Mensageira da Sorte

Mensageira da Sorte Fernanda Nia

Resenhas - Mensageira da Sorte

Luiza Bugelli Valença 01/07/2020

Uma obra para te tirar da monotonia!
Nota:8/10

Sorte. Será que ela de fato existe? Ou será que eventos surpreendentemente positivos são uma mera coincidência? Na obra ?Mensageira da Sorte?, a brasileira Fernanda Nia, expõe o seu ponto de vista em relação ao tema com direito a muita ficção, reflexões sobre política e risadas.

O Rio de Janeiro está passando por um período delicado. O povo está indignado com o monopólio da empresa Alcorp, que a cada protesto teima em aumentar os preços de suas mercadorias e serviços. Assim, manifestações são constantes na capital fluminense, mas as vezes esses protestos saem do controle, acarretando em consequências graves. Sam foi vítima de uma dessas imprevisibilidades. Ela julgava aquele trágico dia como uma fatalidade, entretanto quando se encontra em uma situação semelhante a essa, meses depois, Sam percebe que na verdade não foi uma tragédia, e sim a atuação do departamento do azar, uma das áreas do destino. Devido à um acidente, Sam é convocada para trabalhar no departamento da sorte! Isso mesmo leitor, você escutou certo. Agora, é responsabilidade da protagonista entregar a sorte para os moradores de seu bairro. Será que Sam será capaz de equilibrar a sorte de todos que necessitam?

Leitor esse livro é uma montanha russa! A obra é super intensa, não possui nenhuma parte monótona. Além disso, a autora conseguiu cumprir uma tarefa difícil, conciliar tantos conflitos paralelos de maneira coerente, o que merece uma salva de palmas. Outro ponto a ser ressaltado, é o fato do livro abordar diversos temas sérios, como: corrupção, luto, depressão e entre outros; porém a história consegue ser surpreendentemente leve para os temas que trata, já que com o seu encantador humor, Nia nos faz rir alto em diversas passagens da obra.
Recomenda-se a obra para aqueles que querem sair da monotonia!

Isadoraferr @umlivronachuva 27/06/2020

Mensageira da Sorte - 4 estrelas
|MENSAGEIRA DA SORTE| Fernanda Nia | 4 estrela
Oii oii gente, tudo bem com vocês? Por qui tudo certo?
Bom, hoje eu vim falar um pouquinho sobre Mensageira da sorte, que eu ganhei do @eunilomedeiros, na época do projeto #estantezero.
Tudo começa o Rio de Janeiro, em pleno carnaval. Onde, por causa do trânsito, Sam decide ir caminhando para seu apartamento, já que ela está com a mãe no carro em uma distancia curta de casa. E afinal, o que poderia dar errado em caminhar duas quadras para chegar ao seu destino? Aparentemente, nada. Mas...
O problema é que do NADA surge um protesto, adivinhem onde? Isso aí, na rua onde a Sam mora, estavam rolando várias ondas de protestos contra a Alcorp, e pra piorar, a Sam tem um trauma enorme de protestos. Ou seja, deu tudo errado.
Quando se aproximou do portão, havia outra mulher ali, só que o porteiro não estava então não tinha como nenhuma das duas entrarem, e o protesto vinha se aproximando.
Eis que essa outra mulher diz que nada pode acontecer com ela, até que ela simplesmente leva um tiro (e sim, isso acontece em 13 páginas e eu não tava entendo é nada). E como tudo pode ficar mais esquisito, ela mostra o cartão com o nome dela para Sam, e diz que ela precisa encontrar o Leandro para dar um recado, e quando Sam olha novamente para o cartão: é o nome dela que está escrito.
No outro dia ela tem um sonho com uma senhora que poderia sofrer um acidente, quando acorda, achando tudo aquilo muito estranho, ela sabe que aquilo irá realmente acontecer.
Ao reencontrar a mulher da noite anterior, tudo é explicado. Essa mulher que se chama Cecília, e trabalha na DCS (departamento de correção de sorte), e bom, como ela foi baleada, Sam agora é uma mensageira temporária.
E ai minha gente, acontece muito coisa, Leandro entra na vida dela, MUITOS protestos, descobrimos o porque do trauma, sério rola muita coisa mesmo.
Até hoje eu nunca havia lido nada neste estilo, e eu achei muito maravilhoso, fora que, fluiu muito bem.
Uma coisa que me incomodou muito, foi que em alguns momentos eu senti que a Sam e o Leandro achavam que poderiam resolver todos os problemas do mundo.
Mas é uma leitura muito muito muito boa e gostosa.
Alguém aí já leu? Vem conversar comigo sobre esse livro!

