A Cidade de Bronze

A Cidade de Bronze S.A. Chakraborty

Resenhas - A Cidade de Bronze

Lu 31/01/2021

O tombo que eu levei
Não cabe em uma resenha o quão decepcionada eu estou com esse livro. Então vou começar falando do que eu GOSTEI porque é pouco e cabe aqui:

- A construção de mundo
- As intrigas políticas
- A complexidade religiosa
- Jamshid
- A capa do livro
- O epílogo (que inclusive foi o que me fez aumentar a nota de 2 estrelas para 2,5)

Quanto ao que eu não gostei, eu nem sei direito como começar. A primeira coisa que me decepcionou foi a falta de revisão nessa edição, que deixou passar erros de digitação e construções de frase muito confusas, o que já deixou a leitura travada nas primeiras páginas. Esse livro é só aparência, já que o conteúdo... Também nunca consegui superar o quão ruim acho essa tradução (não que ela seja errada, só é literal demais para o meu gosto e, na minha opinião, tem muitas construções de frase e parágrafo que não funcionam no português). O uso do termo "a curandeira" de maneira incessante no início do livro (uma firula da tradução, porque esse termo não é usando em inglês) também foi algo que me incomodou logo de cara.

Mas não vou jogar tudo nas costas da tradução porque tentei ouvir o audiobook e preciso adimitir que a escrita da autora não é para mim. São adjetivos demais para descrever as coisas e o ritmo desse livro é muito bizarro. A narrativa conta com passagens abruptas de tempo e, mesmo assim, essa história não andaaaava. Esse livro não acabava nunca. Aquele epílogo genial foi como alguém estendendo um copo de água para mim depois de uma caminhada de dias e dias pelo deserto e me dando tapinha nas costas, dizendo "parabéns, você foi até o fim".

Foi uma provação. Achei que fosse desistir em tantos momentos. Nahri é uma protagonista incoerente. Primeiro a gente precisa acreditar que ela é essa ladra esperta e independente, mas a narrativa só diz isso para a gente. Só vemos ela agir como uma vigarista no início do livro, mas depois isso é abandonado para que ela possa se tornar o tapete do Dara. Também temos que engolir essa de que ela tem um dom para ser curandeira, mas quando ela tem a chance de curar alguém age como uma criança mimada e trata os pacientes como se eles fossem lixo. Tem uma cena em que ela e a assistente ficam discutindo a morte de um paciente NA FRENTE DELE enquanto ele tá ali sangrando e morrendo, mas ouvindo tudo o que elas pretendem fazer com ele. Essa cena me embrulhou o estômago de um jeito que vocês não têm noção.

Mas o que mais me embrulhou o estômago foi o romance tóxico que se desenvolve entre Nahri e Dara. Que. Homem. Babaca. Ele mente para a Nahri e a manipula o tempo todo. E ela continua perdoando ele porque, sei lá, ele é muito lindo? As cenas finais entre os dois foram horríveis, o jeito como ele tratou ela foi imperdoável e até cheguei a acreditar que Nahri não perdoaria mesmo. Mas a narrativa dá um jeito de "redimir" o cara e dizer para a gente que ele não tem culpa de ser um lixo de pessoa. Ele mesmo não se responsabiliza pelos próprios atos. É um cara intolerante, agressivo, manipulador, imaturo (apesar de ter mais de MIL anos) e eu poderia continuar com essa lista por muito tempo.

Realmente não cabe em uma resenha o quanto estou decepcionada. Eu poderia continuar falando e falando sobre isso, mas acho que já dá para entender que esse livro não foi para mim. E eu devo ter um pouco de Nahri em mim porque estou tentada a ler o segundo só por causa daquele maldito epílogo.

Espero que esta resenha console os corações de outros leitores que, como eu, esperavam muito amar essa história e levaram um tombo. Mas, se você amou esse livro, fico de verdade muito feliz por você. Queria eu ter tido essa experiência maravilhosa de leitura.

site: https://www.youtube.com/c/Luisaleituras

Ivy 31/01/2021

Por favor me deem um tempo pois estou totalmente sensível com o final desse livro, é como a trama teve reviravoltas que me fizeram sair de depressão para o que a Nahri tá fazendo meu senhor.

