Todo Mundo Merece Morrer

Todo Mundo Merece Morrer Clarissa Wolff

Resenhas - Todo Mundo Merece Morrer

Lias 23/01/2023

O título tá totalmente certo
Eu ainda tô em choque com tudo que li. O título não mentiu em nada, todos tem algo de podre que poderia ser motivo pra "merecer morrer" para outro alguém. Esse livro com certeza vai alugar milhares de condomínios na minha mente. Incrível, tô sem fôlego depois de lê-lo e isso é surreal.
Eu não esperava grandes coisas, mas me surpreendeu lindamente, trouxe sentimentos e me fez perceber o quanto somos TODOS hipócritas. Obrigada Clarissa Wolf por fazer valer a pena eu ter aprendido a ler.?
Brendha.Camily 23/01/2023minha estante
É sobre oq? Recomenda? ?

Lias 24/01/2023minha estante
Brendha, é sobre um atentado que acontece no metrô de SP, mas especificamente a linha verde. Uma pessoa é assassinada, porém as outras pessoas que estavam por perto, 13 pessoas, não vão dessa pra melhor tbm kkkkk isso por causa de um grto q salva tds lá
Aí o livro vai falar um pouco sobre a vida de cada uma dessas pessoas que presenciaram a cena e se elas realmente são pessoas tão inocentes assim

Brendha.Camily 25/01/2023minha estante
Então vale a pela lê-lo?

Lias 08/02/2023minha estante
Sim Brendha, recomendo
Inclusive emprestei a uma amiga

Queria Estar Lendo 21/09/2018

Resenha: Todo Mundo Merece Morrer
Todo Mundo Merece Morrer é um dos mais recentes lançamentos da Editora Verus - que cedeu este exemplar para resenha. Escrito pela autora Clarissa Wolff, é um livro curto e pesado sobre diferentes pontos de vista que viveram um atentado no metrô - onde a trama levanta o questionamento do título; será que cada indivíduo ali, todo mundo ali, merece morrer?

A premissa é basicamente essa. Um desconhecido dispara uma arma e tira a vida de um médico no metrô de São Paulo. As testemunhas são pessoas das mais distintas realidades; a única coisa em comum entre todas elas é a vida perturbada que cada uma leva. O livro, em si, existe para mostrar suas realidades e levantar a ideia de que, no fim das contas, ninguém ali está realmente a salvo.

Já começo a resenha falando que a impressão que esse livro me passou foi uma bem difícil de descrever, e por isso talvez a resenha acabe se tornando mais um texto solto do que uma crítica de fato.

Todo Mundo Merece Morrer tem lados positivos e negativos, por isso minha nota equilibrada. A narrativa é uma das melhores coisas disparadas dentro do livro; com uma escrita visceral e crua, Wolff apresenta uma São Paulo fria, palco de dezenas de vidas deturpadas e problemáticas. Vários mundos dentro de um mesmo universo que é aquela selva de pedra.

O atentado no metrô é o estopim para uma roleta que começa a girar. Cada parada apresenta um personagem presente na hora do crime; cada personagem é de revirar o estômago e mexer com as emoções das piores maneiras possíveis.

De acordo com a moral e com o nosso próprio julgamento, o livro te condiciona a conviver com os pontos de vista problemáticos e enojadores daquelas pessoas. Monstros escondidos dentro de padres, médicos, mães, socialites, etc. Mentes sombrias habitadas pelas piores ideias que se pode imaginar.

Um dos pontos negativos é em relação a quantidade de gatilhos dentro da narrativa. Entendo que é um livro pesado que exista para perturbar, mas tem MUITA coisa que dispara para diversos tipos de problemas emocionais e psicológicos e achei falho não existir pelo menos um aviso a respeito disso no começo da obra. Eu mesma me vi pulando algumas páginas porque achei o conteúdo pesado e a falta de alerta um descuido sem tamanho.

Outra crítica está na parte radical da história; eu entendi o âmago da narrativa, a ideia de que nenhum dos "cidadãos de bem" dentro daquele vagão eram, realmente, de bem. A situação extrema de que um assassinato abriu espaço para falar sobre como todas as pessoas naquele metrô estavam fadados a uma justiça moral idêntica à que levou a vida da vítima - a discussão sobre o fato de que "todo mundo ali, de um jeito ou de outro, merecia morrer". Mas quando você puxa esse tipo de discussão de que ninguém está realmente a salvo, abre espaço para o tipo de justiça que aponta o dedo e diz que bandido bom é bandido morto, o tipo que acha justo uma pessoa puxar uma arma e atirar em alguém que tentar invadir sua casa.