site: www.instagram.com/umlivronachuva

Lu | @rei_no_literario 31/05/2020

Um dos melhores livros que já li
Esse livro certamente vai estar na listinha de favoritos de 2020. Ele consegue ser leve em alguns pontos e em outros te deixa atordoada com tantas confusões. Ele me fez rir, chorar e ficar desesperada pelos personagens.
O livro vai se passar em um cenário bem caótico, o povo está lutando contra a corrupção de uma empresa gigantesca, a AlCorp. Isso tudo se passa no Rio de Janeiro (o que eu achei o máximo, pois me ajudou a construir a imagem do cenário ksksks).
No meio de um dos protestos do povo, Sam (a protagonista), que só queria voltar para casa sem problemas, vai encontrar Cecília. Esse simples encontro vai desencadear uma série de reviravoltas. O destino (literalmente) prega peças na vida dela e ela se torna uma mensageira da sorte.
Esses mensageiros fazem parte do "departamento de correção da sorte", uma espécie de corporação extranatural. Eles são enviados para mandar mensagens para pessoas que tem o seu nível de sorte desregulado.
Esse é o caso de Leandro. Sua sorte muda por nada mais nada menos que... Paçoca (?)(sim kkk foi isso mesmo que mudou a vida dele). O garoto se torna um YouTuber super famoso por conta disso. Mas aparentemente ele tem um desnível muito forte na sua balança de sorte e azar, pois Sam é acionada várias vezes. Há algo de errado com ele. Não só com ele mas com o departamento em si. Muitas coisas estão acontecendo ao mesmo tempo. Mas o que está por trás dessas "conhecidências"?

Rubia.Franca 22/04/2020

Surpreendente
Comprei este livro na bienal de 2018 e demorei dois anos para começar a ler, temendo que fosse ruim, mas me surpreendi quando comecei. Achei incrível a forma que a autora desenvolve a história de Sam, a personagem principal, que precisa lidar com ensino médio, as manifestações da AlCorp, sua relação com o vizinho "insone" e os fantasmas de um passado não muito distante e relaciona tudo muito bem, sem deixar nenhuma "ponta solta" ao final da leitura.
Foi uma leitura que me prendeu do inicio ao fim, sem dúvidas.

Wash (@viciodaspaginas) 19/04/2020

Uma surpresa maravilhosa em uma leitura nacional de qualidade!

A mensageira da sorte foi uma leitura realizada em conjunto com minha amiga Mih (Michele) que conheci por aqui no bookstagram, fomos apresentados por outra amiga minha, a SIS dela Carol, afinal elas são praticamente irmãs.

Enfim, eu tive sorte de encontrar em meu caminho amigos que foram presentes, que me apoiaram com palavras escritas, com emoji, figurinhas, áudios e vídeos da vida. Alguns que conheci pessoalmente e outros que ainda quero conhecer um dia. Então posso dizer que estou com minha balança da sorte em dia. Pelo menos aspectos bons não faltam para equilibrar os fatos não tão bons assim. E por que estou comentando tudo isso? Além da sorte dos amigos a gente acaba tendo a sorte de ganhar presentes né? E este livro foi meu presente de aniversário de 2019 que a Mih me deu. E hoje finalizando essa leitura junto com ela, só tenho a agradecer por tudo! E claro, o contexto de sorte retratado livro foi algo surpreendente, envolvente e que me encantou de uma forma inesperada!

Aqui vamos acompanhar Cassandra, ou Sam para os mais próximos, que apesar dos traumas vivemos há 7 meses pela morte de seu pai em um protesto no Rio de Janeiro diante a revolta do povo com as atitudes corporativas da Empresa Alcorp. Ela se sente culpada já que ele estava presente na época por ter ido buscá-la, melhor dizendo, indo atrás dela por ela ter fugido de casa para participar do protesto.

Desde então Sam se vê cercada de muita desmotivação e segue sua rotina de forma bem mecânica e pouca interessada. Já finalizando seu último ano escolar ela retorna a morar no Rio com sua mãe, já que em Petrópolis o clima não tava agradável com as lembranças de seu pai.

Na escola conhece o aluno novo, Leandro, que tem um canal no YouTube, O Moleque Sensato. Conhecer Leandro foi algo inesperado, e mais ainda em perceber o quanto o contato com ele poderia mudar sua vida e sua sorte.