Confesso que por conta do tamanho (e capítulos do Ali), enrolei um pouco. Mas em nenhum momento perdeu as suas 5 estrelas para mim.

Uma fantasia envolvente, com uma garota diferente que na maioria das vezes é esquecida. Esse é A cidade de bronze, com mil reviravoltas, e lágrimas também rs

amandaamorim 22/03/2021

A Cidade de Bronze! 🔥
Se você gosta de uma história q se passa no oriente médio, então este livro é pra você!
Foi incrível, toda a ambientação e enredo me surpreenderam bastante, e pra mim foi um livro 4 ⭐️, tirei uma apenas porque achei os capítulos gigantes alguns chegando a 30 páginas.. fez com q as vezes ficasse cansativo.. contudo em nada atrapalhou a experiência de leitura, a escrita da autora é muito fácil de entender, e ela explica muito bem todo o mundo construído, se você gosta de livros com djins, seres mágicos, grandes palácios com certeza ira se encantar por cidade de bronze. Ah e os personagens! O falar da Nahri, do Ali e de Dara? São incríveis.. cada um com sua carga emocional porém são grandiosos! Eu amei, ansiosa pela continuação 😍
Lydia 30/03/2021minha estante
Tem romance ?

amandaamorim 07/05/2021minha estante
Tem sim, bem no começo.. mas no 2 livro vai ser melhor aprofundado.

Hamilton* 25/03/2021

Eu adorei esse livro, a autora cria nele um universo único e maravilhoso, com personagens incríveis, mas tem uma escrita que demorou a começar a me envolver, e quando o foi, estava no fim, não me cativou o suficiente para me interessar em ler as sequências.

Bruna - @libros.et.libri 15/04/2021

Amo livros que são no deserto
No início do livro acompanhamos Nahri, uma moradora no Egito que tenta ganhar a vida com pequenos golpes como curandeira. Um dia, sem querer, em um ritual invoca um Djin, e tem toda a sua vida alterada por Dara, um ex-escravo, que estava fadado a atender os desejos dos humanos e agora irá escoltar Nahri, que descobre ser a última descendente de uma importante linhagem, até a cidade de seus antepassados: Daevabad.

O começo do livro é um pouco truncado e confuso por termos muitas informações e, contexto histórico além de cultural. Entender a guerra dos Djins, sobre as tribos e os termos, torna a leitura um pouco lenta até conseguirmos nos ambientar.

O Dara foi um personagem que gostei ao longo da história, mas nos últimos capítulos tomou várias atitudes questionáveis e erradas quanto a Nahri.

Os capítulos são intercalados entre a Nahri e o príncipe Ali, o caçula da família real, é um personagem muito religioso e intransigente quanto a alguns assuntos, o que em certos momentos me incomodou bastante. Ele reflete nos Shafit, o próprio sentimento de discriminação que sente por pertencer a duas tribos. A discriminação é um tema abordado ao longo de toda a história e está presente de forma aberta ou velada na maioria dos personagens e tribos.

Adorei o Munthadir e a relação estabelecida entre os irmãos.

Eu amei o livro e o mundo construído nessa série, é magico, complexo, cheio de reviravoltas e surpresas, com amplo contexto histórico, religioso, cultural e político.

Estou louca para ler a continuação.

site: https://www.instagram.com/libros.et.libri/

Fernanda Augusta 04/05/2021

"Nahri sempre sorria para seus alvos"
Em primeiro lugar: que final foi esse!!
Em segundo lugar: a autora está tentando me matar do coração? Nahri, querida? Dara? Jamshid, oi querido? Ali, que rolou?
Em terceiro lugar: qual o número do SAMU mesmo? Porque depois de finalizar esse livro eu estou passando mal! Se o forninho da Geovana não caiu o meu despencou, se espatifou bem encima da minha cabeça.

Leiam esse livro, é assustadoramente de tão bom! ???
No começo eu não fui com grandes espectativas, mas como vi muita gente elogiando pensei: não vai fazer mal... Bem, no final eu já estava chocada lendo, falando eita atrás de nossa atrás de "meu Deus, eu não acredito no que os meus olhos estão lendo nessas páginas".