O tipo de "justiça" que esse livro apresenta é juiz, júri e executor.

Entendo a crítica que o livro trouxe e, para ser bem honesta, tamanha revolta me tomava a cada personagem apresentado que houve momentos em que me vi concordando com a ideia do título - e aí parava e repensava, porque julgar todo mundo culpado e executável é julgar realmente todo mundo. É me julgar. É mais vingança do que justiça; é uma vingança sedenta, cega e nociva que nunca funcionaria para o tipo de sociedade que a gente quer construir.

Dá pra entender o porquê de essa leitura ter sido tão ????? e ao mesmo tempo tão !!!!! pra mim, né?

No fim das contas, acho que Todo Mundo Merece Morrer levanta questionamentos interessantes e gostaria sim de ver mais pessoas lendo e entendendo a história de acordo com suas ideias - é uma leitura interessante para se discutir, porque abre margem para muita, mas muita discussão.

site: http://www.queriaestarlendo.com.br/2018/09/resenha-todo-mundo-merece-morrer.html
Lívia Gusson 21/09/2018minha estante
C@r@lho que resenhão maravilho.

Queria Estar Lendo 21/09/2018minha estante
Que bom que tu curtiu, Lívia! :D

Janaina Edwiges 03/06/2022

"Nenhuma boa ação passa impune"
A premissa deste livro é bem criativa! Um jornalista consegue evitar uma tentativa de assassinato em massa no metrô de São Paulo e a cada capítulo vamos conhecendo um pouco mais sobre a vida das pessoas que estavam naquele vagão. Mas é aí que surge uma importante indagação: será mesmo que elas não mereciam ter morrido naquele momento? Esta narrativa vai nos fazer refletir se realmente nenhuma boa ação passa impune.

No meu ponto de vista, algumas trajetórias de personagens foram elaboradas de maneira mais inteligente que outras, nem todas estão no mesmo nível de originalidade. Também faltou desenvolver melhor a perspectiva do "vilão" da história. Mas, no geral, é um bom livro de entretenimento e é sempre significativo valorizarmos a literatura nacional, prestigiando novos escritores.
Fabricio268 03/06/2022minha estante
Excelente, Janaína. Tenho encontrado ótimos livros de autores nacionais.

Janaina Edwiges 04/06/2022minha estante
Exatamente, Fabrício! Temos muitos livros bons nacionais espalhados por aí. Vejo que você sempre valoriza os escritores brasileiros e consegue achar muita história bacana :)

Nathy 20/09/2021

Pesado
Um livro muito bom, mas bem pesado, aqui vemos a história de vários passageiros do metrô onde acontece um assassinato que poderia ter sido em massa se um passageiro não tivesse impedido, durante a história de cada passageiros nos deparamos com histórias fortes e difíceis de ler e de digerir de tão fortes que são, tem bastante gatilho entre eles estupro, violência, uso de drogas mas no geral é um livro muito bom nos faz pensar será que todos merecemos morrer ?
Thais645 20/09/2021minha estante
Que título, por Deus... Pesado mesmo.

Pipoco 14/02/2019

Ágil e instigante
Leitura gostosa a do livro "Todo mundo merece morrer", de Clarissa Wolff.
Em capítulos curtos, a autora narra pequenas histórias de pessoas que estavam em um vagão no metrô de São Paulo quando um atirador entrou e matou uma pessoa.
As histórias mostram geralmente um lado sombrio de cada um que estava por ali, demonstrando que, de fato, todo mundo merece morrer.
Luciana Lamblet 14/02/2019minha estante
Que bom que gostou ;)

Júbilck 23/07/2021

Meu psicológico não merece morrer
Socorro, que livro é esse. Eu comprei e comecei a ler quase que imediatamente por indicação do Paulo Ratz, era um livro curto que saía da minha zona de conforto.

Mas, nossa, que horror. Cheguei até o final viva, mas morrendo de dor de cabeça. É o puro suco de gatilho, tudo que é imaginável de gatilho esse livro tem.

Dou duas estrelas por respeito à autora e ao estilo de narrativa que escolheu, achei bem criativo, pois quantas vezes eu já imaginei "como será que é a vida dessas pessoas?" Enquanto estava no ônibus!

