de aprender.
E que o medo da vida
não lhe impeça de viver."
Medo

Poesia que transforma é um livro que traz uma sensação de intimidade. Intercalando poemas com narrações a cerca da vida do autor, o leitor vai se sentindo mais próximo do autor a cada página.

Conhecer mais a fundo a vida do Bráulio Bessa só torna as suas palavras mais fortes e encantadoras. Confesso que ficava ansiosa pela próxima narração, pois era maravilhoso conhecer a fundo esse ser humano tão incrível!

"Entenda que nesse mundo
com todo tipo de gente,
dá pra praticar o amor
de mil formas diferentes,
talvez uma opção
seja amar com o coração
e respeitar com a mente."
Amor às diferenças

O livro possui também depoimentos de pessoas que foram pessoalmente tocadas pelas palavras do Bráulio. Todos são extremamente emocionantes e trazem um quentinho pro coração.

Poesia que transforma é um livro adorável que merece ganhar um lugar na sua estante! Um livro que toca, emociona e faz refletir. Leitura obrigatória!

"Aprenda com cada dor,
com cada decepção,
com cada vez que alguém
lhe partir o coração.
O futuro é obscuro
e às vezes é no escuro
que se enxerga a direção."

site: www.dreamsandbooks.com
Stefani 25/11/2018minha estante
Amei tua resenha, sem duvida quero ler =D