Morrer de Tanto Viver

Morrer de Tanto Viver N.D. Wilson

Resenhas - Morrer de Tanto Viver

1 | 2 | 3 | 4

EduardaMarquess 23/01/2024

De maneira bem leve e divertida somos apresentados a uma série de histórias que não são nossas nem daqueles que conhecemos, mas nos mostram o valor de viver ?usando? a vida e não apenas esperando o tempo passar, e, mais que isso, ver a graça de Deus em tudo. O autor nos convida a deixarmos de lado nossa fatiga e simplesmente viver, pararmos de ficar esperando apenas o extraordinário e viver, parar de reclamarmos tanto e viver, parar de nos fecharmos no nosso próprio mundo de maneira egoísta e viver se doando aos outros, em gratidão aqueles que se doaram para que estivéssemos aqui hoje, direta ou indiretamente, e Aquele que perfeitamente doou a sua vida para que tenhamos vida.

?Glória é sacrifício, glória é exaustão, glória é ter nada sobrando para dar. Quase. É morrer de tanto viver.?
Dayse.Ariane 23/01/2024minha estante
Ótima resenha! ?

Pri de Luz 24/01/2024minha estante

Davi VM 24/01/2024minha estante
"parar de nos fecharmos no nosso próprio mundo de maneira egoísta e viver se doando aos outros"
Que legal! Isso me lembra a realidade apontada por Jesus: quem encontra a verdadeira vida é aquele que abre mão de viver para si.

Mayhara 18/06/2022

"(...)Viver arduamente e morrer grato."...
Pág. 177.
Na primeira vez que li ou eu estava sem paciência ou, mais provável, eu ainda estava pegando o ritmo, retornando a rotina de ler livros até então desprezada.Ele não era chato. Mas não tava "indo". Anos sem ter vida de leitora, dar de cara com o tipo de escrita de Nathan, meio poética e tal, pode ter sido cansativo naquela época. Como não gostar? "Comassim"? Rs
Nessa releitura pude ver coisas que tinham "passado direto", até por causa da experiência de outros livros que fui lendo depois que parei ele.
Então chego a conclusão de que se um livro não tá engatando, pare e em outro tempo retorne. Vai que dá bom, igual a minha releitura dessa vez? (Porém, se o livro for muito chato real, não relute em abandonar. E tudo numa boa! rs)

Citações:
"Não fique ressentido com os momentos por eles não poderem ser congelados. Prove-os. Saboreie-os. Agradeça pelo pão diario. O maná não fica para o dia seguinte. Mais virá pela manhã." Pág. 11

"Beba seu vinho. Chore de rir. Acumule os momentos com gratidão. Esteja tão vazio quanto puder quando o relógio parar. Gaste sua vida. E, se o tempo é um rio, que você deixe um rastro." Pág. 119

"Veja. Escute-o. Agradeça. Peça mais.
Procure momentos da sua história pelos quais pode ser grato.' Pág. 139

"Você tem mãos e palavras. Você tem algo. Faça a diferença. Toque o menor deles." Pág. 143

4,5* (quem diria, Brasil!)
P.s. Já tô pronta pra Notas!
loresrofi 06/07/2022minha estante
eu disse que valia a galinha

loresrofi 06/07/2022minha estante
feliz que persistiu e que gostou, may

Mayhara 07/07/2022minha estante
??????

Isadora.Nascimento 07/12/2020

Adorável!
Não consegui encontrar palavras ainda para descrever esse livro. Pura poesia. Me arrancou risadas, suspiros, caretas e emoções profundas. De ácaro no tapete à galáxia. E Deus está em tudo. Ele mesmo tudo faz e sustenta em sua soberania. Incrível. Desejo reler muitas vezes. Transformador. Leiam!
juliafinamore 07/12/2020minha estante
esse livro é incrível ??

Isadora.Nascimento 10/12/2020minha estante
Ai, não é? incrível ??

Meir 14/01/2022

"Glória é sacrifício, glória é exaustão, glória é ter nada sobrando para dar. Quase. É morrer de tanto viver".

Ler N. D. Wilson não é para todos. Ele tem uma escrita peculiar e fortemente "estadunidense" (por vezes me lembrando um pouco de Rick Riordan, autor da minha pré adolescência, no humor e nos trocadilhos). Talvez isso não seja do agrado de todos.

Mas N. D. Wilson é incrível. E o tema que ele aborda nesse livro que foi publicado após "Notas da Xícara Maluca" é incrível. Diferente de "Notas", esse livro tem um raciocínio muito bem pensado, não sendo uma mera coletânea de crônicas. Existe uma ordem intencional dos textos e uma alternação entre os cenários do livro.

Wilson nos lembra que somos personagens de uma história incrível escrita pelo grande Autor. Ele nos convida a viver essa história de forma intencional, nos maravilhando com as "impossibilhões" de bençãos que temos e nos doando intencionalmente pelos outros. Viver é morrer intencionalmente. Viver bem é morrer pelos outros. É não se poupar.

