This Winter

This Winter Alice Oseman

Resenhas - This Winter

Bruu 18/04/2022

?Still here.? ???????
Esse livro não é sobre um Natal comum.
A história se passa durante o volume 4 de heartstopper, logo após o Charlie voltar da clínica onde estava internado. Dessa forma, vai focar, principalmente, nos sentimentos do Charlie e em como as pessoas à sua volta lidaram com tudo isso. A Alice Oseman retrata aqui, de um forma extremamente responsável, os sentimentos e questões relacionadas à saúde mental e distúrbios alimentares e como é importante que se dê a devida atenção à esses assuntos e à quem está sofrendo e tendo que lidar com eles. Vamos acompanhar tudo isso pelo pov da Tori, irmã mais velha do Charlie (linda, perfeita, maravilhosa, 0 defeitos), do próprio Charlie e também do seu irmão mais novo, Oliver (muito fofoooo), nessa ordem.
Na visão da Tori, fica explícito o quanto ela se importa com o Char. Também percebemos um pouco, que, apesar de ficar incomodada com certos posicionamentos da família acerca do Charlie, ela se sente incapaz de fazer algo à respeito. Mesmo assim, fica claro que ela sente empatia pelo irmão e que ela sempre vai estar do seu lado.
Já no pov do Charlie, vemos o quanto foi e ainda está sendo difícil para ele lidar com tudo isso. Percebemos o quanto algumas pessoas podem ser insensíveis e quanto isso só torna tudo ainda mais complicado, além de, da mesma forma, o quanto o apoio vindo de outras pessoas pode ajudar muito nesse processo.
A última parte, narrada pelo irmão mais novo do Charlie, vem para aquecer o coração. A inocência do Oliver é incrível e ele só torna esse livro ainda melhor.
?This Winter? é uma leitura gostosinha e necessária, recomendo demais! ?????

? ?It?s been the worst Christmas we?ve ever had, but here we are, still. Still here.?
beatriz2061 18/04/2022minha estante
Postando resenha no meio da aula em brunota ??

((((AMEI a resenha KDKDKFKKCLX

mwnuzitta 18/04/2022minha estante
esperando a ellen achar pirataria da tradução desses livros dentro do universo de heartstopper.......

mwnuzitta 18/04/2022minha estante
adorei a resenha, pegou bem com a vibe que o livro passa

ferreira83 18/04/2022minha estante

KXKLXKKXKCMCXKSS

ellen s 18/04/2022minha estante
arrasou muito brunita

ellen s 18/04/2022minha estante
e vou achar msm tá se prepara, aqui a pirataria não dorme

nina.gismondi 30/04/2022

Cirúrgico!
Essa novela foi simplesmente cirúrgica, e como sempre Alice Oseman arrasou! A forma que ela aborda toda a situação em que o Charlie está passando é incrível, tão bem trabalhada e explorada. Foi muito triste ler o que acontece com o Charlie, sério! Eu amei também que o livro, além de ter a perspectiva do Charlie, também tem a de Tori (perfeita) e de Oliver!!! O Nick protegendo e ajudando o Charlie é tudo pra mim! Amei mesmo! Esse conto tem uma pegada diferente por não ser quadrinho (mas tem umas ilustrações soltas) mas o formato em si é ?100%? escrito mesmo. Muito bom! Indico ler esse antes de ?Nick and Charlie?! E como sempre, chequem os gatilhos!!
Mari 30/04/2022minha estante
Aaah quero leeer, qual ordem tu recomenda dps dos 4 de heartstopper ??

nina.gismondi 01/05/2022minha estante
@Mari amiga, olha, eu recomendo primeiro você ler ?this winter?, pq acontece durante o final de heartstopper 4, e depois ler ?nick and charlie? já que ele acontece um ano e pouco depois. Espero ter ajudado ??

