Mensageira da Sorte

Mensageira da Sorte Fernanda Nia

Resenhas - Mensageira da Sorte

Bruna | @bru.noslivros 02/04/2021

Se tornou meu favorito logo de cara
E se você descobrisse que existe um Departamento de Correção de Sorte? Uma organização secreta responsável por nivelar o azar das pessoas.

Eu conheci esse livro na Bienal de 2018, essa capa maravilhosa já me chamou a atenção. Quando li a sinopse fiquei mais curiosa ainda pra saber como a Nia ia desenvolver essa estória.

Essa leitura me surpreendeu muito! Eu li em apenas 2 dias e não conseguia largar de jeito nenhum!

Não é um livro monótono. É divertido, cheio de aventura, romance, comédia e drama adolescente. A escrita da Nia faz você se conectar e se envolver com a estória e os personagens.

O romance é super fofo. O relacionamento da Sam e do Leandro é muito bem desenvolvido, não tem como você não shippar esse casal!

Leonardo 31/03/2021

Uma surpresa que poderia ser melhor
É legal ler um livro que a história se passa no seu país.

Esse livro é muito bom, é fluido, divertido, e bem importante também, traz uma carga... A ideia onde o livro se estrutura também é bem bacana.

Mas... mesmo assim eu acho que não foi muito aproveitado. O Departamento, tinha muito potencial de ser desenvolvido muito mais no livro.

E as personagens também. Têm uma boa personalidade, mas não é muito profunda.

Mas mesmo assim, recomendo. Porque a história flui bem, e não chega a ser chato.

Youko 01/02/2021

Anjos da Guarda?
A Mensageira da Sorte foi um dos meus livros de entrada para este novo ano, e foi uma experiência bem interessante.
Fernanda Nia tem uma escrita leve e fluída, que nos ambienta muito bem em suas cenas e nos diverte nos momentos mais inapropriados. O universo que nos é apresentado é tão grandioso quanto, trazendo um toque mágico ao cotidiano brasileiro. O livro possuí temas sérios e recorrentes em nossa sociedade atual e os trabalha muito bem, com muito respeito e sabedoria.
Gostei bastante da protagonista, Sam, e da Cecília, que se tornou minha personagem favorita. Ambas foram muito bem construídas, apesar de achar que o senso de humor da Sam quebrou o clima de alguns momentos mais sóbrios - que julguei necessários continuarem assim. Com frequência me vi afastada da leitura, por mais que estivesse curiosa, por conta de várias piadinhas que eram jogadas na narrativa, sem muito contexto. Às vezes funcionava muito bem, outras nem tanto.
YA, definitivamente, não é um gênero que funciona muito bem comigo, mas devo admitir a grandiosidade desta obra. Para quem gosta do gênero, recomendo muito!

Kadu 31/12/2020

O livro tem uma trama muito curiosa que deixa o leitor imerso dentro dessa dimensão que a autora criou. Super criativo a idéia de mensagens de sorte, serem distribuídas as pessoas mais azaradas para manter um equilíbrio. Os personagens também são super cativantes, e cada um contem uma personalidade incrível, a autora conseguiu trabalhar bem o desenvolvimento deles, e ainda manter um certo humor com algumas piadas e acontecimentos brasileiros.

JoAo366 16/12/2020

Conheci a autora na bienal do Rio em 2019. Realmente incrível a escrita dela. Leve. O livro é incrível.

Camila 12/11/2020

Devorei esse livro
Como é bom ler autores e autoras nacionais. Sempre que escolho uma leitura brasileira, dificilmente me arrependo depois. Foi assim com Mensageira da Sorte, terminei essa leitura em menos de um dia porque a autora soube muito bem como me manter presa às páginas para saber o final.

De forma geral, gostei das construções dos personagens, ainda que tenha sentido que poderia ter um pouco mais deles. O que mais me agradou foi como a autora desenhou o personagem Leandro - em geral, os heróis adolescentes nas histórias não tem tanto uma personalidade como a dele, tão honesta e realmente aberta, sem joguinhos. Achei isso um ganho muito grande para a história.

