Brigada dos Amaldiçoados

Brigada dos Amaldiçoados Vanessa Godoy

Resenhas - Escola de Magia: Brigada dos Amaldiçoados

Ninho 06/01/2019

Intrigante!!!
O livro é cheio de um suspense insano que deixa o leitor boquiaberto com cada palavra lida e cada ação realizada pelos personagens. O jeito em que a amizade dos protagonistas é mostrada é totalmente incomparável ( uma amizade com intrigas, e uma relação de amor e ódio...). Uma história de arrepiar, principalmente, para os fãs do mundo mágico.

ELB 22/12/2018

Brigada dos Amaldiçoados é uma história de bruxos que se passa na Escola de Magia e Bruxaria do Brasil. Somos apresentados a Hector Saião, um garotinho que mora com os avós porque perdeu os pais, e que em breve irá para a escola.

No decorrer do livro, conhecemos os amigos que Hector faz ao longo da vida escolar e suas influências sobre ele. Ele busca seguir o caminho correto de acordo com seus princípios, mas percebemos as influências dos amigos, Alma Damas e Petrus Romanov em suas escolhas e na trajetória que acaba percorrendo em sua vida. É notável a forma como Hector muda após entrar em um grupo chamado Serpentes, e como Petrus consegue influenciá-lo diretamente ou por intermédio de Alma. Hector se apaixona por Alma e os dois vivem um romance e, por isso, ela acaba influenciando ainda mais suas convicções.

Nosso protagonista tinha também alguns amigos que tentavam ajudá-lo a tomar decisões corretas: seu colega de quarto Marvil e Boris, um amigo que o avô apresentou. Porém, apesar de refletir sobre o que era certo ou errado, Hector acabou seguindo pelo obscuro. Percebemos como Petrus se torna cada vez mais poderoso como líder das Serpentes e com sede de poder e supremacia, sendo cada vez mais manipulador.

E nesse contexto que vamos acompanhar as aventuras desses três amigos em um mundo repleto de magia.

Os autores tem uma escrita descritiva e, em alguns momentos, empolgante, sendo de maneira geral uma história fluida.

O personagem Hector me incomodou durante a leitura por ser muito suscetível às manipulações de Petrus e Alma, e embora tivesse inicialmente boas intenções, nos deparamos com decisões questionáveis, e algumas vezes totalmente ruins. Além disso, algumas situações apresentadas na história nos deixam pensando - é sério? - por forçarem muito a barra em relação às escolhas dos personagens, que acabam se tornando um pouco rasos e com muitos motivos obscuros.

"Toda a minha vida eu me deixei levar, como uma folha seca boiando neste riacho, passando por todo o caminho sem vontade própria ou opinião."

Embora tenhamos uma trama de fantasia, a história torna-se atual à medida que observamos as escolhas - boas ou ruins- de cada personagem, permitindo assim um paralelo com as diversas situações enfrentadas por nós, ou outras pessoas que convivemos, e as consequências dessas escolhas.

O livro tem capa dura e uma ótima diagramação, além de lindas ilustrações e trás muitas reviravoltas e surpresas. Em alguns momentos é muito detalhista e em outros, surpreendentemente vago. Mesmo que o começo do livro explique bem o universo onde a trama se desenvolve, no final a impressão que fica é, o que eu li? A história acaba apresentado muitas situações que surgem de maneira abrupta e se resolvem da mesma forma, e por isso acabamos nos perdendo.

A história tem uma ótima proposta, porém, acaba se perdendo no decorrer da trama, e espero que nos próximos livros desta série os autores consigam resolver estas questões para tornar tudo mais envolvente.

Indico este livro para quem gosta de fantasia e tramas leves, além de ser excelente para adolescentes que podem vivenciar através da leitura, momentos de decisões na vida dos personagens e assim refletir sobre o que acontece a partir das escolhas de cada um e como se aplica ao mundo real.

site: http://www.everylittlebook.com.br/2018/12/resenha-brigada-dos-amaldicoados-albert.html

Ninho 06/01/2019minha estante
Tenho que discordar de seu comentário, pois, o livro foi escrito por dois escritores brasileiros, e além do mais usaram muito cultura brasileira ligada a cultura indígena. Além do mais o livro não é um renascimento do universo bruxo da J.K. Rowling, mas sim uma originalidade brasileira, pois até então existem muitas diferenças no decorrer da história ( como a troca de casas e a história ser baseada em protagonistas da casa maléfica, e não dos bonzinhos). Em relação aos feitiços, eles tentaram originalidade ao invés de copiar uma história que se passa em Londres.