Eu não senti falta de mais profundidade nas personagens ou no crime nem nada, só odiei absolutamente todas as situações descritas, não tem uma coisa gostosa nessa leitura. Pra mim, hoje, leituras devem ser pelo menos gostosas ou prazerosas.

Leia por sua conta e risco, separa um anador e boa sorte.
Cybele 23/07/2021minha estante
Já vou excluir da minha meta de leitura!

Vanessa @LarLiterario 15/06/2019

Se minhas leituras até agora estavam ruins, esse livro veio pra mostrar que sempre pode piorar. Parabéns para o livro que ganhou o posto de pior livro lido do ano!

O livro começa com um assassinato no metrô de São Paulo, onde um jornalista consegue imobilizar o assassino evitando assim que ele faça mais vítimas. O assassino é preso e o jornalista dado como herói.

A partir daí você pensa que os próximos capítulos vão te explicar motivações por trás desse atentado, mas não. O que encontramos são muitos personagens vazios, de caráter duvido e alma podre.

O que me incomodou é que esses personagens não tem construção nenhuma, são apenas jogados durante a narrativa, sem profundidade. Ao final de cada capítulo percebemos que a única coisa em comum que essas pessoas têm é o fato de estarem no metrô quando o atentado aconteceu.

Lendo assim você pensa "ah, cada personagem deve dar uma pista sobre o assassino ou motivação", não, são só um monte de palavras vazias e desconexas.

Enfim, não gostei da história, achei a escrita fraca e pouco trabalhada.
Luhran 15/06/2019minha estante
Ícone ?? sincera da minha vida

juliabarros 10/06/2019

03 motivos porque você deve parar tudo e adicionar “todo mundo merece morrer” na sua wishlist AGORA: ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
1 - O livro é quase um guia turístico de São Paulo. Além de se familiarizar com muitos lugares emblemáticos - e outros nem tanto - você também tem um gostinho da vida de quem ali habita. As situações que são contadas são um retrato muito bem feito da nossa sociedade atual com suas qualidades e muitos defeitos e eu colocaria minha mão no fogo que todo mundo que leu ou se identifica ou conhece alguém que é igualzinho a um dos personagens. Pra quem curte personagens polêmicos, auto destrutivos e de muita opinião, “todo mundo merece morrer” é um prato cheio e de melhor qualidade.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
2 - A escrita de Clarissa Wolff é genial. Ela é séria e ácida na medida certa. Tem pitadas de humor negro e faz críticas muito (muito!) pertinentes ao nosso modo de vida sem pesar a mão ou se tornar caricata. É um livro pesado. Muitas vezes, a carapuça pode servir e assim, ele pesa na mente, na consciência e nas nossas atitudes cotidianas. Ao ler, acabei refletindo muito sobre minhas próprias atitudes que, sei lá, podem ser insignificantes para mim mas podem acabar influenciando algo num estilo meio “efeito borboleta”. No final, tudo importa.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
3 - Se o título do livro não te deixou no mínimo instigado, eu nem sei o que dizer. Todo mundo merece morrer. O livro nos apresenta uma situação inserida na rotina de milhares de pessoas diariamente e que é seguida de uma fatalidade - considerada uma tragédia seguida de um ato de heroísmo. O que é ser um herói afinal ? A gente nunca sabe o que a outra pessoa está passando e o que ela faz quando chega em casa. O que é necessário para julgar alguém se ela é uma má pessoa ou não ? Quem merece ser salvo? A minha vontade é comprar uns 100 exemplares e sair distribuindo por aí. E quero deixar registrado também que as duas últimas linhas me deixaram ARREPIADA. Apenas leiam. É isso.
Isadora 29/06/2022minha estante
Melhor resenha que eu li! Obrigada por conseguir escrever tudo que eu queria dizer e não tava conseguindo!

Lívia Gusson 23/10/2018

TODO MUNDO MERECE MORRER - CLARISSA WOLFF - 5/5
Essa é uma das avaliações mais difíceis que eu já fiz sobre uma leitura.

Resumidamente o livro nos traz um atentado no metrô de São Paulo, impedido por um jovem aspirante a herói. Um médico morre e os outros 12 passageiros são testemunhas de um dia fatídico em que escaparam da morte por um triz.

