A Lição Final

A Lição Final Randy Pausch

Resenhas - A Lição Final

Jéssica Ramos 21/02/2010

Uma bela lição de vida!
Emocionante e encantador :)

Vivian 17/02/2010

Eu já tinha ouvido falar um pouco sobre a história do autor, e tudo o que eu esperava encontrar era uma história de auto-ajuda sobre "Como ser feliz" algo totalmente clichê, e que provavelmente me faria abandonar o livro nas suas primeiras páginas. Foi uma surpresa enorme quando eu me vi tão empolgada com a leitura de algo tão... trivial. Porque o livro nada mais é do que a auto-biografia de um homem feliz, como vários outros homens felizes que existem por aí. Mas as pequenas trivialidades da vida de Randy Pausch, a forma como os capítulos foram escritos, o objetivo do autor ao fazer aquele livro, tudo isso fez com que eu gostasse cada vez mais da história. O livro me encantou e é com certeza um dos melhores livros que já li.

Reuel 01/02/2010

Que livro!
Gostei muito do livro, apesar de ser uma espécie de 'diário de auto-ajuda'. Ta ai alguém que soube viver feliz.

NayB 30/01/2010

O que primeiramente me atraiu a ler 'A Lição Final', não nego, foi sua capa: linda, com um foguetinho, estrelinhas, uma imagem como se houvesse um barbante a amarrá-lo e ele fosse um presente. Ao final percebi que na verdade cada página é um presente dado ao leitor, que encontra ensinamentos sobre a vida e o viver, alguns deles que até conhecemos mas não praticamos.

O livro trata da história de seu autor, Randy Pausch, professor com grande sucesso profissional e uma família que ama, após descobrir ter apenas 6 meses de vida por causa de um câncer. O livro surgiu a partir da sua palestra final intitulada "Concretizando realmente seus sonhos de criança", que 50 dias após a apresentção já havia sido vista por 25 milhões de pessoas em todo o mundo [milagres da internet]. Cada capitulo traz pequenas histórias que mostram qual o verdadeiro sentido da luta pela vida.

Alguns o consideram auto-ajuda, porém eu não o enquadro neste rol. É o relato de uma vida, a forma como um pai encontrou de apresentar-se aos seus filhos, ainda pequenos, e permití-los conhecer a sua forma de pensar e enfrentar a vida, de como é importante correr atrás dos seus sonhos mesmo que eles à primeira vista pareçam absurdos.

@Agulha3al 22/01/2010

O extraordinário reside no comum, sempre adorei livro sobre pessoas que estão perto da morte , não como ao morbido, mais sim para tentar aprender com essas pessoas... Livro pequeno que merece uma leitura feita com calma e meditação , afinal a quanto tempo você esqueceu seus sonhos de infância???

Eduardo 21/01/2010

Não recomendo.
O livro é muito "bunitinho" e tal.

Mas o livro é direcionado aos filhos do autor.

Não fica muito interessante para os leitores comuns.

Rachel 14/01/2010

Interessante este livro... um pouco trsite mas vale a pena ser lido.

Pati 23/12/2009

Imperdível!!
A Lição Final é um livro com cara de auto-ajuda, com jeitão de auto-biografia, mas para defini-lo em um adjetivo simples posso só dizer: MARAVILHOSO!

A disposição dos capítulos é simples mas perfeitamente adequada, ao ponto de o leitor chegar ao clímax final satisfeito e entusiasmado.

Conta, o livro, a história de seu autor, um professor com uma trajetória profissional de grande sucesso, uma família linda, cheio de pequenas histórias incríveis para dividir conosco, que, a certa altura da vida, se descobre com cancêr terminal. Em cada uma das pequenas histórias compartilhadas à cada capítulo, nos surpreendemos olhando para nós mesmos, nosso interior, buscando o sentido das coisas, que até então talvez não haviam sido valorizadas ou não haviam sido plenamente compreendidas.