Lee S. 04/04/2023minha estante
Concordo. A escola é apenas um plano de fundo, não dá para conhecer direito a geografia do lugar, os professores não têm relevância, a diretora é uma sem função, o máximo que tivemos de profundidade no quadro de funcionários foi o elfo Zizú. Eu gostei do livro até, mas fiquei BEM decepcionado que não aproveitaram a escola como poderiam ter aproveitado.

Soliguetti 21/11/2018

A fanfic que virou livro
Não se pode culpar "A Brigada dos Amaldiçoados", de Albert Vaz e Vanessa Godoy, de ser uma cópia de Harry Potter. O leitor que se interessa pelo livro já está ciente de que a história é completamente inspirada e baseada na famosa saga criada por J.K. Rowling, com o intuito de criar um enredo original que se ambiente na Escola de Magia e Bruxaria do Brasil (EMB), que fica em um pequeno castelo em Campos do Jordão onde os alunos vivem uma experiência imersiva à la Hogwarts. O maior problema do livro não é ter se apropriado de diversos elementos criados por J.K. Rowling, mas sim de usá-los tremendamente mal.

Começamos pelos personagens. Os autores começam até fazendo bem seu papel, criando no leitor empatia pelo personagem principal, Hector Saião, que mora com os avôs depois de ter passado por uma infância difícil. O enredo até parece bem encaminhado, até que Hector ingressa na EMB. A partir daí, é só ladeira abaixo. Hector entra para a casa das Serpentes (oi Sonserina!) e começa a frequentar uma roda de amigos nada agradável. A personalidade de Hector começa a mudar e toda a empatia até então criada com o leitor se perde.

Essa, na verdade, foi uma coisa que me incomodou muito no livro. Se não podemos contar nem com o protagonista para fazer o bem, para ser o herói da história, o que se dirá do resto? O livro inteiro está repleto de pessoas ruins, com exceção talvez apenas dos avôs de Hector e de seu amigo Boris (que aparece raramente). Todos os outros, em algum momento, traem ou enganam Hector de alguma maneira. Esses personagens criam uma história terrivelmente pesada, difícil de tragar, na qual o leitor não se vê torcendo pelo protagonista. Na verdade, é difícil apoiar qualquer lado que seja. Se a turma de Hector é composta de pessoas ruins, os Prioris, que trabalham para o "governo bruxo" e deveriam zelar pela ordem, também são extremamente cruéis e mesquinhos.

As infinitas reviravoltas no enredo também cansam, especialmente no final. O livro poderia ter terminado pouco depois de o último ano letivo ter terminado, mas se estende desnecessariamente por mais alguns capítulos, apenas para criar situações inverossímeis e forçadas. Quando os alunos da Serpente se tornam um problema e começam a ser perseguidos, eles tentam encontrar um lugar novo pra se reunir? Não, claro que eles continuarão se encontrando no mesmo lugar, no castelo, bem debaixo dos narizes daqueles que os procuram. E que tal se nos prepararmos para uma batalha bem no meio de uma floresta proibida, cheio de criaturas perigosas?

A sensação que fica é de se estar lendo uma fanfic - embora eu já tenha lido fanfics de Harry Potter bem melhores. "A Brigada dos Amaldiçoados" ainda é o início de uma série que pode se revelar promissora, se os autores se encontrarem e criarem um enredo mais coeso, sem tantas reviravoltas na tentativa de parecer impactante, com mais personagens bons, que tornem a história mais leve, e que de fato nos dê heróis. Não são ajustes difíceis de se fazer, mas são essenciais.
Camila 07/09/2020minha estante
Exatamente o que senti.

Gabriela.Ribeiro 02/10/2021minha estante
Eu estou nas primeiras cinquenta e seis páginas e já concordo completamente! Continuarei minha leitura, mas acho cada vez mais difícil de separar A brigada dos amaldiçoados com Harry Potter!