Três percepções minhas sobre a história:

1 - Os dois lados de uma mesma história: isso ficou marcante, toda história sempre tem dois lados. O que vemos em jornais, revistas, TV's, não podem ser levados como o julgamento principal das situações. Por trás de uma noticia tem inúmeras situações e histórias das quais nem imaginamos.

2 - As cenas absurdas descritas no livro mereciam um aviso inicial. Apesar de serem fatos reais e que infelizmente acontecem, despertou vários gatilhos na minha cabeça. Senti um misto de náusea e incredulidade, foi punk.

3 - Acredito que a intenção da autora não era julgar ou levantar um senso de justiça social. Ela apresentou uma história e mostrou que sempre pode haver vários poréns. Afinal todo mundo que estava na linha verde do metrô, naquele horário, merecia morrer. Todo mundo mesmo? Fica a critério de cada um julgar o desfecho da situação.

É uma leitura que merece ser discutida, não só por ser uma obra descolada de ficção. Mas por trazer aspectos tão presentes da nossa sociedade atual que é impossível depois disso parar de imaginar que o destino se veste de coincidência e está brincando conosco o tempo todo.

site: @descobrindoleituras

Amanda 14/01/2019

maravilhoso
Livro ótimo, a autora soube contar muito bem a história de cada personagem e a peculiaridade de cada um. A abordagem diferente de que ninguém é santo me agradou muito.

Brenda 28/01/2019

Mais uma daqueles livros para refletir ...

Você já entrou em um transporte público e ficou observando as pessoas tentando imaginar como deve ser a vida delas?
Esse livro me trouxe exatamente essa reflexão.

Dentro do metrô de São Paulo, mais especificamente na linha verde, 13 pessoas estavam em um mesmo vagão, cada uma vivendo seus problemas, suas insegurança e enfrentando seus demônios interiores, quando por volta das 21:30, lá dentro, um homem é assassinado.

Não vamos ter uma trama sobre a investigação do crime, se precisam prender o assassino ou não, o livro é sobre pessoas ruins, que poderiam ter morrido naquele instante.
O livro vai trazer, os pensamentos e as ações e como foi o dia de cada um dos passageiros até o momento do assassinado.

Você fica impressionado como pessoas comuns, podem ser tão ruins, fazendo o mal para o outro de inúmeras formas diferentes, e não enxergarem isso como mal de fato.
Até onde o ser humano pode ir, é assustador.

Esse é um livro para se pensar. Traz um pouco de raiva, de angústia, me fez até rir no começo.
Cada uma das pessoas ali tinha um motivo grande para morrer, inclusive o próprio morto.

Se você conseguir ler em uma sentada será maravilhoso, porque é um livro bem curto até. Porém eu li picado, e isso fez a leitura ficar um pouco cansativa pelo fato de rebobinar a história 13 vezes até o momento do assassinato, eu fiquei um pouco interditada nesse quesito.as confesso que a história é bom sim e vale a leitura.

www.aceitacafe.com
@aceita.cafe

Natalia 17/05/2024

Todo Mundo merece morrer (Clarissa Wolff)

FINALMENTE ACABEI A LEITURA!!!

Essa história que conta sobre como um jovem herói evita uma tragédia em um dia qualquer no metro de São Paulo. Basicamente um jovem assassino entra armado em um vagão do metro e atira em uma pessoa. Seu objetivo é matar o máximo possível de pessoas e se matar na sequência, porem seus planos são impedidos graças a um jovem herói que instintivamente se atira em cima do assassino e o imobiliza com a força e peso de seu corpo.

Dividido em três partes o livro nos apresenta o herói, onze sobreviventes, o defunto e o assassino. A construção do livro é maravilhosa, O conhecimento da autora sobre a cidade de São Paulo é fascinante e sua escrita é surpreendentemente dinâmica, você se pega inevitavelmente envolvido na leitura, mesmo que não queira.

No entanto esse livro é extremamente pesado com gatilhos emocionais em todos os capítulos. Parece que a autora queria juntar tudo de ruim que se pode imaginar em uma única obra. A cada página lida pude sentir meu estômago embrulhar mais e mais. Acredite ela conseguiu mostrar que todos eram ruins e no final o assassino estava certo. E o pior é que essa coleção de pessoas ruins não apresentou nenhuma justificativa, não pude tirar nenhuma lição dessa história.

Que alívio eu sentir ao terminar esse livro, não indico essa leitura para ninguém!