Além de ser uma coletânea de lições dedicadas com carinho ao leitor, trata-se de uma história de vida emocionante e comovente, que provoca uma introspecção espontânea. A sensação depois do último capítulo é de "quero-mais", mas tudo na vida tem um fim, inclusive a própria existência...

Boa Leitura!

M@ri 14/12/2009

A Verdadeira Lição
Minha avaliação: Excelente
A Lição Final é um livro que todos deveriam ler. Randy Pausch enfrentou com coragem e determinação um câncer no pâncreas. Viveu seus últimos 6 meses, acreditando em seus sonhos, divertindo, vivendo, amando e o mais importante deixando suas lembranças e impressões. Sua obra é fantástica, conhecer um pouco de sua história para mim foi um privilégio. Ele relata desde seus sonhos de infância , ficar em gravidade zero, ser o capitão Kirk, ganhar bichos de pelúcia em parques de diversão, escrever um artigo no World Book Encyclopedia, trabalhar com a Walt Disney Co. e jogar em algum time da Liga Nacional de Futebol, até o abraço que recebeu de sua esposa na palestra de despedida. O que mais me surpreende é que Randy realizou todos os seus sonhos de infância, e fico pensando, quantos de nós acabamos perdendo nossos sonhos de infância na rotina que massacra e no sofrimento que insistimos em manter em nosso coração? Admiro seu trabalho e hoje cito Randy Pausch em minhas aulas. Suas lições são um combustível para a alma. Seu livro é o verdadeiro amor traduzido em palavras.

Meus destaques: "O importante não é a maneira de se realizar os sonhos. O importante é a maneira de se conduzir a vida. Se você conduz a vida de maneira correta, o carma se resolve por si. Os sonhos virão até você."

"Em minha opinião, a função dos pais é encorajar os filhos a desenvolverem a alegria de viver e uma grande necessidade de seguirem os próprios sonhos. O máximo que podemos fazer é ajudá-los a criarem um conjunto de ferramentas pessoais para essa tarefa. Meus sonhos para meus filhos, portanto, são muito precisos: quero que cada qual encontre seu caminho para a realização. E como não estarei aqui, quero deixar bem claro: crianças, não tentem imaginar o que eu gostaria que vocês se tornassem. Quero que se tornem aquilo que quiserem se tornar."

"É doloroso pensar que não terão um pai quando ficarem mais velhos. Quando choro no chuveiro, em geral não estou pensando “não os verei fazendo isso”, ou “não os verei fazendo aquilo”. Penso no fato de eles não terem pai. Concentro-me mais no que eles perderão do que no que eu perderei. Sim, parte de minha tristeza é “eu não isso, eu não aquilo…”. Porém, uma parte maior se aflige por eles. Fico pensando: “eles não isso… eles não aquilo…”. É o que fica ruminando dentro de meu peito, quando permito. Sei que eles se lembrarão de mim talvez de uma maneira um tanto confusa. Por isso eu tento fazer com eles atividades que considerarão inesquecíveis. Quero que suas recordações sejam as mais nítidas possíveis. Dylan e eu tiramos uns dias de férias para nadar com os golfinhos. Uma criança não esquece facilmente que nadou com golfinhos. Tiramos muitas fotos. Vou levar Logan à Disney, lugar que com certeza ele vai amar tanto quanto eu. Gostará de conhecer o Mickey Mouse. Eu já o conheço e, portanto, posso fazer as apresentações. Jai e eu também vamos levar Dylan, pois Logan parece não considerar suas experiências completas sem a participação do irmão mais velho. Todas as noites, na hora de dormir, quando pergunto a Logan qual foi a melhor parte de seu dia, ele sempre responde: “Brincar com Dylan.” Quando lhe pergunto a pior parte do dia, ele também responde: “Brincar com Dylan.” Basta isso para se perceber quanto são unidos. Tenho consciência de que Chloe não se lembrará de mim. Ainda é pequena demais. Porém, quero que ela cresça sabendo que fui o primeiro homem a se apaixonar por ela. Sempre achei que o relacionamento de pai e filha era descrito com exagero. Mas posso afirmar que é real. Às vezes, ela me olha e eu me derreto."