Rafael 30/10/2018

Que pena...
Embora os autores tenham deixado bem claro que o livro não tem relação com o universo de Harry Potter, é notável a tentativa de assemelhar-se. Mas minha única estrela não vem disso. Toda a parte gráfica são muito boas (gosto muito de livros com capa dura), mas o conteúdo em si achei um tanto superficial e forçado. Algumas falas, reviravoltas de narrativa e razões de alguns personagens não transmitem coerência. O que é triste, pois desejei muito gostar desse livro.

Dani Raposo 19/10/2018

O livro que te leva pra dentro dele fora das páginas
Ganhei de presente de amigos e comecei a ler por causa deles, que são muito queridos por mim. Fui me envolvendo com a história e principalmente com os personagens. Avançava por entre os capítulos querendo mais e mais daquele universo, torcendo pelos acontecimentos e me chocando com os desfechos. Até que por conta do livro fui para a última edição de ano 1 da EMB em Campos do Jordão, para ver com os meus próprios olhos tudo aquilo que estava nas paginas. Foi a melhor experiência de leitura, sem ducida. Um universo literário transformado em um universo lúdico riquíssimo de detalhes. Parabéns a todos os envolvidos e recomendo demais essa leitura, de coração aberto e sem esperar ou comparar com HP. Divirtam-se!
Ninho 06/01/2019minha estante
Finalmente uma crítica maravilhosa ?

Natalia 18/10/2018

De volta à infância
Livro incrível, adorei ler cada palavra dele! Me fez volta a ser criança quando lia HP.
A Brigada dos Amaldiçoados é uma história envolvente e emocionante, vc não quer largar do livro nem por um segundo! Adorei conhecer mais sobre o universo da EMB, chorei com esse livro, já quero o próximo! A trilha sonora dele tá incrível! Só tenho que agradecer aos autores por terem escrito!

livrosepixels 02/10/2018

Amaldiçoado foi a história ficar tanto à sombra da Inspiração em HP
Qualquer leitor conhece – ou ao menos já ouviu falar – da saga bruxa mais popular dos últimos anos. Apesar de ter acabado em 2007 nos livros, e em 2011 no cinema, a magia trazida por Harry Potter continua a inspirar fãs mundo à fora. Como prova disso, em 2015, em Campos do Jordão, interior de São Paulo, foi inaugurada a Escola de Magia Brasileira (EMB), uma instituição real e que ensina “magia de verdade” para os alunos, fãs e curiosos.

Por ser toda inspirada em H.P., na EMB há quatro Casas, Floresta Proibida, seres místicos, aulas de poções, jogo de quadribol, etc. Ainda que não possa fazer referência direta aos personagens e nomenclaturas (devido à direitos autorais), não é difícil imaginar que deve ser uma aventura e tanto passar alguns dias imerso nesse mundo fantástico.

E com base nisso que os idealizadores da EMB, Albert Vaz e Vanessa Godoy resolveram dar vida à escola em uma história própria e recheada de enigmas. Brigada dos Amaldiçoados narra a trajetória de um aluno bruxo que passará por grandes provações, revelações do passado e dilemas morais, bem como fazer escolhas entre o bem e o mal. Diferente de Harry Potter, onde o personagem descobre não ser um trouxa depois de um tempo, nessa trama acompanhamos um menino bruxo de sangue puro desde a sua infância.

“Quando descobrirem sobre nós, a primeira coisa que farão será nos caçar. Eles não ficarão em casa, tremendo de medo de nós; eles pegarão tochas novamente e tentarão nos queimar em uma fogueira.”

Hector teve uma infância conturbada com seus pais, sendo que muitas vezes a família era acusada de magia das trevas, desgraça e outras coisas ruins. Por conta disso, Hector passou a morar com os avós bruxos, onde conseguiu ter um pouco de paz. Porém, quando entra na escola, muitas coisas acontecem à sua volta e isso acaba por perturbá-lo. Quando pensava em fazer algo bom, uma desgraça acontecia. Não demora muito para ele perder a fé na bondade e se voltar para o lado nebuloso e perigoso das magias proibidas.

Ao mesmo tempo temos Alma Damas. Essa jovem bruxa é misteriosa e um tanto quanto rabugenta de início, mas sua admiração por Romanov e paixão por Hector tornam ela mais agradável de conviver. Por ser uma legítima Serpente, ela sempre ambiciona estar à frente dos demais, no topo se possível. Fará qualquer coisa para ser notada e respeitada, e isso será um fator decisivo para se aliar com Petrus.