Mas antes desse primeiro contato com o rapaz, Sam ao chegar no Rio se depara com um protesto e em meio a este vê uma senhora em perigo que tomou um tiro ao tentar proteger uma garota. Tudo isso em frente ao seu novo prédio. Apesar do medo e das lembranças que atormentavam seu pensamento, Sam não deixou de ter coragem e ir até a moça acidentada. Neste encontro algo bem diferente e extranatural (mágico!) lhe acontece.

Cecília a moça acidentada era uma mensageira da Sorte, responsável por regular a sorte das pessoas. Ela era humana também, mas recebia presságios de outros pra ser entregue previamente como uma oportunidade de mudar a sorte das fatalidades que poderiam ocorrer. Ela trabalhava para o DCS, Departamento de Controle da Sorte, propositadamente organizado pelo Destino.

E foi neste encontro inusitado em meio a um tiro que Sam se torna uma mensageira temporária para substituir Cecília devido ao acidente. Quem podia imaginar toda a sorte, aventuras e mudanças que o Destino podia reservar para Sam?

E o que se desenrola entre esses personagens e os fatos envolvendo Alcorp e DCS, nossa agência do Destino, só poderá ser revelado por meio da escrita de Fernanda Nia, que fará você se conectar, se envolver, ansiar por saber mais e se divertir nas páginas de A Mensageira da Sorte. Uma obra com uma história contagiante, inusitada e gostosa de se ler, numa mistura de romance e fantasia com toques investigativos. Super recomendo!

bee25 21/03/2020

No começo fiquei meio perdida mas depois a história foi se encaminhando e me deixando tensa e dando aqueles surtinhos pelo casal kkkkk

Caroline.Velani 28/02/2020

Mensageira da Sorte
Que surpresa boa!!! Não costumo ler muitos livros nacionais, e confesso que adiei bastante essa leitura, mas quando comecei, não consegui parar mais. Mensageira da Sorte conta a história da Cassandra, a Sam, que ao presenciar, sem querer, uma confusão causada por protestos contra a AlCorp, uma corporação que parece ter mais controle sobre a sociedade do que o próprio governo, acaba se tornando uma mensageira temporária no DCS, o Departamento de Correção de Sorte. Sendo assim, ela deve distribuir presságios que podem ser tanto de sorte ou de azar para as pessoas, com o objetivo de manter o equilíbrio na vida das mesmas. O primeiro trabalho de Sam é dar uma mensagem para Leandro, um youtuber, que parece se envolver em mais confusão do que qualquer pessoa em sã consciência, pelo olhar de Sam, deveria. E de repente, ela está envolvida em algo muito maior, e conta com seus novos amigos para enfrentar problemas que não podem mais ser ignorados. O livro engloba a corrupção, as manifestações e a briga por poder de uma maneira impressionante, e tudo isso enquanto Sam precisa lidar com traumas passados. Eu me diverti muito com essa leitura, a medida certa de trama, aventura, romance e comédia. Adorei a personalidade da Sam e todos os personagens (com algumas exceções, quem leu vai entender) são maravilhosos. A história toda foi muito bem construída, é bem fluída, na minha opinião, e achei que o final foi perfeito.
brunaa 27/06/2021minha estante
Simmm, não substimo mais literaturas nacionais. Eu realmente gostei bastante da história, foi bem divertido acompanhar ela superando seus medos e acompanhar também seu relacionamento com Leandro, muito bom.

Ana 15/07/2021minha estante
Sim ele é pft ele deveria ter muito mais reconhecimento

Bah 13/02/2020

Você não lê, você devora
Esse livro foi uma das minhas agradáveis surpresas desse ano, ganhei de uma amiga tão querida, não dava nada para a capa pq eu acho extremamente genérica e batida. Mas, puxa, que leitura agradável, fácil, divertido, engraçado as vezes, toda aquela pitada a brasileira que temos, uma leitura que você não lê, você simplesmente devora o livro. Não é aquele livro que eu digo "Uau, vou levar pra vida" mas que para alguém que ler livros pesados demais, temáticas densas demais, um juvenil bem equilibrado, sem forçar demais e que fala também sobre lidar com o luto é maravilhoso. Leia se você quer algo rápido e despretensioso, algo para descansar você. E leia se você só é um adolescente meio perdido e não quer ler nada para a escola, literatura nacional é boa sim.

Leticia Souto 05/02/2020

Que história incrível!
Por algum motivo, eu acreditava que as histórias do exterior tinham mais fundamentos quando inserido no ramo da fantasia. Nunca imaginei ver uma história de romance com ficção que se passa no Rio de Janeiro.

