A uruguaia

A uruguaia Pedro Mairal

Resenhas - A uruguaia

Elizabeth 05/06/2024

Um desvio
Por um tentação o escritor foi fazer um desvio que deu errado. Porém a sua reflexão no final é muito boa. Leitura rápida, muito interessante.

Rodrigo1001 19/05/2024

Para ler num fôlego só (Sem Spoilers)
Título: A Uruguaia
Título original: La Uruguaya
Autor: Pedro Mairal
Editora: Todavia
Número de páginas: 128

Uma viagem ao Uruguai para a retirada de uma soma em dinheiro se transforma em um passeio sobre os dilemas da vida conjugal, a crise da meia-idade, paixões platônicas, infidelidades, fracassos e aspirações.

Livro curto e de poucos personagens, a trama se desenrola ao longo de um único dia e, tendo pouco mais de 120 páginas, é possível lê-lo de capa a capa em poucas horas.

Indo direto ao ponto, a maior qualidade do livro, sem dúvida, não se trata da trama - que me pareceu bastante espartana, pra ser honesto - mas, sim, a escrita extremamente fluída e envolvente do escritor argentino Pedro Mairal. Pedro escreve maravilhosamente bem, com um estilo de escrita invejável, limpo e com grande capacidade de manter o leitor engajado ao longo de toda a narrativa.

Rica em nuances, me impressionei muito com a destreza com que o autor controlou a elasticidade da linha do tempo. Ora dando pulos ao passado, ora avançando ao futuro para então retornar ao presente, as mudanças na linha temporal ocorrem, muitas vezes, em um único parágrafo! De fato, o grau de talento necessário para empurrar o leitor para trás, catapultá-lo para a frente e então fazê-lo retornar ao ponto zero é, decididamente, uma das maiores qualidades do autor. Impressionante e digna de aplausos, de fato.

Ainda como um ponto positivo, o protagonista do livro é construído de forma autêntica e complexa sendo muito difícil classificá-lo como herói ou anti-herói, mas facilmente identificado como alguém que poderia viver no apartamento ao lado do seu.

Por outro lado, e como pontos negativos, o protagonista não é alguém com quem se simpatize com facilidade, mostrando-se muitas vezes narcisista e imaturo, além de autocomplacente. As personagens femininas são basicamente reduzidas a objetos de desejo do protagonista, o que também comprometeu a experiência de leitura para mim.

No mais, alguns leitores poderão considerar o desfecho do livro um tanto quanto previsível e anticlimático. A jornada do protagonista não leva a grandes revelações ou mudanças significativas, é essencialmente centrado na crise pessoal de um homem de meia-idade, o que pode limitar seu apelo a um público mais amplo. Ademais, meu senso puritano não se ajustou bem a algumas partes quentes do livro, me causando um pouco de desconforto.

Enfim, com todas as cartas na mesa, meu veredito é que "A Uruguaia" é um livro honesto, com uma escrita primorosa que captura habilmente as nuances da condição humana. Mesmo assim, é um livro que se lê rápido e que não trás muitas consequências emocionais ao leitor; ou seja, terminada a leitura, logo tudo é esquecido. Ainda assim, é um grande entretenimento de um autor que certamente me fará buscar por mais alguns dos seus livros.

Leva 3 de 5 estrelas.

Passagem interessante:

"Se fizessem um curso integral de como criar filhos, ninguém teria filhos" (pg.38)

Matheus Duarte 13/05/2024

Me prendeu do início ao fim
Um livro curtinho que foi me prendendo ao saber como seria o fim daquele casamento. Apesar de não gostar muito do narrador, fiquei até ao final porque a forma como a história foi sendo construída é muito interessante. Um misto de diário, biografia, relato e sem muita linearidade.
Não sei como esse livro foi parar nas minhas mãos mas foi um ótimo passatempo esse fim de semana.

vinizambianco 27/04/2024

[uma epopeia cotidiana]

A Uruguaia é um daqueles livros que nunca teria lido se não fosse emprestado, primeiro porque ele não faz parte do meu nicho literário #shameonme, e segundo porque ele é bem curtinho, mas confesso que amei bastante a história.

A Uruguaia conta a história de Lucas, um escritor, que narra nas páginas uma quase confissão a sua esposa a respeito de um encontro que terá-teve com uma uruguaia enquanto viaja na intenção de receber um adiantamento. O livro é bem curtinho e dá para ser lido em uma sentada, a história é coesa, coerente e bastante encantadora. Apesar de um começo meio confuso pela não linearidade da história, o autor consegue prender a atenção mesmo com a narrativa mais simples.

Um ótimo livro e uma ótima forma de passar o tempo.

Cla Motta 20/04/2024

O livro de uma história
As escolhas conscientes do Lucas trouxeram consequências, como acontece na vida real das pessoas. O escritor conseguiu prender a minha atenção na narrativa de um dia na vida do personagem. Curti.

mcsj 21/03/2024

A Uruguaia, Pedro Mairal
Com uma escrita fluída e envolvente, o autor consegue nos transportar para a cabeça obsessiva e ilusória do protagonista, um quarentão em meio a crises financeiras, conjugais e existenciais.

O livro atinge dois pontos altos: O primeiro, embora previsível, não deixa a narrativa menos interessante. O segundo, que é o final do livro, traz uma reflexão muito interessante sobre rotina, amor, prazer, culpa, paternidade, casamento, e família.

