Os 13 Porquês

Os 13 Porquês Jay Asher

Resenhas - Os 13 Porquês

@pamelarobooks 24/05/2024

Muito bom!
Quando foi lançada a série adaptando a história, todo mundo lembra que foi uma febre entre os adolescentes (que não tinham idade para assistir, mas mesmo assim virão - como eu) e os jovens. Lembro de ter devorado a primeira quando lançou e a segunda também, mas parando por aí porque senti que a série foi se perdendo.

Depois de muitos anos, quando a história já tinha evaporado da minha cabeça, decidi ler o livro que deu origem a todo esse hype e foi uma experiência muito boa! Hoje, aos 20 anos, sinto que entendi melhor os fatos, acompanhei os personagens e percebi o quanto o livro não deixa as coisas tão explícitas (como a série). Tornou ele leve, apesar dos assuntos que ele aborda.

Existem várias diferenças entre o livro X série, alguns eu gostei mais do que foi feito no livro, mas alguns pontos a série não é de todo ruim (acho que só pecaram mesmo quando decidiram dar continuidade para uma história que teve seu fim na primeira temporada).

Acredito que sim, é um livro bom para adolescentes, mas que eles não assistam a série até completarem 18 anos, no mínimo.

Inclusive, voltei a rever a série desde o início e pretendo ver até onde a Netflix decidiu levar isso.

Be Santos 06/06/2023

Eu gostei da história mas as partes do clay são chatas demais então decidi ler só as partes da hannah, acho que se a narrativa fosse feita por um capítulo dele e um dela a experiência de leitura seria bem melhor

Rach 03/03/2023

Clay
De quando em quando eu sinto a necessidade de realizar minha releitura de Os 13 Porquês, que, inicialmente, foi uma leitura bem abaladora e divisora de águas. Na de agora, notei mais as participações do Clay na narração da Hannah (ou deveria ser o contrário?), pela primeira vez foi algo que me incomodou. Vontade de chegar nele e dizer: Clay, não quero saber sua opinião ou o que você está fazendo nesse momento, gostaria que você focasse na história da Hannah e parasse de interromper o fluxo. Foi a primeira vez também que eu mais desgostei do que gostei do Clay, ele não parece entender nada sobre o que aconteceu e sente mais vontade de se explicar e não ser culpabilizado, além de a todo instante ressaltar que tentou ajudá-la e ela não deixou (que golpe baixo, Clay!). Entendo que ele também estava em choque e em negação e todos esses pensamentos são válidos e normais para uma situação como essa, mas são coisas que em uma terceira ou quarta leituras começam a ficar mais cristalinas: o Clay, pelo que vemos dele, não é tão flor que se cheire. Talvez em outros livros isso fosse mudado, mas não temos como saber.

Pedro Schabarum 20/01/2023

Os 13 porquês
Tinha assistido a série a muito tempo. O toque que o texto tem com o leitor é profundo e sério. Gostei.