Me encantei do começo ao fim. A escrita da Fernanda é maravilhosa e fluída, te prende desde o começo. Tirando o fato de que as observações atuais da personagem deixam a leitura bem divertida e gostosa.

Thayana 03/02/2020

Que surpresa boa!
Peguei esse livro porque estava querendo um romance leve e clichezinho. Mas não foi nada daquilo que eu esperava. Foi melhor! Que ótima surpresa. Amei a escrita da Fernanda Nia, que conseguiu tratar de assuntos sérios com uma leveza impressionante. Já quero ler tudo que ela escrever, até a lista de supermercado.

katinha 21/01/2020

"As vezes, temos que deixar o nosso mundo para trás e embarcar em uma nova jornada. É a única forma de encontrarmos o que nosso coração mais anseia." .
Cassandra, ou Sam, está vivendo uma fase difícil após a morte do pai. Com os protestos contra a empresa AlCorp acontecendo no Rio de Janeiro, ela se sente ainda mais insegura e depressiva.
E ela nem desconfiaria que em meio ao caos, junto com o Carnaval, ia ser convocada para assumir um dos cargos mais importantes do Departamento de Destino - a Mensageira.

Todos os dias ela precisa transmitir presságios de sorte para pessoas desconhecidas. É quase impossível não fazê-lo, pois a capacidade de mudar o rumo da vida de alguém é poderosa para Sam.
A primeira mensagem a ser entregue é para o seu vizinho de apartamento, Leandro, um YouTuber famosinho que está na sua sala do Colégio, mas que nunca se falaram.
Após a mensagem ele acaba ficando famoso na internet e, se aproximando de Sam. Mas ela teme por sua vida quando descobre que ele também participa dos protestos mais perigosos contra a AlCorp.

Essa empresa é uma das piores do mercado e, Sam e Leandro vão descobrir juntos mais tramas do que podem imaginar.

Falando em tramas, o destino que se prepare, pois desde que assumiu o cargo de mensageira temporária Sam está cada vez mais próxima de desvendar os segredos e corrupções que podem mudar a vida de todos no departamento, inclusive a dela. .
"Alguns tropeções são piores do que os outros. E tem uns que você mesmo precisa se erguer sozinho. Mas sempre, sempre vai haver um jeito de se levantar." .
[?#OPINIÃODAKAH?] .
Não foi o melhor livro que li esse ano, mas a trama se desenrola fácil então é uma leitura rápida. O cenário não me chamou muita atenção e, o excesso de hipérboles também não.
Acredito ter colocado muita expectativa nesse livro, pois queria ler há bastante tempo.
Lógico que, toda leitura é válida. Nós sempre estamos aprendendo algo.
E teve momentos que eu realmente fiquei surpresa e ansiosa pelos acontecimentos.
Só lendo para tirar as próprias opiniões.
#resenhadodesequilibrio ??

Fran 19/11/2019

originalidade, personagens interessantes
Com sua estreia na literatura jovem, Fernanda Nia publica pela Plataforma 21 o livro Mensageira da Sorte, repleto de originalidade, personagens interessantes e um universo que pode e deve ser expandido em muitos outros livros.
Quando Cecília, a mensageira da sorte, é ferida, cabe a Sam ocupar seu lugar temporariamente e entregar as mensagens de sorte enviadas pelo departamento. Contudo, o que garantia um serviço relativamente simples acaba ficando problemático quando ela precisa entregar uma mensagem para Leandro, um youtuber que é ninguém mais e ninguém menos do que o seu vizinho gato. Como se não bastasse essa tirada do destino, Leandro também é envolvido em protestos contra a AlCorp, algo que Sam deseja manter a todo custo longe, o que não será tão possível assim.
Sam tem 16 anos, mas a vida fez com que ela amadurecesse mais rápido e isso é visto em seus diálogos perspicazes, muitas vezes trazendo reflexões que vão além da sua idade. Mesmo com essas características que desviam um pouco de sua idade, dá para perceber a forma inocente como ela reage a situações que considera injustas, envolvendo ou não o departamento de correção da sorte. É uma personagem de facetas que agrada bem a um público geral.
Enquanto temos Sam fugindo de protestos por algo do seu passado, Leandro não tem medo do perigo e luta independentemente de sua vida correr risco. Criando o canal no Youtube, trazendo verdades sobre a AlCorp e os protestos em que a polícia é violenta, Leandro faz a vez de herói atual, motivando a sociedade através de uma plataforma muito usada.
Apesar dos dois terem formas diferentes de lutar pelos seus ideais, ambos são justos e querem um mundo sem violência, o que não está acontecendo na cidade por causa da AlCorp, uma empresa opressora e dominadora que sabe muito bem apagar quem vai contra eles. E é bem esse ponto que mais me chamou a atenção, o fato de trazer algo tão atual quanto protestos lutando pela igualdade, corporações que não se agradam com isso e a violência que na verdade é causada por agitadores que apenas querem ver o circo pegar fogo.
Esse foi um livro que ganhei no sorteio da Maratona Leia Nacional lá no Instagram e tinha me comprometido em concluir a leitura ainda esse ano. Apesar de ter demorado para pegar e ler, Mensageira da Sorte conta com um enredo fluído, de diálogos rápidos, repletos de referenciais culturais que, com certeza, vai levar o leitor para uma atmosfera nostálgica. Um suspense com bastante ritmo, uma resolução bem simples e frases filosóficas para levantarmos questionamentos, é uma leitura perfeita para jovens iniciando no meio literário.

