Dostoiévski

Dostoiévski Joseph Frank

Resenhas - Dostoíevski

Meiry Nunes 22/03/2024

Biografia brilhante
Um calhamaço que pode assustar no início, mas a leitura é muito fluida e o tempo passa que nem percebemos.
Foram alguns meses mergulhada na vida e obra de Dostoiévski, essa figura tão impactante e controversa no mundo literário.
Sua vida teve altos e baixos. Foi preso e teve sua pena de morte convertida em quatro anos de prisão na Sibéria no momento do fuzilamento.
Essa experiência mudou sua vida e refletiu nas suas obras posteriores.
Passou por problemas financeiros, vício no jogo e a doença que tanto o debilitou. Porém, essas dificuldades nunca o limitaram.
Ele sempre teve forças para seguir em frente e conseguiu transcrever em suas obras as doutrinas ideológicas da sua época, os conflitos sociais, políticos e culturais de forma tão brilhante.
É uma biografia muito bem escrita, onde o autor conseguiu realizar também uma crítica literária e uma viagem à cultura russa da época.
Seus principais romances foram analisados em capítulos separados, o que facilita a pesquisa e a compreensão literária dos textos.
Fica aqui minha recomendação dessa leitura e imersão no mundo de Dostoiévski.

Claudia.livros 17/02/2024

"Mais do que uma biografia no sentido usual do termo, este livro é uma história cultural da Rússia do século XIX, oferecendo tanto um retrato completo do mundo em que viveu Dostoiévski como uma grande interpretação de sua vida e obra."

Sim, é isso mesmo. Essa biografia atendeu magnificamente meu anseio por conhecer Dostoiévski. E foi muito, muito além disso.

Não só conhecemos o escritor, mas passamos a conhecer profundamente o homem Fiódor, seus familiares, suas lutas, suas perdas, suas dores e alegrias. O marido dedicado e apaixonado, o pai e padrasto zeloso e o russo que levou o Cristianismo para o mundo em suas obras de um jeito único.

E, felicidade a minha, li esta obra junto com o livro Uma História Cultural da Rússia, de Orlando Figes e isso me abriu ainda mais horizontes. Um país tão grande e com uma cultura tão rica. E tão cheio de contradições. Um livro complementou o outro de forma fantástica. Amei os dois.

E, para os apaixonados pela obra de Dostoiévski como eu, Joseph Frank faz muito mais. Ele também disseca suas obras, uma a uma, apresenta sua importância e as insere no contexto da época. Tudo muito bem explicado.

É um livro para guardar para sempre e para mim será sempre meu foco de pesquisas sobre o maior e melhor escritor russo que já existiu.

Sim, Dostoiévski é o maior escritor russo de todos os tempos. E quem disser o contrário está errado ?
Jardim de histórias 17/02/2024minha estante
Esse eu li e resenhei. Um livro grandioso, tanto no volume, quanto na rica história desse ícone da literatura russa. Uma salva de palmas para a perspicácia e o brilhante trabalho de Joseph Frank.

Claudia.livros 17/02/2024minha estante
Brilhante mesmo! Amei ??

Jardim de histórias 08/02/2023

Magnífico, Incrível, esclarecedor! Merece 10 estrelas!
Um trabalho biográfico triunfante, um estudo sobre a vida de um dos mais importante nome da literatura russa e mundial. Um mergulho profundo e denso na vida de quem mais assim o fez em suas histórias. O autor cuja gigante profundidade nos permite penetrar em outras almas.
Convivência familiar, a frustração com às críticas que recebia inicialmente, o convívio no círculo petrashevski, a saúde debilitada, a crise existencialista, a influência francesa na cultura russa, Gógol, Puschkin, Belinski, Herzen, Balzac o exílio. São todos os fragmentos que o inspiram instintivamente em introjeções que dão vida a seus icônicos personagens, (Raskôlnikov de crime e castigo, Ivan Fiodorovitch Karamazov, Padre Zosima de irmãos Karamazov, Parfion Rogójin do idiota). É importante frisar que, a vida de Dostoiévski, que não foi fácil, tem ingredientes com a robustez necessária para integrar psicossocialmente, a criação individual de cada obra. Ou seja, além do resumo histórico do autor, surgiram, alguns episódios dramáticos nos períodos que antecedia a criação literária. Por exemplo, o vício desenfreado no jogo e suas consequências agravadas antes de escrever o Jogador, a morte da filha recém-nascida de sua filha Sofia, durante a elaboração do idiota, os grandes dilemas que o inspiraram na elaboração de Crime e castigo e Irmãos Karamazov. Grandes historiadores, atribuíam esses trágicos acontecimentos, como instrumentos de inspiração, devido à condição de sensibilidade de Dostoiévski. Sendo assim, afirmamos que Dostoievski foi um autor que mais conectou sua vivência com seus personagens, os tornando em alma tão próximos de nós.
Dono de uma sensibilidade social extraordinária, pois, desde cedo, Fiodor, teve muito acesso às dores do mundo, o que lhe aproximou muito com as dores dos outros, sempre com uma visão escatológica da Rússia, soube suntuosamente, transferir para cada leitor suas impressões.
É importante observar Dostoievski, numa mudança comportamental do antes e depois do período siberiano e quanto essa mudança influenciou em sua visão de vida e como essa mudança, foi fundamental para a sua consolidação como um autor clássico e o quanto suas obras inspiraram grandes personalidades da intelectualidade.