Ellen - @anotacoesliterarias 06/12/2009

A lição final é uma lição de vida!

Os questionamentos do autor nos leva a refletir, sobre a vida, nossos medos e sonhos.

FEbbem 20/11/2009

A LIÇAO FINAL
QUE EU ODEIO GARÇONS, MEU CUNHADO E MAIONESE, TODO MUNDO JÁ TA CANSADO DE SABER, O QUE NINGUÉM IMAGINA, É QUE EU ADORO DESAFIOS, COMER A COMIDA DA MINHA MULHER É O MAIOR DELES.
ESTE ANO, COMO PROMESSA, DECIDI ENFRENTAR OS PIORES DESAFIOSE RESOLVER TODOS OS PROBLEMAS FUTEIS NA MINHA VIDA, JÁ OBTIVE VARIOS PROGRESSOS, DEIXAR DE TER MEDO DE BARATAS POR EXEMPLO.
POREM, O MAIOR DESAFIOS DE TODOS PARA MIM, É LER LIVROS DE AUTO AJUDA, JÁ HAVIA TENTADO POR DUAS VEZES, E O MAXIMO QUE CONSEGUIA ERA LER O TÍTULO DOS LIVROS.
PORTANTO, “LIÇAO FINAL” FOI A VITORIA.
CONSEGUI LÊ-LO DE CABO A RABO, SEM PULAR PAGINAS E CONTROLANDO O DESEJO DE ATIRÁ-LO PELA JANELA.
PARA PODER DIVERSIFCAR MEUS CONHECIMENTOS E SUPERAR MEUS DESAFIOS.
BEM...
NA VERDADE, NÃO FOI BEM ASSIM...
ISSO NÃO PASSA DE UMA MENTIRA – UMA GRANDE MENTIRA, EU AINDA ODEIO MEU CUNHADO E SEQUER TENHO MEDO DE BARATAS, APENAS DECIDI CONTAR ESTA HISTORIA PARA DISSIMULAR A MINHA FALTA DE ATENCAO E O LAPSO EM TER ADQUIRIDO UM LIVRO DE AUTO-AJUDA.
EU PODERIA DIZER QUE O LIVRO ME CAIU SOBRE AS MAOS COMO OBRA DO ACASO E SEM TER O QUE LER, NEM MESMO BULAS DE REMEDIO E NEM CATALOGOS DE REVISTAS, ENFRENTEI ESSE DILEMA; MAS MINHA CONCIENCIA NÃO ME DEIXARIA DORMIR A NOITE, E TERIA PESADELOS VIVENDO CADA CAPITULO DO LIVRO ATE QUE CONFESSASSE O MEU DELITO, NÃO O DE MENTIR, O DE LER UM AUTO-AJUDA.

A VERDADE DOA A QUEM DOER...

APESAR DO OBVIO, TIVE A IGNORANCIA DE COMPRAR UM LIVRO, SEM LER A RESENHA, ESQUECENDO A PREMISSA DO “NÃO SE COMPRA UM LIVRO PELA CAPA” E DEU NO QUE DEU.
FORAM HORAS DIFICEIS, MOMENTOS TORTUOSOS MAS NO FINAL EU SOBREVIVI. O ÚNICO PROBLEMA QUE AO FINAL DA RESENHA, NADA FOI DITO SOBRE O LIVRO.
TAMBEM, SOBRE LIVROS DE AUTO AJUDA NÃO HÁ NADA O QUE DIZER.
G.G. Garrido 27/03/2016minha estante
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk...e no final da resenha percebi que fui enganada...kkkkkkkkkkkk.

Lalá Ribeiro 19/11/2009

Eu achei que o livro seria muito mais pesado do que foi. Imaginei que seria uma leitura difícil por tratar de um drama tão grande. Afinal, só quem conviveu com uma pessoa em estado semelhante, sabe como todos sofrem juntos e superam juntos.