Recomendo a leitura para quem deseja um pouquinho de realismo fantástico, mas com temas muito relevantes para a nossa sociedade, como oligopólio de grandes empresas, violência urbana e protestos.

Ylana.Sampaio 15/10/2020

É um livro leve e divertido, que fui lendo e quando percebi, já tinha terminado. Muito bom!

Day 05/10/2020

um ótimo YA contemporâneo nacional
Fernanda Nia fez um trabalho ótimo em Mensageira da Sorte. Um livro leve, jovem, porém com conteúdo. Fiquei presa já nas primeiras páginas e isso continuou até o final do livro, com uma história envolvente, personagens bem construídos e um romance muito fofo. Pensei um pouco sobre algum problema no livro que me faria tirar alguma estrela, mas não achei nenhum. A ideia de abordar o Destino e a Sorte foram muito bem executadas e me peguei pensando "será que existe mesmo?". Enfim, recomendadíssimo.

Lalá 30/08/2020

O livro que me trouxe uma mensagem da sorte. | @literaturadoce
De antemão quero dizer que este belíssimo livro é nacional e que ele já começa num momento decisivo pro brasileiro: o carnaval! E em pleno carnaval carioca, conhecemos nossa protagonista Cassandra, ou melhor, a Sam, que por sorte - ou talvez não - se envolve numa confusão por conta de um protesto contra uma empresa chamada AlCorp e de repente ela passa a ser a mensageira temporária do Departamento de Correção da Sorte, ou melhor, a DCS, que é uma organização extranatural secreta que tem como foco nivelar o azar na vida das pessoas.

Tudo começa se desenrolar quando nossa protagonista começa a trabalhar na DCS e ela precisa diariamente entregar mensagens as pessoas e numa determinada mensagem, ela encontra pela primeira vez com Leandro que é um aluno novo na escola e que tem um canal no Youtube chamado Molque Sensato.

Este livro foi uma surpresa incrivelmente boa. Eu suspirei do começo ao fim com essa história, com todas as reviravoltas e as descobertas que fui fazendo. É impossível não se apegar a Sam, ao Leandro e em toda a trama que vai se desenvolvendo conforme a história avança.

O ponto principal da história é o protesto contra a AlCorp, pois tudo gira meio que "em torno" deste protesto e muitas coisas se conectam após e durante ele. Nossa protagonista descobre muita corrupção junto de Leandro e tudo fica cada vez mais interessante, dando uma intenção bem diferente pro livro, e claro, nos mostrando que não é só o romance ali que é bem desenvolvido.

O final me deixou perplexa e me fez entrar em vários questionamentos pessoais e reflexões, e eu amei cada pedaço desse livro, queria que todos pudessem lê-lo!

Leticia1871 15/08/2020

Incrível
É exatamente isso que preciso dizer sobre o livro, tem uma narrativa muito leve e totalmente contagiante, a autora escreve super bem e saber sintetizar os ambientes junto com os personagens. Espero que ela lance mais livros nesse estilo.

Bibliotecária 11/08/2020

Fantasia urbana no sudeste brasileiro
Uma deliciosa salada mista de fantasia, romance e investigação, temperada com muito bom humor!

A história se passa no Rio de Janeiro e a escrita da autora é bastante fluida. Também há uma abordagem bem interessante do processo de luto associado à culpa.

Recomendo a leitura!

Gisele @li_trelando 15/07/2020

Leitura fluida
Ótima leitura pra sair de uma ressaca literária. A leitura é leve e a escritora parece ter um grande senso de humor. Estava precisando de uma leitura assim.

Bibs | @queriaestarlendo 08/07/2020

- Apaixonada pela escrita da Fernanda Nia.
- Amei a história. O lance da burocracia com o extra natural.
- Sam melhor personagem certinha.
- Leandro melhor crush convencido.
- Ivana e Célia melhores secundárias que mereciam um livro só seu.

Adorei, adorei e adorei.

Amanda ^^ 01/07/2020

E se o destino te desse sorte infinita?
Adorei o livro, super leve e flui a leitura como ninguém...
Super bem trabalhado, e tudo conectado...
Humor, sensibilidade, critica, romântico...
Super recomendo!!!