A queda de Gondolin

A queda de Gondolin J. R. R. Tolkien

Resenhas - A Queda de Gondolin

Vinicius 28/05/2024

A Queda de Gondolin
Comecei a ler o livro pensando "porque ler as tantas versões de uma mesma história? Não seria repetitivo?" Mas conforme fui lendo, percebi como é impressionante ver a habilidade do Tolkien de escrever a mesma história resumidamente, detalhada, com anos e anos de diferença entre as escritas! E com as explicações de seu filho, só fica mais incrível a leitura, e meu desejo é que Tolkien tivesse tido mais tempo para aprofundar ainda mais suas histórias, pois poderíamos ter muitas outras histórias incríveis contadas por ele!
Se vocês gostam do universo da Terra-Média, leiam esse livro! Assim como Beren e Lúthien e Os Filhos de Húrin.

gi.gibarros 26/05/2024

A história da história
O livro é muito bom. Acompanha a história da história, ou seja, mostra todo o progresso do grande conto de Gondolin. Apesar de, por vezes, ser um pouco cansativa, é uma leitura que vale muito a pena para qualquer fã de LOTR. Enfim, um livro épico, cheio de aventura, glória, e lástima também, que além de tudo evidência a grande reverência de Christopher Tolkien pelos escritos de seu pai

Jonathas 23/04/2024

A queda mais grandiosa dos Dias Antigos
Dos contos dos Dias Antigos da Terra-Média, nenhum retrata com mais emoção a queda dos Noldoli e da casa de Turgon, apesar dos conselhos de Ulmo através de Tuor, do que A queda de Gondolin. Antes esparso entre os Contos Perdidos, chega-nos agora o texto original do Conto, bem como boa parte de sua versão final, com a edição magistral de Christopher Tolkien, que reuniu todas as anotações de seu pai sobre Tuor e nos brindou com a tragédia que ao mesmo tempo quase erradicou os Elfos da Terra-Média quanto deu nova esperança à resistência ao poderes de Melkor, na pessoa de Eärendil.
O Professor Tolkien estava planejando uma história muito grandiosa com esse relato, infelizmente abandonado ao longo dos anos pós Senhor dos Anéis, mas o que foi escrito já demonstra a profundidade da riqueza e alcance de sua imaginação.
De toda maneira, para qualquer fã de Tolkien, uma leitura indispensável.

Giovani.Miranda 11/04/2024

Livro muito bom, recomendo, principalmente para quem é fã do legendário de Tolkien. É interessante ver como o autor pensou em diversas versões para o mesmo conto. É importante frisar o trabalho árduo de Christopher para organizar tudo. As ilustrações de Alan Lee dão um toque especial.
Sobre a história, para quem leu o Silmarillion e quer um pouco mais, super indico, se não leu, recomendo que leia antes o Silmarillion, pois pode ficar meio confuso.
Uma pena Tolkien não ter tido mais tempo.

Rodrigo 04/04/2024

A queda de Gondolin
Conto que narra a jornada heróica de Tuor desde a sua fuga da escravidão, a demanda recebida diretamente de um Valar e a busca pela lendária e última cidade secreta dos Elfos.

Isabelle333 27/03/2024

Tolkien não é escritor, é um prefeito
Tolkien como sempre genial. Em pensar que quase que não tivemos a honra e a oportunidade de ler essa obra.

As cenas de batalha simplesmente incríveis. As descrições de lugar hiper detalhadas. Um universo perfeitamente ligado, que apenas poderia ser criado por um gênio.

Amei todas as versões da jornada de Tuor até Gondolin, e realmente não conseguia decidir a minha preferida porque todas pareciam perfeitas hahaha Christopher mais uma vez fez um trabalho excepcional.

Mas tenho uma confissão a fazer: minha parte preferida da Queda de Gondolin não foi sobre Gondolin, mas sobre Earendel e a busca por Valinor. Quanta grandiosidade tem nesses versos. Fiquei arrepiadíssima.

Demorei tanto pra terminar esse livro, e agora me arrependo por não tê-lo devorado logo de uma vez.

Cassio67 21/03/2024

É Assim Cai a Última Fortaleza
Em A Queda de Gondolin, temos o relato da jornada de Tuor, um homem mortal que recebeu uma missão dada por Ulmo, senhor das profundezas, a entregar uma mensagem a Turgon, rei de Gondolin para que se preparasse para a guerra contra Morgoth.

Houve muitas alterações na história desde o primeiro lançamento, mas que manteve a essência, que a esperança dos elfos e homens viria dele, no caso seu filho, Earendel. Ao entregar a mensagem para Turgon, o rei não quis escutar Ulmo por ter um grande amor por Gondolin e não queria sair a guerra, foi dito que Gondolin seria a maior das fortalezas e que só cairia se fosse por traição de dentro de suas portas, o que foi que aconteceu, Maeglin, sobrinho de Turgon, odiava Tuor por se casar com Idril, a filha do rei de quem tanto amava. Um dia ele foi capturado e levado a Morgoth onde revelou a localização da cidade oculta.

Assim, Morgoth reuniu seu exército e caiu sobre Gondolin, Tuor e Idril conseguiram escapar com seu filho Earendel e alguns remanescentes de Gondolin, mas muitos morreram nessa batalha. À vitória de Morgoth estava completa ao destruir a última fortaleza.

Krishna.Nunes 08/03/2024

Gondolin é a lendária cidade secreta dos Elfos na primeira era da Terra Média e sua história é o último dos grandes contos de J.R.R. Tolkien.

Este é um livro para quem já está imerso nesse universo, que já leu pelo menos O Senhor dos Anéis e O Silmarillion, mas possivelmente também os Contos Inacabados.

