Educação como exercício do poder

Educação como exercício do poder Vitor Henrique Paro

Resenhas -

Maria Claudia 25/04/2024

Leitura válida. O livro apresenta o que promete. Compreendi as ideias gerais do autor. Concordo com alguns argumentos, outros não.
Em breves palavras, para Vitor Paro, a educação em seu sentido mais amplo, consiste na apropriação da cultura, visando a formação do homem em sua integralidade e condição histórica. O autor defende que a verdadeira educação é não apenas política, mas necessariamente democrática. O Político envolve, a produção da convivência entre pessoas e grupos. A democracia, a convivência pacífica e livre entre pessoas e grupos que se afirmam como sujeitos.

Para a educação, a principal implicação dessa condição política do humano diz respeito ao tipo de sociedade que se tem em mente em termos políticos e ao tipo de homem político que se pretende formar e atuar democraticamente em sociedade.

Em relação a prática pedagógica, a tarefa primeira do educador é oferecer ao aluno as condições propícias ao desenvolvimento de sua vontade de aprender. Disposto a aprender, o aluno utiliza-se dos meios a disposição para produzir ele próprio o seu aprendizado.

‘’Eis a verdade cristalina com que a Didática deve deparar-se: o educando só aprende se quiser’’ (Paro, 2014, p. 31).

O professor só exerce de fato seu poder, só se faz efetivamente educador e competente em sua profissão, quando constrói em seu aluno o desejo de aprender. De um lado, o educador exerce seu poder, dialogicamente, ao convencer o educando a vontade de aprender; de outro, o educando, autonomamente, aplica sua vontade e seu esforço na ação de apropriar-se da cultura.
Fabio 26/04/2024minha estante
Belíssima resenha, Maria!
Adorei!!!???

Truga 01/09/2020

Ótima leitura introdutória
Para tentar abordar o que seria uma educação enquanto exercício de poder, Paro primeiro começa definindo “educação” e “poder”. Essa construção de significados é muito elucidativa e fluida, gostei.

Livro: tem um texto principal e dois apêndices (uma palestra e uma entrevista do autor). O texto é fiel ao título: Paro explicita o senso comum de educação e depois constrói uma definição apropriada e discute sua diferença de “ensino”.

A obra gira em torno da tese, defendida pelo autor, que a educação deve se preocupar com a formação do homem em sua integralidade, em sua condição histórica, e não se restringindo a fins parciais como preparar para o mercado de trabalho.

Alguns pontos que senti é a falta de exemplos...Paro é pedagogo e atua com áreas abrangentes de educação. Com isso, fica difícil o paralelo com o ensino de ciências.

Por exemplo: ele fala que o conteúdo da educação envolve toda a cultura (valores, condutas, crenças, etc). Mas o que seria isso do ponto de vista do ensino de Física? Ou Biologia? Em outras palavras, eu entendi o papel do educador no ponto de vista geral, mas qual é e como esse papel se materializa no educador de química e se diferencia do educador em história?

Esse “problema” não é apenas desse livro. Ele nem se propõe a isso. Mas é um sentimento recorrente em livros sobre educação/ensino: faltam exemplos concretos. Falta tinta em casos particulares para ilustrar.

➡️RESUMO: gostei bastante de modo geral, principalmente da discussão entre educação no senso comum e num sentido fundamentado. Livro curto, pra ler em um final de semana. Indico muito para uma primeira leitura na área.

➡️Instagram literário: @trugaindica