Já Petrus é um personagem bem estranho. Filho de russos e um tanto quanto arrogante, ele se mostra um grande calculista e oportunista. Sempre há boas frases na ponta da língua para convencer seus amigos a fazerem o que quer. Está sempre com um olhar de superioridade e possui extrema confiança em si mesmo. Para Petrus, não há nada no mundo bruxo mais importante que seu plano, e fará qualquer coisa para torna-lo realidade, independente das consequências.

“A Federação tem medo de ensinar aos alunos certas coisas e perder o controle. No fim das contas, é sobre isso que se trata: controle.”

A trama demora um pouco pra engrenar, mas quando começa a tomar forma, aí as páginas fluem melhor. O começo do livro nos introduz no mundo bruxo brasileiro e nos apresenta cada personagem, a escola, e mistérios que virão na sequência. Porém, a trama sai bastante dos eixos e ao chegar ao final do livro fica aquele ar de “mas o que foi que eu li afinal de contas?”.

Isso acontece porque a linha lógica se perde durante as suas páginas. Por exemplo, há uns dois ou três Deus Ex-Machina, ou seja, quando um personagem ou situação aparece e se resolve do nada, de modo súbito. Não há uma prévia introdução de que aquilo poderia acontecer, ou mesmo de que aqueles personagens em questão existam. Simplesmente eles “caem de paraquedas” no meio da trama quando é oportuno. Além disso, há pouca caracterização do mundo bruxo e de sua funcionalidade. Não dá pra sentir a magia desse universo (sem trocadilho).

Outro ponto também é que há muitas reviravoltas na trama, que no fim das contas acaba se tornando até previsível. Quando algo tá com um suspense grande de mais, já dava pra antecipar que ia acontecer algo diferente e pum!, uma reviravolta acontece. Pra mim, esse tipo de coisa só é bem vindo se de maneira lógica, não apenas para quebrar a linha narrativa e iniciar outra ponta. Sem falar que há umas coisas muito absurdas, como por exemplo, uma personagem em questão estar grávida há quase nove meses e ninguém ter percebido (em nenhum momento a personagem deu a entender que usou magia para esconder), ou mesmo um aluno novato ter mais conhecimento e poder do que um bruxo de longa data e altamente treinado.

“Não se culpe pelos problemas do mundo, Hector. Você não pode salvar o mundo todo sem morrer no final.”

O personagem Hector me incomodou bastante. Ele tem uma personalidade questionável e muito fácil de manipular. Se Alma falasse pra ele “vá e faz”, ele ia e fazia. Se Petrus falasse “durma”, ele dormia. Algumas poucas vezes ele contestava as decisões impostas pelos demais. Pode ser que a inspiração de Hector tenha partido de Harry Potter, que também era meio tonto em algumas vezes. Mas a questão é que Hector em alguns momentos é tão imaturo que força a barra. Há uma cena em particular (seria spoiler se eu falasse) e que colabora para ele se aliar a Petrus que eu achei extremamente absurda. Sério, não deu pra crer que ele decide fazer o que faz.

É uma pena pois a ideia passada pelo livro era muito interessante mesmo, mas os personagens acabam por atolar a trama em pequenos clichês e ideias sem lógica, me deixando desapontado. Outra questão, também, é que a inspiração em Harry Potter é tanta que acaba por tornar a história da EMB uma sombra de sua fonte. Algumas coisas pareceram “sugadas”, como corredores que mudam de lado (lembra das escadas?), a floresta proibida (!!!), casas com as mesmas cores.. e por aí vai. Acredito que mesmo quando há inspiração em algo, é possível ser autêntico e criar novas ideias, não apenas adaptá-las.

A boa notícia é que esse é o primeiro livro de uma provável série, então haverá tempo para os autores melhorarem as narrativas, os personagens e a construção do mundo mágico. Sinto que ainda dá pra fazer alguns ajustes e tornar a experiência mágica da trama mais envolvente. Até porque, da forma como este primeiro livro foi encerrado, acredito que o segundo será ainda mais obscuro. Assim, fico na esperança que a próxima edição consiga ser de fato uma tão fantástica e cativante quanto este pareceria que ia ser.

site: http://resenhandosonhos.com/brigada-dos-amaldicoados-albert-vaz-vanessa-godoy/

L P 29/09/2018minha estante
Finalmente uma crítica tal deste livro!!! Totalmente sem criatividade, pra dizer o mínimo!