Enquanto manteve sua localização em segredo, o próspero reino de Gondolin cresceu e progrediu em tamanho, beleza e sabedoria, mas eventualmente foi alvo de uma traição que acabou por levá-lo à sua queda. A história da derrocada de Gondolin está intremeada à história de Tuor, filho de Húor, irmão de Húrin, que tem sua história contada em O Silmarillion e o destino de seus filhos narrado em Os filhos de Húrin. Tuor e Túrin, filho de Húrin, eram primos mas não se conheceram porque as circunstâncias os separaram e cada um teve um destino. Ambos tiveram vidas de grande heroísmo e coragem, com a diferença que Túrin teve um destino miserável por causa da maldição lançada sobre sua família.

Tuor recebeu de Ulmo em pessoa a incumbência de entregar um recado a Turgon, rei de Gondolin e o último dos grandes elfos que retornaram de Valinor, sobre o perigo que
ameaçava seu reino. Mas decisões erradas levarão Gondolin à derrota e seu povo a ser dizimado. Tuor ainda tem uma grande importância no destino dos povos de Arda por ser pai de Eärendil, o primeiro meio-elfo, que no futuro desempenharia o papel de reconciliar os Elfos e os Valar, e viria a ser o portador da última das Silmarills.

Somando a versão dessa história presente em O Silmarillion, mais a versão inacabada e pouco editada em Contos Inacabadas, e as três diferentes versões presentes nesse
livro, temos uma ideia de como o autor era dedicado e minucioso ao escrever, rescrever e polir suas histórias num intuito claro de preencher todas os buracos, sem deixar lacunas na história da Terra Média no tempo e no espaço. A história final nunca foi publicada em vida, entretanto recebeu um dedicado trabalho de edição por seu filho Christian, que enriqueceu o conteúdo deixado pelo pai com inúmeras notas explicativas.

Ao fim, o conto de Gondolin é uma história bonita e rica, assim como a de Tuor, cheia de ação, aventuras e emoção.

Erasmo.Souza 02/03/2024

Consegui ler
A Terra Média é o lugar onde gosto de estar nas minhas leituras e fazia um tempo que eu desejava ler sobre a queda de Gondolin sem ser pelo Silmarillion.
Gosto muito da história, mas pelo fato de ser um livro com muitas versões uma hora me cansou, mas isso não quer dizer que as histórias sejam ruins, pelo contrário, são muito boas , porém é preciso ter uma certa paciência com o autor (quem sou eu pra falar mal do Tolkien) com relação às diversas versões e explicações por partes do Christopher que ao final você se sente meio perdido e não sabe mais qual a versão final da história.

Posso apenas eu ter tido essa reação , mas isso não experiência.

Parkinho 02/03/2024

Tolkien é um pai pra mim
Esse definitivamente é o melhor conto que ele ja fizera.

É um presente literário do mundo da alta fantasia Cada detalhe, da nuancia por trás de cada trecho é simplesmente fantástico.
Obviamente graças ao herdeiro literário e maior tolkienista do mundo Seu filho direto. Graças a ele tivemos a oportunidade de ler O Silmarillion, Os Filhos de Hurin, A Queda de Gondolin etc.. A importância de Christopher Tolkien é imensurável e nunca será esquecido?

Essa obra é destinada a fãs que ja tem bagagem sobre a terra média. Como é uma obra póstuma é importante frisar que o livro não é realmente uma história com começo, meio e fim; mas uma compilação com várias versões. Particularmente, isso não afeta muito o leitor, pois contém algumas descrições fascinantes, revelando um Tolkien inspirado em diversas passagens da obra. O defeito, porém, é o final, inconclusivo, o que pode decepcionar alguns leitores. Mas pra mim é fantástico.

Christopher é capaz apenas de nos dar trechos do que poderia ter vindo depois, de acordo com as anotações de Tolkien. Ler esse livro é como cavar e escavar: você precisa juntar as coisas, correr contra becos sem saída, aproveitando cada linha e entendendo que existem múltiplas possibilidades; sem se contentar com a facilidade de uma resposta definitiva.

O livro conta com desenhos do sublime Alan Lee, retratando eventos da história e contribuindo com referências visuais para narrativa.

Simplesmente lindo.

Sobre a história em si, como eu disse: fantástico. Não foi a maior guerra em termos de ?duração/longevidade? que ele ja escrevera, porem, como sempre é envolvente. Faz-te sentir como se estivesse participando daqueles conflitos. Parece que ao iniciar a leitura você está com óculos de realidade virtual devida a perspicácia do Tolkien em desenvolver os detalhes como um anzol que vai te prender do inicio ao fim.

Prazeroso e emocionante. Quem não gosta de senhor dos aneis ou tudo o que rodeia, deve ter uma vida muito triste.
Isabelle333 02/03/2024minha estante
De fato, quem não gosta desse universo lindo e fascinante criado por Tolkien, já ta morto por dentro e só falta enterrar.
Resenha perfeita! Amando a leitura até agora ???

Adalberto 25/02/2024

Último dos Grandes Contos.
Tolkien tem o pendor de transformar uma narrativa de tragédia num evento épico. Continua trágico, contudo com beleza e pompa.

Beatriz Priscilla 25/02/2024

Uma história incrível para os amantes de Tolkien
Eu já havia lido a história em o Silmarillion mas reler com mis detalhes e atenção é sempre um privilégio quando se trata de Tolkien. Porém confesso que considero o livro voltado para fãs pois, quem não está acostumado às narrativas e aos moldes dos livros Tolkienanos provavelmente não vai entender o fato de haver tantos comentários sobre diferentes versões da mesma história.

Agnis.PAmela 21/02/2024

A história principal é curta mas possui algumas outras versões que tbm são contadas, juntamente com a cartas e observações de Tolkien.