"Por entre a beleza impecável de suas linhas puras e regulares e da melancólica severidade de alguma tristeza velada e secreta, esse rosto pálido e emagrecido com frequência transluzia o claro semblante original de criança - a imagem de anos ainda recentes e ingênuos e, talvez, de uma felicidade inocente; esse sorriso silencioso, mas indeciso é oscilante - tudo isso surpreendia tal simpatia inconsciente em relação a ela, que no coração de cada um nascia sem querer uma preocupação doce e cálida que a protegia."

Fiódor Mikhailovitch Dostoiévski

Me atrevo a comentar que, Dostoievski é mais atual hoje do que em sua época.
O maior desafio de fazer uma resenha sobre a vida de Fiodor Mikhailovitch Dostoiévski é a de resumir tudo o que tenho a escrever. Como resumir uma história tão grandiosa repleta de acontecimentos sem me estender? Pois, fazer um breve relato sobre sua vida e obra, é semelhante a uma gota em um vasto oceano.

" Assim como o mais alto poder do mundo de uma forma ou de outra se concentra numa única pessoa, que representa um Estado, da mesma forma o mais alto poder espiritual em cada época geralmente pertence em cada povo a um homem, que com mais clareza que todos capta os ideais espirituais da humanidade, mais conscientemente que todos se esforça para alcançá-los, com mais força que todos influencia os outros com suas pregações. Esse líder espiritual do povo russo, em tempos recentes, foi Dostoievski".
Jardim de histórias 08/02/2023minha estante
Dostoievski sabia mais da vida humana do que eu"

Sigmund Freud

Vivi 24/01/2022

E depois de 54 dias de um relacionamento  sério com Dostô é hora de dizer adeus. Aprendi muito com essa biografia.  Não só pela origem  de suas obras mas conheci outros nomes que ainda não eram de meu conhecimento ( e claro que rolou pesquisas para saber sobre eles) e tb revi alguns nomes ou já lidos ou que apresentados  em faculdade.
Nessa biografia temos um paralelo entre a narrativa da vida e suas próprias palavras e suas momentos de varias experiências que viveu.
Cada situação vivida e cada livro de  Dostô foi criando um novo homem.  O seu jeito liberal ok o colocou em situações delicadas e isso foi um propulsor e o resultado para hoje sabermos.

A vida difícil desde a infância, o pai tímido e severo ( não com surras como acontecia na época mas em atitudes), um jovem idealista com um pezinho no socialismo, o campos de prisioneiro na Sibéria  e dali surgem personagens que muitos que conheceram já suas obras conhecem e tb surge de vez o escritor. Seus amores em principal Anna que foi uma mulher incrível e que foi papel importante para seu sucesso. As questões religiosas que hj me fazem entender a expressão... ? Dostoievski  matou Deus ? . ( Que eu ouvia em tempos de faculdade).
Magnifico como Frank foi montando passo a passo a vida desse homem tão cheio de personalidade e tão incrível que foi Dostoiévski e o melhor uma escrita que é tranquila até mesmo para leigos. Pude compreender algumas questões/ causas da revolução e suas falhas.

Conhecemos aqui suas obras e como se deu origem a cada um delas começando por Gente Pobre a cada ideia de suas obras eram baseadas em seu contexto pessoal, sua ideologia e claro histórico da época ( no caso a cultura da Rússia ? século XIX e XX) o que fica mais rico apara compreender suas obras.
Cada capitulo que lemos sobre determinada obra já nos dá a sede de chegar logo e pegar o mais rápido possível já que entendemos de onde veio a ideia ( rs) mas claro ... só sonhos rs
O seu tempo na prisão e pela tensão psicológica de uma execução era bem provável que algumas obras talvez nem existissem.
São tantas coisas a dizer mas, fico por aqui. Experiência incrível !!! Uma lição maravilhosa. AMO ESSE HOMEM TÃO PECULIAR! ?