A Uruguaia é uma leitura curta e bem tranquila, com uma trama envolvente, bem amarrada e uma reflexão que, embora não seja inovadora, é apresentada de forma fantástica e descomplicada.

Viva a cultura latino-americana!

julia 28/02/2024

De homem para homem, Pedro Mairal
Senti algo próximo a desprezo pelo personagem logo no início, descobrindo que se tratava de um homem de crise de meia idade, amargurado pela sua incapacidade de escrever, sustentado pela mulher, viciado em trair e obcecado pela ideia de sua esposa o estar traindo e, por isso, pensar obscenidades sobre ela todo dia. por causa disso, todas as questões que ele me apresentou como crise ou um problema na vida dele não eram relevantes pra mim, o problema, na minha visão, era ele e ponto. um personagem que dificultou o meu desenvolvimento de empatia por ele. a história tem um pontapé quando ele fecha um contrato de milhares de dólares adiantado para escrever um livro e resolve buscar esse dinheiro pessoalmente em outro país para escapar dos impostos dessa transferência bancária. logicamente ele aproveita essa pequena viagem para encontrar com o seu caso mais recente. dai pra frente é história. o final quase me fez dar 3 estrelas e ser mais gentil com o livro.

Rafael.Gomes 23/02/2024

Caótico e fantástico
Trechos:

Não quero parar de repetir seu nome. Às vezes digo seu nome dormindo.

Ninguém é somente uma pessoa, cada um é um nó de pessoas, e o nó de Guerra era dos complicados.

maalumedeiros 09/02/2024

Muito bom !!!
Gostei do modo de escrita do autor, achei bem fluida, um estilo quase poético. além disso a história é bastante envolvente. por mais que o livro seja curto, me senti, de certa forma, transportada pra aquele cenário !

Géss 08/02/2024

Essa leitura foi uma montanha russa de sentimentos. Sinceramente, achei o personagem principal um chato, mas deixando meu ranço de lado e analisando a história como um todo, é um bom livro.

carolina :) 30/01/2024

Amores de vidas perdidas
Essa leitura rápida fez eu mudar de ideias sobre ela mesma algumas vezes, não consegui enxergar muito mas ao mesmo tempo me deixou um quê de enigma na cabeça.
Confiança, fuga, medo, amor, paixão, ardência, dúvida, perda.
A escrita do autor me agrada muito, acho que traz o ambiente e a situação muito bem. Gostei do livro, achei de uma proposta interessante, e gosto de como os personagens são retratados.
O final do livro e os pequenos detalhes, as entrelinhas que ganharam espaço no meu pensamento, nem me importei muito com o romance.
Não gosto de como o sexo é colocado, não me agradou, achei desnecessário.
Vale a pena ser lido, é envolvente na minha
opinião e diferente de outras muitas coisas que já li. Sempre um viva alto para a literatura latino-americana.

Felipe 29/01/2024

Eu não sei muito o que falar sobre, tive um mix de sensações, principalmente em relação ao personagem principal, que é o narrador. Na verdade esse livro é basicamente uma carta de um marido à sua esposa para falar sobre o seu casamento, e como ele está falido (tanto o homem como o casamento). Em um primeiro momento eu o odiei muito, ele é muito pedante, narra sexo muito explicitamente, de uma maneira que fica chata, mas depois eu comecei a compreender ele e todo contexto familir que ele falava.
O livro é bem curto e dá uma fluidez muito legal na leitura, são 11 capítulos, a partir do 6 você se envolve mais na trama e quer saber como acaba. Ao final fiquei pensativo, será que toda relação longa fica assim?

Sofia.Castro 27/01/2024

Curtinho, gostoso de ler, só muito hétero
Há anos tinha vontade de ler esse livro porque muita gente leu e gostou, fiquei com a impressão de que estava nas listas de todo mundo
adorei o fato de ser curtinho, é terrível o tanto que gostei disso.
tenho um pouco de preguiça dos livros que se encaixam na categoria homem 40+ narrando as peripécias extraconjugais, mas gostei desse.
tem vários trechos desse livro que eu amei muito, é isso.

Natália 21/01/2024

Esse livro estava há tempos na minha lista de leitura que nem lembro o porque de querer lê-lo. Apesar disso, foi uma leitura rápida e fluida.

Conta a história de um escritor argentino decadente que vai até o Uruguai pra buscar um dinheiro e assim evitar os impostos na hora de troca-los. E também aproveita para encontrar uma moça com quem teve um breve envolvimento em uma viajem anterior com quem troca emails. O livro é narrado como uma confissão a esposa e ao mesmo tempo devaneios do personagem sobre traição, paternidade e profissão.

No geral eu achei a história meio qualquer coisa, mas gostei da escrita do autor e da forma que a história foi estruturada. Interessante como uma história que se passa apenas em algumas horas consegue nos mostrar tanto de um personagem.

Danielle.Capriolli 21/01/2024

Começou a me envolver do meio para o desfecho
Não conhecia nada do Mairal, mas escolhi este livro para iniciar. Na realidade, no começo a obra não me envolveu. É um escritor que precisa sair da Argentina para buscar seus ganhos no Uruguai por conta das políticas cambiais e aproveita para rever uma mulher ( Magali Guerra), um caso de um ano atrás.