Isabela.Clementoni 18/10/2018minha estante
Ei, se você estava esperando uma ambientação em castelobruxo, realmente deve ter sido decepcionante, mas acredito que tenha sido falta de pesquisa por sua parte pois em nenhum momento foi dada referência a esta criação da J.K. Este livro foi criado para nos contar maia sobre a história dos queridos professores Hector e Alma, que são personagens extremamente presentes na história da EMB. Pra quem os conhece, ou conhece a EMB foi uma leitura encantadora e muito esclarecedora sobre os mistérios que rondam esse universo.
Sobre os animais das casas, sim, concordo que não fazem parte de nossa fauna, mas estudando um pouco sobre a história do universo da EMB nós podemos ver nas histórias das 4 fundadoras da escola, os motivos que as levaram a escolher tais animais para representarem suas casas.
Sugiro que você pesquise, estude e vá atrás desse universo incrível que a Vanessa criou e depois volte para contar se é realmente uma história "sem criatividade".

L P 18/10/2018minha estante
?????
Claro que não vai fazer referências explícitas, até porque não tem qualquer relação/apoio/parceria, ou como seja, legal com a Warner e J. K. Rowling. Mas pra quem conhece a obra dela percebe todas as referências indiretas e toda a mitologia é baseado em HP. O que colabora na falta de graça do livro!!

Stoner 15/12/2018minha estante
Concordo que o livro é ruim ! Mas queria deixar um elogio pra revisora. Eu não encontrei um erro, nem um único erro ! Trabalho perfeito de revisão !

Ale_Oliveira_Faria 06/09/2018

Me surpreendeu.
No início não me impressionou muito. Não dá para não comparar com Harry Potter e a princípio não convence muito.
Depois o livro vai ficando bom, a história vai te prendendo e quando eu vi, já era de madrugada e eu agarrada com o livro querendo terminar.
Agora é aguardar o lançamento do volume 2 para ler a continuação da história de Hector, Alma, Petrus e companhia.
Livro super aprovado!
L P 29/09/2018minha estante
Não dá!? Impossível não comparar! Parecido demais!

Ale_Oliveira_Faria 01/10/2018minha estante
Leia de novo. Eu disse q não dá para não comparar.

L P 26/11/2018minha estante
Não dá!? Tô vendo um monte de coisa de HP e não dá pra comparar!? ?????

Ale_Oliveira_Faria 16/12/2018minha estante
Filha, vc é difícil de entender as coisas... Eu disse q não dá para NÃO comparar. Ou seja, não tem como NÃO comparar com Harry Potter.

L P 17/12/2018minha estante
Filha! Vc tá BEM DIFÍCIL de entender!!! Eu disse que há comparações, pq ele tem tanto elemento de HP que me senti lendo um fanfic de HP!!! Isso é pedir para comparar sempre!!! Quer tomar HP como base, mantenha a ideia de Hogwarts e mude o resto!!! Me senti lendo algo ligado a HP de tal forma, que o tempo todo estava comparando os mundos!

Ale_Oliveira_Faria 18/12/2018minha estante
E foi isso q eu disse! ???

Ale_Oliveira_Faria 19/12/2018minha estante
Vou tentar esclarecer o meu comentário. Quando eu disse "Não dá para não comparar com Harry Potter", eu estava colocando q é impossível ler e não lembrar de HP, eu estava dizendo q o livro é claramente inspirado em HP (lógico, a ideia dele surgiu do universo HP).
Então, em todo tempo eu disse q o livro brasileiro é inspirado no HP. Em momento nenhum eu disse o contrário.
Quando a gente usa uma frase com 2 negativas, ela se torna uma afirmação.
Então, "NÃO dá para NÃO comparar" se torna um "sim, eles são bem parecidos". Basta interpretar a frase com atenção.

Daniel.Rosi 21/01/2020minha estante
Mas essa Larissa é mais lerda que uma lesma, hein.

