E Agora, Como Viveremos?

E Agora, Como Viveremos? Nancy Pearcey
Charles Colson

Resenhas - E Agora, Como Viveremos?

Jeff 23/01/2019

Um calhamaço de respeito
Uma obra de grande importância para a igreja cristã. Neste calhamaço de respeito você pode encontrar um guia a respeito de uma cosmovisão cristã em todas as áreas da vida. Em mais de 600 paginas o livro se propõe a responder diversas questões das áreas da vida, através de um espectro cristão, dando respostas às diversas perguntas do ser humano, sendo elas de natureza sociológicas, antropológicas, soteriológicas, não há um campo das faculdades humanas que o cristianismo não responda. E é isso que o livro se propõe a fazer: dar respostas e apontar soluções para os problemas humanos.

Mas vale ressaltar alguns aspectos negativos, que não chegam a depreciar a obra, que são alguns. Dentre eles destaco que
1 - O livro em alguns pontos é demasiado extenso. Em muitos capítulos os autores são exaustivos, dando diversos exemplos de casos para se chegar em uma unica conclusão. É como se o autor quisesse dar enfase no tema proposto no capítulo estendendo o assunto de forma exaustiva. Não é um livro conciso, mas extensivo e abrangente. Para alguns pode cansar.
2 - Por se tratar de uma obra com quase vinte anos desde a primeira edição, o livro precisaria de uma edição revisada e/ou ampliada por parte do autor, mas acredito que isso já não é mais possível, pois um dos autores (Charles Colson) morreu recentemente. Como se trata de cosmovisão, o autor trata de problemas relativos a sua época e também o país em que foi escrito (no caso, Estados Unidos) o que já deixa alguns capítulos (ou assuntos) um pouco defasados, e isso pode deixar o livro desconexo com a realidade atual.
3 - O livro é de autoria conjunta, mas isso não é especificado nos capítulos, o que deixa vago quem escreveu certos capítulos, ou se foram escritos em conjuntos.

Uma obra necessária, de respeito, e que ajudará muitos a entenderem o sentido da vida cristã.
Ronald.Angel 15/05/2019minha estante
É um material de uma magnitude incontestável. Diante das circunstâncias vividas nos últimos 20 anos, a decadência moral dentro das igrejas tem se intensificado. A gama cristã, não tem sabido lidar com as situações adversas e, em virtude disso, grandes problemas tem sido acarretados no meio cristocêntrico. O material, apresenta normas a serem adotadas, para que de forma plausível, possamos defender nossa fé sem constranger o bom senso e ferir a fé alheia.

RafaelG 24/08/2012

Cosmovisão cristã ou cosmovisão americana?
Quando eu li esse livro pela primeira vez eu gostei, Charles Colson era uma pessoa muito inteligente e defendia com elegância a fé cristã, especialmente os testemunhos de como a fé cristã pode mudar o mundo.

Lendo de novo, com um conhecimento maior de como o mundo funciona, tenho que dizer que nada era mais o mesmo. Eu percebi o quanto sua análise acaba sendo viesada em relação ao modo de pensar americano. Dou graças a Deus que ele não identifica liberalismo econômico com cristianismo, mas há outros problemas, como o fato de que os autores só analisam as coisas de um ponto de vista conservador, fechando-se a si mesmo para as inovações. Como por exemplo ao falar de rock: os autores fazem críticas vagas e o problema é que eles acabam sendo contrários a inovações. Eles também se recusam a admitir que vivemos em um mundo multicultural, parece que eles se ressentem de que têm que coexistir com pessoas que não partilham da mesma cosmovisão.

Por isso, eu não vou dar uma nota, não sei que nota dar, ainda assim é uma leitura muito boa, recomendo, mas tenha em mente as tendências dos autores.
Mari 22/07/2020minha estante
Rafael...tenho que discordar de vc...temos que levar em consideração que o autor é norte americano logo, vai falar da América do Norte, se fosse um brasileiro traria fatos da América do Sul. Também acredito que o evangelho é conservador e é justamente isso que mostra o extraordinário de Deus, pq como pode idéias dadas a milênios atrás descreverem é serem totalmente úteis no nosso dia de hoje, o maior milagre na história é o fato do evangelho ser conservador e quando inovamos isso nos deparamos com pastores corrupto e tiranos se aproveitando de gente inocente, pessoas gravando músicas e enbolsando milhões em dinheiro fazendo do evangelho um comércio. Ele não se ressente com o fato de coexistir com pessoas que não partilham da mesma cosmovisão ele lamenta por sermos bons em gerar tanta cultura mas não acabarmos e nem diminuirmos com esse mal que tem levado várias pessoas ao homicídio, suicídio, depressão...enfim...quanto ao rock...geralmente ele não é muito usado pra definir o evangelho.