Nos intervalinhos, Wilson nos traz cenários de sua vida cotidiana, de seu passado e da história de sua família. São relatos de deixar lágrimas caírem dos olhos. Pessoalmente, a história do avô de Nathan Wilson me marcou muito. São coisas para nos inspirar a olhar ao redor e pensar na nossa própria história e em como Deus está moldando tudo para a Sua própria glória e para o bem daqueles que O amam.

"Viver significa errar e saber que, de alguma forma, todas as suas burrices ainda contribuirão, que o Deus criativo apenas se entregou a um desafio maior - obter glória de nossos desajeitados remendos do passado. (...) Há espaço para mais ossos secos nesse vale? Porque eu poderia dar uma deitada."
Sandro 28/01/2022minha estante
A história do avô é o capítulo 10 né?
Se for a mesma que estou pensando é muito linda.

Meir 29/01/2022minha estante
Essa mesma. Linda de morrer!

abnerlobo 15/06/2023

O livro é de uma leitura bem rápida e tranquila.
Tem bons pontos, mas me pareceu um tanto quanto confuso.
Não sei se foi a escrita do autor ou minha mente que divagou demais enquanto lia, mas achei que ele saltava de uma linha de raciocínio pra outra em questão de linhas, o que me tirou um pouco da leitura já que precisei reler alguns parágrafos.

No geral, achei o outro (Notas da Xícara Maluca) mais interessante
Paulo2175 21/01/2024minha estante
Eu tive esta mesma sensação de uma leitura que não fluia muito . E confusão em alguns crônicas das passagens

Paulo2196 08/05/2024

Um livro que precisa de um complemento Prosa poética

Eu sempre usava esta frase em meus posts ( Viver de Tanto Morrer), alguns amigos acharam estranha e uma pessoa até chegou a me corrigir, dizendo que era uma frase com presságio da morte. Acho que ela nada entendeu. Mas encontrei o livro e logo me interessei, achei o valor um tanto alto e esperei um pouco mais l, o preço abaixar. E logo o comprei.
Eu esperava mais do livro, não me empolgou e demorei um pouco para terminar, não sei se não estava em meus dias legais ou se meus pensamentos voavam enquanto eu lia.
O livro é uma espécie de auto ajuda, com aforismos e poesia em prosa, onde aparece um fato, uma história, compara algumas passagens da vida com textos bíblicos, que nos faz parar para refletir sobre o que foi escrito.
O livre tem como foco, viver a vida já que vc foi "sorteado" com ela, aproveitar ao máximo desta vida, pois a passagem é curta e quando o fim da vida chegar, estarmos preparados e felizes, pois podemos dizer: Eu morri de tanto viver.
Viver é o mesmo que morrer. Viver bem é a mesma coisa que morrer pelos outros. Segundo o autor. É um bom livro, mas recomendo ler juntamente com um outro livro que flua mais.

nic 24/03/2020

Emocionante!
Morrer de tanto viver é um daqueles livros que mudam nossa vida. Que fazem nossas perspectiva de mundo mudar a cada página. Eu sou imensamente grata por ter tido a oportunidade de ler essa obra prima. Meus ideais sobre diversas coisas foram mudados e acredito que no fim da leitura amadureci 10 anos à frente. Perdi a conta de quantas vezes as lágrimas saíram de mim enquanto lia e eu nem percebi mas, não eram lágrimas de tristeza e sim de emoção. Arrepios percorreram meu corpo em diversas partes do livro. Realmente uma lição de vida.

Quézia Júlia 25/04/2020

Mais perto da morte
O livro nos mostra o quanto cada dia vivido estamos mais perto da morte, e a importância de viver aproveitando cada momento de tudo que temos, somos e recebemos.

juliafinamore 23/07/2020

a vida é feita para ser gasta
5 estrelas + coração
história. tempo. gratidão. uma infinidade de dadivas. morte. vida. morte. e vida eterna. a morte é uma realidade que tentamos esquecer, mas será que deveríamos? n.d. wilson, com sua genialidade narrativa, depois de nos contar sua visão de mundo [notas da xícara maluca] volta para nos contar o que ele faz com essa visão. mas nathan não passa de um personagem na própria história, ele não é o Autor. a vida cristã tantas vezes é colocada numa jaula criada por pensamentos humanos que nem um pouco se assemelham com que as Escrituras dizem. Deus nos criou para sermos parte da Sua história, de Sua narrativa criativa e redentiva. nós não devemos nos privar das dádivas benditas que Ele nos dá: almoço de família, o por do sol, as batidas do nosso coração, os muitos natais, e até mesmo a morte. eu não tenho palavras pra descrever o quanto esse livro me sacudiu e me mostrou coisas que há muito eu havia esquecido e provavelmente esquecerei novamente amanhã, mas eu espero que Deus sempre coloque alguém na minha vida que me lembre, assim como Ele fez através desse livro.

Outra_flor 03/09/2020

Melhor livro ever
Eu não amo esse livro só porque com ele conheci o futuro pai dos meus filhos, mas também porque escolhi o modo como irei envelhecer: gastando bem minhas energias e atuando bem nessa peça maravilhosa, preparada para aproveitar da melhor forma as aventuras e emoções escritas pelo Autor e criador de todo universo.