site: https://www.minhavidaliteraria.com.br/2019/11/19/resenha-mensageira-da-sorte-fernanda-nia/

Rosy 31/08/2019

Lendo a sinopse, a primeira vista eu imaginei uma historia infantil e até boba, nada me despertou a atenção. Foi então que assisti o vídeo de resenha do Víctor do Geek Freak e como ele mesmo disse em 5 minutos eu decidi lê-lo!
Sam é uma garota comum até o dia em que ela é escolhida para enviar a sorte para as pessoas em forma de mensagens, existe um departamento que corrige a nossa sorte, e cabe a cada um atender a mensagem descrita ou não! A sorte tem toda uma organização burocrática para ser distribuída, uma porcentagem ideal de sorte para cada um, eles se intitulam extranatural tentando manter o equilíbrio dela entre as pessoas. Será que a gente não tem mesmo um departamento desses por aí????? rsrsrsrs vai saber né...
Sam e Leandro são vizinhos e colegas de classe. Sam está sofrendo com a perda do pai, se sente culpada e confusa com seus pensamentos, Leandro é um Youtuber em ascensão buscando a fama. Os dois vivem em meio aos protestos que estão acontecendo no país por causa da Alcorp a empresa que controla os preços, então o destino ou melhor a sorte vai uni-los em defesa de um lugar melhor para se viver.
É um livro fluido, criativo, divertido e com mensagens de coragem que nos incentiva nas lutas vividas. Tem realismo mágico, tem jovialidade e aconchego também. É impossível não entrar nessa história.
Leia! E receba a Mensageira da Sorte, só você poderá saber o que ela tem a te dizer!!!!!

Eduarda Toral | @eduardaabooks 12/08/2019

Já pensou em como sua vida seria diferente se só a sorte tivesse controle dela? Sem fracassos, nada de azar, nada que prejudicasse a sua trajetória para o sucesso. Apenas uma porção ilimitada de sorte.
E se você trabalhasse para ela? E se você ajudasse as pessoas dando a elas um pouquinho de sorte na vida? Você se sentiria importante em poder fazer uma pequena mudança na vida dessa pessoa ou ganancioso o suficiente para roubá-las e transferir toda essa sorte para si? Sem arrependimento e sem culpa.
Mensageira da Sorte se passa no Rio de Janeiro e conta a história de uma adolescente chamada Sam, uma garota comum, onde ela é convocada para trabalhar como mensageira temporária no Departamento de Correção de Sorte. O DCS é uma organização extranatural, onde a função deles é corrigir o azar das pessoas mandando sorte para elas. Então, para isso, eles precisam de Mensageiros. A Sam, como mensageira, recebe presságios de algo que vai acontecer com alguma pessoa e vai até o local no horário exato e passa esse comunicado para o sorteado.
Mas, como nem tudo são flores, Sam tentará realizar todas as suas missões durante vários protestos que estão acontecendo no Rio de Janeiro, por causa de uma corporação que está tomando o Estado Carioca e deixando-a no fundo do poço.
----
Este livro tem uma leitura super leve. Ele também tem aquele humor de dar pequenas risadas, sabem? Um humor bem Fernanda Nia. Tem uma mistura de romance, com um pouco de ação e um pouquinho de suspense. Além de passar uma crítica em relação a política do Rio de Janeiro e como os políticos reagem em relação a manifestações e, também, em relação a investigações de fraudes que eles cometeram.
E não só em senso crítico político que este livro passa. Passa também o amor fraternal, a proteção de uma mãe, a sorte que pode ir e vir e lições importantes para a vida de um ser, como: o luto, recomeço, amizade e o romance entre jovens.