O começo eu confesso que achei um pouco confuso, porque demorei um pouco a perceber que não se passa no Egito do século XXI, mas sim no Egito ocupado pelas tropas de Napoleão e com toda a questão das tensões com os otomanos. Além disso, no meu caso também teve o porém de que eu nunca antes tinha lido um livro com mitologia árabe, ou que ao menos tivesse personagens árabes, com isso achei bem confuso alguns termos e mitos, porém confesso que depois que comecei a atender eu amei tudo. E é um pouco triste pensar que uma mitologia tão rica como essa é tão desconhecida no ocidente...

A história é sobre Nahri, uma golpista que mora no Cairo ocupado e que nunca acreditou em magia e superstições, mesmo com uma habilidade extraordinária de cura e detecção de doenças. Tudo muda quando acidentalmente convoca Dará, um guerreiro daeva poderoso, e Nahri vê sua vida transformada, precisando fugir de criaturas que eram até então mitológicas. Ela e seu protetor atravessam areias quentes e rios, encontram criaturas de todo tipo e sorte, tudo isso para chegar na lendária Cidade de Bronze.
Mas atrás dos muros dessa cidade também ocorre tensões e ressentimentos antigos, nos quais Nahri conhece o príncipe Ali e as tropas djinns. Sem saber quais dessas novas pessoas são traiçoeiras ou amigas Nahri precisa aprender a traçar seu próprio caminho e entender o seu poder.

Xuxu 17/05/2021

Fantasia de primeira!
Nahri é uma jovem curandeira que vive sozinha nas ruas do Cairo, ela não tem família nem sabe de nada a respeito de suas origens. Um dia, ao voltar pra casa após um ritual onde ela estava tentando despossuir uma garota, ela passa pelo cemitério da cidade e descobre que está sendo perseguida.

Então, um homem desconhecido aparece alegando que ela o chamou até lá, e a ajuda a se livrar do seu perseguidor e dos ghouls (espécie de mortos vivos) dele.

Com isso, ela vai parar em um lugar longe de casa, com Dara, esse homem misterioso e mágico, que tenta entender quem ela realmente é e qual a ligação deles, enquanto fogem de ifrits pelo deserto.

Os dois vão em busca de Daevabad, um lugar protegido por djinns e daevas, repleto de magia e segredos.

Aqui você irá encontrar intrigas políticas, revoltas, disputas recitais, preconceitos sendo debatidos, uma luta silenciosa pelo poder, e principalmente uma aventura cheia de surpresas que vai de deixar completamente imerso e encantado!

Eu amei demais essa história e não vejo a hora de ler o segundo livro! recomendo demais essa leitura!

Lorena 24/05/2021

Fantástico!
Nao conhecia os livros baseados em fantasia da cultura árabe. Estou impressionada como esse livro foi disparado uma das melhores leituras que fiz esse ano.

Que surpresa boa!

Do início ao fim você fica curioso para saber o que vai acontecer com a Nahri ou com o Ali. A forma como aborda a cultura me fez querer conhecer bem mais sobre os árabes e entender melhor de onde vem dijins/daevas.

Mal posso esperar para ler o segundo livro, que final emocionante! O epílogo deixou com um gostinho de quero mais!

Kelly 28/05/2021

Uma surpresa muito boa
Gosto muito de livros de fantasia, mas nunca havia lido muito sobre a cultura egípcia (pirâmide vermelha conta? Kkk), mas é muito diferente e me surpreendeu de uma forma muito positiva!

Achei um pouco confuso no começo, pois não estava acostumada com os termos, nem com os seres, enfim, não conhecia nada. Mas senti que essa foi a parte divertida. Fui aprendendo ao longo do livro e parecia que estava vivenciando essa nova cultura. Foi uma experiência muito legal, além da autora ter uma escrita ótima e instigante! Passei altas madrugadas lendo pq não conseguia parar.

E que final foi esse??? Parecia os créditos finais de um filme, pra nos deixar com um gostinho de quero mais, per-feito!

