Three Kingdoms

Three Kingdoms Luo Guanzhong

Resenhas - Three Kingdoms

Hazuki 19/01/2010

Clássico da literatura chinesa
Vou tentar escrever algo imparcial ao meu fanatismo por Dynasty Warriors.

Para começo de conversa, este livro é pesado e denso em termos de conteúdo. Ele conta a história da China no período dos três reinos, partindo da época da rebelião dos Turbantes Amarelos. Quem conhece um pouco os personagens e já leu um pouco a respeito de cada um deles vai se sentir à vontade com a história, caso contrário vai se sentir um pouco confuso. Tem MUITO personagem no livro. Alguns simplesmente dão as caras ou têm seus nomes citados. Outros praticamente fazem a história.

O enredo, cheio de dramas e reviravoltas, é extremamente envolvente, com descrições ricas e factuais. No entanto, fica evidente desde o começo que o livro favorece o reino de Shu, então infelizmente não posso dizer que ele é imparcial.

A linguagem é fluida, mas detalhada. Difícil de se perder na história. Essa edição "da caixinha", no entanto, contém typos grotescas. Tudo bem que elas não alteram a história em si, mas uma revisão um pouco mais cuidadosa seria algo interessante. E se o número de páginas parece assustar de início, no final de contas ele é justificado. O final não ficou "corrido, porque o autor ficou de saco cheio da história e resolveu dar um final qualquer". Claro, sendo um conto histórico, isso seria até "inviável", mas...

Em termos gerais, um livro excelente. Li, adorei e ainda lerei novamente!