A Lanterna Mágica De Mólotov

A Lanterna Mágica De Mólotov Rachel Polonsky

Resenhas - A Lanterna Mágica De Mólotov

Fernanda Almeida 25/02/2024

Uma tentativa
Muito se aprende na escola e na cultura pop sobre a Europa e os EUA. Seja em história recente, como de milenios anteriores. Ao ver este livro pensei em conhecer um pouco sobre a Rússia. Lugar de onde tão pouco se fala, e sobre o qual muito preconceito existe.

Minha impressão geral é que o livro é, resumindo em uma palavra, chato.

Demorei horrores para ler. Uma leitura arrastada em que parece que páginas e páginas são viradas sem causar empolgação.

Terminei porque não consigo, simplesmente, abandonar um livro. Sempre espero que ele vá melhor. E, neste caso, não melhorou

Ainda pretendo das outra chance à conhecer um pouco sobre a Rússia e outros países fora da bolha do que ensinam na escola.

karinna adad 05/06/2020

Antes de mais nada: que preciosidade! A Lanterna Mágica de Mólotov é aquele tipo de livro que não se imagina que possa existir, seja pela sua densidade, pelo seu dinamismo ou pela sua proposta. Enquanto narra fragmentos da sua vida cotidiana em uma cidade marcada pelo tempo e pelas transformações que os anos modernos impuseram, Polonsky conta a história de personalidades e de lugares importantes para a era stalinista, que por sinal, é o período de atuação de Mólotov. Mólotov, portanto, funciona como uma fio condutor que conecta a autora e o tempo que ela representa com a Rússia e a sociedade que marcaram os duros anos do governo Stálin. E nada passa despercebido.
Todas essas experiências compõem A Lanterna Mágica de Mólotov de maneira a aguçar o interesse e ensinar ao leitor sobre a história russa. A contribuição do relato de Polonsky, assemelhado a um diário de viagem, é garantir à narração dos acontecimentos históricos um dinamismo que não fica restrito à informação de nomes e datas. Ao final, além de todo o amor que a autora nutre por um território marcado pela contradição, fica claro a importância de se contar a História lançando mão de outras fontes igualmente históricas como a literatura.

site: https://dormecomessa.wixsite.com/website

Refugios das Letras 13/05/2020

Tenho me rendido aos poucos ao povo russo. Consumindo mais literatura (apesar de não ter aparecido aqui ainda), música, culinária, e até tentado aprender um pouco daquele alfabeto exótico. Muito mais adiantada do que eu nessa estrada, a autora decide passar algum tempo na Mãe Rússia para pesquisar e ver com os próprios olhos o que apenas tinha lido. Nessa aventura, tem a oportunidade de alugar o apartamento que pertenceu ao famoso político soviético Vyacheslav Molotov -sim, aquele do coquetel- tendo assim acesso à sua biblioteca e a um excelente título para o livro.
Dividido em 14 capítulos, cada um retrata a passagem por um local de importância na história russa ou ao menos conhecido através de um personagem histórico. De Moscou à Sibéria, passando por lugares insólitos e escondidos, de fato parece que o país foi explorado em quase toda sua totalidade. Todos os grandes escritores como Tolstoi, Dostoievsky, Pushkin, Pasternak, Akmatova e Tchekov aparecem, além de outros mais desconhecidos, é impossível não se maravilhar com o conhecimento acumulado da autora. Políticos como Lenin, Stalin e Putin, suas ações, oficiais ou não, também são apontados. Na verdade, só quem não tem muito destaque é o russo comum.
Importante ressaltar que não se trata de um livro didático ou que siga uma cronologia ou ordem definida, apesar de ser muito bem documentado e com uma bibliografia extensa para os mais curiosos. Certamente não é um livro para um contato inicial com a história russa, mas para quem já se minimamente habituado com os conceitos do Tzarismo, da Revolução, União Soviética e o básico da literatura. Sem isso, o livro simplesmente não faz sentido, como não fez para mim em partes que era totalmente ignorante sobre determinado assunto, como a poesia de Akmatova.
O ponto fraco: no afã de colocar todo seu conhecimento condensado na obra, a autora deixou de lado a habilidade literária. É maçante na maior parte do tempo, arrastado. Pequenos causos sobre personagens pequenos que podem interessar a um historiador aprofundado tomam parte de páginas e mais páginas, cansando um pouco o leitor mais casual. Demorei mais tempo que o normal para terminar suas 350 páginas por conta disso. Em geral, uma boa obra para os curiosos sobre a Rússia que queiram expandir seus conhecimento.

site: https://refugiosdasletras.blogspot.com/2020/05/a-lanterna-magica-de-molotov-rachel_13.html