No entanto, esse livro me surpreendeu porque trás uma leveza nunca vista antes! E com isso, você aproveita todos os ensinamentos sem se entendiar e sem sofrer tanto.

Fe Sartori 05/11/2009

É preciso coragem!
Não gosto muito de livros de auto-ajuda,já li vários e no fim quando você já leu um número de livros significativos acaba percendo que muitas vezes são repetitivos. A lição final não é muito diferente nesse sentido, mas é um livro que merece ser livro, pelo simples fato do autor Randy Pausch ter feito a sua "palestra final" já sabendo que tinha pouco tempo de vida.
Acredito que é preciso muita coragem e fé, para passar as pessoas boas mensagens,ser feliz no pouco tempo que nos resta e tentar deixar a sua familia da melhor maneira possível. Na minha opinião é um ato heroico. E por essa questão merece o respeito e merece ser lido.

Elis 09/01/2010minha estante
Eu li esse livro e amei, porem nao o considero auto ajuda, considero uma historia de vida de uma pessoa que merece ser lida. Não sei se vc leu O futuro da humanidade que muitos consideram auto ajuda, mas é descrito como romance. Bem vale muito a pena ler se vc gostou de A lição Final vai amar O Futuro da humanidade...bjus elis!!!!!!

Aline 05/11/2009

Muito lindo!
Comprei o livro sem saber ao certo se iria gostar, mas assim que comecei a ler amei! É uma grande lição de vida, recomendo essa leitura a todos!
Aprendi a dar mais valor a vida, aos dias e aos momentos e me despertou a vontade de ensinar e de querer passar adiante algum conhecimento meu.

Bia Machado 10/10/2009

A Lição Final, e a mais importante!
Você tem 47 anos, é casado e ama sua esposa, tem três filhos maravilhosos, faz o trabalho de que gosta como professor da área de ciências da computação da Carnegie Mellon, é um profissional conceituadíssimo de sua área e curte seus passatempos preferidos. Uma vida perfeita? Sim, podemos concordar com isso, não? Um dia, a notícia: há um câncer em seu pâncreas e essa vida perfeita somente vai durar por mais 3, talvez 4, 5 ou 6 meses.

Se você fosse o Prof. Randy Pausch, o que você faria ao ter a notícia de que logo morreria? Você eu não sei, mas descobri ao ler "A Lição Final" que ele não deixou de viver nem um segundo do que lhe restava. Pelo contrário! E o que você acha que moveu esse homem? Certamente a noção de que ele tinha muito a fazer, antes do dia 25 de julho de 2008, quando finalmente deixou este plano: como sabia que seus filhos cresceriam sem sua presença física, que sua esposa teria que cuidar deles sozinha, fazendo o papel de mãe e pai, decidiu deixar o máximo de lembranças boas e significativas possíveis para os três, dois meninos e uma menina, ainda muito pequenos na época do acontecido.

E foi por eles que Randy deu sua "lição final" (uma aula que os professores universitários apresentam como despedida), que virou livro, um livro que também fala sobre a morte, mas que ao mesmo tempo nos inebria de vida, da vida que Randy tem dentro de si e que faz o possível para deixar registrado aos filhos... o significado do que é realmente viver para ele...
Logo o livro virou best-seller, mas descobri, no site de Randy (http://download.srv.cs.cmu.edu/~pausch/news/index.html) que ele não se importava muito com isso: "Hyperion diz que eles têm dois milhões de cópias para imprimir, mas tudo com o que me importei foram as 3 primeiras" (tradução minha, o site está em inglês).
Para conhecer um pouco mais da trajetória de Randy e de sua "Lição Final", você pode acessar o vídeo:
Não há como não se emocionar, não há como não deixar de olhar para si mesmo e reavaliar tudo o que está acontecendo. Realmente, uma lição!

Atenção:

O link do site do Randy cai em uma página que diz que o link está corrompido, mas é só clicar no endereço que eles derem (que é o mesmo), para acessar a página, que é bem simples, só os escritos dele (em inglês) e algumas fotos. =)