Laura.Agostini 04/03/2019

Interessante
Narrativa interessante, onde cada capítulo nos leva a uma nova história, de um novo personagem - quase como um livro de contos. Porém, todos estão conectados ao assassinato que acontece no metrô. Todos possuem seus lados mais sombrios, pacíveis de julgamento - será que quem merecia morrer é quem morreu?

Achei a construção de personagens, a maneira como a escrita é adaptada ao contexto de vida de cada um a cada capítulo, a forma bastante descritiva de narrar, muito interessantes e instigantes.
As histórias são bastante pesadas e reais.

O que poderia ser melhor é a forma como as histórias estão conectadas, estava esperando por uma conexão talvez maior que o momento do assassinato.
O layout das páginas me incomodou também, algumas possuem marcas para parecer que a página é antiga, é um tanto bobo.

hta 17/03/2019

Chocante
Neste livro conheceremos 13 personagens e veremos pela perspectiva de cada um, o primeiro capítulo pela visão do herói e o restante pela visão de outros personagens incluindo o morto e o assassino.
A escrita é crua e quando digo isso quero dizer que não existem eufemismos, as coisas são descritas do jeito que são. É muito difícil falar sobre o qual incrível esse livro é sem revelar spoilers.
O livro foi um choque muito grande para mim, por ser fora da minha zona de conforto, conseguiu me incomodar demais, é um livro relativamente curto mas eu não consegui ler ele em um dia. A cada capítulo vem um personagem diferente com uma narrativa diferente e me impressionou demais como a autora conseguiu inovar em cada narrativa.
Apesar de acompanharmos os personagens por apenas um capítulo conseguimos facilmemte decidir se gostamos, se sentimos ódio ou empatia por eles. Tinha personagens que eu gostava tanto que queria mais e mais capítulos e quanto à outros que eu não via a hora de acabar.
"Toda arte é inacessível em algum ponto, porque a arte tá na mensagem, não no suporte"
O livro vai falar sobre racismo, assasinato, estupro, aborto, feminismo, pedofilia e diversos temas de pontos de vistas diferentes, nos fazendo pensar sobre "Quem merece morrer?". Quando terminei o livro precisei processar tudo e algumas vezes até fiquei sem acreditar no que tinha lido.
Indico à todos, é uma leitura incrível, que vai te tirar da zona de conforto e fazer pensar. Não vejo a hora de ler mais coisas que a autora publicar.
Nota: 5 estrelas + favoritado

site: https://www.instagram.com/p/BvHRe7Pgpo0/?utm_source=ig_web_copy_link

Felipe927 20/03/2019

Uma surpresa boa
Todo mundo merece morrer | @veruseditora | Clarissa Wolff | 4/5 ??

#RESENHADIMLIT
??????
Quando ocorre um assassinato em um vagão do metrô da linha verde de São Paulo. Treze pessoas vão se ver ligadas por esse massacre planejado, que foi impedido por um jornalista que estava no mesmo local. O culpado por esse crime sórdido é impedido de fazer mais vítimas e é preso. A partir daí vamos acompanhar o dia a dia de cada um desses trezes personagens e vamos começar a entender muito bem o título. Será que ?Todos Merecem Morrer??

A cada capítulo vamos acompanhar de um ponto de vista diferente aquele acontecimento, iremos acompanhar a vida de um Padre que faz coisas absurdas. Uma mãe frustrada com a maternidade, uma jovem arrogante que comete bullying e aí por diante. A cada perspectiva vamos notar todos que estavam naquele vagão em que ocorreu o assassinato, talvez não sejam tão inocentes assim!
????
Quando comecei o livro não esperava me impressionar tanto, por ser um romance de estreia da Autora, estava ciente que não poderia ir com tantas expectativas assim. Porém, fui surpreendido pela narrativa fluida e viceral que a autora nos trás. Ela aborda aspectos do cotidiano social, e expõe problemáticas mais do que necessárias. Vamos encontrar diversos assuntos que são super relevantes, como Aids, abuso de drogas, infidelidade e entre outros.

O livro desperta em nós o quão é importante é praticarmos a empatia. Com descrições reais a autora nos imergem em um livro onde é mais do que ficção é um relato vivido da hipocrisia da nossa sociedade atual.

Se você ama livros com esse tipo de problemática, ?Todos merecem morrer? é um livro super fluido, e profundo que irá te impactar.

?O que achou? Já leu? Me conta aqui nos comentários ?