_agraciele 11/09/2020

tempo e viver!
Não vou negar que comecei porque terminei "Notas da Xícara Maluca" e queria muito continuar leituras parecidas (incrível como bons livros sempre nos dão vontade de mais!). Mas Morrer de Tanto Viver é parecido e, ao mesmo tempo, extremamente diferente. Eu, particularmente, achei mais bagunçado e um pouco mais cansativo e, ainda assim, extremamente incrível!
Eu chorei, ri e senti aquela dorzinho na "boca do estômago" que bons livros que fazem reflexões sobre a nossa existência são capazes de nos proporcionar. Percebi o quanto eu aprecio pouco (ou praticamente nada) o dom da vida que me foi concedido - e todas as nuances decorrentes (e que também antecederam) disso.
o Wilson, de fato, não decepciona. Certeza de que permanecerei reflexiva por um bom tempo. Glória a Deus por isso! Apreciemos a vida!

site: https://www.instagram.com/_literalidades/

Agata Cruz 01/12/2020

Incrível
Falar da morte nos faz pensar na vida.
Pensar na morte nos faz olhar pra própria vida e como temos lidado com ela.

Esse livro é um convite a refletir sobre o presente que recebemos de Deus: a vida.
Mas também a morte. Sim, a morte também é uma dádiva de Deus. Ela fala do fim. O fim do sofrimento, dos problemas da vida. Mas por que morremos, vivemos. E precisamos aprender a viver bem.

E viver bem é ter o Autor na condução da história. Somos pó, mas em nós há vida. Somos vida e por isso somos história. Somos história. E precisamos de um Autor.

Maycon Casado 12/01/2021

Morremos porque vivemos. Vivemos porque o Criador quis.
O gênero deste livro talvez seja "não-autobiografia" (não faço a mínima ideia se isso existe). Mas o que Nathan David Wilson faz é nos convidar a embarcar em sua vida, porém isso é totalmente secundário já que sua habilidade com as narrativas nos envolvem ao ponto de esquecermos que aquelas memórias são de sua família. Ele mistura poesia e doses de verdades que remontam o memento mori (lembre-se da morte) numa tentativa de te fazer entender que a vida é aqui, a vida é agora.

Este livro pode ser incluído também no tema Cosmovisão. Entretanto não é aquele conceito teórico de cosmovisão que alguns já viram por aí. Eis aqui algo relamente prático sobre como precisamos ver o mundo ao nosso redor, como nos relacionar com as pessoas à nossa volta e principalmente como devemos ser gratos a Deus por ele ter aberto sua boca e nos criado sua imagem e semelhança.

O livro é um convite para você gastar sua vida pois o tempo é implacável. Acumule histórias e conte-as às suas descendências. É clichê mas "o tempo voa". "Não fique ressentido com momentos por eles não poderem ser congelados. Prove-os. Saborei-os. Agradeça pelo pão diário. O maná não fica para o dia seguinte. Mais virá pela manhã." No salmo 71, o salmista afirma que desde a infância Deus o conhece e agora na velhice ele pede que Deus não o abandone. É a conexão entre início e fim que devemos relembrar enquanto vivemos para morrer.

Agradeço a Deus por ter incluído este livro na minhas leituras logo no início do ano, ele com certeza é um ponto de virada para enxergarmos aqueles detalhes que deixamos passar despercebido.

Bárbara 31/01/2021

Esperava algo mais sério e fundamentado. Porém, o livro traz apenas histórias da vida do autor, chegando a ficar cansativo e com um humor de piadas que, muitas vezes, achei desrespeitosas. No todo, algumas reflexões foram boas.

Beatriz 02/02/2021

A vida foi feita para ser gasta
?Morrer de tanto viver?, sabe quando o título do livro já resume bem o seu conteúdo? Pois bem, isso acontece nessa obra.
Você vive sua vida pela perspectiva de que está morrendo? Talvez soe um tanto pessimista, mas não é! Viver a vida assim, faz você vivê-la intensamente, desfrutando das belezas e desafios que ela nos proporciona, é sobre vivê-la o máximo que puder. É certo que nossos dias aqui estão contados, mas não sabemos quando esse cronômetro chegará ao fim, não vale a pena gastar esses preciosos dias superficialmente.
Esse é a segundo livro que leio de Nathan, o escritor já é um dos meus preferidos. Quando li ?Notas da xícara Maluca?, no ano passado, fiquei encantada por cada palavra daquele livro. Se em ?Notas?, o autor nos faz olhar o mundo por uma outra perspectiva, em ?morrer de tanto viver? ele nos faz querer viver de outra maneira, apreciar cada cena dessa peça. A escrita do livro é muito bela, bastante poética e intensa, é um livro de memórias vividas e ouvidas, é lindo!
"Entregue sua vida. Seus batimentos cardíacos não podem ser poupados. Sua reserva de respiração está escoando. Você tem mãos, caleje-as enquanto pode. Você tem ossos, desgaste-os - eles não podem carregar nada no túmulo. Você tem pulmões, permita que eles extravasem de risos."

1 | 2 | 3 | 4