Mari 01/05/2022minha estante
Blzzz, obggg

clara 07/06/2021

oliver spring <3
o livro inteiro foi incrível, mas o pov do oliver foi de outro mundo!!
"Nobody seems to be saying anything about it, which makes me wonder whether my family are behind it, and they've all been possessed by some ghosts or evil dinosaurs or something."
Duda1183 06/01/2023minha estante
eu também amei essa parte kakakka

Lyvia55 04/11/2023minha estante
Vdd perfeito

bren 16/05/2024minha estante
serio ele eh tudo

Lauraa Machado 18/11/2020

Fofo, mas triste e doloroso
Essa vai ser uma das resenhas mais curtas do universo, porque tudo que eu tenho a dizer é que eu amo esses personagens e queria que tivesse mais uns mil livros sobre eles. Adoro a Tori também, mas principalmente o Nick e o Charlie.

Essa não é uma novela em que acontecem muitas coisas, mas foi legal ver a dinâmica da família deles no Natal. É uma boa ideia ler This Winter depois de Heartstopper, mas antes de Solitaire (ou Um Ano Solitário), porque é essa a ordem cronológica.

Já falei que adorei? Quanto mais livros dessa autora eu leio, mais eu me torno fã dela!
Jotape 24/12/2020minha estante
Nick and Charlie entra onde? antes de This Winter?

Lauraa Machado 25/12/2020minha estante
Não, beeeem depois. A ordem é Heartstopper, This Winter, Solitaire e anos depois vem Nick and Charlie

rsntl_ 24/03/2023

"I don't think that Nick is a normal
boyfriend, or that this is a normal relationship. If I could choose to be with him all of the time, I would, and that's awful because I know that it's unhealthy and you're not supposed to be obsessed with the person you're in love with, because you're supposed to be a person on your own too, but still, every single time, I would choose to be with him.
Maybe l'm just fifteen and an idiot."
giovana.bellinato 10/04/2023minha estante
esse quote é desse livro ou de outro livro desse universo? acabei de ler eu não me lembro de ter visto, talvez eu pulei uma página sem querer

rsntl_ 18/04/2023minha estante
é desse mesmo, no começo da parte do charlie

Clary.Matias 04/05/2022

Viciada no Osemanverse
Eu amo a forma como os personagens não perdem a autenticidade mesmo sendo em uma narrativa completamente diferente.
Giovanna 04/05/2022minha estante
MEU DEUS, OS PAIS DELES MORREM??

Clary.Matias 04/05/2022minha estante
Como assim? Ajshaldjdk nao!!!

teodora3 07/10/2021

Aconchegante
?? Contém Spoiler ??

Esse foi tão gostosinha de ler, foi legal ver as diferentes perspectivas dos personagens, como foi mostrado a relação do Charlie com a família e com o Nick depois do hospital e como todos eles lidaram com isso.
Gosto muito da Tori e me identifico em algumas coisas com ela, é interessante ler o ponto de vista dela dentro da história. E o capítulo do Oliver foi fofo demais!!! a Alice como sempre conseguindo nos cativar com os personagens desse universo.
analice 08/10/2021minha estante
o oliver é uma criança tão perfeita ???

teodora3 09/10/2021minha estante
demaisss não aguento de tanta fofura

raissa.2 31/05/2022

Profundo
Amei a história dos três irmãos. Adorei a forma que a autora mostrou o ponto de vista de cada um (principalmente o pov do Oliver).
catcherintherye 31/05/2022minha estante
o pov do oliver... ele é tão fofo!

CauA.Mikoski 28/04/2022

Que amor
This winter fala sobre o natal que é mencionado em heartstopper, o livro é bem rápido e é ótimo para passar o tempo.
julioow 28/04/2022minha estante
Só faltou a parte do amor pq é pura depressão

gabs88 11/02/2022

Como já era de se esperar, Alice arrasou em mais um livro (essa mulher não erra nunca?).
Esse conto de Natal se passa entre o quinto e o sexto capítulo de Heartstopper e relata a ceia da família Spring da perspectiva dos seus três filhos.
Os povs da Tori e do Charlie foram muito bons, porém o do Oliver foi realmente espetacular, principalmente no momento em que ele diz que toda a sua família parecia estar possuída por fantasmas ou dinossauros do mal. Eu adorei.
gabs88 02/06/2022minha estante
Faz um tempinho q descobri q ê Alice é nb e usa os pronomes they/them. Agora q tava lendo minhas resenhas de novo, percebi q me referi a elu no feminino algumas vezes. Eu errei em não ter pesquisado os pronomes delu antes de escrever, por isso deixo aqui minha correção e o meu pedido de desculpas