Giulia Gribler 30/08/2020minha estante
2020 e eu ainda to rindo desse dialogo KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

Lai Rocha 20/10/2020minha estante
Morta com esse diálogo kkkkk

Bia 04/09/2018

Brigada dos Amaldiçoados… Este é nosso nome.
Antes de mais nada, é bom ressaltar para aqueles que não conhecem a Escola de Magia e Bruxaria do Brasil @embescola, que este livro é 100% brasileiro e inspirado em um lugar REAL onde bruxos e bruxas brasileiros se reúnem para estudar e fazer novas amizades. Portanto, se você espera encontrar qualquer correlação visível sobre o universo de um bruxinho com uma certa cicatriz, quebre seus paradigmas porque você está prestes a entrar em um universo completamente novo e simplesmente brilhante… Um universo chamado EMB!

Brigada dos Amaldiçoados 📖 - conta toda a história antes da guerra bruxa brasileira pelo ponto de vista de um de seus participantes – ouso dizer que este é o personagem mais importante de toda a história – o pequeno Hector Saião. .

Nós acompanhamos toda a história pela visão de Hector, desde a ida para a EMB, até quando ele e um grupo de amigos transformou a escola e principalmente como este grupo ficou conhecido como Brigada.

📖 A história tem uma narrativa tranquila na maior parte do tempo, acompanhando momentos de pura felicidade do nosso pequeno bruxo, mas não se deixe enganar com tais momentos, pois em outros, os autores arrancam seu coração! – Muito obrigado por me fazerem chorar feito uma criança que se perdeu dos pais – .
É incrível como transitam perfeitamente entre a felicidade e o desespero, é algo parecido com uma valsa onde caos e esperança dançam na frente dos seus olhos, tendo sua mente como espectador principal. .
📖 O livro possui quatro QRcode’s que quando abertos te direcionam para uma página na web com músicas inéditas da história, em instrumentais maravilhosos (@zerzil arrasou!) e que remetem a página em que são encontrados – posso dizer que em todos estes anos como leitor, é a primeira vez que pego um livro com isso, e já adorei – é algo novo e muito interessante, penso que isto ajuda na criação de todo o cenário e das emoções, enquanto está lendo. 😍

por Kinder/ Fernando Carachest - veja a resenha completa no blog maisumleitor.com

site: http://maisumleitor.com/resenha-brigada-dos-amaldicoados-escola-de-magia-livro-1/

Gizele 29/08/2018

Encantador e Viciante
A construção da história do personagem é agradável e fluída. O faseamento é coerente e quando me dei conta, já estava tentando entender um Héctor adulto, com os mesmos dilemas de criança. As ilustrações dão à imaginação do leitor traços e detalhes para a construção daqueles momentos. Posso olhar e me lembrar de como me emocionei com o significado do abraço que uma delas ilustra. E as músicas? São de arrepiar. Elas te levam para dentro da cena. É fantástico, mesmo. Fora os olhos saltando da cara com os plot twist.
E para quem já participou do evento imersivo da EMB, ler o livro é repassar os caminhos e locais que são ricamente detalhados. A sala de História e seus temas egípcios, o Salão Principal e sua iluminação flutuante, o Salão Comunal e suas bandeiras das casas e regras da escola. É como voltar pro castelo, voltar pra casa (como diria um certo bruxo).
No mais, a história só começou.
Em 2019 teremos mais detalhes do que se seguiu à criação da Brigada e início de uma guerra baseada no desejo de poucos com complexo de superioridade.
Ana 30/08/2018minha estante
Adorei seu comentário, muito bem estruturado, quero muito ler..

fabi g c 06/08/2018

Viciante
Passei cada minuto dos dias que li pensando que precisava terminar de ler. Um livro bem estruturado, lindo, com ilustrações e musicas incríveis. A Magia no Brasil é real e muito diferente da do nosso bruxinho inglês favorito, ou nem tanto. Continuamos cercados por pessoas que acreditam que são superiores, assim como na realidade.
Anthony.Wiliam 09/08/2018minha estante
gostei da resenha e vou pegar o livro também

Liv 20/08/2020minha estante
Igualmente kkkk quase fiquei loca quando acabou

Liv 20/08/2020minha estante
Indico irem na emb ! Muito bom sério ??