Dicionário Filosófico

Dicionário Filosófico Voltaire

Resenhas - Dicionário Filosófico

Luciano Luíz 25/02/2020

No século 18 o francês VOLTAIRE tinha o interesse em criar um dicionário que esclarecesse diversos temas que eram comuns a diversos. Fez-se algumas versões, e naqueles dias podemos dizer que esta coletânea poderia ser considerada a futura Wikipédia no século 21. Ou mais ou menos isso.
Há múltiplos verbetes em ordem alfabética tais como: Adão, Amor, Anjo, Bem, China, Corpo, Cristianismo, Democracia, Entusiasmo, Fábulas, Filósofo, Guerra, História, Homem, Inquisição, Leis, Mulher, Pátria, Política, Salomão e mais um montante de figuras e termos.
Em maioria estes são comentados pelo próprio Voltaire e outros são em verdade trechos de livros ou mesmo artigos de outros autores.
O interessante é que uns 95% do conteúdo é relacionado a religião. Ou se preferir religiões, mas com algumas puxadas para o lado que se considera o mais, digamos, correto, e ainda assim sem o ser...
Vale lembrar que muitas informações são o retrato do pensamento daquele período e por isso hoje não tem o mesmo peso e medida, como certos atos políticos, históricos e sobre a mulher.
Um fator que chama a atenção é o humor empregado nas entrelinhas. Sem contar que em certos momentos este se torna explícito.
É uma leitura que compensa. Voltaire é conhecido por seus contos de cunho moral. Zadig é um dos mais populares entre outros vários como: Cândido, O Homem dos Quarenta Escudos, O Ingênuo, etc.
Mas com certeza o DICIONÁRIO FILOSÓFICO é uma obra e tanto que vale investir tempo.

L. L. Santos

site: https://www.facebook.com/lucianoluizsantostextos/

Volnei 04/02/2018

Dicionário Filosófico
Organizado pelo filosofo Frances Voltaire aqui se encontram vários termos muito uteis para aqueles que se interessam pela filosofia

site: https://toninhofotografopedagogo.blogspot.com.br/

CarlosLopeSh 06/06/2017

Uma Decepção!
Uma coletânea de artigos do Voltaire, onde a grande maioria dos temas já estão ultrapassados para os dias de hoje. Mesmo os assuntos mais pertinentes já foram melhor desenvolvidos nos últimos séculos por outros pensadores.
Achei a leitura muuuuuuito enfadonha. A vontade era a de saltar capítulos, assim fazendo, eu deixaria de ler a maior parte do livro. Um ponto positivo do livro é podermos extrair algumas frases bem interessantes sobre os temas, mas para a leitura do todo, realmente, não recomendo.
De qualquer maneira, agradeço ao Voltaire por pregar a liberdade de qualquer um criticar aquilo que se tornou senso comum, inclusive alguns de seus artigos. Isso é massa!

Lista de Livros 17/05/2017

Lista de livros: Dicionário Filosófico – Voltaire
“Conhece-te a ti mesmo é excelente preceito, mas só a Deus é dado pô-lo em prática. Quem mais pode conhecer a própria essência?”
“Há muitos indivíduos que nasceram para raciocinar mal, outros para não raciocinar e outros para perseguir os que raciocinam.”
“Os tempos mais supersticiosos foram sempre os dos crimes mais horríveis.”
“Que é a tolerância? É o apanágio da humanidade. Estamos todos empedernidos de debilidades e erros; perdoemo-nos reciprocamente nossas tolices, é a primeira lei da natureza.”
Mais em:

site: http://listadelivros-doney.blogspot.com.br/2017/04/dicionario-filosofico-voltaire.html

Bells 18/09/2012

Voltaire é fantástico
Um livro de A á z com todos os pontos de vista do filosofo voltaire; o que dizer? de maneira sábia ele é direto em suas explanações e revela-nos todo seu ceticismo e também seu repúdio contra a igreja católica.

Roberto Noir 15/09/2012

Um dicionário de sabedoria
Um ótimo livro de filosofia! Nele Voltaire discorre sobre vários assuntos, alguns bem atuais, como o uso de animais para testes. Organizado em verbetes em ordem alfabética ( daí o titulo ), onde cada um fala sobre um tema diferente, Voltaire mostra seu sentido crítico e eclético, abordando os temas tratados com muito bom senso e sarcasmo, tudo isso em uma linguagem perfeita, num incomum misto de erudição e simplicidade.

Ccapitu 16/11/2011

Voltaire de A a Z
Voltaire. Dicionário filosófico. São Paulo: Martin Claret, 2002.

Coletânea de textos em ordem alfabética (verbetes). Nesta obra o autor desfere suas idéias (críticas) sobre diversos assuntos como religião, política, sociedade, natureza humana, autoridades e ciência. A marca maior das obras de Voltaire, bem apurada no dicionário, é o sarcasmo, humor inteligente e a honestidade por vezes crua ou descarada.

Rafael AJ 01/04/2010

Voltaire Eterno.
Sem mais delongas. Este livro é daqueles que todo ser-humano deveria ler antes de morrer, mudou a minha forma de ver o mundo e a vida.

Absolutamente genial!!!

Salve Voltaire!!

"O grande liberador do espírito"(F. Nietzsche)

Rafael Moreira
01/04/2010

wrodrigues 01/11/2009

Indispensável
É um grande prazer ler o pensamento iluminista na visão diferenciada desse que foi um dos maiores pensadores da humanidade: Voltaire. Com sua verve satírica e extremamente inteligente, é formidável a maneira como Voltaire desconstrói todo o tipo de superstição e expõe uma visão lógica das coisas, pautada no conhecimento e na experiência, não se deixando levar pelas fábulas (principalmente religiosas) que servem de massa de manobra para domar o populacho. Devo em grande parte a minha atual postura deísta à este clássico da literaura. Um livro para leitura e muitas releituras.