LittleStressedGirl 07/08/2022

This winter
Eu sou apaixonada por eles.
Eu simplesmente amo tudo que envolva Nick e Charles!
A Alice sabe como tratar de assuntos tão sérios de uma forma leve e que nos dê um quentinho no coração!
LittleStressedGirl 07/08/2022minha estante
Charlie, corretor achou q tava falando do Leclerc

hobbitusille 07/01/2022

como eu amo a alice
antes de falar sobre o livro, sobre a família do charlie e etc, preciso muito reforçar, de novo, que apesar de heartstopper ser uma comic leve, ela aborda assuntos muito sérios, e, mesmo que esses assuntos sérios sejam tratados de forma igualmente leve e com tato e responsabilidade tremenda pela Alice, precisa-se reforçar que contém gatilhos, que esses assuntos podem trazer gatilhos sim, e com this winter não é diferente.

os que eu acho mais evidentes são: distúrbio alimentar, depressão, automutilação. então, leiam com cuidado, por favor.

this winter é um livro sobre como a família do charlie é quebrada e o reflexo que isso tem principalmente no charlie e na tori. mas é incrível ver como os dois (os três, na verdade) irmãos se entendem e se respeitam mesmo nessas situações difíceis.

é uma novela muito muito boa pra entender melhor o dia do natal que o Nick menciona em heartstopper 4
hobbitusille 07/01/2022minha estante
único motivo que eu não dei 5 estrelas foi pelo fato de que tem assuntos que me deixam bem mal e engatilhado, então provavelmente não é uma leitura que eu vou fazer de novo. esqueci de colocar isso na resenha KKKKKK

ragnaei 11/05/2022

"[...] how it is possible that Oliver can be at all related to us, since he's the literal embodiment of joy and we're both miserable fucks" Senhoras e senhores, os irmãos Spring.

Contém spoiler do Vol. 4 de Heartstopper.

Esta novela acontece no primeiro Natal de Charlie após ele sair do hospital psiquiátrico onde ele foi internado devido ao TOC e a Anorexia. Vamos ter narração dos três irmãos Spring (sim, do Oliver também), que contam a experiência de ter que lidar com uma família que não está preparada para lidar com um filho com transtorno mental.
Mais uma vez me surpreendo com a capacidade de Alice Oseman de abordar temas de saúde mental de forma tão natural e bem feita, e de como ela consegue transmitir as emoções dos personagens de forma tão realista. Aqui, tive a oportunidade de ler o ponto de vista da Tori pela primeira vez, já que eu ainda não li Solitarie, e se eu já a amava, agora a amo umas 20x mais.
Gosto bastante que (vamos ignorar o David) não existem vilões na história e todos os personagens são falhos, mas ainda assim, é deixado bem claro como certos comportamentos, mesmo com as melhores das intenções, podem ser nocivos para pessoas que lidam com TA, e outros transtornos, principalmente quando são adolescentes.
Adorei ler mais da relação dos irmãos e também de ver o momento em que o Nick ganhou o Henry 🤧💖
ragnaei 11/05/2022minha estante
nossa o skoob destruiu os emojis q eu coloquei no final ??

lena ! 27/12/2022

ALICE OSEMAAANN
lendo o osemanverse por ordem cronológica e pós heartstopper, this winter foi o primeiro que eu resolvi ler. me deixou com cara de choro, acabada, morta, pobre e pisoteada. foi mtt rapidinho e amei as narrações dos irmãos spring ! tori eu te amo. a dinâmica dos spring e a família em geral se torna mais fácil de entender com esse conto, e o pov do oliver tmb me deixou tristonha.
latenightlkingg 27/12/2022minha estante
aii amg, é bom mesmo?? tava querendo ler todos os livros da osemanverse (só li um ano solitário) mas n sei se eu tenho psicólogico pra isso KKKKK

Larie10 28/12/2021

natal e afins
eu achei fofinho, era engraçado porque sentia falta dos desenhos e dos quadrinhos HAHAHAHA mas amei acompanhar o natal desses personagens tão queridos ?
claraa.c 28/12/2021minha estante
deve ser massa saber ler livro em ingres