Personagens muito bem construídos, enredo e narrativa super bem escritos! Estou muito ansiosa para o próximo livro!!!
elyrix 29/05/2021minha estante
Eu necessito ler esse livro, meu deeus

Kelly 29/05/2021minha estante
Simmm é muito bommmm

Jenny 21/05/2022

fazia tempo que eu não lia um livro TÃO BOM.
a construção do mundo e dos personagens são perfeitas
e a personagem principal então (!!!!!!) juro,se a nahri me batesse era capaz de eu agradecer

julha 16/06/2022

o que me fez tirar uma estrela foi o tamanho do livro, depois da página 250 parece que nunca vai acabar, e eu cheguei a conclusão tudo isso é culpa do alizayd. o personagem é SUPER chato e sem graça e várias outras coisas, os povs dele sempre tem +20 páginas, e sério gente, +20 páginas em um capítulo não tem santo que ajude viu?!

fora isso, eu gostei muitoooooo da narrativa. nahri e dara meus amores, queridos demais!

o universo e a política são bem construídos, só demorei um pouquinho pra entender o que o termo daeva abrange e denomina, mas depois de um desenho e ajuda de universitárias ficou tudo mais fácil. tive facilidade de entender as outras palavras por já ter tido contato com elas em outras obras, mas o glossário no fim da edição me ajudou no começo, quando as vezes que me fugia da memória o significado de alguma coisa. a quantidade de temas que a escritora aborta é giganteeeee, o meu lado vestibulanda já pensou em vários temas de redação pra usar eles

enfim, vou enrolar muitao pra ler o segundo e nunca vou ler o terceiro, por razões que a minhas universitárias sabem

Kelly 15/02/2020

Fantástico e Eletrizante
Nashri sempre teve o dom de curar, e sempre foi muito fácil usar isso a seu favor, órfão e sozinha teve que aprender a se virar para sobreviver nas ruas do Cairo, mas no seu interior sempre sonhou em tornar sua arte do crime em uma profissão honrada.

Mas então em um ritual de possessão ela resolve entoar um cântico até então desconfiado buscando aliviar o desconforto de uma criança, mas o que ela não imaginava era que esse canto despertaria um Djinn, um ser sobrenatural e demoníaco alem de outros espíritos que agora buscam matá-la.

?Tinha levado anos quando criança ? e inúmeras lições dolorosas ? para sequer perceber o quanto era diferente das pessoas ao redor; era como ser a única pessoa com visão, em um mundo de cegos.?

Dara não sabe como ela o despertou, mas de uma coisa tem certeza, nas veias da moça corre sangue Nahid e ela precisa ser salva, ele precisa levá-la para Daevabad e entregá-la ao seu lar, mesmo que isso custe sua vida recém readquirida.

Quando iniciei a leitura de Cidade das Cinzas, fiquei completamente perdida, apesar de já conhecer um pouco desse mundo místico, nessa obra muito mais coisas são apresentadas, e se localizar nos nomes e classificações foi uma tarefa árdua, mas quando enfim tudo se encaixa, a viagem é emocionante e viciante.

Nashri é descendente de uma raça a muito extinta, e quando descobre que existe uma resposta para tudo de esquésito que acontece com ela, nossa protagonista topa partir com o Djinn, mas não sem relutância, ela quer respostas. A viagem se torna árdua, e mesmo depois de alocados no reino nada para. Chakraboty criou um enredo magnífico, com uma trama toda intrincada em segredos que não são revelados, mas ao serem dadas algumas pistas despertam ainda mais o interesse do leitor!

Me apaixonei por todos os personagens, se torna impossível não amar a sagacidade de Nashri ou a audácia de Dara, sem falar da inteligência e bondade de Alizayde, o que deixa nosso coração divido e sem saber quem amar mais. O livro terminou em um ponto extremo, o que só me deixa angustiada para a continuação!

Se você leu e gostou de a Rebelde do Deserto ou Uma chama entre as cinzas, Cidade de bronze é com certeza a leitura certa pra você!!!

Vic 04/01/2022

PORQUE ESSE LIVRO NÃO É MAIS RECONHECIDO??
Foi uma ótima leitura.
Adorei conhecer essa cultura/mitologia egípcia dessa forma.
Apesar do livro ser bem parado na maior parte do tempo, eu entendo a necessidade de explicar como esse mundo funciona.
Adorei o fato da protagonista ser uma ladra, porém eu acho que a autora poderia ter aproveitado muito isso no decorrer da história.
Uma coisa que eu achei inaceitável é a pouca quantidade de fanart disponível na internet.